OPINIÃO: Tum Tum Versus Plim Plim

Estamos alcançando a metade da terceira década do Século XXI e nossas mídias audiovisuais, por orgulho ou militância fã-clubística, regredi...

domingo, 9 de abril de 2017

POR UMA TV MELHOR: Os Melhores de Verdade® de 2016 by Êgon Bonfim

Finalmente!!! Mais uma vez, só que agora numa forma minuciosa e imparcial, apresento a todos vocês os meus indicados a "Melhores de Verdade®" de 2016. Uma exclusividade do blog ÊHMB De Olho Na TV. Através de premiações, rankings, prévias e enquetes confiáveis de TV, elaborei uma lista de indicados em 16 categorias (Ator ou Atriz Mirim, Jornalista de TV, Revelação da TV, Apresentador ou Apresentadora de TV, Comercial de TV, Telejornal, Reality-Show da TV, Programa de TV, Revelação Musical, Cantora, Dupla Sertaneja, Cantor, Série/Minissérie/Seriado, Atriz de TV, Ator de TV e Novela), isso sem contar as especiais Menções Honrosas, Prêmio Especial Honorário e Homenagem Póstuma.
Eu atribui um ponto a cada artista, comercial ou programa citado ou indicado numa enquete ou prévia de premiação, dois pontos em caso de vitória numa categoria de uma especialidade diferente e três pontos em caso de melhor posição num ranking, o mais votado numa enquete ou o vencedor de uma determinada categoria. Quanto aos programas de TV, realities e jornalísticos, os pontos também valem ao apresentador(es) ou apresentadora(s) principal(is).
A base dos indicados foram estas: Prêmio APCA, Enquete do Blog do Vannucci, Troféu Domingão do Faustão, Troféu Internet, Prêmio O Melhor Comercial do Brasil, Prêmio Profissionais do Ano, Boletins do IBOPE, Top 5 de comerciais de 2016 em vídeos postados pelos canais Arca da Fuzarca e MRC Publicidade no YouTube e Paradas Musicais do Hot 100 Brasil e Crownley.
Por mais que eu irritantemente insista, é também uma maneira para que meu sonho seja atendido, todos sabem do que se tratam: pela independência, autonomia e neutralidade do Troféu Imprensa. Para o bem da emissora, chega do SBT usar as concorrentes para ainda promover uma premiação cuja eleição não é uma votação democrática, e sim uma autopromoção para fins ibopísticos: Cuidado! Jurados vemos, puxa-sacos não sabemos (obrigado Chespirito). O momento agora não é de xingar a honra de Silvio Santos (tô abrandando o tom, não tá fácil, mas não vesti a carapuça, viu?) e sim de abrir os olhos, tocar fundo o sentimento de cada um (seja espectador ou profissional de TV) e abrir mão do "pecado da idolatria" pensando num futuro melhor para o prêmio. Só que tem gente que tem mania de vigiar o comportamento dos outros e tomar de volta aquilo que confiou a seu próximo, para essas pessoas mando aqui outro provérbio de Roberto Gómez Bolaños: Quem dá e depois tira, com o diabo fica, sua mão se danifica, sua avó será maldita e sua sogra ressuscita!
Os indicados a seguir estão divididos em quatro partes: Artistas, Variedades, Música e Teledramaturgia.

Parte 1 - Artistas

Ator ou Atriz Mirim:
* JP Rufino (Pirulito - Êta Mundo Bom!)
* João Guilherme (Joaquim - Cúmplices de um Resgate)
* Larissa Manoela (Manuela e Isabela - Cúmplices de um Resgate)


Jornalista de TV (âncoras, apresentadores e repórteres de telejornalismo):
* Ricardo Boechat (Band)
* Sandra Annenberg (Globo)
* William Bonner (Globo)

Revelação da TV (atores, comediantes e apresentadores em início de carreira):
* Amanda de Godoi (Nanda - Malhação: Seu Lugar no Mundo)
* João Baldasserini (Beto - Haja Coração)
* Lucy Alves (Luzia - Velho Chico)

Apresentador ou Apresentadora de TV:
* Celso Portiolli (SBT)
* Eliana (SBT)
* Rodrigo Faro (Record)

Parte 2 - Variedades

Comercial de TV:
* O Boticário (Almap-BBDO)
* Havaianas (Almap-BBDO)
* Banco Itaú (Africa)

Telejornal (sem ser programa policial):
* Jornal da Record (Record)
* Jornal Nacional (Globo)
* SBT Brasil (SBT)

Reality-Show da TV:
* Masterchef Brasil (Band/Discovery)
* The Voice Brasil (Globo)
* X-Factor Brasil (Band/Sony)

Programa de TV (sem ser reality, jornalismo ou dramaturgia):
* Encontro com Fátima Bernardes (Globo)
* Hora do Faro (Record)
* The Noite com Danilo Gentili (SBT)

