HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

sábado, 8 de dezembro de 2018

ESPECIAL: A Minha Coletânea de Viradas do Ano na TV Brasileira

O meu canal no YouTube completou no último dia 5 de dezembro, 12 anos no ar, e para comemorar atrasado o aniversário do meu canal já "adolescente", o blog ÊHMB De Olho Na TV disponibilizará para vocês um conteúdo especial de lá: a minha coletânea de vídeos registrando as viradas do ano na TV brasileira em um espaço de tempo de 12 anos (olha só que coincidência!). Até porque nesta época do ano, uma coletânea dessas de imagens de Reveillón do passado é bem propícia. Pois bem, como todos notam, todos os vídeos foram gravações da programação da Rede Globo (imbatível em matéria de programação especial para o fim de ano), registradas por canais extintos ou não ou em arquivos compartilhados que por aqui receberam tratamento especial de áudio e vídeo. Confiram:

1987/1988: Este vídeo foi inicialmente postado pelo canal agchrist, mas com o cancelamento do canal, o vídeo foi deletado. Algum tempo depois, foi recuperado pelo canal de Carlos Eduardo, mas repostei com o áudio devidamente sincronizado. Aqui vemos o último comercial de 1987, cuja cota fora adquirida pela Rhodia, seguido de um clipe bem legal da chegada de 1988 com a inconfundível narração do polêmico dublador Márcio Seixas instruindo uma família a fazer todas as superstições e simpatias existentes para entrar no ano novo "corretamente" (ou melhor dizendo, "com o pé direito"). Reparem que uma das integrantes dessa família é a atriz Patrícia Lucchesi, a eterna garota do comercial do primeiro sutiã. Imperdível!


1988/1989: Retirado de um vídeo postado pelo canal polys77, esta virada do ano aproveitou muito bem o sucesso televisivo de então, a TV Pirata. Tudo começa com o último comercial de 1988, a cota dessa vez foi adquirida pela Caixa Econômica Federal, seguido de um top de 5 segundos e um clipe bem engraçado com todos os quadros e personagens do programa humorístico para marcar a chegada de 1989: Esporte Esportivo, Fogo no Rabo, Hospital Geral, TV Macho, As Presidiárias, Boletim Urgente, Detetive Pestana, Essa é Sua Vida e Black Notícias. Enquanto isso, a embarcação Bateau Mouche naufragava na Baía de Copacabana e a informação só foi conhecida muitos minutos depois.


1989/1990: Este vídeo foi também inicialmente postado pelo canal agchrist, mas com o cancelamento do canal, o vídeo foi deletado. Mas também foi recuperado pelo canal de Carlos Eduardo e também o repostei com o áudio sincronizado. Este é considerado a melhor virada de ano de todos os tempos, começando com o último comercial dos anos 80, patrocinado pela Nestlé, iniciando as comemorações dos 100 anos do Leite Moça (cujo jingle foi gravado e produzido pelo grupo Placa Luminosa), seguido da inesquecível vinheta comemorativa dos 25 anos da Rede Globo ("Não tem pra ninguém / a Globo 90 é nota 100!") marcando a chegada arrasadora da década de 90. Convenhamos, não foi um ano digno de ser lembrado pela emissora-líder, fora desbancada da sua supremacia ibopística pelo SBT (programas de auditório), pela Bandeirantes (transmissões esportivas) e principalmente pela Manchete (leia-se Pantanal).


