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segunda-feira, 13 de junho de 2016

HISTÓRIA: Pássaros Feridos

O SBT estava comemorando quatro anos no ar e estava sendo cobrada pela crítica e até por uma parcela do público telespectador em investir em programas de qualidade, pois estava sendo tachada de "monumento ao mau-gosto nacional" e apelidada de "sistema brega de televisão". Não adiantava liderar a audiência no horário nobre com programas de qualidade duvidosa e de extremo populismo, precisava conquistar as classes de maior poder aquisitivo e os anunciantes de primeiro escalão. Para isso, Silvio Santos não se fez de rogado, com a colaboração do seu então braço-direito Luciano Callegari (o qual considero o maior estrategista de televisão em toda a história) resolveu dar uma modificada na programação e ao tomar conhecimento de uma sinopse de uma minissérie estrangeira disponível para compra (da história de um amor proibido entre um dedicado padre e uma sedutora mocinha), o "Patrão" não pensou duas vezes em adquiri-la e queria tornar aquele melodrama num sucesso no Brasil, como aconteceu em vários países. Era o início da saga verde-amarela de Pássaros Feridos. A distribuidora Warner Brothers Television chegou a oferecer o tele-filme para a Rede Globo em 1984, só que a emissora-líder abriu mão do negócio com receio da Censura Federal vetar o romance por causa das aventuras sexuais de um padre. A Globo sofria pressões externas devido ao grande alcance e a enorme audiência que ela possuía (e possui até hoje).
Tudo se passa com as três gerações da família Cleary durante 40 anos, entre as décadas de 20 e 60. A rabugenta Mary Cleary Carson, solitária proprietária da fazenda de criação de ovelhas Drogheda, se mostra apaixonada pelo padre Ralph de Bricassant, que por sua vez a rejeita implacavelmente. Bricassant acaba conhecendo a sobrinha-neta da fazendeira, a doce Meggie, da qual ele torna seu protetor. Anos depois, após saber da morte da dona da fazenda (que deixa uma herança de 13 milhões de libras esterlinas a ele), Ralph reencontra a garota já adolescente e acaba despertando uma impetuosa e proibida paixão entre os dois. Mas em meio a reviravoltas, terá de lutar contra si mesmo: ou largará a igreja para ceder a beleza de Meggie ou manterá firme o celibato para chegar ao cargo de cardeal arcebispo da Igreja Católica, seu grande sonho. Ralph imediatamente consegue sua ascensão, sendo obrigado a rejeitar o amor de Meggie, que por sua vez se casa com o rústico tosador de ovelhas Luke O'Neill e acaba tendo uma filha com ele. Logo, os dois se separam e Meggie e Ralph, coincidentemente, se reencontram numa ilha deserta onde acabam se entregando de amor um ao outro. A cena de amor entre os dois foi classificada pela revista norte-americana Newsweek como "a mais erótica da TV de todos os tempos" e ainda foi apresentada pelo Troféu Imprensa como o "momento mais marcante de 1985". Mas o cardeal se arrepende, toma consciência do pecado que cometeu ao cair em tentação, só que ele não sabe que deixou a moça grávida. Em 1962, Meggie já era mãe de dois filhos crescidos, mas com tratamentos diferentes (maltratava a filha que teve com O'Neill e demonstrava carinho com o filho que teve com Ralph), e depois de muita espera, reencontra-se com o padre e revive uma noite de amor como a muito tempo não tinha.
A minissérie Pássaros Feridos é baseada no best-seller homônimo da escritora australiana Colen McCullough, sendo publicado pela primeira vez em 1977 e editado em 21 países, sendo sucesso absoluto de vendas em todos eles e dentre os quais o Brasil (que lançou o romance em junho de 1978), que até então foram vendidos 240 mil exemplares, totalizando 15 edições (a última havia sido impressa em outubro de 1980), e estava se preparando lançar a 16ª tiragem do livro através da editora Difel. O título da obra foi inspirado numa lenda celta: um pássaro passa a vida inteira procurando um espinheiro e quando o encontra, se atira nos galhos pontudos e emite seu único e sofrível canto de toda sua vida. Produzido pela Warner Brothers Television e exibido pela rede norte-americana ABC em março de 1983, o custo total de produção foi milionário: 20 milhões de dólares. A trama foi gravada nos estúdios da Warner Corporation em Hollywood com belas locações na Califórnia e no Havaí, chegando a envolver o aluguel de 1.500 ovelhas e até de um canguru que teve um ataque cardíaco nas primeiras filmagens e morreu, mas teve tempo de ser registrado no primeiro capítulo. Contando com a produção de Stan Marguiles e David Wolper e direção de Daryl Duke, o elenco contou com nomes importantes e conhecidos do grande público para os papéis principais: Richard Chamberlain, Barbara Stanwyck, Christopher Plummer, Sydney Penny e Rachel Ward. Além deles, estavam também no elenco Jean Simmons, Richard Kiley, Ken Howard, Piper Laurie, Mare Winningham e Bryan Brown.
O SBT havia adquirido os direitos de exibição de Pássaros Feridos em agosto de 1984 por 130 mil dólares e o transformou em uma série de cinco capítulos com 120 minutos cada a serem exibidos entre 19 e 23 de agosto de 1985, justamente na semana de seu quarto aniversário. Suas primeiras chamadas começaram a ir ao ar nos intervalos da programação em junho e foi somente em agosto, faltando pouco mais de duas semanas para a estréia, que apostou num maciço e inédito esquema de divulgação jamais utilizado por uma emissora de TV: foram investidos 370 milhões de cruzeiros em publicidade em anúncios de página inteira em jornais e revistas e até em spots para emissoras de rádio do eixo Rio-São Paulo. O espaço reservado para cinco cotas comerciais foram vendidos em tempo recorde, embolsando mais de 2 bilhões de cruzeiros pelo patrocínio de Niasi Cosméticos, Relógios Cosmos, Colchões Probel, São Paulo Alpargatas e Laboratórios Dorsay (cada cota custava 410 milhões de cruzeiros), sem contar as cotas suplementares adquiridas pelo Banco Itaú (próxima atração) e Philips (top de 8 segundos). Nos dias 11 e 18 de agosto, Silvio Santos anuncia a seus telespectadores, com total naturalidade, durante seu programa: "Segunda-feira, dia 19, logo depois da novela da Globo, vocês vão poder assistir aqui no SBT a um filme sensacional: 'Pássaros Feridos'. Não precisam deixar de assistir a novela. Assistam a novela e depois vejam o nosso filme. Este filme é muito bom, um filme que eu já assisti várias vezes e é ótimo. Conta a estória de um padre que se apaixona pela sobrinha de uma fazendeira, não percam. Mas lembrem-se: o filme só vai começar depois que a novela da Globo terminar, é claro que é uma bela novela e eu também assisto, mas 'Pássaros Feridos' é muito melhor, é um programa espetacular". Ao anunciar a atração, Silvio, que aproveitou em exibir pequenos trechos de cenas da minissérie durante seu programa, espantou seu público telespectador, pois a "novela da Globo" que ele se referia era nada mais, nada menos, que Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, a novela de maior sucesso da história da teledramaturgia brasileira que, literalmente, parava o Brasil conquistando índices de 80% de audiência nacional (e que arrematou quatro Troféus Imprensa de 1985: melhor novela, melhor ator com Lima Duarte, melhor atriz com Regina Duarte e revelação do ano com Cláudia Raia). Muitos achavam o cúmulo de uma "concorrência desleal", o Silvio fazer promoção indireta de Roque Santeiro para fazer de Pássaros Feridos um grande sucesso, nem que seja "na marra". Era a primeira vez na história que um programa de TV era lançado usando a programação da emissora concorrente. Isso se repetiu em 1994 com a estréia da novela Éramos Seis e tal prática tornou-se muito comum nos bastidores do SBT.

