HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

segunda-feira, 13 de junho de 2016

HISTÓRIA: Pássaros Feridos

O SBT estava comemorando quatro anos no ar e estava sendo cobrada pela crítica e até por uma parcela do público telespectador em investir em programas de qualidade, pois estava sendo tachada de "monumento ao mau-gosto nacional" e apelidada de "sistema brega de televisão". Não adiantava liderar a audiência no horário nobre com programas de qualidade duvidosa e de extremo populismo, precisava conquistar as classes de maior poder aquisitivo e os anunciantes de primeiro escalão. Para isso, Silvio Santos não se fez de rogado, com a colaboração do seu então braço-direito Luciano Callegari (o qual considero o maior estrategista de televisão em toda a história) resolveu dar uma modificada na programação e ao tomar conhecimento de uma sinopse de uma minissérie estrangeira disponível para compra (da história de um amor proibido entre um dedicado padre e uma sedutora mocinha), o "Patrão" não pensou duas vezes em adquiri-la e queria tornar aquele melodrama num sucesso no Brasil, como aconteceu em vários países. Era o início da saga verde-amarela de Pássaros Feridos. A distribuidora Warner Brothers Television chegou a oferecer o tele-filme para a Rede Globo em 1984, só que a emissora-líder abriu mão do negócio com receio da Censura Federal vetar o romance por causa das aventuras sexuais de um padre. A Globo sofria pressões externas devido ao grande alcance e a enorme audiência que ela possuía (e possui até hoje).
Tudo se passa com as três gerações da família Cleary durante 40 anos, entre as décadas de 20 e 60. A rabugenta Mary Cleary Carson, solitária proprietária da fazenda de criação de ovelhas Drogheda, se mostra apaixonada pelo padre Ralph de Bricassant, que por sua vez a rejeita implacavelmente. Bricassant acaba conhecendo a sobrinha-neta da fazendeira, a doce Meggie, da qual ele torna seu protetor. Anos depois, após saber da morte da dona da fazenda (que deixa uma herança de 13 milhões de libras esterlinas a ele), Ralph reencontra a garota já adolescente e acaba despertando uma impetuosa e proibida paixão entre os dois. Mas em meio a reviravoltas, terá de lutar contra si mesmo: ou largará a igreja para ceder a beleza de Meggie ou manterá firme o celibato para chegar ao cargo de cardeal arcebispo da Igreja Católica, seu grande sonho. Ralph imediatamente consegue sua ascensão, sendo obrigado a rejeitar o amor de Meggie, que por sua vez se casa com o rústico tosador de ovelhas Luke O'Neill e acaba tendo uma filha com ele. Logo, os dois se separam e Meggie e Ralph, coincidentemente, se reencontram numa ilha deserta onde acabam se entregando de amor um ao outro. A cena de amor entre os dois foi classificada pela revista norte-americana Newsweek como "a mais erótica da TV de todos os tempos" e ainda foi apresentada pelo Troféu Imprensa como o "momento mais marcante de 1985". Mas o cardeal se arrepende, toma consciência do pecado que cometeu ao cair em tentação, só que ele não sabe que deixou a moça grávida. Em 1962, Meggie já era mãe de dois filhos crescidos, mas com tratamentos diferentes (maltratava a filha que teve com O'Neill e demonstrava carinho com o filho que teve com Ralph), e depois de muita espera, reencontra-se com o padre e revive uma noite de amor como a muito tempo não tinha.
