HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

segunda-feira, 6 de março de 2017

OPINIÃO: 2017 - Ano de Comemorações Importantes na TV Brasileira

Acabaram-se as férias prolongadas de verão, acabou o carnaval e acabou o horário brasileiro de verão. Pode-se dizer que só agora, no mês de março, começa pra valer o ano de 2017. Ainda mais para as emissoras de TV que esperam esta época do ano para divulgarem suas estreias, suas novas programações, seus lançamentos, seus novos horários, enfim. Quando o povão torna a se ajeitar nos sofás e poltronas da vida e após um longo dia de trabalho, ligam a TV para se deleitarem com as atrações diárias que o veículo tem a oferecer, bons ou maus. Mas, já notaram que o ano de 2017 vai ser o mais importante para a nossa televisão? Teremos uma infinidade de comemorações relevantes pelas quais não podemos deixar passar desapercebidas, E o blog ÊHMB De Olho Na TV está aqui pra isso, apresento aqui minhas sugestões de homenagens e comemorações para quem gosta, ama, curte, respira, acorda, almoça, janta e dorme televisão:


Silvio Luiz - pelos 65 anos de carreira na TV
Olho no lance! Pelo amor dos seus netinhos, o velho tá inteiro do alto de seus joviais 83 anos (a serem completados em julho) e em plena atividade. O auto-intitulado "legendador de imagens" é até hoje cultuado pelo estilo arrojado de narrar futebol, mas sua carreira televisiva não se resume a isso, ele já foi ator, diretor, apresentador, produtor, repórter de campo e até jurado.


Programa Silvio Santos - pelos 55 anos no ar
Muita gente tá bronqueada comigo devido as críticas agressivas que venho fazendo do "futuro presidente". O que critico é o momento atual, mas a história comprova e reconhece que Silvio Santos fez escola, foi um divisor de águas, tornou o domingo (então enfestada de reprises da semana) um dia nobre pra televisão com shows, jogos, sorteios, concursos, etc e deixou grande legado. Satisfeitos?


Rede Bandeirantes - pelos 50 anos no ar
As bodas de ouro de uma das emissoras mais importantes da televisão brasileira, a nossa estimada Band. Ela é uma das precursoras das transmissões em cores, difundiu o esporte na telinha, pioneira nas transmissões via-satélite, acompanhou as transformações políticas do Brasil e que atualmente vem precisando de um "up" para reconquistar a confiança de um mercado muito cruel.


Fundação Padre Anchieta - pelos 50 anos de existência
Essa notável instituição, que é a mantenedora da nossa querida TV Cultura, totalmente autônoma do Governo de São Paulo, é responsável pela implantação do conceito de televisão pública sem ser extremamente educativa ou com a imagem duvidosa de emissora estatal, sua tarefa é diversificar o conhecimento humano, meio que a duras penas, apesar de tantas e corriqueiras dificuldades.


Boni - pelos 50 anos de sua chegada à TV Globo
Ele é um grande gênio da televisão, merece ser clonado. Publicitário de formação com enorme visão, focado, humilde e incentivador da programação de qualidade na TV brasileira, sua ida a TV Globo, onde permaneceu por 30 anos, é um fato louvável, fez com que uma emissora sem rumo no mercado, porém bem organizada, superasse grandes dificuldades para se tornar a líder que ela é até hoje.


TV em Cores - pelos 45 anos de sua implantação no Brasil
Sob exigência do medonho Governo Militar na tentativa de modernizar na marra o veículo televisão, então visto pelo poder da época num instrumento de integração nacional para tal, não deixou de ser um grande avanço e que melhorou significativamente a estética do veículo, permitindo grandes investimentos.


TV Digital - pelos 10 anos de sua implantação no Brasil
Com o desligamento do sinal analógico em São Paulo, em 29 de março, o fato é de extrema importância, demonstrando o grande passo de um avanço tecnológico da TV brasileira por mais que isso ainda não esteja 100% popularizado e familiarizado com o grande público, isso porque ainda é predominante o uso das TVs "de tubo". É preciso muita calma nessa hora.


Centenário do Chacrinha - os 100 anos de nascimento do Velho Guerreiro*
Sem dúvida, um dos maiores ícones da televisão merece uma digna homenagem para tal, ele introduziu o estilo carnavalesco de se fazer televisão. Inicialmente criticado por fazer da TV um "circo de horrores" logo foi reconhecido pela maneira simples de algo que sabia fazer sem medir esforços: se comunicar. Alô, seu Oldemário, o Chacrinha vai festejar seu centenário! Teresinhaaaa...

* Há fontes que certificam que Chacrinha teria nascido em 1915, mas o próprio Abelardo Barbosa garantia que nasceu mesmo em 1917. Controvérsias à parte, não podemos deixar passar isso em branco.