1990/1991: Este vídeo teve o gentio e especial agradecimento ao bom amigo Juliano Trindade pela cortesia de me compartilhar o vídeo com imagem limpa da virada de 1990 para 1991, talvez a mais simples e mais peculiar que tivemos nos últimos tempos, isso se tratando de Rede Globo. O vídeo, na verdade, se trata de uma MONTAGEM e vou explicar porque. Tudo começa durante o Vídeo Show Especial com uma pequena mensagem do ator, escritor e apresentador Miguel Falabella, depois é exibido o último comercial de 1990 da Coca-Cola deixando uma mensagem de agradecimento e anunciando o Rock In Rio II, seguido de uma contagem regressiva para 1991 (que nada mais é o famoso top de 5 segundos), a apresentação do primeiro comercial de 1991 comemorando os 100 anos da Antarctica (originalmente, o comercial é desnecessariamente exibido duas vezes, daí a necessidade da montagem) e finalmente Falabella reaparece estourando o champagne. O mais curioso disso tudo é que a Globo, sentindo os reflexos causados pelo Plano Collor (que atingiu em cheio as emissoras na época), não fez uma entrada ao vivo sequer mostrando a queima de fogos de Copacabana, Rio de Janeiro, como manda a tradição, e teve que recorrer ao mesmo procedimento feito pelas concorrentes, uma vinheta gravada anunciando a chegada do ano novo. Fazia sentido o desejo de "muito dinheiro no bolso" para o ano novo.


1991/1992 a 1996/1997: Vindos de vídeos postados por cinco canais diferentes, este particularmente é um vídeo que há muito tempo eu desejava postar: uma coletânea COMPLETA das contagens regressivas do saudoso Reveillón do Faustão. Sob o comando singular do radiofônico Fausto Silva, ele metaforizava a virada do ano através do simbólico estouro do Saco da Sacanagem porque, segundo o próprio, se o povão ficou de saco cheio no ano que passou, tá mais do que na hora de fazê-lo estourar para ter um saco novinho em folha para aguentar os novos desaforos que virão pela frente. Faustão procurava manter os pés no chão e humanizava as perspectivas do novo ano com bastante otimismo, fugindo um pouco da alienação, demagogia e do velho clichê de que o ano vai ser melhor e cheio de esperanças, sabendo que todos nós enfrentamos problemas e desafios todos os anos. Confiram a sequência a seguir:
  1.  A Academia do Faustão e a confraternização do super-elenco Global (retirado do canal rogermania)
  2. A dupla argentina Os Sombras, um monte de modelos e a turma do Clube das Mulheres (retirado do canal SERIE TV SHOW, achei essa a mais animadinha virada do ano desta compilação)
  3. Os atores Globais Vitor Fasano, Adriana Esteves, Vera Holtz, Humberto Martins, Felipe Folgosi, Leila Lopes, Antônio Grassi, Maria Helena Dias, André Gonçalves, Betty Faria, Cissa Guimarães, Kadu Moliterno, Milton Gonçalves, Carla Marins e Fábio Sabag dançando conforme a música (retirado do canal TV SAUDADE)
  4. Um bando de figurantes das novelas Globais (retirado do canal rogermania)
  5. Novamente um bando de modelos e figurantes embalados com a apresentação da cantora Simone com a bateria da Portela (retirado do canal artdesimone1)
  6. Outra vez um bando de figurantes e a cantora Elba Ramalho com a bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel (retirado do canal de Danilo "Pedro Janov" Rodrigues, o único em que aparece o "reloginho da Globo" em tempo real)


1997/1998: Adquirido do acervo de Danilo Rodrigues, a chegada de 1998 com imagem limpa e com a volta do "último comercial do ano velho" através do Banco do Brasil. Fiz uma outra montagem porque a entrada ao vivo foi ao ar após da exibição do Vídeo Show Especial, com os repórteres Maurício Kubrusly direto da Praia de Copacabana (Rio de Janeiro) e do folclórico Márcio Canuto direto da Baía de Porto Seguro (Bahia), diante do gigantesco relógio da Globo, desenhado pelo designer Hans Donner (que estava presente no local juntamente com sua encantadora, escultural e exuberante esposa Valéria Valenssa, a eterna Mulata Globeleza), montado especialmente para fazer a contagem regressiva dos 500 anos do Brasil (que seriam celebrados em 22 de abril do ano 2000, um sábado). Segundos antes da meia-noite, entra no ar um raro vídeo especial com a contagem regressiva para o novo ano feita pelos artistas Globais dando início ao tão falado projeto Brasil 500 e na sequência, após o estridente grito de "Feliz Ano Novo!" de Márcio Canuto (que já tava mais rouco do que de hábito), vem a tradicional queima de fogos de Copacabana para celebrar a vinda de mais um ano, apesar de ter vazado o esporro de Maurício Kubrusly com o microfone aberto devido ao estouro de um rojão ali perto.


