HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

sábado, 20 de janeiro de 2018

DICA DE SITE: Colecionador de Copas


Estamos em 2018 e o momento mais aguardado do ano em todo o planeta é, sem dúvida, a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada na Rússia. Para entrar já no clima de uma verdadeira maratona futebolística de 64 jogos em 31 dias de disputa, recomendo a vocês um blog que mostra a história da competição de um ponto de vista bem familiar: da mídia, seja jornal, rádio ou, principalmente, televisão.
É o blog Colecionador de Copas - A história dos mundiais contada pelo rádio e a TV, do webmaster Thiago Uberreich. Ele é formado em jornalismo, sendo especializado em esportes e que trabalha na Jovem Pan. Seu grande hobby é colecionar os fatos correlatos a histórias das 20 Copas do Mundo até agora disputadas, seja em jornais, revistas e até em vídeos que consegue de outros colecionadores, a ponto de obter um dos maiores acervos pessoais sobre futebol no Brasil contando com uma coleção de cerca de 2 mil DVDs.
Sua paixão pelas Copas do Mundo é tal que foi recompensado pelo Prêmio EMBRATEL, na categoria de Reportagem Esportiva, produzindo uma série sobre a história dos Mundiais através da Rádio Jovem Pan. Mas não parou por aí, até o momento produziu outras três séries sobre as transmissões das Copas pelo rádio: Vozes do Tri, sobre a Copa de 70, 50 Anos do Bi sobre a Copa de 62, e A Copa Que Nunca Acabou sobre a derrota do Brasil na Copa de 50, cujo resultado foi ter reunido os áudios de todos os jogos da Seleção Brasileira na íntegra na competição em que deu-se o luxo de perder para o aguerrido Uruguai em pleno Maracanã.
No blog, você vai encontrar anúncios antigos e até grades completas de programação de TV da época anunciando a transmissão de jogos das Copas de 70, 74 e 78. Fala também da cobertura pelo rádio ao longo dos anos e os áudios das séries A Copa Que Nunca Acabou e Vozes do Tri. Pois é, quando o maior evento do ano, a Copa do Mundo, estiver se aproximando, acesse o blog Colecionador de Copa, quem sabe até lá estejam todos os torneios até agora disputados, pois só tem até a Copa de 2006. Você pode também entrar em contato com ele por e-mail para críticas, sugestões e até correções (eu até mandei pra ele uns prints do Acervo Digital da Folha e links do Estadão através do Internet Archive Wayback Machine). Vamos aguardar por grandes histórias durante a cobertura da Copa de 2018 porque em junho, a coisa vai estar russa... para eles, não para nós!

Segue o link de Colecionador de Copas de Thiago Uberreich e divirtam-se:
http://colecionadordecopas.blogspot.com.br/2016/11/a-historia-das-copas-de-70-74-78-e-82.html

E lembrem-se, quando não tiver programação antiga para ser postada, uma surpresa pode aparecer no blog ÊHMB De Olho Na TV, mas NÃO todos os dias, pois minha mente precisa descansar.