Como foi o esquema inédito de divulgação de Pássaros Feridos:
- Inserção de teasers (chamada superficial de poucos segundos) em junho
- Amostras da minissérie passam a ser exibidos em julho
- Divulgação da data de lançamento desde o começo de agosto, duas semanas antes da estréia
- Anúncios de página inteira foram publicadas sexta, sábado e domingo em nove jornais de São Paulo e três do Rio de Janeiro
- Chamadas no rádio e publicidade em revistas nacionais totalizando 7 milhões de cruzeiros (mais da metade pelo sistema de permuta, como é conhecida a troca de divulgação publicitária)

Pássaros Feridos quebrou recordes e conquistou índices líderes de audiência pelo mundo. Na Austrália, onde se passa a trama, conseguiu 44% de audiência. Nos Estados Unidos, onde a série foi gravada, obteve 42% de audiência. E na Europa, o recorde pertence à Itália, onde atingiu 39% de audiência com a exibição da minissérie. A recompensa disso tudo foi a conquista de seis prêmios Emmy, considerado o "Oscar da televisão mundial": melhor atriz com Barbara Stanwyck, melhor ator coadjuvante com Richard Kiley, melhor atriz coadjuvante com Jean Simmons, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor maquiagem. No Brasil, não foi diferente: a direção do SBT esperava em conseguir índices de 25 a 30 pontos de audiência na exibição de Pássaros Feridos, porém, as expectativas foram superadas. Um diretor de marketing da emissora previa que a Globo colocaria um longo capítulo especial de Roque Santeiro para atrapalhar o início da minissérie devido ao alarde feito por Silvio Santos.
Na segunda-feira, dia da estréia, desencadeou-se a primeira guerra de audiência entre Globo e SBT. Percebendo que seria seriamente ameaçada pela astuta concorrente, a Rede Globo resolveu esticar por mais 10 minutos sua novela e o SBT passou então a adotar uma artimanha que seria repetida anos mais tarde: a determinação de preencher o espaço vazio da programação com desenhos animados da Pantera Cor-de-Rosa (estampando na tela o seguinte GC "Dentro de instantes, assista 'Pássaros Feridos'"), que poderia ser interrompido a qualquer momento assim que a novela Global encerrasse. Silvio Santos havia garantido a seus telespectadores que Pássaros Feridos entraria no ar no minuto seguinte ao encerramento de Roque Santeiro (só que o interprograma tinha quase 3 minutos de duração!) e o tele-filme estreou exatamente às 21h28, conseguindo grande audiência para o horário (veja quadro abaixo). Na terça-feira, sentindo baque provocado pela minissérie do SBT, a Globo reagiu e partiu pra valer para o ataque: esticou por mais 15 minutos o Jornal Nacional, cujo encerramento só aconteceu às 20h40 quando começou Roque Santeiro, que por sua vez teve 20 minutos de prolongamento, se encerrando às 21h55. Na quarta-feira, a minissérie só pôde entrar no ar às 21h50, na quinta às 21h53 e na sexta, chegou-se ao cúmulo da novela Global findar seu capítulo às 22h05, causando sérios atrasos na programação, mas nada atrapalhou o sucesso de audiência de Pássaros Feridos. São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia colocaram a minissérie do SBT no primeiro lugar de audiência, mas no Rio de Janeiro, reduto Global, Pássaros Feridos não obteve a liderança, porém, quadruplicou os índices de audiência do SBT na Cidade Maravilhosa e de quebra conseguiu tirar da Globo 20% de audiência do horário nobre. A imprensa na época destacou enormemente o feito, que pode ser definido nesta frase: "Enquanto os telespectadores terminavam de ouvir um sermão moralista do padre Hipólito em 'Roque Santeiro', se preparavam para mudar de canal e acompanhar os dramáticos lances da impetuosa paixão do padre Ralph de Bricassart em 'Pássaros Feridos'". No final das contas, o SBT obteve lucro de 3 bilhões e 200 milhões de cruzeiros com a minissérie.

SBT x Globo no horário nobre (na faixa das 21h30 às 23h30):

São Paulo
19/8: Pássaros Feridos - 47 / Viva o Gordo - 27
20/8: Pássaros Feridos - 50 / Terça Nobre: Magnum - 14
21/8: Pássaros Feridos - 41 / Chico Anysio Show - 21
22/8: Pássaros Feridos - 31 / Globo Repórter - 22
23/8: Pássaros Feridos - 42 / Tenda dos Milagres - 17

Porto Alegre
19/8: Pássaros Feridos - 47 / Viva o Gordo - 21
20/8: Pássaros Feridos - 48 / Terça Nobre: Magnum - 22

Curitiba
19/8: Pássaros Feridos - 47 / Viva o Gordo - 19

Rio de Janeiro
19/8: Viva o Gordo - 47 / Pássaros Feridos - 27
20/8: Terça Nobre: Magnum - 46 / Pássaros Feridos - 21
21/8: Chico Anysio Show - 42 / Pássaros Feridos - 22

Média Semanal Segundo o IBOPE:
São Paulo: SBT - 44 / Globo - 16
Belo Horizonte: SBT - 36 / Globo - 23
Porto Alegre: SBT - 50 / Globo - 26
Curitiba: SBT - 48 / Globo - 19
Goiânia: SBT - 39 / Globo - 31

Média Semanal Segundo a Audi-TV:
São Paulo: SBT - 37 / Globo - 17
Rio de Janeiro: SBT - 24 / Globo - 29

Curiosidades:

* Pássaros Feridos foi o único programa de TV que conseguiu vencer a Globo no horário nobre em 1985, algo considerado impossível para aqueles tempos. A Audi-TV publicou uma lista com os 10 programas mais assistidos de São Paulo entre 19 e 25 de agosto de 1985 com uma agradável surpresa: Pássaros Feridos aparecia em nono lugar no ranking geral da semana, obtendo índice de 37 pontos de audiência. Foi com isso que o SBT quebrou um tabu: pela primeira vez em mais de 10 anos, os 10 programas de maior audiência em São Paulo não estavam sendo amplamente dominados pelas atrações Globais como era de costume. A minissérie chegou até ser premiada simbolicamente pelo Troféu Imprensa como o "melhor longa-metragem exibido na TV em 1985" (só pra proteger a imagem do SBT, desde aquela época, e ninguém fez nada para combater isso). Pássaros Feridos foi reprisada quatro vezes: em fevereiro de 1986 (na sessão Grandes Reprises), em janeiro de 1988 na Semana Série (cumprindo uma cláusula contratual que previa outras duas exibições da minissérie em um prazo de três anos), em março de 2000, exibida após o Show do Milhão (com capítulos de 60 minutos de duração) e em outubro de 2006 numa versão remasterizada e sem cortes (se aproveitando do encerramento do primeiro turno das eleições presidenciais daquele ano e servindo de comemoração aos 25 anos do SBT).

* Pássaros Feridos esteve também na lista dos 10 livros mais vendidos do gênero ficção. A minissérie ajudou o romance de Colen McCullough, que a inspirou, a alavancar suas vendas em 33 livrarias de 11 cidades brasileiras. A editora Difel tinha lançado a 16ª edição do livro com tiragem de 150 mil exemplares. Na semana de exibição da minissérie, Pássaros Feridos era o nono livro mais vendido, mas na semana seguinte, pulou para o quarto lugar, graças a promoção feita pelo próprio SBT, anunciando a publicação do livro no encerramento de cada capítulo da minissérie.

Frases:

Eu achei que a Globo estava muito quieta, o que era estranho. Quando lancei "Masada", a Globo veio com "Shogun" e "Os Últimos Dias de Pompéia". Eu havia pago 240 mil dólares por "Masada" e tive prejuízo. Agora, senti que ela ia jogar o "Roque Santeiro" em cima de mim, bem quietinha. Pensei: 'Pode deixar', e fiz a propaganda do "Roque" e dos "Pássaros". A Globo errou ao não colocar uma coisa melhor para concorrer com "Pássaros Feridos". Tivemos sorte, pois a Globo não tinha nada de muito bom para oferecer.
Silvio Santos, em entrevista para a Veja em 1985

Os programas (da Globo) são muito bem produzidos mas não chegam a seduzir o público, especialmente o de renda mais baixa. Imaginamos que, com uma boa atração, poderíamos dividir a audiência. O "Viva o Gordo" é um programa inteligente, mas não agrada à classe C. Chico Anysio não está num ano brilhante, "Globo Repórter" e a programação de sexta-feira têm altos e baixos. Na verdade, mais baixos que altos. E por aí que tínhamos que cutucar o adversário.
Luciano Callegari, superintendente operacional do SBT em 1985

No meu canal no YT postei TODOS os intervalos comerciais exibidos durante os cinco capítulos de Pássaros Feridos da época, exatamente entre 19 e 23 de agosto de 1985. Encerro este post compartilhando com todos vocês o link de um vídeo raríssimo no qual tive o privilégio de postar em primeira mão: o interprograma de espera de Pássaros Feridos. Começa com um trechinho final do Momento Menudo, dois boletins do informativo Últimas Notícias (notem o nervosismo do apresentador Marcel Abadiè pelo fim da novela Global, ele até ri discretamente quando lê notas sérias) e um trecho rápido do desenho animado da Pantera Cor-de-Rosa (dois desenhos foram exibidos, um deles tive que cortar para não violar a política de direitos autorais), além é lógico das vinhetas que antecederam a estréia da minissérie estrangeira, deleitem-se: https://www.youtube.com/watch?v=3p7HooQCMJ4

