segunda-feira, 28 de março de 2016

TOP 10: As Maiores Injustiças da História do Troféu Imprensa

Na história de uma premiação, o que não dá pra evitar são injustiças, seja de quem não foi premiado e seja de quem não foi indicado. O mesmo seja dito quando se trata de Troféu Imprensa, mas certas injustiças chegam ao patamar da controvérsia: erros na forma de pesquisa, denominação das categorias e a influência do ano corrente, bem como de um dono de televisão presenciando de corpo presente as votações, contribuíram para que o "Oscar brasileiro" só recebesse críticas dos mais sérios analistas segmentados em televisão do país e o lado negativo então é de dar dó. De acordo com um levantamento que fiz através do site do meu amigo Hugo Meneses que conta a história do maior prêmio da TV brasileira e descartando injustiças menores, fiz aqui um Top 10 das maiores mancadas da história do Troféu Imprensa. Em ordem decrescente, vamos a elas:

10º Lugar: O sumiço de Wilson Simonal em 1970
Simona foi o cantor oficial da delegação do Brasil na Copa de 70 e ainda era sucesso graças ao hit País Tropical, portanto anos antes de ser vitima de "conspiração" que derrubaria a carreira dele para sempre. Caso fosse indicado a Melhor Cantor, seria o único capaz de derrubar o favoritismo absoluto de Roberto Carlos, que acabou sendo o vencedor na categoria. Até porque a "pilantragem" era o único estilo musical que podia enfrentar o "iê-iê-iê" com pé de igualdade na época.

9º Lugar: Cabaré do Barata desaparece em 1989 e 1990
Um programa humorístico de grande notoriedade na TV e que satirizou como ninguém a corrida eleitoral foi o Cabaré do Barata da Rede Manchete e seria o único a fazer frente a um dos protegidos da premiação, A Praça é Nossa do SBT na categoria de Melhor Programa Humorístico. Injustiça dupla porque seu anfitrião, Agildo Ribeiro, merecia também ser indicado a Melhor Humorista nos anos citados acima e poderia ser páreo para Chico Anysio e Renato Aragão.

8º Lugar: Minisséries não citadas - Anos Dourados e Anos Rebeldes
Duas minisséries Globais foram emblemáticas na história da teledramaturgia brasileira: Anos Dourados, de 1986, que reconstituía os anos 50, e Anos Rebeldes, de 1992, que retratava a ditadura militar. O que dá mostras da despreocupação da premiação em prestigiar uma produção bem apurada e qualificada e ao invés disso prefere proteger os sucessos impactantes dos índices de audiência da emissora que traduz, segundo seus organizadores e jurados puxa-sacos, a consagração definitiva do artista brasileiro, isto é, o SBT.

7º Lugar: Dona Beija não concorre em 1986
Uma das novelas de destaque em 1986, o ano em que eu nasci, foi Dona Beija da Rede Manchete e foi simplesmente esquecida na elaboração dos indicados, sendo absurdamente trocada por Roque Santeiro, premiada como melhor novela em 1985. Do contrário, não só concorreria a melhor novela, mas também por melhor atriz com Maitê Proença, por melhor ator com Gracindo Júnior e até pela revelação do ano com a novata Bia Seidl!

6º Lugar: Viva a Noite vira freguês de Silvio Santos
Não havia necessidade do Programa Silvio Santos ser tão bajulado pelo júri, o Viva a Noite, programa ícone dos anos 80 de Gugu Liberato merecia sim ter ganho nem que seja um trofeuzinho de Melhor Programa de Auditório (concorreu em 84, 86, 88, 89 e 90). Pior que proteger o SBT é proteger o próprio "Patrão" e tudo que lhe interessa. E mais: como o júri mal-selecionado adora fazer média com o auditório exalando aquela centelha de demagogia.

5º Lugar: Radialista vence os "tele-narradores" em 1974
Muita gente criticou a vitória de um profissional de rádio numa premiação exclusiva para profissionais de televisão, nesse caso para o "indivíduo competente" Valdir Amaral, da Rádio Globo do Rio de Janeiro, eleito Melhor Locutor Esportivo em 1974. O vencedor ideal seria Walter Abrahão, que permaneceu na TV Tupi após a Copa de 74, o contrário de Geraldo José de Almeida que foi demitido da Globo após criticar indevidamente o desempenho da Seleção Brasileira naquele Mundial.

4º Lugar: Derrota injusta do Jornal da Manchete em 1984
No retorno da categoria de Melhor Telejornal após 24 longos anos, o Jornal Nacional ganhou o troféu, mas foi exatamente no ano em que foi supostamente pressionada em não cobrir o comício das Diretas na Praça da Sé (SP). O Jornal da Manchete já esbanjava bom gosto e chamava atenção do público pela boa produção e conteúdo das notícias, além de dar um show de cobertura no comício das Diretas na Candelária (RJ).

3º Lugar: Em 1981, Planeta Água perde de novo
A categoria de Melhor Música de 1981 era a chance da belíssima canção de Guilherme Arantes, Planeta Água, se redimir da derrota "injusta" no MPB Shell da Globo com a conquista do "Oscar brasileiro". Só que perdeu novamente, mas desta vez para o enfadonho Homem com H, de Ney Matogrosso, que ganhou fama graças às imitações feitas pelo trapalhão Renato Aragão, e na época muita gente considerou a escolha uma piada.

2º Lugar: Família Trapo é "favorito" em 1967
Um dos programas mais citados da história da TV brasileira nos anos 60 é Família Trapo, que por sua vez contava com elenco composto por Ronald Golias, Jô Soares, Otelo Zeloni, Renata Fronzi e cia. Só que o júri que elegeu os melhores de 1967, quando o prêmio ainda era organizado pela extinta revista São Paulo na TV, cometeu uma mancada de dar inveja a "fase Silvio Santos" em dar o troféu de Melhor Programa de TV ao lacrimejante Esta é a Sua Vida da TV Tupi. E pior: uma chamada exibida na época anunciava o divertido humorístico da TV Record como "o melhor programa da TV brasileira". Lastimável.

1º Lugar: As Revelações Reveladas - Lima Duarte, Paulo Ricardo e Supla
A categoria de Revelação do Ano é a mais controversa e mais polêmica da história da premiação. Em 1973, Silvio Santos disse que Lima Duarte, que se destacou naquele ano como Zeca Diabo em O Bem Amado, era "pouco conhecido" no resto do Brasil mesmo tendo trabalhado por muito tempo na TV Tupi de São Paulo, mas a atriz Sandra Bréa, que também atuou na novela, declarou à imprensa que a vitória do ator na categoria "é a mesma coisa que ensinar o Papa rezar o pai-nosso". Lima concorreu com duas dignas revelações musicais: Luís Américo e Raul Seixas. Quanto a Paulo Ricardo, não havia necessidade do vocalista do RPM concorrer sozinho a categoria em 1986. Ele disputou com a banda no ano anterior a categoria de Melhor Conjunto Musical, portanto, não era uma "revelação" propriamente dita (acabou empatando com uma digna revelação, o ator Felipe Camargo de Roda de Fogo). E o Supla, na metade dos anos 80, era vocalista da esquecida banda Tókio, era chamado de "Billy Idol brasileiro" devido ao seu visual e se apresentava em vários programas de auditório da época. Ele até chegou a fazer o filme Uma Escola Atrapalhada em 1990 (o primeiro que eu vi quando fui pela primeira vez ao cinema, quando eu tinha 4 anos), formando par romântico com a Angélica(!). Se fosse indicado como melhor cantor em 2001, aí tudo bem (poderia ter ganho inclusive de Roberto Carlos no júri), só que o público que responde os tais questionários, seja em papel ou na internet, ainda não sabe o que significa o termo "Revelação", cujo termo é até hoje confundido como "Destaque", e isso bastou para ser reconhecido pela sua performance carismática na Casa dos Artistas naquele mesmo ano, apesar de ter sido vice-campeão, perdendo o reality-show para outra (e justíssima) indicada a Revelação do Ano, Bárbara Paz. Os jurados baba-ovo julgaram mal e suplantaram de vez as chances de uma "vencedora ideal" na categoria, no caso a atriz (ai, ai) Mel Lisboa, de Presença de Anita.

