HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

quinta-feira, 3 de março de 2016

OPINIÃO: Oscar 2016


Não sou um cinéfilo inveterado, mas gosto de assistir a um bom filme, de preferência biográficos, comédias, de época e animações. Mas desde que me conheço por gente, sempre tratei o Oscar como o maior evento de premiação do mundo e nos lança às portas dessas superproduções de Hollywood. Podemos até não conhecer direito os atores que estão lá apresentando as categorias, mas a gente pode lembrá-los por causa de um personagem de um determinado filme. Mas o que as pessoas adoram comentar é o vestuário dos convidados, principalmente as atrizes que, pobrezinhas, por causa desses "donos da verdade" das redes sociais integrariam a mais ingrata das listas já existentes por aí, as das mal-vestidas. É por essas e outras que nesse blog, peço licença para analisar o evento do Oscar do ponto de vista técnico que é minha especialidade.
Acompanhei a festa do Oscar, ocorrida na noite de 28 de fevereiro, domingo, pelo canal TNT e teve o comando de Domingas Person (a irmã da Marina e filha do saudoso cineastra Luís Sérgio Person, de "São Paulo S/A", "Cassie Jones", entre outros) e Rubens Ewald Filho (grande expert quando o assunto é cinema, além de ter sido novelista de primeira assinando, entre outras tramas, as duas versões de "Éramos Seis" nas TV Tupi e SBT). Os tradutores simultâneos Geraldo de Oliveira e Regina McCarthy penavam e se esforçavam para tentar reproduzir os diálogos dos convidados, que falavam meio depressa, mas mesmo assim tiveram um trabalho satisfatório e melhor em relação as transmissões anteriores (quando o próprio Ewald teve acumular funções para traduzir alguns diálogos além de comentar os filmes concorrentes). Isso explica porque não acompanhei pela Rede Globo, que parece não dar a mínima importância a festa do Oscar, e pelo que soube cometeu a mancada de escalar um integrante do seu elenco estelar para comentar o evento e foi crucificada por esses "cyber-bullyings" das redes sociais pela sua falta de habilidade em seus argumentos, Glória Pires. Ela não tem culpa, a culpa é de quem a escalou, mas a questão que fica é a seguinte: nenhum desses grandes cineastas brasileiros (Fernando Meirelles, Cao Hamburguer, Bruno Barreto, Walter Salles Jr., entre outros) topariam o convite da Globo, ao ponto da emissora-líder tentar uma "solução caseira"?
Voltando a festa do Oscar, o que mais me chama atenção na maior premiação do cinema mundial é sua extrema organização e nisso a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood está de parabéns, é um trabalho invejável que vai desde o acolhimento de votos até a cerimônia de premiação, isso na maior lisura possível, sem interferências externas seja de ordem econômica ou política. O que todos devem saber é que a Academia possui cerca de 6 mil membros, entre artistas e profissionais que estejam a um certo tempo trabalhando na industria cinematográfica que respondem na primeira semana do ano a um questionário preliminar indicando os melhores filmes. Quanto as outras categorias, isso fica a cargo do segmento específico de uma determinada categoria: atores, diretores, produtores, editores, entre outros. Após uma semana de apuração dos votos, são anunciados oficialmente os indicados às 24 categorias numa cerimônia de divulgação de 15 minutos aproximados. Lembrando que concorrem apenas os filmes que ficaram em cartaz no mínimo de uma semana em três salas de cinema do distrito de Los Angeles. Quanto as categorias de animação, curta-metragens, documentários e filme estrangeiro, os indicados são selecionados por comitês da Academia ao invés de serem sufragados pela classe cinematográfica. Uma vez divulgados a lista de indicados, entre um almoço e outro organizado pela Academia, os indicados finais só entram em votação um mês depois de serem anunciados e aí todos os cerca de 6 mil integrantes da Academia são obrigados a votarem em todas as categorias. O prazo médio de votação é de duas semanas e aí vale o bom-senso do votante/eleitor/jurado, enfim, o termo que você preferir, que sem pressões ou influências externas persuasivas (viu equipe de produção do Troféu Imprensa) vota naqueles que sejam dignos e merecedores de sua escolha (seja um trabalho que ele próprio participou ou que assistiu e que ficou impressionado com algum detalhe). Após o encerramento do prazo de votação, uma comissão auditora da Academia faz a contagem final dos votos e é a partir daí que são confeccionados aqueles famosos envelopes com os nomes dos mais votados de cada categoria, isto é, os vencedores do Oscar e as famosas estatuetas do guerreiro dourado, que mede 35 centímetros, pesa 4 quilos e é feita de estanho banhado a cobre, níquel, prata e finalmente foleado a ouro 24 quilates. Ela é avaliada em 200 dólares, o equivalente a 800 reais.