HISTÓRIA: Clube dos Esportistas

A TV Record, nos anos 80, era quase imbatível na liderança de audiência das transmissões de futebol em São Paulo. Encabeçadas pela dupla formada pelo narrador Silvio Luiz e pelo repórter Flávio Prado, os jogos chamavam a atenção pela quebra da sobriedade, abrindo espaço para a irreverência, gozação e algumas piadas (nunca beirando ao sarrismo que predomina atualmente nos programas esportivos). Por causa disso, a Record chegou até ganhar da Globo durante a transmissão do jogo entre Brasil e Alemanha Ocidental, em 7 de janeiro de 1981, no Mundialito de Futebol em Montevidéu, Uruguai, preenchendo audiência de 30% segundo dados do IBOPE. No ano seguinte, depois do sucesso da transmissão "televisiva" da Copa do Mundo da Espanha no rádio, Silvio e Flávio recusaram uma proposta milionária da Rede Bandeirantes, oferecida por Édson Leite (aquele mesmo que foi um dos diretores da TV Excelsior e locutor esportivo nas Copas de 58 e 62) e tiveram seus contratos renovados pelo diretor da Record Paulinho Machado de Carvalho, além de terem seus salários aumentados. A dupla não fez de rogada e pediu que o restante da equipe esportiva tivesse também um aumento em seus ordenados. Paulinho de Carvalho então exigiu a equipe trabalhar mais e ordenou a estréia de um programa diário, o noticiário Record nos Esportes, e um semanal, nascia ali o Clube dos Esportistas.
O programa estreou em 17 de agosto de 1982 e era exibido às terças-feiras, na faixa reservada ao Show da Noite, com duas horas de duração. A nova atração se passava em um pequeno set que lembrava uma sala, no qual pudesse reunir atletas e personalidades do esporte para conversar, tocar violão, jogar futebol de botão, brincar no fliperama, tomar uísque e se divertirem com o ambiente do programa, com piadas fortes, humor picante e mulheres de pouca roupa. Silvio Luiz tornou-se o apresentador da atração, que passearia pelo acanhado estúdio de 100 m² e confiando na sua criatividade, sem seguir roteiro, deixou o programa se tornar o primeiro a levar uma descontração franca e irreverência real a televisão, o que provocou uma certeza em toda a equipe de que o programa era de fato imprevisível. A única regra do Clube era que cada integrante da equipe esportiva levasse um convidado para ser entrevistado e era comum que o convidado chegasse no meio do programa, o que fazia a cachorrada latir. Todos que trabalhavam no programa corriam risco de ser "premiados" com o Troféu Palhacinho, para quem levasse o pior entrevistado, e o Troféu Cavalinho, para quem falasse a maior besteira.
Silvio deixava o programa "acontecer" em uma casa, com campainha, empregada e cachorro. A decoração da casa mudava constantemente: os adereços sumiam e apareciam de um hora para outra. Silvio perguntava aos convidados sobre vários assuntos que não eram suas especialidades. Dançarinas de escolas de samba e modelos aspirantes a miss eram convidadas por Silvio para quebrar a seqüência do programa, sentando no colo dos convidados, o que gerou polêmica na época. Outras que tiveram esse tipo de comportamento foram cantoras que seguiam o estilo Gretchen, que gemiam e rebolavam sem parar, como Sharon (aquela loira deliciosa de "Massagem For Man"), Sol, Vênus e até a ex-chacrete Rita Cadillac. Por causa disso, o motivo da ausência de alguns convidados era um só: "Ele não vem ao programa porque a mulher não deixa". Outros convidados chegavam a abandonar o programa após serem assediados pelas mulatas. O Clube dos Esportistas era gravado às 19 horas, mas Silvio fazia questão de adiar seu relógio para que durante o programa desse as horas com exatidão, o que fazia muita gente acreditar que o programa era ao vivo. Os erros eram devidamente registrados e consertados ao mesmo tempo pelo apresentador, que pedia para fazer tudo de novo, mesmo que os telespectadores terem visto o erro, pois era difícil saber se aquilo era realmente um erro ou estava tudo combinado. Como o programa tinha duas horas de duração, a produção tinha duas fitas e o bloco (e o próprio programa) acabava na mesma hora que terminava a fita. A equipe do switcher avisava a Silvio que a fita iria acabar durante o programa, exibindo caracteres que o telespectador também via como "Cinco minutos para terminar a fita".
A equipe do programa, em 1982, era formada por Silvio Luiz, Flávio Prado, Eli Coimbra, Ronny Hein e Luiz Alfredo. Em 1984, Luiz Alfredo foi para a Globo e a equipe ganha novos integrantes como Fernando Solera, Luís Andreoli, Israel Gimpel, Silvio Ruiz e Fábio Sormani. A personagem fixa do programa era a Ferreirinha, a "secretária de palco" de Silvio Luiz, que fazia questão que a garçonete do programa fosse baixinha, feia e burrinha. Ferreirinha, um dos grandes motivos do sucesso do Clube, era chamada de "Princesinha de Pirituba" e a cada programa usava uma fantasia diferente e era maltratada por Silvio, chegando a fingir choro, enganando muita gente pela sua dramática interpretação. No Clube passaram jogadores de futebol, de vôlei e de basquete, pilotos, tenistas, dirigentes, ex-jogadores, atletas em início de carreira pedindo patrocínio, treinadores, empresários e até prefeitos do interior para divulgarem os eventos de suas cidades e participar do campeonato de futebol de botão do programa, entre eles Mário Covas, então prefeito de São Paulo e futuramente governador do Estado.
O Clube dos Esportistas terminou em 20 de maio de 1986, semanas antes da abertura da Copa do Mundo de Futebol. A intenção era deixar de exibir o programa apenas quando a equipe estivesse no México cobrindo o Mundial, que foi transmitido em conjunto com o SBT, e não houve programa de despedida pois todos acreditavam que o programa pudesse voltar ao ar. A reestreia do programa foi adiada várias vezes por Paulinho de Carvalho, mesmo porque após a Copa, o faturamento não era o suficiente para compensar as dívidas da Record na época. O programa parou mesmo por ali, conseguindo conquistar uma grande audiência do público masculino adulto. Silvio Luiz, o criador do programa, foi quem mais lamentou pelo fim inesperado do programa. Para ele, o Clube foi mais importante até que o estilo arrojado de narrar futebol que ele criou.

Curiosidades:

* Nos créditos iniciais e finais do programa, cada integrante da equipe aparecia escrito seguido de seu respectivo apelido: Eli Coimbra (Betting ou Momento), Flávio Prado (Frango ou Sabonete), Luiz Alfredo (Beijinho), Ronny Hein (Sócrates), Fernando Solera (Fujão), Fábio Sormani (Bonitinho) e Silvio Luiz (Iogurte). No programa de estréia, o primeiro convidado foi o treinador de basquete Cláudio Mortari.

* O Clube dos Esportistas foi responsável pela primeira aparição de Eurico Miranda em um programa de TV. O então assessor do Vasco da Gama, sem gritar, sem polemizar, sem discutir com os demais e com muita humildade (ao contrário de anos mais tarde quando tornou-se presidente do clube carioca), estreou no mundo da cartolagem. Outro dirigente que marcou presença foi o folclórico presidente do Bangu Castor de Andrade que, ao chegar ao estúdio, carregava uma mala preta. Silvio desconfiou de que o polêmico bicheiro (e um dos patronos da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel) estivesse armado e o obrigou a abrir a mala, que continha camisas do Bangu para serem distribuídas aos convidados.

* A "boy-band" porto-riquenha Menudo chegou ao Brasil em 1984, para alegria de suas histéricas fãs. Eles iriam participar de uma gravação do Programa Barros de Alencar quando um fã-clube invade aos berros os estúdios do programa interrompendo uma entrevista que Silvio Luiz estava fazendo. Silvio pergunta o que elas queriam, elas estavam procurando o Menudo e ele disse que estavam "naquele outro estúdio". Todos racharam o bico.

* Toda vez que Silvio Luiz começava a brigar, se irritar ou se desentender com alguém, a direção de imagens do Clube fazia um efeito na mesa de corte produzindo uma auréola de anjo na cabeça dele. Quando Silvio via sua imagem de "santo" no monitor, ficava mais nervoso ainda.

* Por causa de um feriado, um bicheiro paulista teve dificuldade de se comunicar com o interior para divulgar o resultado do jogo do bicho (prática considerada ilícita no Brasil). O bicheiro, então, entrou em contato com a produção do programa e pediu para que Silvio divulgasse os resultados. A prestação de serviço do Clube custou caro e Silvio foi intimado a comparecer até a Polícia Federal só para esclarecer uma dúvida do delegado, como Silvio conseguiu os resultados do jogo do bicho naquele dia. Silvio respondeu que "é da mesma forma que o 'Jornal Nacional' conseguiu saber qual a cotação do dólar paralelo naquele dia".