E aí, quero saber também a sua opinião de quais foram as maiores injustiças e mancadas da história do Troféu Imprensa que você se lembra em ter presenciado. Dessa forma, vamos juntos lutar pela independência e autonomia desse que é o maior prêmio da televisão brasileira, o "Oscar brasileiro". E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

ACESSEM! COMENTEM! DIVULGUEM! COMPARTILHEM! MESMO SOZINHO E SEM APOIO FORMAL DE NINGUÉM, NÃO DESISTIREI DESTA LUTA! NUNCA TOMEM ESSAS CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL! É HORA DE ABRIR O OLHO E MOSTRAR O QUE É MELHOR PARA O TROFÉU IMPRENSA E QUE O LEGADO DE PLÁCIDO MANAIA NUNES NÃO MORRA JUNTO COM SILVIO SANTOS!
#PorUmaTVMelhor

domingo, 27 de março de 2016

POR UMA TV MELHOR: Os Meus Indicados a Melhores de 2015


Esta é a lista que elaborei no começo do ano, e que somente no finalzinho de março pude finalizar, das categorias e indicados que na minha sincera opinião dignificam ser os destaques do ano de 2015 na televisão. Caso consiga os direitos do Troféu Imprensa, eis aqui os concorrentes que selecionei de acordo com um levantamento que fiz de premiações existentes, rankings de parada de sucessos, boletins de audiência e enquetes confiáveis sobre TV, isso porque não daria tempo para que toda a imprensa segmentada do país indicasse os nomes dos melhores artistas e programas da TV brasileira no ano que passou. Só preciso de um grupo de 15 críticos e colunistas de TV e espetáculos para a escolha final (podem ser aqueles que votaram pela APCA e alguns "habituès" do "Oscar brasileiro") além de uma equipe de produção, um estúdio de TV com telão LED e vários monitores, bancada julgadora com três botões de escolha em cada assento, um computador central para totalizar os votos, a venda de cinco cotas de patrocínio em forma de apoio e a necessidade de uma cadeia nacional de emissoras abertas e pagas para transmitir a ocasião num sábado á noite depois da novela (22h30), pois o roteiro já está pronto.
OBS: A Rede Record está fora da disputa devido ao mal exemplo de conduta, comportamento zero e péssima postura que deixou na televisão durante o ano de 2015, isso explica a não aparição de nomes como Rodrigo Faro e Os Dez Mandamentos. Preciso ser rigoroso para analisar o comportamento das emissoras durante a temporada do que ficar de braços cruzados concordando com tudo que as redes sociais andam comentando (e defendendo).

Humorista ou Comediante:
* Fábio Porchat (Fox)
* Marcelo Adnet (Globo)
* Rodrigo Sant'Anna (Globo)

Comercial de TV:
* Havaianas (Almap-BBDO)
* OLX (Ogilvy)
* O Boticário (Almap-BBDO)

Reality-Show da TV:
* Hell's Kitchen - Cozinha Sob Pressão (SBT)
* Masterchef Brasil (Band)
* The Voice Brasil (Globo)

Telejornal (sem ser policial):
* Jornal da Band
* Jornal do SBT
* Jornal Nacional

Apresentador ou Apresentadora de TV:
* Eliana (SBT)
* Luciano Huck (Globo)
* Mônica Iozzi (Globo)

Programa de TV (sem ser dramaturgia, jornalismo ou reality-show):
* Altas Horas (Globo)
* Encontro com Fátima Bernardes (Globo)
* The Noite com Danilo Gentilli (SBT)

Cantora:
* Anitta
* Ivete Sangalo
* Paula Fernandes

Dupla Sertaneja:
* Henrique & Juliano
* Marcos & Belutti
* Victor & Léo

Cantor:
* Eduardo Costa
* Luan Santana
* Lucas Lucco

Revelação do Ano (atores, cantores ou apresentadores em início de carreira que mais se destacaram):
* Camila Queiróz (Angel de Verdades Secretas)
* Maurício Destri (Benjamin de I Love Paraisópolis)
* Tiê (Cantora)

Ator ou Atriz Mirim:
* João Gabriel (Chico de Além do Tempo)
* Larissa Manoela (Manuela/Isabela de Cúmplices de um Resgate)
* Mel Maia (Felícia de Além do Tempo)

Série, Minissérie ou Seriado Nacional:
* Felizes Para Sempre? (Globo)
* Mister Brau (Globo)
* Tapas & Beijos (Globo)

Atriz de TV:
* Cláudia Raia (Samanta de Alto Astral)
* Drica Moraes (Carolina de Verdades Secretas)
* Grazi Massafera (Larissa de Verdades Secretas)

Ator de TV:
* Alexandre Nero (Romero de A Regra do Jogo)
* Rodrigo Lombardi (Alexandre de Verdades Secretas)
* Tony Ramos (Zé Maria de A Regra do Jogo)

Novela:
* Alto Astral (Globo)
* I Love Paraisópolis (Globo)
* Verdades Secretas (Globo)

E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

ACESSEM! COMENTEM! DIVULGUEM! COMPARTILHEM! MESMO SOZINHO E SEM APOIO FORMAL DE NINGUÉM, NÃO DESISTIREI DESTA LUTA! NUNCA TOMEM ESSAS CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL! É HORA DE ABRIR O OLHO E MOSTRAR O QUE É MELHOR PARA O TROFÉU IMPRENSA E QUE O LEGADO DE PLÁCIDO MANAIA NUNES NÃO MORRA JUNTO COM SILVIO SANTOS!
#PorUmaTVMelhor

OPINIÃO: Os "Melhores" (nem tanto) de 2014 do Troféu Imprensa


Este "texto-desabafo" foi escrito num e-mail e compartilhado no G+ em 13 de abril de 2015:

É chegado o grande momento: minha crítica sobre o Troféu Imprensa de ontem.
Uma palavra resume esse que é tido como o "maior espetáculo da televisão": DECEPÇÃO, ainda mais entrando no ar com 23 minutos de atraso e destilando 3 horas e 10 minutos de decepções ao público em geral e frustrações aos SBTistas de plantão.
Tudo está errado e cedo ou tarde todo mundo vai dar razão pra mim. Desde a votação pela internet, onde os fã-clubes se mobilizaram para defender seus artistas favoritos, mesmo sem ter se destacado durante o ano que passou, a cavarem uma vaga na eleição do júri, até o "programa" conduzido por esse FDP chamado Silvio Santos. Muitos nomes destacáveis em 2014 ficaram de fora das 14 categorias disponíveis: Fátima Bernardes, Fernanda Lima, Giovanna Grigio, Lucas Lucco, Ivete Sangalo, Gabriel Santana, Marjorie Estiano, Drica Moraes, Carlos Nascimento, Ratinho, Eduardo Costa e Thiaguinho; além de programas como Agora é Tarde com Rafinha Bastos, Tá no Ar - A TV na TV, Jornal da Band, Altas Horas, a novela Boogie Oogie e o comercial do Bom Negócio.com.
O SBTismo das redes sociais caiu em frustração pois perdeu vários troféus tidos como certos como Melhor Novela, Melhor Apresentador ou Apresentadora de Telejornal, Melhor Telejornal e Melhor Animador ou Apresentador de TV. O próprio Silvio Santos demonstrou esse aborrecimento quando alguém conseguia 3 ou 4 votos e encerrava a votação como se estivesse de saco cheio com a definição do vencedor. Isso aconteceu nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Telejornal, Melhor Programa de Auditório, Melhor Novela, Melhor Animador ou Apresentador e Melhor Cantor. Seria um tipo de manipulação?
Justiça seja feita com as estatuetas de Eliana, Paula Fernandes, a novela Império, Alexandre Nero, Lília Cabral e A Praça é Nossa. A vitória do De Frente com Gabi foi uma surpresa pois muito se esperava pela vitória do The Noite com Danilo Gentili no júri, o da Vivo poderia ser merecido se tivesse sido exibido o comercial do "Time After Time" onde uma menina cresce brincando de balança e não a que o Rubens Barrichello tira onda de si mesmo, o Jornal Nacional do William Bonner fazer barba e cabelo em dose dupla deve ter rendido muitas discordâncias nas redes sociais porque o telejornal é muito mal-visto ainda mais em ano de eleição presidencial, não posso opinar sobre a Isabella Santoni porque desconheço o trabalho dela e o Programa Silvio Santos não precisa provar pra mais ninguém porque é um programa-ícone da história da TV e seu anúncio tirou a chance dos outros indicados (como se ainda desse um "IBOPE de novela" até hoje) já prenunciando o "óbvio ululante" da noite.
Agora as duas últimas categorias da noite, me trouxe um sentimento de raiva e ódio pelo "Patrão" sendo ele o responsável pelo "circo" em troca de pontos de audiência. Se eu fosse diretor da Record, eu o processaria por ter feito o Rodrigo Faro presenciar a votação de Melhor Animador ou Apresentador de TV só pra ele ganhar na marra, pior foi a categoria de Melhor Cantor, essa eu não quero nem comentar, pois me passa pela cabeça agora a vontade de matar semelhante dublê de empresário. Vou parar aqui antes que eu escreva o que não devo. Veja meus comentários sobre o conjunto de categorias antes de ver o evento (que gravei do NET HD):

APRESENTADORA OU ANIMADORA DE TV
Diante de nomes fracos e as ausências de Fátima Bernardes e Fernanda Lima, o favoritismo é da Eliana, cujo programa é o único do SBT a brigar de verdade por pontos de audiência e colocar a emissora em segundo lugar de audiência no IBOPE de São Paulo aos domingos, dia da semana sagrado para os SBTistas que atualmente se vêem "fregueses" da astuta e agressiva Rede Record.
Meu voto: Eliana

REVELAÇÃO DO ANO
Causou estranheza a lista de indicados ser anunciada com nomes que talvez jamais figurariam entre os destacáveis da última temporada. A força dos fã-clubes de artistas e programas de TV nas redes sociais podem justificar tais indicações e tornou a categoria de Revelação do Ano a mais fraca de todas. Os nomes de Giovanna Grigio e Lucas Lucco fizeram falta.
Meu voto: Abstenção

CANTORA
A Ivete Sangalo não apareceu entre as indicadas, o que é outra injustiça. Claudia Leitte só se destacou como a jurada mais vistosa do Global The Voice Brasil e nada mais. Anitta mereceu a indicação, apesar de ainda muita gente torcer o nariz por causa dela e é forte candidata ao prêmio, disputando voto a voto com a Paulinha, queridinha da crítica e não menos favorita.
Meu voto: Anitta

