HISTÓRIA: Cidade Contra Cidade - 56 Anos

Eu fiquei emocionado Naquele domingo à tarde Quando assisti ao programa Cidade Contra Cidade (...) Carlos Cezar, José Fortuna e Valentino Gu...

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

OPINIÃO: Os Indicados ao Troféu Domingão do Faustão 2016

Até hoje não sei porque ainda tem gente nas redes sociais que não engolem esta importante premiação. Acontece o seguinte, o tamanho da Rede Globo de Televisão é tão enorme que conseguiu a posição invejável de segunda maior rede de televisão do mundo que chega a ser imprescindível a criação de um prêmio interno que pestigie seus próprios talentos. Na condição de emissora-líder que ostenta desde os anos 70 (devido ao alto profissionalismo e por levar a televisão à sério), a Globo JAMAIS daria sucesso a um artista de qualquer emissora concorrente para tomar partido em sua premiação e sabe que estaria totalmente errada usar a concorrência para se autopromover. Por isso, mesmo que seja uma premiação interna (como se fosse uma nova versão do antigo Troféu Roquette Pinto) que sirva de termômetro para as enquetes que englobem todas as emissoras de TV, sou totalmente favorável a manutenção e a promoção do Troféu Domingão do Faustão, que devido a grandeza que a Globo representa na televisão, merece ser renomeado para Troféu Roberto Marinho, exaltando o "espírito empreendedor" do "jornalista", que fundou o maior conglomerado de comunicação do Brasil. Espero que o nosso querido Fausto Silva (que merece toda nossa admiração pela sua reputação, apesar de hoje aparentar estar de saco-cheio da rotina dominical), sua produção e a alta-cúpula Global possam se tocar para que tal premiação nunca fique para sempre atrelada a um programa de TV, embora continue apresentando o prêmio anualmente e de forma brilhante. Mas nem tudo é flores, a forma de votação AINDA É FALHA, dando a entender que a produção do Domingão do Faustão massageia o ego dessa disputa inútil entre fã-clubes permitindo que uma única pessoa vote numa única categoria em seu artista preferido um milhão de vezes, sendo vulnerável a fraudes. Outro erro de organização de acolhimento dos votos: os indicados são anunciados de três em três categorias a cada semana. O ideal seria anunciar TODOS os indicados de TODAS as categorias a um mês do evento de premiação (marcado este ano para 18 de dezembro) e obrigando o público a votar em TODAS as categorias apenas uma única vez por meio de um cadastro em cada uma dessas três mídias: internet, torpedo SMS (via aplicativo) e telefone. Se corrigirem esse pequeno erro nas próximas edições, o salto será bastante significativo. Abaixo as 15 categorias da premiação com os indicados (muito bem) selecionados pelos funcionários das mais de 120 emissoras da Rede Globo no Brasil e até no mundo, seguido de uma rápida análise com os favoritos, fortes candidatos, zebras e o meu voto em cada uma delas. Mas atenção: como a internet é reduto de marmanjos adolescentes mimados, marmeladas poderão ocorrer e se levarmos isso em conta, os atores das novelas Totalmente Demais e Malhação - Seu Lugar no Mundo levam essa suspeitosa vantagem. Confiram!

Ator Revelação
- João Baldasserini (Beto - Haja Coração)
- Lucas Lucco (Uodson - Malhação, Seu Lugar no Mundo)
- Lucas Veloso (Lucas - Velho Chico)
A indicação do ator/cantor Lucas Lucco pode ser metaforizado com as de Silvio Santos no Troféu Imprensa, tira automaticamente as chances dos outros dois, isso se julgarmos o método falho de votação citado acima.
Meu Voto: João Baldasserini

Ator ou Atriz Mirim
- Gabriel Palhares (Caju - Liberdade, Liberdade)
- J.P. Rufino (Pirulito - Êta Mundo Bom!)
- Mel Maia (Joaquina - Liberdade, Liberdade)
A Mel Maia é forte candidata, ela é muito querida e tem fãs espalhados pela internet, embora o Rufino tenha trabalhado num novela de grande sucesso e seja meu favorito, já o Gabriel Palhares classifico como zebra.
Meu Voto: J.P. Rufino