* Um sonoplasta novo, cujo sobrenome era Ferreira, estava trabalhando no programa e Silvio pediu para tocar uma faixa de um disco sabendo que a música era na outra faixa. Por gozação, deu a informação errada de um outro disco e era o suficiente para o novo sonoplasta ser enganado. Silvio ficou sabendo que um novato estava sonorizando o programa e aproveitou o embalo para passar o microfone para um jogador de futebol com um apelido interessante, Boni. O então zagueiro do São Paulo, campeão mundial de juniores (atual Sub-20) pelo Brasil em 1983, estava no clima do programa e atendeu o pedido de Silvio, demitir o Ferreira. O apresentador ainda completou a humilhação ao novato sonoplasta: "Que moral, hein, Ferreira? Você foi demitido pelo Boni e não foi qualquer um!" Era uma brincadeira de duplo sentido que Silvio fez em cima do verdadeiro Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho), então maestro da programação Global.

* Um amigo de Silvio Luiz que era empresário e se tornara vice-presidente do Corinthians, participou do Clube usando jóias, relógios, correntes e pulseiras de ouro, marcas registradas dele. Ao cumprimentar Silvio, foi lançado pelo apresentador: "diretamente da Globo, Sinhozinho Malta", pois naquela época, a novela Roque Santeiro já era um enorme sucesso. O apelido só foi embora conforme o tempo, quando o empresário parou de usar os adereços.

* A Rede Globo estava fazendo uma enorme divulgação da inauguração de sua nova torre transmissora na Avenida Paulista (sobre o Edifício Gazeta). Aproveitando o embalo, Silvio anunciou durante um mês que também inauguraria a "nossa torre". Na semana de inauguração da antena Global, lançada em 21 de abril de 1983, a estréia da "Torre do Clube" foi uma ocasião especial. Era a peça gigante do jogo de xadrez colocada no balcão do cenário, com direito a iluminação especial e banda de música.

* Entre 1984 e 1985, houve uma espécie de rivalidade nos bastidores da TV Record entre os funcionários para saber qual era o pior programa da televisão brasileira na época, se era o Clube dos Esportistas com Silvio Luiz ou o programa de auditório Perdidos na Noite com Fausto Silva.

* Em 11 de outubro de 1983, o Clube dos Esportistas fez um programa especial do seu primeiro aniversário direto do Teatro Záccaro (o mesmo que gravava toda semana o Perdidos na Noite). Entre os convidados estavam o piloto Emerson Fittipaldi, o boxeador Chiquinho de Jesus, os jogadores Serginho, Zenon e Pita, os treinadores Mário Travaglini e Jorge Vieira, os jogadores das Seleções Brasileiras de Vôlei masculino e feminino e a atriz Zaíra Bueno. Na hora em que toda a equipe se reuniu em volta do bolo para cantar o "Parabéns", a ex-chacrete Rita Cadillac, de minissaia, foi colocada em frente à mesa e de costas para o auditório que se deslumbraria com suas volumosas nádegas. Quando Rita e Silvio Luiz se abaixaram para cortar o bolo, uma empolgada platéia invadiu o palco e a produção sentiu a necessidade de pôr o programa no intervalo.

* A cantora Márcia, esposa de Silvio Luiz, gostava muito de assistir àquela bagunça que seu marido fazia nas noites de terça, até as próprias amigas chegaram a perguntar para ela como o seu marido deixava fazer tudo aquilo na sala da própria casa. Ela nunca concordaria em participar do Clube mas ela quase apareceu uma única vez, quando Silvio estava fazendo aniversário e levaria toda a família para jantar fora após a gravação. No final do programa, Márcia estava nos bastidores e todos que estavam no estúdio começaram a gritar seu nome assim que a viram. Quando um câmera virou para mostra-la, ela saiu correndo para se esconder obrigando o cinegrafista a se desequilibrar e levar um tombo.

* Pelé foi mais um que marcou presença no Clube. Flávio Prado informou a Silvio de que Pelé estava no estúdio do programa, mas ao invés da cachorrada latir, o Rei entra pela cozinha. Silvio, desconfiado, achou que era um sósia ou alguém que tinha esse apelido. Pelé acabara de ver uma entrevista sua totalmente editada em uma emissora de televisão e perguntou a Silvio se não vão cortar nada do que ele falar e Silvio garantiu que no programa "não se corta nada".

* Como o estúdio era muito pequeno após a gravação, mais de cinqüenta pessoas se aglomeravam e fazia a temperatura "esquentar" pois não havia ar-condicionado. Ferreirinha só oferecia água, café e uísque, mas nada de refrigerante. O narrador Fernando Solera (que trabalhou muitos anos na TV Gazeta de São Paulo) percebeu que todos os convidados estavam morrendo de sede e resolveu preparar uma brincadeira: encheu em vários copos de plástico água gelada misturada com algumas colheres de café para que todos possam se refrescar. Todos viraram em um só gole e só depois sentiram a reação fazendo caretas horríveis para delírio de Solera.

* José Izar, advogado do Corinthians e depois vereador, pedia para participar do Clube e acabou sendo considerado parte do cenário. Todo o programa que participava, ele usava o telefone do estúdio e toda vez que dizia "alô", Silvio pedia para a produção colocar no ar a conversa telefônica. Izar nem desconfiava que sua conversa estava sendo "grampeada" para todos que assistiam o Clube.

* Muitos convidados foram vítimas das cantoras, modelos e dançarinas sentarem em seus colos, e em alguns casos se animavam: o então jovem pugilista Maguila veio ao programa e uma dançarina sentou em seu colo. Inexperiente, ficou excitado e o câmera não perdoou, fechou no local e Silvio disparou o Olho no Lance. Um diretor de futebol da CBF foi outro que se entusiasmou quando a cantora Vênus sentou em seu colo e toda vez que ele vinha ao programa, Vênus aparecia para lhe fazer companhia. Durante um número musical, Rita Cadillac chegou a sentar no colo de um dirigente octogenário do Santos, que chegou a passar mal. No caso de Jair Picerni, seria diferente. Em 1984, o então técnico da Seleção Olímpica do Brasil, que ficaria com a medalha de prata em Los Angeles, era cobrado para aparecer no Clube mas era proibido pela sua esposa de participar. Depois de muita insistência, Picerni pôde, enfim, participar do programa, embora ainda desconfiado (levou o cunhado para ver a gravação) e Silvio pediu para nenhuma mulata sentar no colo dele. Mesmo assim, uma mulata sentou no colo de Picerni, mas atendendo um pedido de Flávio Prado.

* Outro atleta iniciante que estreou no Clube dos Esportistas foi o piloto Ayrton Senna. Ele participou várias vezes do programa a procura de patrocinadores, mas a presença mais memorável de todas foi um especial de Natal onde Silvio Luiz se vestiu de Papai Noel para presentear os convidados. O então jovem piloto que acabara de ganhar o título mundial de Fórmula 3 inglesa abriu o presente que tinha uma mensagem profética: "Esperamos que um dia você seja campeão de Fórmula 1". Anos mais tarde, já como o maior ídolo esportivo do mundo, Senna se declarou fã de Silvio Luiz quando o encontrou em um restaurante.

Para terminar, confiram um vídeo que eu postei do meu canal no YT com pequenos trechos do Clube dos Esportistas e um depoimento feito por Silvio Luiz em 1999 para o programa Zapping da Rede Record sobre a saudosa Ferreirinha. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=7CHxHa74Jns

sexta-feira, 10 de junho de 2016

TOP 10: As Imagens Perdidas da TV

Em meio a registros perdidos de musicais, novelas e fatos do cotidiano, seja em incêndios, enchentes ou puramente apagados e desaparecidos, listei aqui os 10 grandes acontecimentos que deixaram de ser registrados e preservados na memória da televisão brasileira para serem vistos pelas gerações futuras. Vejam a seguir as imagens que o tempo apagou dos arquivos da TV brasileira:

10º Lugar: Pela Tampa da Privada
Em 26 de janeiro de 1978, a TV Gazeta de São Paulo iria estrear sua primeira novela Zulmira. Haviam sido gravados os 10 primeiros capítulos e como era de praxe na época, a cópia do primeiro capítulo teve de ser analisada pelo Serviço de Censura Federal em Brasília. Só que os militares cismaram com o cenário do banheiro, mais precisamente um vaso sanitário que fora focalizado pelas câmeras, que segundo eles era uma "afronta" e a estréia foi cancelada. Quando os censores voltaram atrás semanas depois, já era tarde demais, a produção foi desfeita, os capítulos gravados tiveram que ser desgravados e pra piorar o diretor da novela Kleber Afonso tinha sofrido um derrame.

