HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

DICA DE SITE: TV Baú e Revista Melodias

Você já teve a curiosidade e a satisfação de poder folear ou visualizar virtualmente uma daquelas revistas antigas sobre televisão e os ídolos do passado? Ou pra ser mais preciso, poder ler as reportagens de uma revista extinta que estampa uma capa arrasa-quarteirão, pra não dizer sensacionalista, com o seguinte apelo visual: Silvio Santos disfarçado de careca.
Isso é possível! Descobri na internet um blog muito pouco visitado, possui mais de 120 mil visualizações, e que publicou postagens intensamente entre 7 de junho de 2012 a 5 de janeiro de 2014 e desde então não é mais atualizado. É o blog da Revista Melodias, cujo pano de fundo é a Melodias, uma revista semanal que na década de 60 era sub-titulada "A Revista da Mocidade" e tinha diversas matérias com artistas de então, notícias sobre rádio, TV, música e variedades e as conhecidas fotonovelas. Seu primeiro diretor responsável era Armando Augusto Lopes e era publicada pela Editora Prelúdio Ltda. de São Paulo, eis aí o motivo de concentrar sua cobertura na capital paulista, já que suas principais concorrentes, a revista Intervalo da Editora Abril tinha abrangência nacional e a Revista do Rádio tinha como público-alvo o Rio de Janeiro. Claro que a concorrência em São Paulo era enorme e suas rivais no segmento eram São Paulo na TV, Sete Dias na TV e Contigo (que começava a se tornar revista de TV e não somente de fotonovelas).
Com tantas opções, Melodias teve que pagar um preço bem alto, segurava a lanterna em número de vendas e a Editora Prelúdio corria o risco de fechar as portas (como ocorreu com diversas publicações segmentadas). Foi então que no início dos anos 70, o ex-diretor comercial de São Paulo na TV Plácido Manaia Nunes (criador do Troféu Imprensa em 1960) adquiriu a Melodias e propôs uma ampla reforma editorial que resultou na alteração do nome para "Super Melodias" e na capa que você estão vendo acima, do Silvio Santos careca. A história é a seguinte, a Melodias em toda sua história sempre deu apoio ao "Homem-Sorriso" (se vocês observarem as edições lá postadas, vocês poderão conhecer a história do Programa Silvio Santos, é sério!), comprovando suas cinco décadas e meia de trabalho na TV e o Plácido, então novo diretor, era muito bem visto por ele. Pra fazer a Melodias tirar o pé da lama, precisava de uma reportagem de capa bem impactante: mandou seus repórteres para as ruas de São Paulo numa pesquisa de campo e entrevistou quase duas mil pessoas sobre o que achavam de Silvio Santos. O resultado foi este: ele era careca, solteirão e fez cirurgia plástica. A "guerra" que a revista propunha era tudo armação e Silvio sabia de tudo. Plácido mostrou a ele a foto-montagem feita pela equipe de desenhistas (não existia computador, tampouco Photoshop naquela época) pois Silvio era conhecido por ter um cabelão vistoso e ganhou fama de careca, MAS ELE NÃO É CARECA. Resultado: Melodias quebrou seu recorde de vendas e tornou-se a partir daquela época uma boa opção de revista de TV + Música ao lado de Contigo, da Abril, e da recém-criada Amiga, da Bloch.
O blog Revista Melodias não é só Melodias, lá tem outras publicações do segmento (conhecidas como "revistas de salão de cabeleireiro") como Amiga, Contigo, Intervalo, Romântica, Ilusão e Sétimo Céu, além de outras como Semanário, Caras, Capricho e até Revista Placar antiga você pode encontrar por lá! Destaco também dois álbuns de figurinhas de futebol: o da Copa do Mundo de 1994 e o da Copa União de 1987, este em dois posts, mas o álbum é o mesmo (Parte 1 e Parte 2). Apesar de ser uma degustação, já vale pela simples visitação, mesmo oferecendo opção de fazer um download da revista inteira, encaminhado na plataforma Rapid Gator, mas aparece a mensagem "ficheiro não encontrado". Peço ajuda a vocês tentarem encontrar o contato com o responsável por este interessante blog porque o outro problema (além de não conseguir baixar edições inteiras das revistas lá postadas) é que não dá pra encontrar e-mail de contato com o webmaster do blog. O link é este aqui: http://revistamelodias.blogspot.com.br/
Outra dica é uma "rede de blogs" de um verdadeiro apaixonado pela TV que já esteve trabalhando no veículo dentro e fora do Brasil: Fabiano Golgo. Gaúcho de Porto Alegre, grande pesquisador da área e formado em jornalismo na PUC-RS e em universidades da Flórida e Nova York, ele trabalhou em vários veículos importantes como Jornal do Brasil, Rádio e TV Guaíba, RBS TV, fez estágio na CNN e MTV nos Estados Unidos e trabalhou até na República Tcheca em publicações importantes de lá como um Metronews e até a revista Playboy. Atualmente, ele trabalha como editor-chefe da Ubuntu Econews, segmentado no jornalismo ecológico.
O cara é crânio, a ponto de compartilhar um pouco de sua erudição das mídias audiovisuais em três blogs de memória. O TV Baú é considerado seu carro-chefe, contendo artigos de jornais e revistas sobre televisão nos anos 60, 70 e 80 que são postados de forma "bissexta". Outros blogs da "rede" dele também não deixam de ser interessantes como um que fala da censura na TV brasileira e até da extinta TV Guaíba de Porto Alegre, entre 1981 e 1984 quando era administrada pelo Grupo Caldas Júnior. Vejam abaixo os links dos blogs que ele tem:

Fabiano Golgo (sobre ele mesmo): http://fabianogolgo.blogspot.com.br/
TV Baú (seu carro-chefe): http://tvbau.blogspot.com.br/
Censura na TV Brasileira: http://censuranatv.blogspot.com.br/
TV Guaíba (de 81 a 84, na "Era Caldas"): http://tv2guaiba.blogspot.com.br/
Brazilská hudba (com vídeos musicais brasileiros): http://brazilskahudba.blogspot.com.br/

Quem quiser seguir o Fabiano, estão aqui os links dos canais dele no YouTube e Google+:

Comprovando que Fabiano Golgo é crânio em mídias, vejam a entrevista que ele concedeu ao programa Primeira Pessoa, da TVE-RS, em 28 de abril de 2014. O vídeo é separado em quatro partes, mas vale a pena:

Essas são minhas primeira dicas de site de 2018, quando não tiver programação antiga para ser postada, uma surpresa pode surgir no blog ÊHMB De Olho Na TV. Portanto, continuem ligados!