NOVELA
Os Globistas das redes sociais agiram discretamente e conseguiram indicar Malhação, uma soap-opera há 20 anos no ar que nada mais é um laboratório de autores e atores cujo nome perdeu o sentido com o tempo. Império pode ser alvo de críticas, pois começou mal e logo se ajeitou, mas o júri pode se derreter com o caminho que o SBT está trilhando na dramaturgia infanto-juvenil.
Meu voto: Chiquititas


PROGRAMA DE ENTREVISTA

O Agora é Tarde com Rafinha Bastos não apareceu entre os indicados, o que comprova que o apresentador é um dos mais odiados da internet. Este e o De Frente Com Gabi saíram do ar no início deste ano e isso pode facilitar uma merecida vitória (por unanimdade) do favoritíssimo The Noite com Danilo Gentili. O "mal-humor" de Jô Soares será novamente explorado pelo júri.
Meu voto: The Noite com Danilo Gentili

COMERCIAL DE TV
Outra injustiça: o comercial do Bom Negócio.com não foi relacionado entre os indicados, pois foi a campanha publicitária do ano. Sobraram as cantadas furadas clichê de Havaianas, os zumbis do "Desapega, OLX" e a singela releitura de "Time After Time" da Vivo. A disputa está em aberto nesta categoria e qualquer um pode ganhar. Ninguém é favorito.
Meu voto: OLX

ATOR
Esta seria uma das categorias em que alguém do elenco de Chiquititas poderia ganhar o prêmio no júri, no caso Gabriel Santana. O tiro saiu pela culatra e os Globistas das redes sociais conseguiram o que queriam. Com nomes fracos, Alexandre Nero vai sobrar nesta categoria pois em 2014 só se falou no Comendador José Alfredo da novela Império.
Meu voto: Alexandre Nero

PROGRAMA HUMORÍSTICO
Um alívio Tapas & Beijos não ter sido indicado numa "categoria errada" e os nomes que aparecem demonstram um pouco de fraqueza no gênero. O Pânico na Band é o disseminador-mor do bullying no Brasil e o Zorra Total não mereceu ser indicado. Exceção feita ao programa de Carlos Alberto de Nóbrega, o que faz o SBT ser forte às quintas-feiras e isso lhe dá status de favorito absoluto (sem contar a homenagem a Jorge Loredo, o Zé Bonitinho que fazia parte do programa).
Meu voto: A Praça é Nossa

JORNAL DE TV
Não dá pra entender porque o Cidade Alerta mais uma vez foi indicado inutilmente para melhor telejornal. Os SBTistas estão intrigados por não conseguir fazer o Jornal do SBT ser indicado e reclamam com razão. Assim como o Jornal da Band que merecia uma vaga, mas o consolo poderá vir com a iminente vitória do SBT Brasil, já que o Jornal Nacional é sempre questionável.
Meu voto: Abstenção

ATRIZ
A exemplo da categoria de melhor ator, esta categoria revive os áureos tempos do rádio onde eram eleitas as famosas "Rainhas do Rádio" para saber qual artista tem mais fãs. Nesse panorama, Lília Cabral pode ganhar com sobras por causa do nome do que seu desempenho em Império. Mais injustiças, as não-indicações de nomes como Drica Moraes e Marjorie Estiano.
Meu voto: Lília Cabral

PROGRAMA DE AUDITÓRIO
Enfim, uma grata surpresa. Após 20 anos, Silvio Santos volta a concorrer ao "Oscar brasileiro" e sua indicação representa uma vitória antecipada, pois ele automaticamente tira a chance dos concorrentes e a bajulação será óbvia. O clima de "já ganhou" e sua importância histórica na TV, vai levá-lo a uma redundante e consagradíssima vitória por unanimidade.
Meu voto: Eliana

APRESENTADOR OU APRESENTADORA DE TELEJORNAL
Outra injustiça que deixou os SBTistas das redes sociais intrigados: Carlos Nascimento merecia ser indicado, pois sua força de vontade de não se abalar com o câncer para cobrir as eleições foi uma atitude louvável. A indicação de Marcelo Rezende é uma piada, William Bonner é mais artista e a "coragem" de Rachel Sheherazade vai ser levado em conta na hora do voto do júri.
Meu voto: Abstenção

APRESENTADOR OU ANIMADOR DE TV
A "Guguzação" dos programas dominicais de auditório é um assunto a ser tratado nesta categoria, pois dois dos três indicados tiveram que se submeter a suspeitosa regra em troca de pontos de audiência. Luciano Huck é um acomodado e seu estilo moleque jamais fará ele ser promovido aos domingos, portanto, os "Guguzados" Faro e Portiolli são os mais cotados.
Meu voto: Abstenção

CANTOR
Silvio Santos parece que parou no tempo e ainda acredita que a categoria seja "a mais importante" da premiação, dá a entender sua intensão de reviver o antigo programa "Os Galãs Cantam e Dançam", pra delírio das "colegas de trabalho". As fotos no site nada duvidam e denunciam a intensão de fazer dois dos indicados presenciarem a votação de corpo presente, aí já é demais!
Meu voto: Luan Santana

Alguns pontos a serem observados no "evento" de ontem: a abstenção de Flávio Ricco (muito mal-escolhido) na eleição de Melhor Apresentadora só porque "a Eliana namora o meu filho"; SS deve ter tomado muito Doril por se esquecer das votações anteriores, ele ainda confunde os termos "Revelação" e "Destaque" como se ele pensasse que estava sendo escolhido o "Maior Artista do Ano" (se fosse, ele ganharia todos os anos), ficou admirando as fotos das artistas no telão lateral, se atrapalhou na escolha da Melhor Cantora concedendo seis votos ao invés de cinco, ficou admirando os vestidos "importados" das mulheres e curioso pra saber o custo de cada um deles (exceção feita a Mariana Ximenes, que estava belíssima, só porque ela é Global, haja discriminação de emissoras) e se derreteu com a Panicat Mariana Baianinha que trajava um vestido transparente e escandaloso; SS ficou exatos 9 minutos e 36 segundos puxando conversa fútil e inútil com sua filhotinha Patrícia Abravanel, que apesar de estar irresistivelmente atraente, não perdi a oportunidade de meter uma vaia nela e xingá-la por direito daqui mesmo de casa e ela disse que "o público do SBT e da internet são diferentes", discordo porque a internet é o reduto número 1 dos SBTistas (que a querem torná-la como a "sucessora" de Hebe Camargo); Marília Gabriela em seu último ato no SBT fez questão de dar as caras para receber seus prêmios; Rachel Sheherazade estava elegantíssima, o mesmo não posso dizer da Paula Fernandes, ela é muito linda, mas o vestido que ela usou não a deixou atraente.
Quanto ao desempenho dos jornalistas, a Cristina Padiglione, além de estar elegante e ser muito simpática (tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente do Prêmio APCA), foi a que teve o melhor desempenho pois mesmo tendo votado apenas 5 vezes, algumas opiniões dela estiveram de acordo com as minhas: sobre os telejornais que são resumos que aparecem na internet e estão carentes de surpresas e de um olhar diferente às notícias e sobre a Anitta que mesmo ela sendo uma cantora de apelo popular, ela demonstra também que é verdadeira, sincera e não é uma cantora de um sucesso só. Só não concordo com ela da ausência do Jornal da Record na categoria de Melhor Telejornal, esse noticiário marrom nem merecia ser indicado pois explora as tragédias urbanas em forma de manchete do dia e faz autopromoção da Record fazendo matérias longas quando anuncia a contratação de alguém (só concordei com ela da ausência do Jornal da Band). O Ricardo Feltrin foi quem mais citou os ausentes da lista de indicados como Tá no Ar, Carlos Nascimento e Celso Freitas. O Décio Picinini fez um comentário pertinente sobre os Programa Humorísticos e isso foi batata pra vitória de A Praça é Nossa: "O Zorra Total não devia estar entre os indicados e no Pânico, não há unidade no elenco", explorou o "bom humor irritante" da Claudia Leitte e salientou que os atores de Malhação indicados a Revelação do Ano "salvaram o horário da Globo". José Armando Vanucci salientou que Chiquititas e Malhação formam platéia no gênero Novela, Keila Jimenez sentiu falta do jornalismo matinal, falou que a Sabrina Sato merece um programa melhor num horário melhor apesar de mostrar versatilidade e disse que a Anitta é um "fenômeno de maketing, mas não canta nada", Paulo Cabral explicou que o Cidade Alerta tem muito sensacionalismo pra pouca notícia e que na prática virou programa de humor disfarçado de jornalístico e o Leão Lobo, como sempre, atacou uma novela Global. Segundo ele, Império foi uma novela ruim porque o Aguinaldo Silva faz más novelas com caricaturas em forma de personagens. Flávio Ricco pelo visto vestiu a carapuça do prêmio de verdade e demostrou estar de saco cheio das vitórias da Lília Cabral, Nélson Rubens teve uma atuação discretíssima sendo o jurado que votou somente três vezes, enquanto que Sônia Abrão e Valença Sotero demonstraram que o jornalista não é carrasco (como foi dito por SS num trecho de um livro que ganhou do Ricardo Feltrin), é um instrumento manipulável para eleger alguém na marra num "programa" como esse em troca de pontos de audiência, tudo culpa do Sr. Senor Abravanel (o que o Gusttavo Lima foi fazer lá se não recebeu troféu algum?). Agora, se alguém dizer que a votação aberta dos jurados de corpo presente faz parte do "charme" da premiação, merece levar um murro na cara.
Vanucci, Keila e Valença votaram mais vezes, 7 ao todo. Leão Lobo foi quem mais entregou estatuetas, três vezes. Vou ter ficar do lado dos SBTistas porque eles, de fato, ficaram frustrados, e com razão, com o que viram ontem a noite, a categoria de Programa Infantil não foi votada quando esperavam uma homenagem ao Chaves e também pelo fato do SBT ter ganho apenas 4 troféus contra 6 da Globo, além de um da arqui-rival Record, quando eles esperavam a emissora ganhar quase tudo. Faltou o SS sacar do bolso o talão de cheques e oferecer um contrato pronto para o elenco do Pânico e ao Rodrigo Faro para sequestrá-los de suas respectivas emissoras e estarem a sua mercê materialista que só (pelo que vi, ambos interessam a ele).
Resumindo, tudo está errado, um comentário suspeitoso, seja crítica ou elogio, nunca vai cair bem. O momento pra abrir um debate sobre o futuro do Troféu Imprensa nas redes sociais é agora, não podemos ficar acomodados e perder essa oportunidade já que o assunto está fresco. Já lancei uma semente na Pró-TV para que eles contatem o SBT e oferecerem a proposta de serem patronos da associação e passarem pra nós o direito de organizar e produzir este que sempre será o maior prêmio da televisão, mas que precisa mudar de verdade, da água pro vinho, e deixar de ser um evento anual para massagear o ego dos SBTistas das redes sociais à custas da concorrência e deixar o SS fazer o que bem entende (o bicho tá com 84 anos e percebi que ele não tem mais condições de continuar conduzindo o prêmio).
Pra terminar, se o Boni não fosse covarde nos anos 80, ele poderia muito bem reunir todos diretores das emissoras na época (demonstrando a força da Globo e das outras TVs na época) e tentar impedir na Justiça a continuidade do Troféu Imprensa sob a batuta de SS, sob pretexto de que a votação nada mais é um programa de autopromoção do SBT às custas das concorrentes e exigindo a transmissão dos direitos da premiação a um órgão neutro especializado para tal (vide um evento que organizaram numa casa noturna pra entrega dos Troféus Imprensa e o Boni proibiu a presença do cast Global, Jô Soares foi o único que desobedeceu e marcou presença). E se o Roberto Marinho soubesse que a televisão era mais importante do que defender ideais políticos, ele perdoaria o Brizola e faria de Silvio Santos seu principal inimigo público número 1, cansado de ver sua emissora sendo ridicularizada e comparada por ele pra mostrar que é que manda. Mas vejo algo muito pior, se este ano não autopromoveu o SBT, retrocedeu-se aos tempos do rádio onde os fã-clubes se mobilizavam para a eleição das "Rainhas do Rádio" para saber quem tinha mais fãs para massagear seus egos na divulgação do resultado final. Os integrantes das redes sociais carecem de algo que é indispensável aos membros da imprensa: OLHO MECÂNICO.