9º Lugar: A Química Fatal
A Rede Bandeirantes planejava exibir trechos de uma entrevista exclusiva de Luís Carlos Prestes durante seu exílio na Europa em 1990, ano em que ele morreu. Quando os responsáveis pelo arquivo da emissora encontraram o vídeo tiveram uma surpresa desagradável: encontraram a tal fita oxidada, porque havia sido armazenada inadequadamente. Este é um de vários exemplos de registros perdidos por puro cochilo.

8º Lugar: Bola Apagada
Quando as emissoras mostram uma retrospectiva da história do Campeonato Brasileiro de Futebol, os torcedores do Palmeiras já repararam porque as emissoras não mostram as imagens do primeiro título brasileiro do alviverde em 1972. A conquista aconteceu após empate por 0x0 com o Botafogo do Rio de Janeiro no Estádio do Morumbi, só que naquela época, as emissoras de TV se preocupavam em arquivar apenas os gols e as partidas que terminavam sem gols eram imediatamente apagadas. Esse foi o mesmo fim do vídeo-tape que registrou o segundo título brasileiro do Palmeiras em 1973, após empate por 0x0 com o rival local São Paulo.

7º Lugar: Uma Musa Contra a Parede
Em 1970, o polêmico Quem Tem Medo da Verdade? era campeão absoluto de audiência na TV Record de São Paulo. Um dos programas que ficou para a história foi com a irreverente e voluptuosa atriz Leila Diniz, quando ela foi chamada pelo júri de prostituta. Após se debulhar em lágrimas durante o interrogatório, acabou sendo absolvida pelos jurados do programa.

6º Lugar: Pré-Revolução Política
Em 1964, o programa Pinga-Fogo da TV Tupi de São Paulo presenciou duas históricas entrevistas, meses antes da instauração do Governo Militar: uma com os militantes de esquerda Plínio Salgado e Luiz Carlos Prestes, este último dizendo a seguinte frase: Já temos o poder, nos falta agora assumir o governo; e outra com o então governador paulista Adhemar de Barros, que em 17 de março fez duras críticas ao presidente João Goulart e previu uma grande mudança de governo: Jango, eu cansei de dar conselhos a você, agora é tarde. Prepare as suas malas, pois você está no fim. Não se assustem se dentro de 15 dias tivermos um novo Presidente da República.

5º Lugar: O Piti do Caê
Durante as eliminatórias do Festival Internacional da Canção em 1968, promovido pela Rede Globo no Teatro TUCA em São Paulo, Caetano Veloso apresentava a música É Proibido Proibir com a participação dos Mutantes, mas a maneira que ele apresentou sua composição provocou grandes vaias da platéia e levou Caetano, com os ânimos exaltados, a proferir o célebre discurso:

"Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? Vocês tem coragem de aplaudir, este ano, uma música, um tipo de música que vocês não teriam coragem de aplaudir no ano passado? São a mesma juventude que vão sempre, sempre, matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem? Vocês não estão entendendo nada! Nada! Nada! Absolutamente nada! (...) Eu hoje vim dizer aqui, que quem teve coragem de assumir a estrutura do festival, (...) mas com a coragem, quem teve essa coragem de assumir essa estrutura e fazê-la explodir! Foi Gilberto Gil! E fui eu! Não foi ninguém! Foi Gilberto Gil! E fui eu! Vocês estão por fora! Vocês não dão pra entender! Mas que juventude é essa? Que juventude é essa? Vocês jamais conterão ninguém! Vocês são iguais sabem a quem? (...) Àqueles que foram na Roda Viva e espancaram os atores! Vocês não diferem em nada deles, vocês não diferem em nada! E por falar nisso, viva Cacilda Becker! Viva Cacilda Becker! Eu tinha me comprometido a dar esse viva aqui, não tem nada a ver com vocês! (...) Estão querendo policiar a música brasileira! O Maranhão apresentou, este ano, uma música com arranjo de charleston. Sabem o que foi? Foi a Gabriela do ano passado, que ele não teve coragem de, no ano passado, apresentar por ser americana! Mas eu e Gil já abrimos o caminho! O que é que vocês querem? Eu vim aqui para acabar com isso! Eu quero dizer ao júri: me desclassifique! Eu não tenho nada a ver com isso! Nada a ver com isso! (...) Gilberto Gil está aqui comigo, para nós acabarmos com o festival e com toda imbecilidade que reina no Brasil! Pra acabar com isso de uma vez! Nós só entramos no festival pra isso! (...) Não fingimos aqui que desconhecemos o que seja festival, não? Ninguém nunca me ouviu falar assim! Entendeu? Eu só queria dizer isso, baby! Sabe como é? Nós, eu e ele, tivemos coragem de entrar em todas estruturas e sair de todas... E vocês? (...) Se vocês, em política, forem como são em estética, estamos feitos! Me desclassifiquem junto com o Gil! Junto com ele, tá entendendo? E quanto a vocês… O júri é muito simpático, mas é incompetente! Deus está solto! (...) Derrubar as prateleiras, as estantes, as estátuas, as vidraças, louças, livros, sim... E eu digo, sim! E eu digo não ao não! E eu digo: Proibido proibir! Fora do tom, sem melodia! Como é júri? Não acertaram qualificar a melodia de Gilberto Gil? Ficaram por fora! Gil fundiu a cuca de vocês, hein? É assim que eu quero ver! Chega! Nunca mais coloco música em festival."

4º Lugar: A Primeira Benção Papal
O repórter José Carlos Moraes, o Tico-Tico, foi escalado para cobrir direto de Roma a entronização do Papa João XXIII em 4 de novembro de 1958. Obcecado pelos furos de reportagem, Tico-Tico queria a todo custo beijar a mão do novo papa, resolveu correr no meio do corredor da Catedral de São Pedro e ajoelhou-se perante Vossa Santidade conseguindo tal feito diante das câmeras.

3º Lugar: Uma Imagem Vale Mais que Mil Palavras
Para o saudoso jornalista Fernando Barbosa Lima, a edição do Jornal de Vanguarda de 1º de abril de 1964 foi histórica. A TV Excelsior, que apresentava o programa, havia, na véspera, retirado todos os telejornais do ar por causa da instalação do Golpe Militar no Brasil, cuja notícia foi dada através de uma simples filmagem externa com som ambiente, procedimento pouco comum na época, e sem locução: na Cinelândia, Rio de Janeiro, em frente ao Clube Militar, um garoto de 12 anos foi assassinado com um tiro na cabeça por um soldado após gritar o apelido do presidente deposto João Goulart: Jango! Jango! Jango!

2º Lugar: Prenúncio da Renúncia
Em 24 de agosto de 1961, o então governador do antigo estado da Guanabara Carlos Lacerda comprou um espaço no horário nobre da TV Tupi do Rio de Janeiro e, ao invés de anunciar em detalhes um novo imposto estadual, como ele próprio havia esclarecido, denunciou ao vivo em uma cadeia de rádio e televisão, uma tentativa de golpe que estaria sendo planejada pelo presidente Jânio Quadros, visando a instauração de uma nova ditadura no Brasil. O pronunciamento, que não foi gravado, levou a renúncia de Jânio no dia seguinte.

1º Lugar: Missão (Quase) Impossível
Em 1961, a TV Rio enviou Flávio Cavalcanti, Murillo Neri e Rubens Medina para Washington, Estados Unidos, para uma tarefa difícil até para a imprensa norte-americana: convencer os agentes da FBI para fazer uma entrevista exclusiva com o então presidente John Kennedy direto da Casa Branca. Eles conseguiram e o histórico furo de reportagem foi exibido no programa Noite de Gala. Ao final da conversa, JFK comentou com Flávio: Imagino o que faria se falasse inglês.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