Ator Coadjuvante
- Anderson Di Rizzi (Zé dos Porcos - Êta Mundo Bom!)
- Gabriel Leone (Miguel - Velho Chico)
- Marco Ricca (Mão de Luva - Liberdade, Liberdade)
Aponto meu favorito particular ao Marco Ricca, Prêmio APCA de melhor ator de TV, sem contar a atuação na Nova Escolinha como Pedro Pedreira. Os outros dois tem até alguma chance, mas Ricca leva ligeira vantagem.
Meu Voto: Marco Ricca

Atriz Revelação
- Amanda de Godoi (Nanda - Malhação, Seu Lugar no Mundo)
- Giullia Buscacio (Olívia - Velho Chico)
- Lucy Alves (Luzia - Velho Chico)
Polarizado, a indicação de Lucy Alves no Prêmio APCA de melhor atriz de TV conta pontos a seu favor, mas vai pintar nova marmelada por causa de uma atriz, no caso a gatíssima Amanda de Godoi, que atua em Malhação, Seu Lugar no Mundo.
Meu Voto: Lucy Alves

Cantora
- Anitta
- Ivete Sangalo
- Marília Mendonça
As categorias musicais estão super-equilibradas. A Ivete tem um público enorme, a Marília é a revelação do ano e a Anitta é como o Paulo Maluf, seu índice de rejeição é maior que sua popularidade em época de eleição.
Meu Voto: Anitta

Cantor
- Luan Santana
- Tiago Iorc
- Wesley Safadão
Outra categoria equilibradíssima. O Luan está no auge e na zona de segurança, o Safadão fez barulho e despontou nas paradas de sucesso, mas a revelação Iorc e seu minimalismo podem desequilibrar a disputa e levar a melhor.
Meu Voto: Luan Santana

Atriz de Série, Minissérie ou Seriado
- Adriana Esteves (Fátima - Justiça)
- Debora Bloch (Elisa - Justiça)
- Taís Araújo (Michele - Mister Brau)
Duelo de cachorro grande, chega a ser impossível prever quem ganha a disputa, mas a disputa mesmo será entre as atrizes da minissérie Justiça apesar da pequena vantagem em favor de Adriana Esteves.
Meu Voto: Adriana Esteves

Ator de Série, Minissérie ou Seriado
- Cauã Reymond (Maurício - Justiça)
- Jesuíta Barbosa (Vicente - Justiça)
- Lázaro Ramos (Brau - Mister Brau)
À exemplo da disputa entre as atrizes, os atores de Justiça prometem um duelo pau a pau. Não sei analisar paulatinamente, mas o Cauã está cada vez mais deixando a figura de sex-symbol para se tornar um ator cada vez mais sério.
Meu Voto: Cauã Reymond

Jornalista
- Ana Paula Araújo
- Sandra Annenberg
- William Bonner
Quem é mais simpático, quem tem mais popularidade no comando de um telejornal? Essa é a pergunta escondida nessa categoria e que promete ser polarizada entre a Sandra e o Bonner, a Ana Paula, mesmo zebra, pode surpreender.
Meu Voto: Sandra Annenberg

Comediante
- Dani Calabresa
- Marcelo Adnet
- Welder Rodrigues
O casal da comédia disputando entre si a categoria. A Nova Escolinha pode ajudar quem foi o melhor este ano e sinceramente, a Dani arrebentou como a Dona Catifunda e foi considerada a melhor personagem no Twitter.
Meu Voto: Dani Calabresa

Atriz Coadjuvante
- Camila Queiroz (Mafalda - Êta Mundo Bom!)
- Dira Paes (Beatriz - Velho Chico)
- Juliana Paiva (Cassandra - Totalmente Demais)
Se for pela experiência, Dira Paes pode levar a melhor. Se for pela popularidade, a vitória será de Juliana Paiva. Mas se for pela rápida ascensão, quem ganha é Camila Queiróz, que até contracenou com sua "sósia" Déborah Secco.
Meu Voto: Dira Paes

Música do Ano
- 50 Reais (Naiara Azevedo)
- Amei Te Ver (Tiago Iorc)
- Eu, Você, o Mar e Ela (Luan Santana)
Luan e Iorc podem fazem barba e cabelo se um deles (caso Safadão não atrapalhe os planos de ambos) ganhar a categoria de Melhor Cantor, mas a contundência dos R$ 50, que liderou as paradas, pode provar que as mulheres são maioria na internet.
Meu Voto: 50 Reais