A minissérie Pássaros Feridos é baseada no best-seller homônimo da escritora australiana Colen McCullough, sendo publicado pela primeira vez em 1977 e editado em 21 países, sendo sucesso absoluto de vendas em todos eles e dentre os quais o Brasil (que lançou o romance em junho de 1978), que até então foram vendidos 240 mil exemplares, totalizando 15 edições (a última havia sido impressa em outubro de 1980), e estava se preparando lançar a 16ª tiragem do livro através da editora Difel. O título da obra foi inspirado numa lenda celta: um pássaro passa a vida inteira procurando um espinheiro e quando o encontra, se atira nos galhos pontudos e emite seu único e sofrível canto de toda sua vida. Produzido pela Warner Brothers Television e exibido pela rede norte-americana ABC em março de 1983, o custo total de produção foi milionário: 20 milhões de dólares. A trama foi gravada nos estúdios da Warner Corporation em Hollywood com belas locações na Califórnia e no Havaí, chegando a envolver o aluguel de 1.500 ovelhas e até de um canguru que teve um ataque cardíaco nas primeiras filmagens e morreu, mas teve tempo de ser registrado no primeiro capítulo. Contando com a produção de Stan Marguiles e David Wolper e direção de Daryl Duke, o elenco contou com nomes importantes e conhecidos do grande público para os papéis principais: Richard Chamberlain, Barbara Stanwyck, Christopher Plummer, Sydney Penny e Rachel Ward. Além deles, estavam também no elenco Jean Simmons, Richard Kiley, Ken Howard, Piper Laurie, Mare Winningham e Bryan Brown.
O SBT havia adquirido os direitos de exibição de Pássaros Feridos em agosto de 1984 por 130 mil dólares e o transformou em uma série de cinco capítulos com 120 minutos cada a serem exibidos entre 19 e 23 de agosto de 1985, justamente na semana de seu quarto aniversário. Suas primeiras chamadas começaram a ir ao ar nos intervalos da programação em junho e foi somente em agosto, faltando pouco mais de duas semanas para a estréia, que apostou num maciço e inédito esquema de divulgação jamais utilizado por uma emissora de TV: foram investidos 370 milhões de cruzeiros em publicidade em anúncios de página inteira em jornais e revistas e até em spots para emissoras de rádio do eixo Rio-São Paulo. O espaço reservado para cinco cotas comerciais foram vendidos em tempo recorde, embolsando mais de 2 bilhões de cruzeiros pelo patrocínio de Niasi Cosméticos, Relógios Cosmos, Colchões Probel, São Paulo Alpargatas e Laboratórios Dorsay (cada cota custava 410 milhões de cruzeiros), sem contar as cotas suplementares adquiridas pelo Banco Itaú (próxima atração) e Philips (top de 8 segundos). Nos dias 11 e 18 de agosto, Silvio Santos anuncia a seus telespectadores, com total naturalidade, durante seu programa: "Segunda-feira, dia 19, logo depois da novela da Globo, vocês vão poder assistir aqui no SBT a um filme sensacional: 'Pássaros Feridos'. Não precisam deixar de assistir a novela. Assistam a novela e depois vejam o nosso filme. Este filme é muito bom, um filme que eu já assisti várias vezes e é ótimo. Conta a estória de um padre que se apaixona pela sobrinha de uma fazendeira, não percam. Mas lembrem-se: o filme só vai começar depois que a novela da Globo terminar, é claro que é uma bela novela e eu também assisto, mas 'Pássaros Feridos' é muito melhor, é um programa espetacular". Ao anunciar a atração, Silvio, que aproveitou em exibir pequenos trechos de cenas da minissérie durante seu programa, espantou seu público telespectador, pois a "novela da Globo" que ele se referia era nada mais, nada menos, que Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, a novela de maior sucesso da história da teledramaturgia brasileira que, literalmente, parava o Brasil conquistando índices de 80% de audiência nacional (e que arrematou quatro Troféus Imprensa de 1985: melhor novela, melhor ator com Lima Duarte, melhor atriz com Regina Duarte e revelação do ano com Cláudia Raia). Muitos achavam o cúmulo de uma "concorrência desleal", o Silvio fazer promoção indireta de Roque Santeiro para fazer de Pássaros Feridos um grande sucesso, nem que seja "na marra". Era a primeira vez na história que um programa de TV era lançado usando a programação da emissora concorrente. Isso se repetiu em 1994 com a estréia da novela Éramos Seis e tal prática tornou-se muito comum nos bastidores do SBT.