Confiram neste link, a lista de categorias, indicados e vencedores do Troféu Imprensa de 2014, publicado no site do meu amigo Hugo Meneses: http://chancedegol.uol.com.br/hugo/2014.htm

E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

ACESSEM! COMENTEM! DIVULGUEM! COMPARTILHEM! MESMO SOZINHO E SEM APOIO FORMAL DE NINGUÉM, NÃO DESISTIREI DESTA LUTA! NUNCA TOMEM ESSAS CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL! É HORA DE ABRIR O OLHO E MOSTRAR O QUE É MELHOR PARA O TROFÉU IMPRENSA E QUE O LEGADO DE PLÁCIDO MANAIA NUNES NÃO MORRA JUNTO COM SILVIO SANTOS!
#PorUmaTVMelhor

terça-feira, 22 de março de 2016

FICÇÃO: O Dia em Que o Chapolin Me Ajudou a Ter os Direitos do Troféu Imprensa


Eu estava numa boa vendo no meu quarto as mensagens que chegam no meu e-mail quando me deparei com uma notícia compartilhada por um amigo meu num grupo de conversas das redes sociais:

Temores marcam Troféu Imprensa, que será gravado hoje


Internautas de todo o país estão muito desanimados com a eleição dos melhores de 2015 do Troféu Imprensa que será gravado hoje nos estúdios da Anhanguera em São Paulo e que irá para o ar neste domingo pelo SBT. Segundo os próprios, depois do que aconteceu no ano passado, todos sabem do que o animador Silvio Santos é capaz de fazer na votação deste ano: chamar um convidado que esteja concorrendo ao prêmio para presenciar a votação no palco como maneira de pressionar os jurados a dar o troféu ao convidado e assim seria uma estratégia para ganhar da Globo em audiência.

Em resposta a esse temor que pairou nas comunidades sociais, as TVs Globo, Record e Band anunciaram que não liberariam seus artistas para participarem do programa para receberem os troféus dos anos anteriores. "Não é justo o SBT manter uma premiação na qual usa a concorrência para fazer promoção de si própria" explica um alto-diretor da Globo que não quis ser identificado. Um diretor da alta-cúpula da Record vai mais além: "O Silvio é capaz de transformar uma premiação num balcão de negócios e toda nossa diretoria vê como ameaça o Rodrigo Faro ganhar o Troféu Imprensa em troca de um contrato com o SBT". "Seria um sequestro em rede nacional nos tirar o elenco do Pânico" alerta um diretor da Band, que também não quis se identificar.
A produção do programa terá que apelar para a "solução caseira", chamando todos os artistas do SBT para receber seus troféus anteriores. Quanto aos cantores, a emissora faz mistério e não confirma nenhum nome de peso, assim como a lista de categorias e indicados tabulados e formatados "entre quatro paredes", conforme andam comentando nas redes sociais. "Ordens do Patrão" alega um produtor do programa que não quis se identificar também.

Diante de tal notícia, eu surtei. Gritei, berrei, dei socos em mim mesmo, bati minha cabeça na porta e na grade da janela, disse tudo quanto é nome feio e me pus a chorar descontroladamente. Logo, comecei a orar:

Êgon: Ai, Senhor, porque que não ouviram minha voz! Eu lancei meu blog para que tudo e todos possam me ouvir! Esse é o grande sonho da minha vida, ter os direitos sobre o nome "Troféu Imprensa" para fazer uma premiação de verdade, mais séria e mais justa! E não um programa anual pro SBT usar as concorrentes pra se autopromover! Isso consumiu os últimos anos da minha vida. Senhor, me sinto sufocado e provocado por essa opressão! Vejo isso como um bullying! Se alguma pessoa de corpo presente me ajudar ficarei grato a ti, Senhor! Amém!

Foi aí que me deu um estalo na cabeça e fiz aquela pergunta que não quer calar:

Êgon: Oh! E agora, quem poderá me ajudar?

E então surgiu aquele famoso super-herói da televisão:

Chapolin: Eeeuuuuu!!!
Êgon: O Chapolin Colorado!
Chapolin: Não contavam com minha astucia!
Êgon: Não esperava que você viesse aqui, Chapolin. Eu achava que você existisse somente na televisão.
Chapolin: Pois agora você esta vendo o Chapolin Colorado em carne e osso, mas isso é o de menos. Posso saber porque pediu minha ajuda?
Êgon: Olha Chapolin, eu sou formado em Rádio e TV, gosto muito de TV e tenho um blog onde falo sobre televisão, conto histórias do veículo e expresso minhas ideias e meus sonhos. Mas o grande sonho que eu tenho é poder um dia conseguir os direitos sobre o nome "Troféu Imprensa", só que hoje vi uma notícia na internet escolhendo justamente hoje o dia da gravação dessa premiação que vem perdendo sentido e prestígio. Saiba que nenhuma emissora liberou seus artistas para receber os troféus anteriores por causa da deslealdade do SBT. Chapolin, queria muito poder ver essa gravação, saiba que eu quero isso pra ontem nem que hoje seja o último dia da minha vida.
Chapolin: Palma, palma, palma, não priemos cânico! O Chapolin Colorado pode te ajudar como também ajuda o rico e o pobre, o forte e o fraco, o inteligente e você.
Êgon: O que será que você quis dizer com isso? - Indaguei com cara de desconfiado
Chapolin: Quis dizer que você é um sonhador, sabe muito bem o quer, precisa de um empurrão, não no sentido figurado, mas como diz aquele velho e conhecido ditado: "Quem espera, amigo é". Não...não... "Quem avisa, sempre alcança". Também não... "O amigo que avisa... quando precisa esperar... é alcançado porque chega atrasado..." É por aí.
Êgon: Mas como é que eu vou ver a gravação do Troféu Imprensa e falar pro Silvio que tenho interesse em manter a premiação no futuro?
Chapolin: Eu já sei! Antes de vir pra cá, vi um ônibus estacionado próximo a uma passarela de ônibus e estava escrito algo do tipo "Silvio Santos - SBT". Podemos ir de ônibus até lá!
Êgon: É isso! Os estúdios do SBT ficam próximos de onde eu moro! Moro na beirada da Via Anhanguera, aqui é mais ou menos o km 13 e a emissora fica no km 18. Devem estar organizando uma caravana para irem até lá e acompanharem a gravação! Chapolin, você o máximo!
Chapolin: Não contavam com minha astucia! E o que estamos esperando, vamos correndo senão a gente perde o ônibus, sigam-me os bons!

