HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

sábado, 22 de fevereiro de 2020

DICA DE SITE: Uma Viagem no Tempo no MofoTV do Orkut


Na primeira década do Século XXI, surgiu um site de relacionamento que imediatamente conquistou o Brasil, o Orkut. Antes do Orkut, existiam salas de bate-papo que abrangiam as pessoas como um tudo com raros segmentos de fóruns. Com o Orkut, surgiram vários segmentos de comunidades sociais para reforçar a amizade e permitir que as pessoas conhecessem virtualmente gente nova. Essa euforia durou até 2012, quando o Facebook e Twitter se popularizaram e fizeram com que o Orkut entrasse em declínio, até que em 2014 foi desativado deixando saudades.

Uma dessas comunidades irei destacar e acabei finalmente encontrando num dos registros históricos do Orkut, que agora serve de "museu virtual" como um registro histórico de uma época em que ainda não existia internet Wi-Fi e Banda Larga era artigo de luxo para certos internautas. É a Comunidade MofoTV, criada por José Marque Neto em 2005 com um monte de tópicos relacionados à história da TV brasileira. Um dos tópicos que me chamaram atenção é intitulada "Programação Antiga-Grades" que entre 2007 e 2014, muitos seguidores puderam compartilhar uma porção de programações antigas, muitas delas comentadas. Algumas de forma maldosa e até exageradamente prepotente como as de um certo Lucas Rocha Amarante Corrêa, que tomou a si o excesso de liberdade no Orkut para bajular a programação do SBT, tornar-se hater de Fausto Silva e fazer piadas infelizes e desrespeitosas à memória de artistas já falecidos, isso deixaria qualquer um pilhado mais de uma década depois.

Para os mais afoitos, gostaria de esclarecer que, numa força tarefa de quatro dias, eu consegui salvar TODAS as programações antigas lá registradas e as datas de outras mais incompletas (que terei o prazer de completar o restante das informações), o que me permitiu a ter um estoque necessário para abastecer este blog para mais dois anos. Digo isso porque havia um certo fã-clube enrustido de canais de televisão (em especial os SBTistas das redes sociais) que tinham a mania de publicar uma programação de TV de uma única emissora numa específica data e não compartilhava os das outras emissoras, pura discriminação.

Senti ausência das grades de programação de Porto Alegre, que eram publicadas no site do jornal Correio do Povo e que poderiam muito bem alguma alma caridosa fazer o copia-cola para ser compartilhado para todos, por exemplo, a programação da extinta TV Guaíba da capital gaúcha. À propósito, o site do jornal supracitado não dá mais acesso públicos às edições anteriores de 1997 adiante por mais que exista abaixo da página a opção CP Memória para permitir a explorar seu acervo virtual, eis a prova. O periódico nos deve uma explicação se essas edições poderão futuramente estar disponíveis via PDF (bem como as anteriores a 1997 serem disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira, porque o Correio do Povo é um jornal que existe desde 1895, portanto um dos mais antigos até hoje na ativa, só perdendo para o Diário de Pernambuco, existente desde 1825).

Para quem deseja ter uma autêntica viagem no tempo, acesse o link e divirta-se. Mesmo com o fim do Orkut, foi criada uma outra comunidade MofoTV, embora extra-oficial (não reconhecida pelo Marque Neto), num outro site de relacionamento na tentativa de prosseguir continuando essa história (mas que também já peguei as programações antigas e as já publiquei por aqui), mas o tal VK, que ainda existe, não vingou no Brasil, são poucos seus usuários por aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao Marque Neto, do Rio de Janeiro, que se não fosse por ele, parte da memória afetiva à respeito da história da TV brasileira inexistiria na internet para permitir acesso fácil e pronta disponibilidade a todo tipo de gente espalhados pelos rincões do Brasil e até no mundo! Posso dizer que foi ele que começou a adubar uma semente já plantada pelo Museu da TV e outros internautas anônimos e desconhecidos como um certo Thiago Garcia de Santos, webmaster do saudoso TV Memória. Se alguém descobrir o paradeiro dele ou alguma comunidade dele no Orkut (bem como outra comunidade do Orkut que publicava programações antigas de TV na íntegra e vídeos antigos da TV brasileira que foram "upados" e ainda disponíveis pela plataforma), me comuniquem via e-mail. A ele, também expresso nossos agradecimentos e dedico esta humilde postagem.