Ator de Novela
- Felipe Simas (Jonatas - Totalmente Demais)
- Mateus Solano (Rubião - Liberdade, Liberdade)
- Sergio Guizé (Candinho - Êta Mundo Bom!)
Disputa polarizada entre Mateus Solano e Sérgio Guizé? Errado, apesar da ligeira vantagem de Guizé, indicado ao Prêmio APCA de melhor ator de TV, à exemplo de Lucas Lucco, vai pintar marmelada favorável a Felipe Simas.
Meu Voto: Sérgio Guizé

Atriz de Novela
- Andreia Horta (Joaquina - Liberdade, Liberdade)
- Camila Pitanga (Maria Tereza - Velho Chico)
- Marina Ruy Barbosa (Eliza - Totalmente Demais)
Andréia Horta, Prêmio APCA de melhor atriz de cinema, corre por fora porque pode haver nova marmelada com Marina Ruy Barbosa, mas Camila Pitanga pode impor o voto da emoção pelo fato de ter contracenado com Domingos Montagner, pouco antes dele morrer.
Meu Voto: Andréia Horta

Personagem do Ano
- Coronel Afrânio (Antonio Fagundes - Velho Chico)
- Dona Encarnação (Selma Egrei - Velho Chico)
- Pancrácio (Marco Nanini - Êta Mundo Bom!)
Achei essa categoria meio boba pro meu gosto e a disputa deve ser equilibrada. O Fagundão é consagradão, o Prêmio APCA de melhor atriz de TV conta pontos pró-Selma Egrei, mas aponto Marco Nanini como favorito absoluto.
Meu Voto: Dona Encarnação

Acho até meio exagerado a Globo anunciar o Troféu Domingão do Faustão como o "maior prêmio da televisão", seria mais conveniente anunciá-lo como o "prêmio mais importante da Rede Globo de Televisão". Dentre o conjunto de categorias, eu substituiria o de Personagem do Ano e colocaria Melhor Dupla Sertaneja porque entra ano e sai ano, as duplas sempre estão em evidência nas paradas de sucesso e merecem concorrer a estatueta Global. E voltando a questão das premiações, a Globo, no fundo, estaria sim disposta a fazer seus artistas e programas disputarem a preferência da crítica segmentada em TV de todo o Brasil com os das outras redes, desde que tal premiação não seja promovida por uma concorrente e sim por um órgão neutro e independente que faça a organização mais correta possível (dos votos a entrega de troféus), livre de toda e qualquer influência e pressão de donos astutos, invejosos e vaidosos das emissoras adversárias, que querem autopromover seus prefixos usando certos "jurados" que estejam todinhos a seu favor e selecionados a dedo por toda sorte de "produção", isso é lamentável e deveria ser terminantemente proibido por lei. Mas precisa pôr pra fora essa coerente reivindicação. Pois, com ética e inteligência, a Globo está mais do que correta em sua posição em manter tal premiação interna como "termômetro", além de prestigiar verdadeiramente seus talentos. Espero que, com essa mensagem, eu possa ganhar mais apoio pela independência e neutralidade do Troféu Imprensa e prevenir seu atual detentor em fazer uma piadinha grosseira sobre o falecido ator Domingos Montagner (ele que vai se ver com os familiares do ator na Justiça, olhem o que eu tô falando). E enquanto meu sonho não chega, cabe a esperar para ver o grande e glamouroso evento de entrega do Troféu Domingão do Faustão no penúltimo domingo de 2016: 18 de dezembro. Para quem não tem olho mecânico como eu tenho, peço para que se preparem psicologicamente para as iminentes e corriqueiras marmeladas que poderão abundar de novo, se não corrigirem logo o sistema falho de votação interativa. E pra terminar, já mando avisar aqueles que irão comentar os vencedores nas próximas semanas: "Marmeladinha" é coisa de viado!!!

Confiram o link com a lista de indicados e informações sobre o andamento da votação do Troféu Domingão do Faustão no portal GShow: http://gshow.globo.com/tv/noticia/2016/11/melhores-do-ano-conheca-os-indicados-ao-premio-em-2016.html