Ao tentar sair do meu quarto, Chapolin dá com a cara na porta e não vê que a porta estava fechada:

Êgon: Chapolin, não viu que porta estava fechada? Se machucou?
Chapolin: Claro que não. Fiz intencionalmente para ver a resistência dessa porta, pois todos os meus movimentos são friamente calculados. Agora lembrei de uma coisa: vou acompanhá-lo até a emissora pois preciso acertar contas com o Silvio Santos para que volte a exibir os meus programas todos os dias, pois meus fãs não param de reclamar. Agora sim, sigam-me os bons!

Eu e Chapolin saímos de casa e fomos até a uma passarela de ônibus onde estava estacionado justamente o ônibus que partiria para os estúdios do SBT. Na descrição da frente podia ser lido "SBT - Programa Silvio Santos" e na porta do ônibus, uma mulher com uma caneta e uma prancheta nas mãos. Nós dois nos aproximamos do tal ônibus e eu logo comentei:

Êgon: É verdade mesmo, Chapolin! Esse ônibus vai sair para levar a caravana daqui para ver a gravação do Troféu Imprensa!
Chapolin: Espere, vou tentar falar alguma coisa com aquela moça alí.

Chapolin lambeu as pontas dos dedos, passou sob as sobrancelhas e viu uma moça bonita arrumando algumas coisas em sua bolsa em frente ao ônibus. Foi aí que ele resolveu flertá-la:

Chapolin: Tem algum programa para esta noite?
Moça Bonita: Você não tem vergonha de ficar andando por aí vestido de palhaço? - Disse a mocinha seguido de um tapa na cara do herói, que logo replicou voltando para onde eu estava posicionado.

Chapolin: Se aproveitam de minha nobreza.
Êgon: Ah, Chapolin, não perca o foco. Não pode ver uma moça bonita que você logo corre atrás. Deixa comigo, deixa que eu resolvo as coisas, espere aí.

Fui em direção a mulher da prancheta que estava organizando a caravana e logo falei:

Êgon: Com licença, esse ônibus vai levar essa caravana para ver a gravação do Troféu Imprensa?
Mulher da Prancheta: Sim, qual é o seu nome?
Êgon: Me chamo Êgon, meu nome não vai tar na lista, sou blogueiro de televisão e tenho um grande sonho de poder ver a gravação do Troféu Imprensa e falar com o Silvio Santos em poder adquirir os direitos sobre o nome da premiação, até porque os internautas estão desanimados com a edição deste ano.
Mulher da Prancheta: Olha, não tenho autorização para permitir sua entrada no ônibus. E outra: somente mulheres é que podem entrar e estamos proibidos de colocar homens nas plateias dos programas do SBT. São ordens do Roque.
Êgon: Tá bom, é só pra saber. Só pra saber. - Disse disfarçando despontamento e fui em direção a Chapolin - Tá vendo, Chapolin, homem não pode entrar entrar nesse ônibus, só pode mulher, não adianta.
Chapolin: Mas podemos sim entrar naquele ônibus sem sermos notados. Sabe como? Reduzindo de tamanho com uma de minhas famosas pastilhas encolhedoras. Da distância daqui até o SBT, é o tempo necessário do efeito das pastilhas para que nós fiquemos com 20 cm de estatura.

Então, Chapolin pega duas pastilhas do frasco que guarda com ele, dá um para mim e nós dois os tomamos ao mesmo tempo. E então, záz, nós encolhemos ao mesmo tempo:

Êgon: Nossa Chapolin, essas pastilhas funcionam mesmo! Você é o máximo!
Chapolin: Não contavam com minha astucia! Agora assim, vamos entrar no ônibus, sigam-me os bons!

E lá fomos nós em direção ao ônibus. Quando entramos, a porta se fechou e a mulher da prancheta estava conferindo os nomes das moças que faziam parte da caravana que seguia rumo à gravação do Troféu Imprensa. Eu e Chapolin, tivemos que nos espalhar e segurar em alguma parte do ônibus para que não pudéssemos perder o equilíbrio no caminho. E então, o ônibus deu a partida e começou a andar num pau só. Eu e Chapolin batemos de um lado para o outro. Numa dessas, eu, encolhido, fui parar em cima de um pé de moça que usava sandália, que logo se assustou me afastando pro lado:

Moça 1: Ah! Um bicho! Tem um bicho no meu pé!
Moça 2: Impressão sua, não tem nada no seu pé. - Diz a outra moça que estava sentada do lado dela vendo o pé dela sem nada.

Durante o caminho, arrisquei um diálogo com o Chapolin:

Êgon: Chapolin, tudo bem com você sejá onde estiver?
Chapolin: Claro que sim, saiba que Chapolin vencido, nunca será Colorado! - Disse ele segurando a alça de uma poltrona e ouvindo tal voz, a moça que sentava na poltrona comentou com outra moça:
Moça 1: Acho que entrou uma abelha neste ônibus.
Moça 2: Não tem abelha nenhuma, no máximo é um pernilongo que entrou por aqui.

Finalmente, depois de longos minutos, o ônibus enfim chega a seu destino, os estúdios do SBT. As moças logo saem do ônibus enquanto que eu e Chapolin nos misturávamos em meio aquelas pernas femininas para conseguir sair daquele ônibus. E conseguimos sair de lá.


Êgon: Conseguimos Chapolin! Chegamos a emissora!

Chapolin: E é exatamente neste momento que iremos recuperar nosso tamanho normal.

Assim, nós dois voltamos ao normal e pudemos ver que estávamos no estacionamento do SBT em direção aos estúdios, onde aquela fila de moças estava indo. E havia outro caminho que ia em direção aos camarins dos artistas.

Êgon: Mal posso acreditar que estamos no SBT, vou tentar falar com o Silvio sobre o futuro do Troféu!
Chapolin: Precisamos nos esconder atrás deste ônibus antes que descubram a gente!

Assim, Chapolin e eu ficamos atrás do ônibus para não sermos identificados. E pensamos como iremos entrar nos camarins:

Êgon: Bem, fácil foi chegar, o difícil agora é entrar. Como é que a gente vai conseguir entrar no camarim do Silvio antes dele começar a gravação?
Chapolin: Eu acho...
Êgon: Já sei, olha aqueles uniformes de faxineiro que estão estendidos naquele varal logo em frente. Vamos entrar disfarçados de faxineiro!
Chapolin: Era exatamente o que eu ia dizer!
Êgon: Então não vamos perder tempo, Chapolin, vamos logo!

E então, estávamos nós dois disfarçados de faxineiros com macacões azuis, bonés da emissora, bigodes postiços e vassouras nas mãos entrando na porta de acesso aos camarins dos artistas, até que um funcionário veio em nossa direção:

Funcionário: Ô, até que enfim vocês vieram, tem um camarim vago que precisa de uma "faxinada" antes da gravação do Troféu Imprensa, é logo alí.

Nós fomos logo ao camarim vazio, fechamos a porta e nós tiramos nossos disfarces para que pudéssemos "respirar um pouquinho":


Êgon: Conseguimos Chapolin! Estamos bem perto, agora precisamos entrar no camarim do Silvio Santos e arriscar um diálogo com ele!

Chapolin: Tu o disseste! Eu também preciso falar com ele sobre os meus programas que não estão indo ao ar com frequência como antigamente.

Então, aquele mesmo funcionário bate na porta e começa a reclamar:

Funcionário: Eu quero esse camarim limpo pra ontem, não temos o dia todo! Liberem esse camarim limpo pros artistas que tão chegando!
Êgon: Pois é, Chapolin, precisamos primeiro limpar esse camarim pra depois falarmos com o Silvio.
Chapolin: Suspeitei desde o princípio.

Então, demos uma bela varrida e uma bela limpada naquele camarim, que nem precisava de faxina. Com a tarefa cumprida, aquele funcionário chato tornou a bater aquela porta e disse em voz elevada:

Funcionário: Eu vou abrir essa porta, já cansei de esperar, os artistas já chegaram!
Êgon: E se ele descobrir que nós não somos faxineiros e estamos aqui de penetra, estamos fritos!
Chapolin: Palma, palma, não priemos cânico, já sei como podemos contornar essa situação, tomando mais uma vez uma de minhas pastilhas encolhedoras! Uma pra você e uma pra mim!

Quando tomamos a pastilha, o funcionário abriu a porta e ficou impressionado com a limpeza, mas estranhou que os uniformes de faxineiros estivesse jogados no sofá. Enquanto isso, saíamos de fininho do camarim e, encolhidos, andamos pelo corredor das estrelas, isto é, dos camarins dos artistas.

Êgon: Olha só Chapolin, aquele é o camarim do Danilo Gentili. Aquele outro é do Ratinho. Esse aí é da Eliana. Esse outro é do Carlos Alberto. Aquele é da Patrícia. E cadê o camarim do Silvio Santos, ninguém pode saber onde fica?