Como foi o esquema inédito de divulgação de Pássaros Feridos:
- Inserção de teasers (chamada superficial de poucos segundos) em junho
- Amostras da minissérie passam a ser exibidos em julho
- Divulgação da data de lançamento desde o começo de agosto, duas semanas antes da estréia
- Anúncios de página inteira foram publicadas sexta, sábado e domingo em nove jornais de São Paulo e três do Rio de Janeiro
- Chamadas no rádio e publicidade em revistas nacionais totalizando 7 milhões de cruzeiros (mais da metade pelo sistema de permuta, como é conhecida a troca de divulgação publicitária)

Pássaros Feridos quebrou recordes e conquistou índices líderes de audiência pelo mundo. Na Austrália, onde se passa a trama, conseguiu 44% de audiência. Nos Estados Unidos, onde a série foi gravada, obteve 42% de audiência. E na Europa, o recorde pertence à Itália, onde atingiu 39% de audiência com a exibição da minissérie. A recompensa disso tudo foi a conquista de seis prêmios Emmy, considerado o "Oscar da televisão mundial": melhor atriz com Barbara Stanwyck, melhor ator coadjuvante com Richard Kiley, melhor atriz coadjuvante com Jean Simmons, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor maquiagem. No Brasil, não foi diferente: a direção do SBT esperava em conseguir índices de 25 a 30 pontos de audiência na exibição de Pássaros Feridos, porém, as expectativas foram superadas. Um diretor de marketing da emissora previa que a Globo colocaria um longo capítulo especial de Roque Santeiro para atrapalhar o início da minissérie devido ao alarde feito por Silvio Santos.
Na segunda-feira, dia da estréia, desencadeou-se a primeira guerra de audiência entre Globo e SBT. Percebendo que seria seriamente ameaçada pela astuta concorrente, a Rede Globo resolveu esticar por mais 10 minutos sua novela e o SBT passou então a adotar uma artimanha que seria repetida anos mais tarde: a determinação de preencher o espaço vazio da programação com desenhos animados da Pantera Cor-de-Rosa (estampando na tela o seguinte GC "Dentro de instantes, assista 'Pássaros Feridos'"), que poderia ser interrompido a qualquer momento assim que a novela Global encerrasse. Silvio Santos havia garantido a seus telespectadores que Pássaros Feridos entraria no ar no minuto seguinte ao encerramento de Roque Santeiro (só que o interprograma tinha quase 3 minutos de duração!) e o tele-filme estreou exatamente às 21h28, conseguindo grande audiência para o horário (veja quadro abaixo). Na terça-feira, sentindo baque provocado pela minissérie do SBT, a Globo reagiu e partiu pra valer para o ataque: esticou por mais 15 minutos o Jornal Nacional, cujo encerramento só aconteceu às 20h40 quando começou Roque Santeiro, que por sua vez teve 20 minutos de prolongamento, se encerrando às 21h55. Na quarta-feira, a minissérie só pôde entrar no ar às 21h50, na quinta às 21h53 e na sexta, chegou-se ao cúmulo da novela Global findar seu capítulo às 22h05, causando sérios atrasos na programação, mas nada atrapalhou o sucesso de audiência de Pássaros Feridos. São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia colocaram a minissérie do SBT no primeiro lugar de audiência, mas no Rio de Janeiro, reduto Global, Pássaros Feridos não obteve a liderança, porém, quadruplicou os índices de audiência do SBT na Cidade Maravilhosa e de quebra conseguiu tirar da Globo 20% de audiência do horário nobre. A imprensa na época destacou enormemente o feito, que pode ser definido nesta frase: "Enquanto os telespectadores terminavam de ouvir um sermão moralista do padre Hipólito em 'Roque Santeiro', se preparavam para mudar de canal e acompanhar os dramáticos lances da impetuosa paixão do padre Ralph de Bricassart em 'Pássaros Feridos'". No final das contas, o SBT obteve lucro de 3 bilhões e 200 milhões de cruzeiros com a minissérie.

SBT x Globo no horário nobre (na faixa das 21h30 às 23h30):

São Paulo
19/8: Pássaros Feridos - 47 / Viva o Gordo - 27
20/8: Pássaros Feridos - 50 / Terça Nobre: Magnum - 14
21/8: Pássaros Feridos - 41 / Chico Anysio Show - 21
22/8: Pássaros Feridos - 31 / Globo Repórter - 22
23/8: Pássaros Feridos - 42 / Tenda dos Milagres - 17

Porto Alegre
19/8: Pássaros Feridos - 47 / Viva o Gordo - 21
20/8: Pássaros Feridos - 48 / Terça Nobre: Magnum - 22

Curitiba
19/8: Pássaros Feridos - 47 / Viva o Gordo - 19

Rio de Janeiro
19/8: Viva o Gordo - 47 / Pássaros Feridos - 27
20/8: Terça Nobre: Magnum - 46 / Pássaros Feridos - 21
21/8: Chico Anysio Show - 42 / Pássaros Feridos - 22

Média Semanal Segundo o IBOPE:
São Paulo: SBT - 44 / Globo - 16
Belo Horizonte: SBT - 36 / Globo - 23
Porto Alegre: SBT - 50 / Globo - 26
Curitiba: SBT - 48 / Globo - 19
Goiânia: SBT - 39 / Globo - 31