1998/1999: Retirado do portal de vídeos do Memória Globo, a chegada de 1999 neste trechinho final da primeira edição dessa morbidez, que acabou com o charme dos Reveillóns, chamada Show da Virada, comandado por Renata Ceribelli e Zeca Camargo, direto do Morro do Corcovado, Rio de Janeiro. Para registrar ao vivo a maior festa de reveillón do Brasil, na Praia de Copacabana, a Globo mobilizou 12 câmeras, uma delas num helicóptero e outra, num dirigível. A contagem regressiva foi feita em tom poético e eu nem sei quem narrou e quem escreveu o poema que foi recitado segundos antes da meia-noite (quem souber, ficarei agradecido). Detalhe pro relógio que eu mesmo coloquei no vídeo para dar uma incrementada na "imagem limpa", até porque não tem graça acompanhar a virada do ano na TV sem estampar o reloginho na tela. O canal de íntegras do meu amigo Higor Vieira postou um trecho generoso desse mesmo programa cujo link, que também partilho a vocês, é este: https://www.youtube.com/watch?v=dlRZX04rBNU


1999/2000: Também adquirido do acervo de Danilo Rodrigues, uma edição compacta e oportuna de uma edição memorável do Show da Virada que contou com a singular apresentação (ou seria narração?) de Galvão Bueno, que mostrou as festas de Reveillón no Brasil e no mundo, além de quadros especiais da programação Global na época. Era a chegada do "Novo Milênio", apesar da insegurança causada pelo alarde que fizeram do tal Bug do Milênio que daria um tilt em todo o sistema informático de processamento de dados em todo o mundo, mas que não passou de uma farsa para amedrontar os internautas (era o início dessa epidemia do fake news). O vídeo começa exatamente quando Galvão retorna ao vivo "em definitivo" da Praia de Copacabana no Rio, após a exibição de um flash em Salvador, para comandar a sempre emocionante contagem regressiva. Assim que o relógio marcou meia-noite, o tradicional festival de fogos de artifício ditou a comemoração brasileira da chegada do novo ano, acompanhado de um medley Eu Sou o Samba/Aquarela do Brasil/O Barquinho/Tico-Tico no Fubá executado pela emissora como uma homenagem aos 100 anos da música popular brasileira, o tema escolhido para simbolizar aquele Reveillón. Nos primeiros minutos do ano 2000, a aparição-surpresa de Jô Soares anunciando oficialmente seu retorno à Globo após 13 anos, Galvão ergue um brinde ao público e Antônio Fagundes interpreta com brilhantismo de sempre um texto de Jorge Amado marcando o fim da transmissão desse que considero o melhor Show da Virada de todos os tempos (tive que cortar a insuportável música de fim de ano Global com o elenco Global erguendo seus brindes, pois o vídeo ficaria longo). Hoje, o formato se desgastou rapidamente e tornou-se um filho bastardo do Som Brasil dos anos 90. Desde então, as viradas do ano na TV brasileira perderam sua magia e ganharam em morbidez, artificialidade e sofre aquela natural crise de criatividade. Mesmo assim, aproveitem e matem as saudades!


E nunca é cedo ou tarde demais para desejar a todos vocês que acompanham meu blog e meus canais no YouTube e no G+ um Feliz Ano Novo!!! Desejo juízo para todos!