Ouve-se então o bip-bip das anteninhas de vinil do Chapolin:

Chapolin: Silêncio! Silêncio! Minhas anteninhas estão detectando a presença do inimigo! Digo... o caminho que leva ao camarim do Silvio Santos e é aquela escada alí logo em frente, siga-me os bons!
Êgon: Chapolin, como é que a gente vai conseguir subir essa escada com esse tamanhinho do efeito das pastilhas?
Chapolin: É muito simples! Você segura os meus calcanhares que minhas anteninhas fazem o trabalho de nos levarem até o degrau de cima.

Logo, segurei os calcanhares do Chapolin, ele levantou os braços, alcançou o degrau de cima e nos deparamos com o camarim do apresentador:

Êgon: Chapolin, nós conseguimos, nós chegamos até o camarim do Silvio Santos. Você é o máximo!
Chapolin: Não contavam com minha astucia! Mas agora falta entrar, mas só de pensar nisso, me dá um frio na barriga encarar um dono de televisão tão excêntrico como ele só.
Êgon: Então vamos entrar! - Disse eu quando vi Chapolin meio que acovardado e inseguro em entrar no camarim de Silvio:
Chapolin: Sim, eu entro!
Êgon: Sim, vamos entrar!
Chapolin: Sim, eu entro!
Êgon: Claro, o que estamos esperando, Chapolin!
Chapolin: Eu entro!
Êgon: Mas depressa Chapolin! - gritei pra ele e tomou um baita susto:
Chapolin: Se aproveitam de minha nobreza!

Nesse momento, uma produtora sobe as escadas e vai em direção ao camarim de Silvio e avisa ao animador:

Produtora: Silvio, 30 minutos pra começar a gravação!
Êgon: Ele tá lá dentro, vamos entrar e falar com ele! - Disse pra Chapolin me acompanhando para passarmos por debaixo da porta. Passamos por debaixo da porta e lá estava Silvio Santos se arrumando para gravar o Troféu Imprensa diante de um espelho emoldurado de luzes. Chapolin teve a seguinte ideia:

Chapolin: Vou escalar aquela mesa e arriscar um diálogo com ele, sigam-me os bons! - Chapolin conseguiu escalar a mesa e começou a conversar com o apresentador:

Chapolin: Olá Silvio! Quero saber como é que andam as coisas!
SS: Mas que surpresa! É o Chapolin Colorado! Mas o que fez chegar até aqui?
Chapolin: Os meus pés!
SS: Mas, ah, ah, mas você tem um senso de humor, Chapolin! Mas quero sabe porque você veio até meu camarim!
Chapolin: Pela simples razão de ajudar um amigo meu blogueiro que está logo ali embaixo. - Disse ele apontando para mim:
Êgon: Oi Silvio!
Chapolin: É que estamos sob o efeito das pastilhas encolhedoras e tínhamos que chegar até aqui sem que ninguém nos notasse. Mas voltando ao assunto, quero que você ajude o blogueiro a conseguir os direitos da sua premiação, o Troféu Imprensa. Ele lutou nesses últimos anos para que ele fosse ouvido e conquistasse esse sonho porque o prêmio vêm perdendo seu sentido. Vi uma notícia na internet dizendo que ninguém está animado, pelo contrário, todos estão preocupados com a maneira que você vai conduzir essa premiação. O senhor não acha que está na hora de pensar no futuro do Troféu e passar os direitos para uma pessoa mais jovem e mais focada em TV?
SS: Mas, e se eu não quiser entregar pra ele? O que você faz?
Chapolin: Terei que fazer essa seguinte queixa, de que meus fãs estão reclamando porque meu programa deixou de ser exibido diariamente na sua emissora. O que está acontecendo?
SS: Mas Chapolin, aonde você quer chegar com isso? As coisas andam difíceis hoje em dia.
Chapolin: Que você se desprenda das coisas e atenda as súplicas das pessoas. É para o seu bem. A sua maneira de conduzir esse importante prêmio está preocupando todo mundo. Como pode chamar convidados que estejam disputando o prêmio presenciando a própria votação diante de um júri sob pressão? Quer transformá-lo num programa de calouros? Por isso que nenhum canal de TV não vai dar crédito a um prêmio que não esteja sendo levado a sério com intuito de obter mais audiência em relação a essas outras emissoras.
SS: Mas é isso que agrada meu público, faço tudo aquilo que o público gosta. E esse meu público me idolatra, me venera, me adora e gosto muito desse carinho do público brasileiro com os meus programas.
Chapolin: Mas e se você morrer amanhã, o Troféu Imprensa morre junto?
SS: Mas nunca vou morrer, enquanto estiver vivo para sempre, farei os meus programas da maneira que eu quiser e ninguém vai me obrigar a fazer as coisas que não quero.
Chapolin: Saiba que estou procurando ajudar a você e a meu amigo. Saiba também que sou sua consciência.
SS: Mas você é o Chapolin ou é a consciência? Quem é quem nessa história? Não entendi nada.
Êgon: Ele quer dizer pra você usar sua consciência, seu bom senso, em passar pra mim os direitos da marca "Troféu Imprensa", saberei muito bem aplicá-la, Silvio, vai ser uma coisa a menos pra você. Tenho todas as ferramentas.
SS: Ferramentas vou precisar pra mandar vocês dois pra fora do meu camarim. Fora! Fora!

Chapolin dá um salto sobre a mesa do camarim e diz para mim:

Chapolin: Acho que já está na hora de recuperarmos nosso tamanho normal.

A produtora abre a porta e avisa o apresentador enquanto eu e Chapolin recuperávamos nossos tamanhos normais:

Produtora: Silvio, 20 minutos pra começar a gravação!

SS: Aproveite e mande esses dois intrusos pra fora do meu camarim! Levem eles pra lá! Levem eles pra lá!
Produtora: Vamos saindo, vamos saindo, o Silvio precisa de sossego antes da gravação.

Quando ela termina de falar ela reconhece o herói da TV:

Produtora: Nossa, é o Chapolin Colorado! Como veio até aqui?
Chapolin: Vim ajudar esse meu amigo blogueiro a falar com Silvio Santos para que ele passe os direitos do Troféu Imprensa, ele vem sonhando com isso nos últimos 4 anos e está se desesperando com isso.
Produtora: Peraí, você não é aquele blogueiro do "De Olho Na TV", "Por Uma TV Melhor" e com aquelas letras lá, o "H.M.B." - Disse ela me reconhecendo da internet:
Êgon: ÊHMB De Olho Na TV! Muito prazer, me chamo Êgon Bonfim.
Produtora: Nossa, eu acompanho muito seu blog, adorei aquele post que você fala sobre o SBT pra dar a volta por cima. Concordo com tudo aquilo que você escreveu, essa emissora precisa mudar muito. E também me chamou atenção seus comentários sobre as premiações, principalmente do Troféu Imprensa. Concordo muito com suas opiniões, você merece muito ser o novo dono do "Oscar brasileiro", mas acontece que o Silvio é vaidoso e muito cabeça-dura, quando toma uma decisão não quer ser discordado por ninguém. É ele ou ele que tomas as rédeas por aqui e todos tem que concordá-lo.
Êgon: É o que eu chamo de "efeito Capachão".

Todos racham o bico e a produtora pede para que Chapolin e eu ficássemos na coxia para acompanhar a gravação enquanto ela arriscava convencer seu "Patrão" para falar comigo:

Produtora: Vou levá-los lá na coxia do estúdio pra assistir a gravação e vou tentar convencer o Silvio a conversar com você sobre o assunto, tá bom "Égon"?
Êgon: ÊÊÊgon, entendeu, ÊÊÊgon, e não ÉÉÉgon!

Eu e Chapolin estávamos na coxia, na lateral do cenário do programa, vendo os jornalistas assumirem seus postos na bancada de jurados da premiação. Logo, aparece a produtora com uma cara nada amigável.

Produtora: Nada feito, não consegui convencê-lo. Acredita que me ameaçou a me colocar pro olho da rua se eu voltar a tocar no assunto de você conversar com ele sobre o Troféu Imprensa?
Êgon: Droga! Que coisa!
Produtora: Mas pelo menos você vai poder assistir a gravação do Troféu e não conte pra ninguém o que aconteceu! Só pode ser revelado no domingo! Tá bom?
Êgon: Viu só Chapolin, a vaidade por ter maior torcida acabou ganhando de mim novamente, que sou zebra.
Chapolin: Mais isso não vai ficar assim, vou utilizar uma de minhas armas favoritas: a corneta paralisadora!
Êgon: Nossa, Chapolin, essa corneta é a que faz as pessoas ficarem paradas?
Chapolin: Tu o disseste! Com um disparo, seres animados e inanimados ficam imobilizados e com dois disparos, volta-se ao estado normal, quer uma demonstração?

Então, Chapolin, viu um funcionário andando na nossa frente e disparou sua corneta paralisadora: FOM!

Êgon: Ela funciona mesmo! - Disse eu impressionado com tal.
Chapolin: E basta dois disparos para voltar ao seu estado normal. - Disse o herói seguido de dois disparos de sua corneta: FOM-FOM! E o funcionário da emissora voltou a andar.
Êgon: Olha Chapolin, não sei como te agradecer, mas quando é que você vai usar essa corneta?
Chapolin: Logo você verá, agora silêncio que a gravação do programa está prestes a começar.