Média Semanal Segundo a Audi-TV:
São Paulo: SBT - 37 / Globo - 17
Rio de Janeiro: SBT - 24 / Globo - 29

Curiosidades:

* Pássaros Feridos foi o único programa de TV que conseguiu vencer a Globo no horário nobre em 1985, algo considerado impossível para aqueles tempos. A Audi-TV publicou uma lista com os 10 programas mais assistidos de São Paulo entre 19 e 25 de agosto de 1985 com uma agradável surpresa: Pássaros Feridos aparecia em nono lugar no ranking geral da semana, obtendo índice de 37 pontos de audiência. Foi com isso que o SBT quebrou um tabu: pela primeira vez em mais de 10 anos, os 10 programas de maior audiência em São Paulo não estavam sendo amplamente dominados pelas atrações Globais como era de costume. A minissérie chegou até ser premiada simbolicamente pelo Troféu Imprensa como o "melhor longa-metragem exibido na TV em 1985" (só pra proteger a imagem do SBT, desde aquela época, e ninguém fez nada para combater isso). Pássaros Feridos foi reprisada quatro vezes: em fevereiro de 1986 (na sessão Grandes Reprises), em janeiro de 1988 na Semana Série (cumprindo uma cláusula contratual que previa outras duas exibições da minissérie em um prazo de três anos), em março de 2000, exibida após o Show do Milhão (com capítulos de 60 minutos de duração) e em outubro de 2006 numa versão remasterizada e sem cortes (se aproveitando do encerramento do primeiro turno das eleições presidenciais daquele ano e servindo de comemoração aos 25 anos do SBT).

* Pássaros Feridos esteve também na lista dos 10 livros mais vendidos do gênero ficção. A minissérie ajudou o romance de Colen McCullough, que a inspirou, a alavancar suas vendas em 33 livrarias de 11 cidades brasileiras. A editora Difel tinha lançado a 16ª edição do livro com tiragem de 150 mil exemplares. Na semana de exibição da minissérie, Pássaros Feridos era o nono livro mais vendido, mas na semana seguinte, pulou para o quarto lugar, graças a promoção feita pelo próprio SBT, anunciando a publicação do livro no encerramento de cada capítulo da minissérie.

Frases:

Eu achei que a Globo estava muito quieta, o que era estranho. Quando lancei "Masada", a Globo veio com "Shogun" e "Os Últimos Dias de Pompéia". Eu havia pago 240 mil dólares por "Masada" e tive prejuízo. Agora, senti que ela ia jogar o "Roque Santeiro" em cima de mim, bem quietinha. Pensei: 'Pode deixar', e fiz a propaganda do "Roque" e dos "Pássaros". A Globo errou ao não colocar uma coisa melhor para concorrer com "Pássaros Feridos". Tivemos sorte, pois a Globo não tinha nada de muito bom para oferecer.
Silvio Santos, em entrevista para a Veja em 1985

Os programas (da Globo) são muito bem produzidos mas não chegam a seduzir o público, especialmente o de renda mais baixa. Imaginamos que, com uma boa atração, poderíamos dividir a audiência. O "Viva o Gordo" é um programa inteligente, mas não agrada à classe C. Chico Anysio não está num ano brilhante, "Globo Repórter" e a programação de sexta-feira têm altos e baixos. Na verdade, mais baixos que altos. E por aí que tínhamos que cutucar o adversário.
Luciano Callegari, superintendente operacional do SBT em 1985

No meu canal no YT postei TODOS os intervalos comerciais exibidos durante os cinco capítulos de Pássaros Feridos da época, exatamente entre 19 e 23 de agosto de 1985. Encerro este post compartilhando com todos vocês o link de um vídeo raríssimo no qual tive o privilégio de postar em primeira mão: o interprograma de espera de Pássaros Feridos. Começa com um trechinho final do Momento Menudo, dois boletins do informativo Últimas Notícias (notem o nervosismo do apresentador Marcel Abadiè pelo fim da novela Global, ele até ri discretamente quando lê notas sérias) e um trecho rápido do desenho animado da Pantera Cor-de-Rosa (dois desenhos foram exibidos, um deles tive que cortar para não violar a política de direitos autorais), além é lógico das vinhetas que antecederam a estréia da minissérie estrangeira, deleitem-se: https://www.youtube.com/watch?v=3p7HooQCMJ4