Depois da explicação, a festa do cinema que este ano foi realizada no Dolby Theater de Los Angeles com transmissão liderada pela rede norte-americana ABC para cerca de 100 países ao redor do mundo. Esta foi a 88ª edição do prêmio e teve o comando do ator e comediante Chris Rock. A escolha dele para apresentar o evento teve fundamento, a polêmica de não haver um indicado negro sequer e a produção do evento tirou de letra essa controvérsia convidando alguns negros como Morgan Freeman, Whoopi Goldberg, Priyanka Chopra e Pharrel Williams para apresentarem as categorias da noite ou em quadros previamente gravados, como a atriz Angela Basset ("Tina" e "Falando de Amor") que apresentou o irônico "Minuto da História Negra" onde ela homenageou um ator branco: Jeff Black ("O Amor é Cego" e "Escola de Rock"). O mestre-de-cerimônias chegou a gravar depoimentos de pessoas nas ruas sabendo a opinião de populares sobre a ausência de negros entre os indicados e exibir uma seqüência de trechos-paródias de quatro filmes indicados ao prêmio com a participação de atores negros. Mais irônico que a ausência de negros entre os concorrentes do Oscar é o fato da presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, que discursou no evento, também ser negra. Pros mal-humorados de plantão, esse clima cômico que dita o Oscar ano após ano tem fundamento: é uma questão de cultura e tradição dos norte-americanos em produzir shows cômicos e com pitadas generosas de humor, isso explica as "piadas-sem-graça" para quem assiste ao evento fora dos Estados Unidos pela televisão.
O evento, previsto para ter 3 horas e 30 minutos, teve 7 minutos de estouro quando encerrou a entrega da mais famosa estatueta do mundo, isso porque Chris Rock abriu o evento falando por 10 minutos a controvérsia da ausência de negros nos indicados e piadas de praxe dos indicados a melhor filme do ano, isso sem contar três discursos que estouraram o tempo máximos de 45 segundos para cada vencedor fazer seus agradecimentos, entre eles o do diretor de "O Regresso" Alejandro Iñarritu e do cotadíssimo da noite, o ator Leonardo DiCaprio, também de "O Regresso", ovacionado ao confirmar seu favoritismo ao Oscar de melhor ator. Foram ao todo 14 blocos e 13 intervalos comerciais, totalizando 2 horas e 47 minutos corridos de evento, descontando os intervalos, que tiveram tempo médio de 4 minutos. Quem assistiu no Brasil, o evento começou às 22h30 no horário de Brasília e encerrou-se às 2h07 da segunda-feira. Em termos de produção, a organização foi impecável com cenários, iluminação, telões tridimensionais e a decoração que se alterava a cada bloco. A edição dos filmes indicados e do vídeo inicial com trechos de filmes que estiveram em cartaz ao longo de 2015 foram ótimas, muito bem feitas, e o mais interessante é que os apresentadores das categorias estavam devidamente legendados para facilitar a identificação ao telespectador.