A gravação do programa começa, Silvio Santos aparece no estúdio e suas colegas de trabalho o recebem com os aplausos de praxe:

SS: Bem senhores telespectadores, como a gente faz todos anos, os internautas de todo o Brasil respondem a um questionário que a gente lança nos primeiros dias deste ano no nosso portal e assim a gente fica sabendo quais foram os melhores artistas e programas do ano passado e que, segundo a opinião dos jurados aqui presentes, que recebem os aplausos do auditório, vão receber o Troféu Imprensa que é o maior prêmio do Brasil. Isso não sou eu que diz, é uma pesquisa feita pela DataFolha (Silvio mostra a página do jornal com a tal pesquisa) em que 75% das pessoas disseram que o Troféu Imprensa é o mais importante prêmio deste país, deixando para trás o APCA, o Prêmio Contigo e o Troféu Domingão do Faustão. Não é a tôa que este é indiscutivelmente o "Oscar brasileiro".

Depos de se gabar com a "pesquisa" do Instituto DataFolha, Silvio começa a "tortura":

SS: Muito bem, este ano vamos fazer diferente. Vamos trazer convidados que vão apresentar os quadros deste programa, ou seja, farão as perguntas que foram feitas aos internautas para os nossos jurados aqui presentes poderem votar. E o auditório não precisa ter receio de nada, quero ver a torcida do auditório, não tenham medo de vaiar um artista ou programa das outras emissoras e não tenham medo de dizer "Já ganhou!" para os nossos colegas, pois quero saber pra quem o auditório vai torcer neste Troféu Imprensa porque o SBT é a melhor TV do Brasil!

Eu fiz uma cara de inconformado ao Chapolin, enquanto que ele analisa as baterias da sua corneta para estar pronto para dispará-la:

SS: Vamos começar chamando nosso primeiro convidado desta noite. - Após o apresentador ter dito a frase, Chapolin disparou sua corneta paralisadora, FOM, e tudo naquele estúdio ficou imobilizado.

Êgon: Chapolin, você conseguiu congelar todo mundo! Você é o máximo!
Chapolin: Não contavam com minha astucia! Não disse que você conseguiria? Agora preste atenção no que tem que fazer.

Chapolin cochichou no meu ouvido para fazer o que tinha de ser feito: ele pediu que eu pegasse um smartphone qualquer (não tenho celular) para pedir um táxi na emissora enquanto ele carregaria o Silvio paralisado e o colocasse no porta-malas do táxi. Então, aquilo tinha de ser feito:

Êgon: Alô, táxi! Temos uma encomenda para ser entregue hoje mesmo, urgente, na residência do Silvio Santos, sabe aonde fica? Então está bem, estamos esperando, tchau!

O táxi chega imediatamente e Chapolin carrega a "estátua do Silvio" e o coloca no porta-malas do carro. O táxi vai embora e assim inicia-se a segunda parte da operação.

Chapolin: Agora chame um caminhão de mudanças que vou recolher o fã-clube do apresentador, digo, a produção do programa dele. Sigam-se os bons!

Então, peguei novamente o smartphone emprestado e liguei pedindo um caminhão de mudanças enquanto que Chapolin recolhia um por um as pessoas paralisadas da produção do "programa":

Êgon: Alô, é da Granero? Venham até aqui ao SBT com caminhão-baú que temos uma encomenda para ser entregue urgente, hoje mesmo, na Avenida Ataliba Leonel, 1772, Parada Inglesa. Certo? Então tá bom, tchau!

Estava ajudando o Chapolin a colocar do lado de fora dos estúdio os produtores (ou seria um fã-clube disfarçado?) do Troféu Imprensa um por um quando logo chegou o caminhão da Granero. Nós colocamos todas as pessoas paralisadas para dentro de caminhão e ele vai embora. A próxima operação seria o Chapolin colocar os artistas que estavam na coxia para dentro de seus próprios camarins, não sabendo do que tinham acontecido enquanto eu colocava uma outra roupa para apresentar a premiação. E a última parte era trocar os papéis com os indicados e categorias dos internautas para colocar novos papéis com outros indicados e categorias, selecionados por mim mesmo, mais dignos e apropriados para o voto da imprensa especializada. Terminado tudo, fui em direção a tribuna de acrílico para realizar esse grande sonho e virei para Chapolin que estava do outro lado do estúdio:

Êgon: Obrigado, Chapolin. Agora sim vou realizar este grande sonho, serei a partir de agora o novo organizador do Troféu Imprensa. Agradeço a Deus por você me ajudar!
Chapolin: Não contavam com minha astucia! E isso se deve graças a corneta paralisadora! - Chapolin dispara a corneta duas vezes, FOM-FOM, e tudo volta ao normal. Eu logo me assusto, engasgo, mas respiro e vou em frente para mostrar que eu conquistei o que tanto sonhava:
Êgon: Boa noite, queridos telespectadores do Brasil! Como vocês devem ter percebido, hoje o Silvio Santos não está presente, está doente, mas promete voltar no próximo domingo com o seu programa, mas hoje é uma noite muito especial! Foi difícil, mas consegui! Cada oração, cada esbravejo e cada lágrima derramada parecem terem valido a pena. Muito prazer, eu me chamo Êgon Bonfim, vocês agora estão diante do mais novo detentor da marca "Troféu Imprensa" e partir deste momento, o prêmio mais importante da nossa televisão entra numa nova fase que agora vai se chamar "Novo Troféu Imprensa" (ouvem-se os aplausos da platéia). Logo, todas as emissoras se unirão de verdade para disputar a preferência da crítica especializada, que não apenas elegerão, mas indicarão os verdadeiros destaques da TV, porque esta não é a fórmula ideal, vamos nos esforçar para buscar um novo formato de premiação. Agradeço o apoio que eu tive de gente que me ajudou a conquistar esse grande sonho, gente como... o Chapolin Colorado! (disse apontando para o lado onde ele estava localizado e a platéia o aplaude)
Chapolin: Não contavam com minha astucia! - Disse o herói seguido do bip-bip de suas anteninhas de vinil - Silêncio! Silêncio! Minhas anteninhas estão detectando um pedido de socorro! Outras pessoas necessitam de minha ajuda, pois de minha parte esta missão está concluída. Sigam-me os bons! (e ele vai embora)
Êgon: E agora sim, apresentaremos um por um os jurados que terão essa importante missão de escolher os melhores artistas e programas deste ano.

Logo, o efeito da corneta paralisadora tinha cessado e os integrantes da produção do Silvio Santos aparecem no palco do vazio e abandonado teatro da Ataliba Leonel, o antigo teatro do SBT, conforme foi solicitado ao caminhão de mudanças. As pessoas ficam impressionadas e maravilhadas com o local ao ponto de passearem por lá, tirarem selfies e serem privilegiadas por conhecem o que ele chamam de "templo da televisão". Depois, eles perguntam onde está o Silvio Santos, eles não sabem mas Silvio aparece na porta da mansão dele no Ibirapuera e, obviamente, notando algo de estranho:

SS: Tô ficando gagá, juro que estava no estúdio gravando e agora apareço em frente a porta de minha casa. - Diz ele que logo toca o interfone e pergunta - Ô de casa! Alguém podia abrir pra mim? Tô sem a chave!

Enquanto isso, eu conduzo com brilhantismo o "Novo Troféu Imprensa" e no dia seguinte à sua exibição surge na internet e nos jornais impressos a melhor notícia do dia: "Blogueiro desconhecido salva Troféu Imprensa".

Para compreenderem melhor este meu sonho, acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões)http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões)http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

ACESSEM! COMENTEM! DIVULGUEM! COMPARTILHEM!

sábado, 19 de março de 2016

FICÇÃO: A Tortura de Êgon Bonfim

Eu estava em casa numa boa quando de repente toca o telefone. Fui atender e era o pessoal da Pró-TV pedindo para que eu fosse urgente até o local pois estava sendo convocada uma reunião extraordinária. Meu arrumei, sai de casa e peguei o ônibus rumo à associação.
Quando cheguei na porta do local, colocaram minha cabeça numa sacola preta para que eu não saiba para onde iam me levar. Me agarravam pelos braços e pelas pernas até me colocarem numa cadeira onde amarraram minhas pernas e meus braços. Tiraram a sacola preta de minha cabeça e vi que eu estava numa sala escura e quando acenderam a luz, vi Silvio Santos na minha frente dizendo:

SS: Olha só quem está aí. É aquele rapazinho daquele blog que vive falando mal de mim, nunca me deu um elogio. Recebi essa queixa de minhas filhas que, segundo elas, ouviram reclamações daqueles que são chamados de "SBTistas", ou seja, o meu público. Sei que você formado em Rádio e TV, mas ficou esse tempo todo sem falar comigo pra eu te contratar. Soube que você adorava assistir os meus programas e a minha emissora, mas pelo visto você é mais um que entrou pro time dos traidores. E ainda por cima quer tomar de mim o Troféu Imprensa mesmo sem um tostão no bolso.

Silvio dirige-se a mim lentamente e continua passando seu sermão:

SS: Bem, como você é a única pessoa interessada em ter os direitos desse que é o maior prêmio do Brasil vamos negociar, até porque sou bom nisso. Eu passo pra você os direitos do Troféu Imprensa sem nenhum custo adicional desde que você trabalhe para mim no SBT, deleta do seu blog e das suas comunidades na internet tudo que você andou falando de mim e diga em alto e bom som que sou o maior artista do mundo. Você topa ou não topa?