OPINIÃO: Votação do Troféu Imprensa aos "Meio-Melhores" de 2015

TROFÉU IMPRENSA, premiação indigna de existir estando ainda ela nas mãos erradas de alguém, com a cumplicidade de sua "produção idólatra", que é capaz de tomar o lugar de Deus no Brasil, a exemplo do ex-jogador Diego Armando Maradona, que conseguiu tomar o lugar do Todo-Poderoso na Argentina, e que agora quer ser presidente, eu duvido, para que o país inteiro fique lambendo o rabo dele. O Presidencialismo já era, é demagogia pura que quebra a cara de uma nação inteira. Demagogia esta que reluta em perdurar neste método de votação do prêmio mais antigo da TV brasileira até hoje existente a duras penas.
Porque a senhora Rede Globo de Televisão, a maior do Brasil e a segunda maior do mundo, não liderou esse tempo todo um boicote contra a maneira que esta premiação vem sendo conduzida? Esse prêmio deveria ser desde os anos 80 motivo de vergonha para os artistas da emissora carioca, que vez e outra pagam pau pra esse "dublê de empresário" ganhar pontos de audiência às custas da própria. A Globo deveria preservar o que é dela, não permitindo nada e ninguém a nunca mais tomar partido dessa forma erradíssima de premiação e fazer uma campanha para que um grupo neutro, sem ligação com nenhuma emissora de TV, tome os direitos da premiação imediatamente, nem que seja por ordem da Justiça, para a própria reconsiderar, pois nem a Globo e nenhum canal de TV merece ser usada pelo SBT, uma emissora lata-vazia que é o maior reduto de vaidades da TV brasileira, que todos os anos promove a premiação para sua própria auto-afirmação em comparação com a concorrência. Sabia que a soberba precede a ruína?
Foi a maior burrada da vida de Plácido Manaia Nunes, criador da premiação, ter confiado demais em Silvio Santos, um ídolo popular que conta vantagem de sua super-exposição na mídia, da veneração unânime que tem a seu dispor e capaz de conciliar as funções de "animador de auditório" e de dono de televisão que cobiça todos os artistas do Brasil para um dia comerem na mão dele, para passar os direitos de uma premiação antes séria e competente e que agora virou um balcão de negócios com um ultrapassado formato de programa de calouros. Ficaram faltando Wagner Montes, Sônia Lima e Sérgio Mallandro para completarem o júri e reforçarem essa máxima. Um vilão no melhor estilo Pedro de Lara vem fazendo muita falta.
 O nome da premiação perdeu seu sentido, era para que APENAS exclusivamente os jornalistas especializados da área escolhessem seus melhores e não esses internautas de merda que ficam bitolados nas redes sociais, capazes de mandarem mais que a diretoria de todas as emissoras juntas, escolhessem por eles. Esses críticos de televisão e colunistas de celebridades que compõem o júri, todos vistos com simpatia pelo "Deus da TV brasileira" e seu fã-clube disfarçado, simplesmente dão uma de "cínicos" e puxa-sacos pois são capazes de anular suas vocações jornalísticas e dar razão a um bando de filhos-da-puta que não entendem porra nenhuma de televisão só pra passar a mão na cabeça do público do anfitrião, a quem deviam pedir emprego e ganhar salário triplicado em barras de ouro, e seus adoradores virtuais, que ainda acreditam nessa asneira furada de que "A voz do povo é a voz de Deus". Se fosse, Jesus não seria crucificado.
Mesmo passando coisas terríveis em minha cabeça, só mesmo amedrontando esses SBTistas das redes sociais e esse chacoalhão pro detentor do prêmio pensar no "futuro incerto" da premiação e passar a alguém que entenda de verdade de televisão e que possa devolver a seriedade de antes, no caso eu, que sou a única pessoa no mundo interessada a tal, modéstia a parte, tenho muitas ideias que serão publicadas em breve neste blog. Peço aqui publicamente minhas desculpas APENAS AO PRÓPRIO pelo post anterior "Quero Desabafar Sobre Silvio Santos", NÃO QUERO NINGUÉM RESPONDENDO POR ELE, pois quero muito poder conversar com ele pessoalmente e com jeito, com humildade, com determinação, sem esses extremismos que sou obrigado a descarregar neste blog pra colocar esses SBTistas de merda contra a parede (minha bronca é somente com eles), mas não vou admitir chacota e brincadeirinhas de mal-gosto contra minha pessoa. Estou a inteira disposição e isso tem que partir DO PRÓPRIO SILVIO SANTOS e de mais ninguém.
Como sempre, a premiação, sob o patrocínio das Casas Bahia, entrou no ar com 20 minutos de atraso (prometeram 20h30, mas entrou no ar às 20h50 com 3 horas e 10 minutos de futilidades), das 15 categorias presentes e pessimamente distribuídas ao longo do "programa", 8 delas nem deveriam estar na votação, só estão aí apenas para proteger a imagem do SBT e fazer de esterco as emissoras concorrentes: Programa de Entrevistas, Programa Humorístico, Programa de Auditório, Apresentador de TV, Apresentadora de TV, Apresentador(a) de Telejornal, Programa Infantil e Programa Jornalístico. Essas categorias mereciam minha abstenção de voto. Vejam o conjunto de categorias, indicados e seus respectivos vencedores em itálico e minha opinião entre parêntesis:

NOVELA: Cúmplices de um Resgate / Os Dez Mandamentos / Verdades Secretas (merecido)
PROGRAMA DE ENTREVISTA: Marília Gabriela Entrevista / Programa do Jô / The Noite (achei injusto, foi uma forma de homenagearem o Jô Soares que vai se aposentar da TV)
PROGRAMA HUMORÍSTICO: Pânico da Band / A Praça é Nossa / Tapas & Beijos (só ganhou por causa dos 80 anos do Carlão)
JORNAL DE TV: Cidade Alerta / Jornal Nacional / SBT Brasil (na ausência de indicados "ideais", foi até de bom tamanho)
PROGRAMA DE AUDITÓRIO: Altas Horas / Eliana / Programa Silvio Santos (me recuso a comentar)
REVELAÇÃO: Camila Queiroz / Renato Livera / Wesley Safadão (merecido)
APRESENTADOR(A) DE TELEJORNAL: Marcelo Rezende / Rachel Sheherazade / Ricardo Boechat (merecidíssimo apesar da existência da categoria)
APRESENTADOR DE TV: Celso Portiolli / Luciano Huck / Rodrigo Faro (apesar dos pesares, já tava na hora do "rival do Gugu" ganhar alguma coisa pra segurar seu emprego)
APRESENTADORA DE TV: Eliana / Patricia Abravanel / Sabrina Sato (nepotismo, me recuso a comentar)
PROGRAMA INFANTIL: Bom Dia & Cia / Cocoricó / Mundo Disney (idem ibidem)
PROGRAMA JORNALÍSTICO: Conexão Repórter / Domingo Espetacular / Fantástico (merecido por causa do Roberto Cabrini pois ele é um grande jornalista independentemente de emissora)
CANTORA: Anitta / Ivete Sangalo / Ludmilla (sinceramente queria que fosse a Anitta)
ATRIZ: Giovanna Antonelli / Grazi Massafera / Larissa Manoela (merecido)
ATOR: Alexandre Nero / Caio Castro / Guilherme Winter (foi surpresa, apesar da "emissora de placa de igreja" terceirizar geral para correr sua sacolinha pra se afogar nos efeitos especiais e na manipulação do IBOPE)
CANTOR: Anderson Freire / Luan Santana / Lucas Lucco (merecido)