A elegância dos convidados sempre chamam atenção e o Chris Rock portava-se de um modelito à la garçom. Ninguém assim me impressionou pela elegância, mas listo aqui as atrizes que estavam lindíssimas no evento, podem criticar e discordar de mim à respeito do modelito dessas que irei mencionar, mas na minha humilde opinião, as mais lindas daquela noite foram: Charlize Theron, Margot Robbie, Jennifer Garner, Rachel McAdams, Kate Winslet, Sofia Vergara, Olivia Wilde, Jennifer Lawrence e Saoirse Ronan. Os momentos mais legais foram quando os personagens famosos de animação anunciaram as categorias relacionados à animação, ou seja, os Minions de "Meu Malvado Favorito" e Woody e Buzz Lightyear de "Toy Story", além de uma aparição especial dos três personagens-robôs de "Star Wars", BB-8, R2-D2 e C-3PO, deparando-se com uma réplica gigante da famosa estatueta do Oscar. O mais pitoresco foi quando Chris Rock pede aos convidados do Dolby Theater a comprarem os famosos biscoitos das escoteiras bandeirantes de Los Angeles e três blocos depois, num momento Teleton, foi anunciado quanto as escoteiras arrecadaram com a venda de caixas de biscoitos: 65.243 dólares, o equivalente a 260.972 reais. Os momentos de grande emoção foi quando Louis Gossett Jr. apresentou as homenagens póstumas do Oscar ao som de "Blackbird" interpretado por Dave Grohl (ex-Nirvana e Foo Fighters), entre outros citados destaco Christopher Lee, Maureen O'Hara, Omar Sharif, Dean Jones de "Se Meu Fusca Falasse", David Bowie e Leonard Nimoy, o eterno Dr. Spock de "Jornada nas Estrelas"; o veterano maestro italiano Ennio Morricone sendo aplaudido de pé ao conquistar o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por "The Hateful Eight" e discursando em italiano com auxílio de um intérprete; e a comovente apresentação de Lady Gaga cantando "Til it Happens to You", tema do documentário "The Hunting Gound", indicado a Melhor Canção Original. Ela, vestida de branco, tocou piano acompanhada por vários sobreviventes de agressão sexual em escolas norte-americanas. Aliás, este é o pano de fundo de uma campanha do Governo norte-americano anunciada enfaticamente pelo vice-presidente Joe Biden, que entrou no Dolby Theater sob ovação, o contrário do que aconteceria aqui no Brasil, já que os Estados Unidos levam a política muito à sério.
Como é de praxe na cerimônia do Oscar, todas as músicas indicadas a Melhor Canção Original são apresentadas no evento, mas apenas três foram interpretadas: "Til it Happens to You", "Earned It" ("Cinquenta Tons de Cinza") e a vencedora "Writing's on the Wall" ("007 Contra Spectre"), a única injustiça da noite se comparada a emocionante apresentação de Lady Gaga na primeira canção citada. As outras indicadas "Manta Ray" e "Simple Song 3" não foram apresentadas porque seus interpretes não toparam em participar do Oscar, talvez "julgando" pelo fato do evento ser "comercial demais" para uma "música de arte" que eles defendam.
No final das contas, o filme mais laureado da noite foi "Mad Max: Estarda da Fúria" com 6 Oscars (Melhor Figurino, Direção de Arte, Maquiagem e Penteados, Edição e Montagem, Edição de Som e Mixagem de Som), uma surpresa até porque a Academia não costuma premiar sagas de filmes de aventura. Depois vem "O Regresso" com 3 estatuetas (Melhor Fotografia, Diretor e Ator), seguido de "Spotlight - Segredos Revelados" com 2 troféus (Melhor Filme do Ano e Roteiro Original). Curiosamente, o filme foi o primeiro e o último a ser laureado no evento, uma prova de que "Os últimos serão os primeiros". Não posso deixar de mencionar o mexicano Alejandro Iñarritu que tornou-se o terceiro vencedor a conquistar dois Oscars seguidos de melhor diretor na história da premiação, Brie Larson escolhida como melhor atriz por "O Quarto de Jack", "Divertida Mente", merecidamente o Melhor Longa de Animação (vencendo inclusive o único representante brasileiro no evento: "O Menino e o Mundo"; só mesmo Galvão Bueno pra acreditar que o filme animado era supostamente "favorito" só porque é do Brasil) e "Amy", sobre a vida da cantora Amy Whinehouse, que conquistou o Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem. Estes foram os grandes ganhadores do Oscar 2016. Quem quiser reviver os grandes momentos do evento, os artistas que posaram para fotos no famoso Tapete Vermelho e também toda a história da Academia e da premiação com a lista de todos os indicados e vencedores desde 1929, acessem o site oficial que passarei a seguir, só que está tudo em inglês, mas vale a pena conferir: http://www.oscars.org/
Para parabenizar os vencedores da maior indústria cinematográfica do mundo, faço questão de dizer em inglês: CONGRATULATIONS TO THE WINNERS!!!