Inconformado com o argumento, eu imediatamente disse:

Êgon: Olha Silvio, você passou dos limites. Não quero ser o novo Capachão da TV Colosso versão SBT. Você não precisa provar pra mais ninguém sua comprovadíssima importância na TV brasileira. Deixem os outros continuarem seu legado, você tá tirando chance dos outros brilharem na telinha! Você é hors-concours, entendeu, hors-concours!
SS: Mas que palavra é essa? O meu público não sabe o que significa, meu público é analfabeto, mal consegue ler um livro inteiro e nunca frequentou aulas de geometria. Enquanto eu estiver vivo, quero continuar ganhando todos os prêmios do mundo!
Êgon: Já não aguento mais sua falta de seriedade, Silvio, foi por isso que parei de assistir sua emissora que não passa de um reduto de vaidades. Você não passa de um dublê de empresário e outra, você tá querendo convencer o Brasil inteiro a tomar o lugar de Deus na Terra, assim como o Maradona conseguiu lá na Argentina?
SS: Mas que é esse que não conheço? Ele é dono de uma porção de empresas e de um canal de televisão? Por acaso ele anima programas de auditório todo domingo? Tem uma filha que é querida das redes sociais e apresenta programas no horário nobre? Tem uma esposa que escreve novelas para crianças? Ele vai se candidatar a prefeito de Buenos Aires? Ou a presidente da Argentina? Não posso ser comparado com mais ninguém, portanto deixa eu fazer o que eu quiser! Roqueee, bota fita crepe na boca dele!

Roque imediatamente coloca uma enorme fita crepe prateada na minha boca para eu não falar uma palavra sequer e assim permaneci, apenas emitia grunhidos e me retorcia na cadeira. A chacota de Silvio prosseguia:

SS: Muito bem, agora como você não pode falar, vamos dar início a sua tortura. Mas não vamos fazer você um saco de pancadas não, até porque o saco de pancadas é o Ivo Holanda. Mas, ih, ih, a nossa tortura é bem diferente, vou mostrar pra você quem sabe e quem entende de verdade a televisão. Como você não assiste mais os meus programas e a minha emissora, então você não sabe nada, nadinha de televisão, mesmo formado e nunca sequer pediu emprego pra mim que eu te contratava. Você ainda acredita que essa APCA é um prêmio importante? Você está enganado, veja agora qual prêmio é mais importante do Brasil. Você ainda tem tempo de voltar atrás e me venerar, não se esqueça. Pois perguntamos aos nossos internautas, de quem você mais gosta na televisão, e os três indicados são esses.

Silvio aponta para três grandes monitores de TV onde aparecem em cada um deles os "indicados" a "categoria":

1 - Gugu Liberato (ouvem-se vaias)
2 - Mel Lisboa (ouvem-se mais vaias)
3 - Silvio Santos (ovação geral e os brados de "Já ganhou! Já ganhou!")

Eu, não suportando tal pressão psicológica, me retorcia na cadeira, completamente amarrado e com a boca tapada. Silvio dava continuidade a seu show:

SS: Vamos ouvir a opinião de nossos jurados, eles que são os mais entendidos de televisão neste país. Eles que também após o programa, serão convidados para jantar comigo num restaurante cinco estrelas e sairão de lá contratados pelo SBT. Agora, a opinião de Nelson Rubens, sua vez Nelson!
Nelson: Ok, ok, Silvio, vou detonarrrrr! Acho muito injusto esses dois primeiros nomes que apareceram nessa lista concorrer com uma pessoa que é indiscutivelmente sinônimo de televisão e que merece ser clonado e distribuído para cada país do mundo aprender o que é fazer televisão de verdade porque sem ele não existe televisão. Voto em Silvio Santos!

Eu continuava me retorcendo na cadeira tentando reagir a semelhante espetáculo de puxa-saquismo:

SS: Silvio Santos, um voto! Vamos ouvir a opinião de Sônia Abrão, sua vez Sônia!
Sônia: Pois é, Silvio! No panorama atual da TV, vejo que o Gugu não tem fidelidade nenhuma com emissora de TV e jamais terá um canal só dele, deveria ter ficado na geladeira para sempre pra nunca mais apresentar programas depois do Caso PCC. A Mel nunca apresentou programa de auditório como também não é filha de nenhum dono de televisão, ela prefere tirar a roupa no cinema e nas novelas para transar com homens de meia-idade, absurdo. Mas você é o contrario de todos eles, porque mesmo calado, mesmo xingando, mesmo paquerando a mocinha da platéia, mesmo falando palavrão, mesmo mentindo, mesmo tirando a roupa, mesmo roubando, mesmo chifrando a esposa, mesmo depravado, mesmo fazendo coisa errada, mesmo racista, mesmo homofóbico e mesmo causando escândalo, você dá um show, é o maior artista do mundo para todo o sempre, amém! Meu voto é para Silvio Santos!

A cada voto e acada argumento bajulador para o animador, eu, amarrado à cadeira, reajo com grunhidos:

SS: Silvio Santos, dois votos! Décio Picinini, sua vez Décio!
Décio: Silvio, se o Brasil acordasse amanhã como monarquia, teríamos três reis: o Rei Pelé, o Rei Roberto Carlos e o Rei Silvio Santos. Só que tem que ter apenas um rei, então vão ter que fazer uma eleição pro povo escolher qual dos três seria o rei do Brasil. E ninguém precisa ter bola de cristal pra adivinhar quem seria eleito esse rei do Brasil, pois ele é capaz até de ganhar por unanimidade. É Silvio Santos na cabeça!
SS: Três votos para Silvio Santos! Gugu e Mel Lisboa ainda não apareceram. Quero saber agora a opinião da Revista Caras, Valença Sotero, à propósito Valença, quando é que vai ser liberada a Ilha de Caras para todo o elenco do SBT passar um final de semana?
Valença: Isso é com o diretor da revista e ele mandou avisar que o Castelo de Caras está à sua inteira disposição!
SS: Quando vou pra lá, faz muito frio, não quero voltar mais pra lá, da última vez que fui quase saí doente. Mas Valença pra quem é o seu voto?
Valença: As palavras dos nossos companheiros de júri são também minhas palavras Silvio! Esse é o teu momento, não preciso dizer mais nada que você é merecedor de tudo, é pra você o meu voto.
SS: Silvio Santos tem quatro votos! Falta só mais um voto, Leão Lobo, sua vez Leão Lobo!
Leão Lobo: Aí, Silvio, dignidade já! Dignidade deve ser a palavra de ordem na televisão brasileira. Dignidade para pôr a cara pra bater e dizer o que é bom para o público. Dignidade para manter fidelidade para sempre a um canal de televisão. Dignidade esta que me faz escolher Silvio Santos o artista mais querido da TV. E dignidade também pra dizer que você, Silvio, é o presidente que o Brasil merecia ter nesses tempos de crise política, você é a única saída para representar a esperança de um povo sofrido que precisa ter seus problemas resolvidos o mais rápido possível. Voto em você.
SS: Obrigado pelas palavras Leão Lobo. Só preciso de um partido para ser presidente, mas com uma condição: se o Tiririca resolver concorrer a presidência, eu também vou concorrer. E a minha primeira meta como presidente vai ser a seguinte: dar ao povo brasileiro uma recompensa de 1 milhão de reais em barras de ouro que valem mais do que dinheiro para quem matar cada um dos nossos traidores que estão espalhados por aí. Vou dar 1 milhão para quem matar o Gugu, vou dar um 1 milhão para quem matar o Jô Soares, vou dar 1 milhão para quem matar o Bóris Casoy, vou dar 1 milhão para quem matar o Serginho Groismann, vou dar 1 milhão para quem matar a Ana Paula Padrão, vou dar 1 milhão para quem matar o meu xará Silvio Luiz, vou dar 1 milhão para que matar a...
Êgon: Nããããããããããããããããããããããão!!! - Grito desesperado da cama e minha mãe corre preocupada em direção ao meu quarto:
Mãe: Filho, o que foi, filho?
Êgon: Mãe, tive um pesadelo. Fui tentado pelo diabo. E o diabo estava em forma de artista de TV.
Mãe: Meu Deus, isso é levante. O diabo é tão sujo que sabe que a vitória tá chegando e cria essas barreiras pra impedir sua benção. Dá um abraço.

Minha mãe me dá um forte e consolador abraço e me leva para descer pra tomar café com ela:

Mãe: Vamos descer, filho, vou fazer o café pra você, mas me conta como foi esse sonho.
Êgon: Foi uma longa história, mãe.

Conclusão: Por mais que sejam enormes as barreiras e obstáculos da vida, NUNCA DESISTAM DOS SEUS SONHOS! Logo, vocês serão ouvidos e compreendidos. Digo isso por experiência própria e meus sonhos estão aqui no meu blog, é só conferir os posts anteriores. Escrevo com lágrimas nos olhos, mas a mensagem que deixo é esta: NÃO DESISTAM JAMAIS DE SEUS SONHOS! SOMOS CAPAZES DE MUDAR O MUNDO COM AQUILO QUE A GENTE MAIS GOSTA E MAIS AMA NA VIDA! SÓ PRECISAMOS SER OUVIDOS DE VERDADE!