A julgar pelos indicados, parece provocação, esses internautas não se tocam e não entendem nada de televisão, o que comprova minha teoria, são apenas fã-clubes virtuais que preferem escolher algo que mais adora do que pelos méritos de destaque obtidos durante a temporada, fazendo muita gente ganhar prêmio sem merecer. Quem foi o filho-da-puta que insiste em indicar Cidade Alerta e Marcelo Rezende nas categorias dessa premiação? Tapas & Beijos não é um programa humorístico, é um seriado de televisão. Mundo Disney e Bom Dia e Cia são apenas amontoados de desenhos animados numa categoria que não deveria existir. Uma atriz-mirim não deveria em hipótese alguma concorrer com atrizes adultas, aí a necessidade de um categoria à parte para atores e atrizes mirins. E quem teve a "brilhante ideia" de indicar um cantor-gospel numa premiação "secular", as filhotinhas do SS que são capazes de transformar sacerdotes e adoradores de Deus em "ídolos mundanos" (assim como fizeram com a Aline Barros e o Régis Danesi)? Comparem os "indicados finalistas" dos internautas débil-mentais com os Meus Indicados a Melhores de 2015 neste post e tirem suas conclusões: http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/03/por-uma-tv-melhor-os-meus-indicados.html
Os critérios suspeitos de votação do júri diante das "colegas de trabalho" de Silvio Santos, impostos pela "organização" do prêmio, são a repercussãoreputaçãopopularidadeobviedade e o próprio SBT, querendo se mostrar "melhor" que as suas concorrentes e que anualmente faz essa brincadeira de criança. O júri, também pessimamente mal-selecionado para terem o direito ao voto (com 3 votos já decidiam a parada o que é um crime contra a televisão brasileira), continua o mesmo, sem contar com dois estreantes que foram submetidos a "cartilha SBTista de premiações de TV": Cristina Padiglione (O Estado de S. Paulo), Décio Piccinini (Revista Conta Mais e Rede Brasil), Flávio Ricco (UOL e Diário de S. Paulo), José Armando Vannucci (Rádio Jovem Pan e TV Gazeta), Leão Lobo (Rádio Tropical FM e TV Gazeta), Lígia Mesquita (Folha de S. Paulo), Marcelo Bartolomei (Revista Contigo), Ricardo Feltrin (UOL), Nelson Rubens (Revista Minha Novela e Rede TV!), Sônia Abrão (Rede TV!) e Valença Sotero (Revista Caras). E a data de votação, então, já é um grande pecado pois denuncia os jurados se deixando descaradamente manipulados pelo clima do "programa" e influenciados pelos cinco primeiros meses deste ano, já que a escolha originalmente são dos destaques do ano anterior de janeiro a dezembro, o mês ideal para tal deveria ser março por causa do carnaval e das férias de verão.
Cristina Padiglione (a que teve melhor desempenho citando inclusive Marieta Severo e Drica Moares na categoria de melhor atriz), Leão Lobo e Marcelo Bartolomei foram os que mais votaram, oito cada um. José Armando Vanucci, Leão Lobo novamente e Sonia Abrão foram quem entregaram mais troféus aos convidados, dois cada um. Décio Picinini, Marcelo Bartolomei e Ricardo Feltrin ficaram na mão e não entregaram troféu nenhum. Na votação, Silvio Santos se mostrou um chato, ignorante de TV, inconveniente e ostentatório como sempre, ainda confunde a categoria de Revelação com Destaque do Ano fazendo a errônea pergunta "qual foi o artista que mais se destacou em 2015?", disse que "não assiste mais televisão", se fez de bobo ao ver suas filhas e seus contratados sendo os mais votados pelo júri que lambia seu rabo com muito prazer (salvo algumas exceções como Vanucci e Padi) e demonstrou interesse em contratar Décio Picinini, Silvio de Abreu e, por tabela, Rodrigo Faro. No comentário dos jurados sobre cada indicado, denuncia a quem cada um dirigia o voto pois aquele que recebia o voto era o último a ser comentado. As categorias mais disputadas foram as de Programa de Entrevistas, Programa Humorístico e Apresentador de TV. Entre os convidados que receberam uma estatueta "purpurinada" e confeccionada pela empresa Piazza, avaliada em 40 dólares (125 reais no paralelo), a cantora Paula Fernandes e a apresentadora Eliana estavam lindíssimas, elegantes e atraentes trajando belos vestidos. Rodrigo Faro, assim como Eliana, ficou emocionado e dedicou o prêmio a avó que sofreu AVC. E pela primeira vez depois de 39 anos, o voto secreto, isso só ocorreu na categoria de Programa de Auditório onde TODOS puderam votar, isso deveria ter acontecido em TODAS as categorias e como era de se esperar, logicamente, o altar sagrado da TV chamado "Programa Silvio Santos" foi o mais votado com 9 votos contra um da Eliana e um do "Altas Horas".
Pra mim, os mais votados desta noite deveriam ver no Troféu Imprensa uma autêntica "Framboesa de Ouro da TV brasileira", ou melhor, na "Marmelada de Ouro da TV brasileira" enquanto ela ainda receber esse tratamento errado e ISSO TEM QUE ACABAR. O SBT não é nem 10% o que representava antes, com todo o respeito a emissora paulista, pois era tudo o que ela e seu proprietário queriam, ser a grande vencedora da noite com 6 troféus contra 5 da "Poderosa" Globo, enquanto Band e Record ficaram com 1 estatueta cada uma. A Globo foi inteligente em não ter liberado ninguém do primeiro time para receber as estatuetas atrasadas, preservando seu elenco estelar de pagar pau a alguém que reivindica veneração.

Frases:
"Devem ser criadas as categorias de Melhor Seriado de TV e de Melhor Programa Policial"
Décio Picinini

"Acabou a notícia da hora certa e os telejornais devem ser dinamizados"
Flávio Ricco

"Não pode essa mistureba de jornalismo"
Nelson Rubens, que pouco votou (4 vezes), sobre o Cidade Alerta indicado erroneamente a melhor telejornal

E falando em prêmios da TV, foi um insulto a ausência de um REPRESENTANTE do Silvio Santos para receber o Prêmio APCA de Grande Prêmio da Crítica de TV no mês de março. Isso dá a entender que a premiação dele, na cabeça desses SBTistas retardados mentais, é o "maior prêmio do mundo", só na PUTA-QUE-O-PARIU!!!
Estou a 4 anos nessa luta pela independência e autonomia do Troféu Imprensa, mas ninguém quis me dar atenção, tudo culpa dessa idolatria megalomaníaca a um "pretensioso metido a Deus da TV", cujo fã-clube repleto de eunucos e concubinas faz de tudo pra agradá-lo. Se ele mandar matar os "traidores" (Gugu, Jô Soares, Serginho Groissmann, Marília Gabriela, Bóris Casoy, Angélica, Ana Paula Padrão, etc) em troca de 1 milhão de reais em barras de ouro, matariam por ele sem dúvida. Vou continuar enchendo o saco até que alguém me ajude de verdade, aí então eu paro com os ataques. Mas se continuarem a me enviar comentários derrotistas e pessimistas contra mim, VOU PARTIR PRO PAU, tem horas que canso de ser bonzinho.
Estou em estado de desespero e frustração, pra que eu não cometa outra loucura virtual, querido Silvio Santos, veja esses posts, me apoie e me ajude de verdade, se não...:

OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html
OPINIÃO: Comparativo do Troféu Imprensa (Fase Atual e Minha Proposta): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com/2016/05/opiniao-comparativo-do-trofeu-imprensa.html

ACESSE! COMENTE! DIVULGUE! COMPARTILHE! MESMO CONTINUANDO SOZINHO, NÃO DESISTIREI DESTA LUTA! VOU ENCHER O SACO PRA VALER ATÉ QUE EU SEJA OUVIDO E AJUDADO DE VERDADE! NUNCA TOME ESSAS CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL! VAMOS ABRIR OS OLHOS E MOSTRAR O QUE É MELHOR PARA O TROFÉU IMPRENSA E QUE O LEGADO DE PLÁCIDO MANAIA NUNES NÃO MORRA JUNTO CONTIGO, MEU CARO SILVIO SANTOS.


Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

I João 5:4


QUERO VENCER PELO CANSAÇO!!! O MOMENTO DE DEBATER O FUTURO DO TROFÉU IMPRENSA É AGORA!

#PorUmaTVMelhor

quarta-feira, 18 de maio de 2016

OPINIÃO: Quero Desabafar Sobre Silvio Santos


Para meus amigos, familiares e internautas em geral:
Eu vou confessar algo que pode ser a coisa mais besta que vocês já ouviram. A raiva que tenho dentro de mim é de uma pessoa que eu não conheço pessoalmente, é de televisão, é um homem público e superexposto pela mídia e pelo que eu ando notando nos comentários das redes sociais, portais de entretenimento e blogs em geral nesses últimos anos, é a celebridade mais idolatrada, ostentada e endeusada no Brasil: Silvio Santos.

As atitudes que ele vem tomando no programa dele, que se transformou num altar sagrado para esses marmanjos das redes sociais, tornou-se prato cheio para eles, são constrangedoras e o que mais me irrito é que a imprensa está todinha a favor dele, lambendo o rabo da emissora dele, dos seus contratados e acreditando na maior ingenuidade nos argumentos sem sentido que ele diz (como pôr defeito em TODAS as estações concorrentes e perguntando sobre o valor da MULTA RESCISÓRIA dos artistas das outras redes, dando a entender que a emissora DELE, que não passa de um reduto de vaidades, é a melhor de todas e que representa a consagração definitiva do artista brasileiro). Ele também é insuportável com as piadas de mau gosto que ele costuma fazer, dando a entender que SÓ ELE deve ser o mais engraçado e inteligente de todos, SÓ ELE pode dar em cima das mocinhas da plateia, SÓ ELE pode se assanhar com uma artista no palco, SÓ ELE pode dizer frases de duplo sentido, SÓ ELE pode falar palavrão, SÓ ELE isso, SÓ ELE aquilo..., contando vantagem de ser o "Deus da Televisão Brasileira", reivindicando adoração a essa gentalha virtual, que ficam em frente ao computador e rindo alto com os foras dele todos os dias, e jogando na cara dos outros a própria falta de gratidão.

Pode ser que isso tenha subido a minha cabeça nesses últimos anos, mas a minha área é televisão e infelizmente não há como evitar. Sempre gostei de TV desde pequeno e vocês são testemunhas disso. Hoje em dia, vejo que a televisão regrediu muito desde aquela época e isso se deve por causa de novos profissionais, que sucederam os mais experientes, que não dão conta do veículo e desses viciados em comunidades sociais, que não entendem p*rra nenhuma de TV e tomam uma predileção pessoal a um artista, programa ou emissora como "objeto de veneração" (nível 1), "arma de defesa" (nível 2) e "instrumento de guerra" (nível 3), que parecem mandar mais que os donos de TV com suas petulâncias, lavagens cerebrais e que são também metidos a justiceiros e "donos do destino".