Parte 3 - Música

Revelação Musical (cantores e duplas em início de carreira):
* Maiara & Maraísa
* Marília Mendonça
* Naiara Azevedo

Cantora:
* Anitta
* Ivete Sangalo
* Paula Fernandes

Dupla Sertaneja:
* Fernando & Sorocaba
* Henrique & Juliano
* Simone & Simaria

Cantor:
* Gusttavo Lima
* Luan Santana
* Wesley Safadão

Parte 4 - Teledramaturgia

Série, Minissérie ou Seriado:
* A Garota da Moto (David França Mendes e João Daniel Tikhomiroff - SBT/Fox)
* Justiça (Manuela Dias e José Luiz Villamarim - Globo)
* Ligações Perigosas (Manuela Dias e Vinícius Coimbra - Globo)

Atriz de TV:
* Adriana Esteves (Fátima - Justiça)
* Camila Pitanga (Maria Tereza - Velho Chico)
* Selma Egrei (Encarnação - Velho Chico)

Ator de TV:
* Marco Nanini (Pancrácio - Êta Mundo Bom!)
* Marco Ricca (Mão de Luva - Liberdade, Liberdade)
* Sérgio Guizé (Candinho - Êta Mundo Bom!)

Novela:
* Cúmplices de um Resgate (Íris Abranavel e Reynaldo Boury - SBT)
* Êta Mundo Bom (Walcyr Carrasco e Jorge Fernando - Globo)
* Velho Chico (Benedito Rui Barbosa e Luiz Fernando Carvalho - Globo)

Categorias Especiais:

Menções Honrosas:
SporTV, pela melhor cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
* DPA - Detetives do Prédio Azul (Gloob/Cultura), pela melhor produção infanto-juvenil de 2016

Prêmio Especial Honorário:
* Jô Soares, pelo conjunto da obra em quase 60 anos de carreira

Homenagem Póstuma:
* Domingos Montagner (Santo dos Anjos - Velho Chico)

O ranking de indicações dos "Melhores de Verdade®" é obviamente encabeçado pela Rede Globo com 19 indicados, o SBT, por incrível que pareça, ainda é o segundo com 8 indicações, seguido de Band e Record, empatados com 3 indicações cada um e a agência publicitária Almap-BBDO possui 2 indicados.
Espero que os críticos de TV (aqueles 10 que participaram da votação da APCA e os outros sete do júri do Troféu Imprensa) percebam que esses indicados são os mais "ideais" a serem julgados numa votação democrática e autônoma do que serem "forçados" a escolherem aqueles que os fã-clubes virtuais os impõem via internet para eles escolherem e ao mesmo tempo agradar um dono de televisão que presencia tal eleição de corpo presente buscando "auto-afirmação". Se a voz do povo fosse a voz de Deus, Jesus não seria crucificado. É necessário separar a opinião dos internautas da opinião da imprensa.
Alguma vez o Roberto Marinho, Boni, Walter Clark, João Saad, Adolpho Bloch, Paulo Machado de Carvalho, Simonsen, Assis Chateaubriandt, Marcelo de Carvalho e outros donos de emissoras precisaram "se meter" na opinião da crítica segmentada em TV na seleção dos melhores artistas e programas da temporada? Deveria ser lei os donos de televisão não influenciarem negativamente na opinião da imprensa porque a classe, comprovadamente, tem esse "medo" de aborrecê-los. Só desse jeito, será garantida a total autonomia e independência da opinião dos jornalistas quanto aos "melhores" que verdadeiramente se destacaram durante o ano (de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016, sem a influência dos primeiros meses de 2017).
E para conhecerem melhor a minha ideia em fazer do Troféu Imprensa um grupo neutro, acessem o post OPINIÃO: CUIDADO!!! Troféu Internet/Imprensa é Auto-Promoção do SBT: http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2017/01/opiniao-cuidado-trofeu-internetimprensa.html
Mais uma vez, declaro que estou a inteira disposição em ajudar, se preciso for, na produção do Troféu Imprensa para a realização da votação deste ano, pois sugiro que o prêmio seja marcado pela transição de comando: a última organizada pelo Programa Silvio Santos e a primeira da "Fase Neutra", entre outras sugestões. Não quero que esta frustração tome conta de mim pelo resto da vida. Até porque Roberto Gómez Bolaños tinha razão em dizer que cada um pensa naquilo que lhe faz falta. Por isso, COMPARTILHEM, DIVULGUEM E COMENTEM para o maior número possível de pessoas! De preferência a imprensa segmentada. De minha parte, agradeço desde já!

Agradecimento especial: Higor Vieira, pelos layouts de divulgação dos indicados e também pelo logotipo deste importantíssimo post.