Eu tenho um grande sonho: conseguir os direitos de produção, realização e organização do Troféu Imprensa, que é de propriedade desse apresentador e devolvê-la sua dignidade, seu prestígio, sua credibilidade e sua essência que possuía nos anos 60, isso é fruto de muita pesquisa. Eu tenho uma ideia engatilhada que facilitará a adesão de TODAS as emissoras com a reformulação da premiação, mas tenho que apelar para que alguém me ouça pois tenho boas intensões, além de sugestões para que o atual Troféu Internet se transforme no Troféu Silvio Santos, se é do interesse do SBT em prosseguir com tal premiação interativa com intensão de proteger sua própria imagem comparando-se com as outras emissoras, culpa do conceito de premiação criado pelo próprio apresentador. Postei 3 vídeos no YouTube sobre o assunto e os compartilho a todo instante, mas sem repercussão. E toda semana, perante essa bajulação barata que fazem esses internautas completamente "cegos de paixão", sinto que esse sonho está cada vez mais distante de mim. NUNCA farei do "Oscar brasileiro" uma posse como o "Deus da TV Brasileira" faz quando cobiça os artistas dos outros, desvaloriza os que já tem e joga na cara a própria ingratidão a artistas que não mais trabalham na emissora dele classificando-os de "traidores", vide Gugu.

Não aceito ser ridicularizado por uma meia-dúzia de SBTistas retardados mentais, presos a suas predileções pessoais e tão vaidosos quanto o "Deus" deles, nem ser motivo de chacota por causa dessa idolatria absurda a alguém que conta vantagem dessa veneração toda e que, no fundo, tem um ranço de inveja pois queria ter sido mais rico e poderoso que o Roberto Marinho pra ter toda a classe artística comendo na mão dele.  Não quero carregar essa frustração pelo resto da minha vida, estou disposto a serenamente NEGOCIAR e FAZER ACORDOS com seus representantes se preciso for num Foro de Justiça ou pessoalmente com ele próprio, pois esta raiva só vai passar se ele ouvir a minha voz e poder realizar este meu grande sonho: ser o novo detentor da marca "Troféu Imprensa" para dar a autonomia que o prêmio merece. Bem que o "Oscar brasileiro" podia ser impedido de ser realizado com a atual gestão por meio de um mandado judicial das emissoras concorrentes, cansadas de serem usadas para auto-promoção do SBT. Assinado, Êgon Bonfim.

E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

ACESSEM! COMENTEM! DIVULGUEM! COMPARTILHEM! MESMO SOZINHO E SEM APOIO FORMAL DE NINGUÉM, NÃO DESISTIREI DESTA LUTA! NUNCA TOMEM ESSAS CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL! É HORA DE ABRIR O OLHO E MOSTRAR O QUE É MELHOR PARA O TROFÉU IMPRENSA E QUE O LEGADO DE PLÁCIDO MANAIA NUNES NÃO MORRA JUNTO COM SILVIO SANTOS!
#PorUmaTVMelhor

sexta-feira, 13 de maio de 2016

OPINIÃO: Comparativo do Troféu Imprensa (Fase Atual e Minha Proposta)


Como o Troféu Imprensa está chegando e até agora não tive nenhuma resposta da organização da premiação e dos detentores do prêmio, apesar de eu ter pedido a amigos meus uma mobilização virtual ou cruzada virtual para tal, mas pelo visto não deu em nada, apresento aqui um quadro comparativo com 12 itens, analisando a maneira que é feita o "Oscar brasileiro" na fase atual, repleto de erros, e qual seria a minha proposta, mostrando como seria a maneira certa e ideal de promover um prêmio tão importante como este. Quem sabe dessa maneira, conseguirei realizar meu sonho pela autonomia e independência do Troféu Imprensa. Confiram!


 FASE ATUAL
 MINHA PROPOSTA
Primeira Votação
Através de um site na internet, é imposto aos internautas a responder por completo, em seus computadores, um questionário de 20 perguntas previamente selecionadas a dedo pela organização do prêmio
Os críticos e colunistas de televisão e espetáculos de todo o país teriam o direito de escolher as categorias que, segundo eles, são mais apropriadas de serem indicados (e depois elegerem) os melhores artistas e programas do ano
Segunda Votação
É oferecida uma lista com 10 nomes em cada pergunta para os internautas escolherem "de quem você gostou mais" no ano que passou e a partir dessa enquete que é feita a lista dos indicados para a votação final dos jornalistas
Seria tabulada a lista dos três indicados mais votados nas categorias e caberiam aos mesmos jornalistas da votação anterior escolherem aqueles que seriam de fato os melhores em cada categoria, esta seria a votação final
Período de Votação
As duas votações juntas duram 40 dias, a primeira num período de 20 dias do mês de dezembro e a segunda num período de 20 dias entre dezembro e janeiro, independentemente dos feriados e dos dias da semana
A primeira seria num período de 15 dias antes das festas de Natal e Ano Novo, cuja tabulação ocorreria nesse intervalo, e a segunda ocorreria também em 15 dias, após a primeira segunda-feira do mês de janeiro
Anúncio dos Indicados
É feito na hora, exatamente no dia da votação final, gravado com antecedência, cuja data de exibição fica à critério da emissora
Seria ao vivo, dois meses antes da cerimônia oficial, assim como a data do próprio evento para os artistas se programarem
Evento de Premiação
É transmitido por um único canal de televisão, cujo dono faz o papel de mestre-de-cerimônias da votação final diante de seu auditório
Exibido em cadeia de emissoras, cujo comando seria de alguém não-indicado, com a participação de vários artistas
Dia, Hora e Local
É gravado e exibido na noite de domingos, dentro do programa comandado pelo dono da emissora direto dos próprios estúdios
Seria realizado ao vivo e de preferência num sábado à noite, dia de pouca concorrência, direto de uma casa de espetáculos
Anúncio dos Vencedores
Um júri visto com simpatia pela organização do prêmio escolhe um por um em voto aberto os melhores sob critérios de predileção, reputação, repercussão e de proteger a emissora do apresentador, buscando agradar o "povão"
Como ocorre no Oscar, seria feito através dos envelopes, mas além disso, a categoria seria anunciada, os indicados seriam chamados ao palco e o apresentador receberia o envelope das mãos de uma assistente de palco com o nome do vencedor
Convidados Especiais
A maioria deles pertencentes à emissora promotora do evento, que por sua vez enfrenta problemas em pedir a liberação de artistas das concorrentes em receber os troféus anteriores
Todos os indicados das categorias disponíveis marcariam presença no evento, mediante a devida autorização e liberação do uso de imagens de suas respectivas emissoras
Atrações Musicais
Nenhuma, apenas recebem seus prêmios dos anos anteriores
Entre uma categoria e outra com os cantores indicados ao prêmio
Denominação das Categorias
As de apresentador(a) de TV são chamadas de "animador(a) de auditório", o de telejornal é intitulado "jornal de TV", os de ator/atriz são restritos apenas às novelas e o de revelação do ano é confundido até hoje pelo termo "destaque do ano" pelo próprio apresentador
As de ator/atriz seriam chamadas de "ator/atriz de TV" abrindo espaço a outros segmentos da teledramaturgia, o de apresentador(a) de telejornal seria rebatizado de "âncora de telejornal", telejornal e apresentador(a) de TV teriam seus nomes mantidos
Entrega de Troféus
O convidado vem para receber os prêmios, no mínimo, do ano retrasado, além de serem longamente entrevistados pelo apresentador e por algum jurado
O artista vencedor recebe o prêmio da temporada anterior na hora em que seu nome é anunciado, faz seus agradecimentos de praxe e posa para os fotógrafos nos bastidores
Outras Observações
Certos convidados, bem como o próprio apresentador, chegam ao cúmulo de presenciar sua própria votação e isso chega a influenciar na decisão dos jurados para agradar o público e os organizadores
Os votos são feitos pelos jornalistas segmentados em seus próprios ambientes de trabalho, sem serem influenciados, e os envelopes com os vencedores seriam guardados dentro de um cofre até o dia do evento

Quem sabe assim desta maneira, eu seja ouvido e compreendido, minhas propostas sejam conhecidas e que todos possam abrir os olhos, parar pra analisar e notar que dá pra reformular um prêmio à beira da decadência cujo nome vêm perdendo seu sentido. O momento agora não é de ridicularizar (isso não admito), é de cair na consciência o que é justo e agradável à crítica especializada e às emissoras brasileiras de televisão, que no fundo estão cansadas de serem usadas sob pretexto de auto-afirmação de um canal de TV que até hoje, de acordo com os caprichos e vontades de seu dono, promove o prêmio. Que este post seja compartilhado e encaminhado o mais RÁPIDO e URGENTE possível para a organização atual da premiação, essas são as minhas boas intensões. Senão, ameaço postar um desabafo mal-criado sobre Silvio Santos. Então, ME AJUDEM POR MISERICÓRDIA!!!

E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

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