HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados

Quem viveu o ano de 1990, seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquele momento era a novela Pantanal da Rede Manchete. O fato marcou de tal forma que ficou para a posteridade as sucessivas derrotas impostas pela Globo assim que terminasse sua inabalável novela das oito, a maior delas foi em pleno dia das Bodas de Prata quando os sensuais banhos de rio do Pantanal afogaram as rajadas de sangue e tiros do filme inédito Os Intocáveis, 41 a 21 segundo o IBOPE de São Paulo. Mas teve uma semana em especial que deixou a alta-cúpula da Globo de então sem conseguir dormir. O Pantanal levou a então quarentona TV brasileira proporcionar um inacreditável fenômeno de batalhas imprevisíveis pela audiência em horários que a gente jamais pudesse imaginar, muito além do lugar comum. Essa história ninguém conta ou ninguém se lembra, mas me baseei numa reportagem publicada pela Folha de São Paulo em 25 de novembro de 1990, no caderno Televisão, e nos boletins de audiência de São Paulo do próprio IBOPE, para desenterrar um fato que o blog ÊHMB De Olho Na TV proporciona a vocês e protagonizado por três grandes emissoras da época: Globo, Manchete e SBT.

Era novembro de 1990, a Manchete já estava acomodada com o monstruoso sucesso de Pantanal, a Globo já transparecia dores-de-cabeça na tentativa de equilibrar a disputa ibopística e o SBT tanto aplaudia o Pantanal quanto perseguia a faixa nobre da emissora-líder feito gato e rato, vide os desenhos de Tom & Jerry que colocava em stand-by na espera do encerramento da novela das oito da concorrente. A semana de 5 a 11 de novembro de 1990 agitou um veículo de comunicação que ainda desfrutava do seu auge, ainda mais levando-se em conta que, com o fim da censura dois anos antes, cenas de sexo e violência eram vistas em profusão como estratégia indispensável de apelo visual para chamar a atenção de um telespectador flutuante qualquer, aquele que não se estabiliza em nenhum programa ou emissora, zapeia os canais pelo controle remoto até parar naquela cena que chamar mais sua atenção, mas quando começa o intervalo comercial, taca mudar de canal novamente. Essa semana em questão foi tão tenebrosa pra emissora então sediada no Jardim Botânico que o fato posso seguramente batizá-lo de "A Semana Maldita".

Terça-Feira - 06/11/1990
O pesadelo começou logo depois da hora do almoço, 13 horas. Naquela época, o noticioso esportivo Globo Esporte tinha apenas 10 minutos de duração, cuja edição única era estritamente local, atendendo assim os interesses dos espectadores de determinadas regiões brasileiras. Em São Paulo, por exemplo, tinha o comando do narrador esportivo Cléber Machado. E, quem diria, foi a primeira vítima da Semana Maldita, perdendo o primeiro lugar de audiência para (pasmem) o Chapolin Colorado. Não contavam com sua astúcia!

Resultado:
Chapolin 14x13 Globo Esporte

O tão aguardado horário nobre tinha chegado, 21h45. A Globo havia lançado uma novela de um detetive bem brasileiro pra enfrentar tête-à-tête a mulher que virava onça, mas que nos primeiros meses não surtiu lá tanto efeito assim. Mesmo contando com o inesquecível galã Tarcísio Meira no elenco e cercado por um sem-número de beldades, Araponga foi outra presa fácil na coleção ibopística do Pantanal.

Resultado:
Pantanal 30x26 Araponga

Se você acha que quando o Pantanal acabava, os telespectadores que não dormiam cedo voltavam pra assistir a Globo como demonstração de fidelidade? Errado, a Manchete tinha adquirido um lote de filmes brasileiros para segurar a preciosa audiência pós-Pantanal, conseguidos de forma bem-sucedida com o teledrama Fronteiras do Desconhecido e a minissérie O Canto das Sereias. A emissora dos Bloch usufruiu muito bem do fim da censura para exibir um monte dessas fitas enfim liberadas para a televisão. Isso é que é prestigiar o talento brasileiro! Na sessão Cinema Nacional daquela noite, o cartaz era O Jardim de Alah de David Neves, e no contra-ataque, a Globo programou no seu Festival Primavera uma comédia policial, Assassinato por Encomenda com Chevy Chase.

Resultado em SP:
Cinema Nacional - O Jardim de Alah 16x13 Festival Primavera - Assassinato por Encomenda
Resultado no RJ:
Cinema Nacional - O Jardim de Alah 20x15 Festival Primavera - Assassinato por Encomenda

E mesmo depois das sessões de cinema, a Globo continuava com a humilhante medalha de prata nessa corrida ibopística. Acredita que os primeiros instantes do Jornal da Globo estavam sendo passados para trás pelo programete Momento Econômico? Num tempo em que a economia causava calafrios no bolso do brasileiro (ainda mais com o Plano Collor em vigor, 50 mil e olhe lá), parecia que a voz grave de Salomão Schwartzmann despertava mais atração no telespectador que a beleza de Fátima Bernardes.

Resultado:
Momento Econômico 5x3 Jornal da Globo

Quarta-Feira - 07/11/1990
A bruxa resolveu acordar cedo e mal começou a raiar o dia para que o primeiro telejornal Global Bom Dia Brasil fosse amaldiçoado e obtivesse a metade do IBOPE médio dos programas educativos que o SBT estava exibindo para, primeiro, iniciar suas atividades diárias e, segundo, cumprir uma lei que obrigava as TVs comerciais a exibirem conteúdos educacionais, muitos deles produzidos pela TVE do Rio de Janeiro. Como diria um quadro do Viva a Noite, parece mentira, mas não é. Carlos Monforte, então âncora do jornal matinal, poderia naquela hora ter mudado de nome para "Carlos Muifraco".

Resultado - 7h00:
Qualificação Profissional 3x2 Bom Dia Brasil
Resultado - 7h15:
Mãos Mágicas 5x2 Bom Dia Brasil

Às 7h30, entra o noticiário local, sendo que em São Paulo vai para o ar Bom Dia São Paulo. É nesse hora que o SBT começa pra valer a pôr no ar sua programação como aquecimento para sua grade infantil diária de sucesso e ainda mais com um dos desenhos animados de minha preferência pessoal, A Turma do Pica-Pau. Quem diria que aqueles personagens como Pica-Pau, Picolino e Andy Panda fariam mil diabruras na hora do café da manhã abafando as notícias do dia então encabeçadas por Carlos Tramontina.

Resultado:
A Turma do Pica-Pau 7x3 Bom Dia São Paulo

Eram 10h30 e o inacreditável acontece. O então inabalável reinado de Xuxa Meneghel dá de encontro com uma ameaça real, ou melhor, uma outra Praga, além daquela tartaruguinha que não largava do seu pé. Seria o palhaço Bozo ou a baianinha Mara? Nenhum, nem outro, os "medalhões" infanto-juvenis SBTistas eram fogo de palha perto da "Rainha dos Baixinhos", já que as crianças de então, contaminadas por tamanha loirice em atrações voltadas para elas, tinham mais uma apresentadora loira para a coleção e se chamava Mariane Dombrova, a Bambina de Ouro. Segundo dados do IBOPE paulista, no tête-à-tête entre ambas naquela quarta-feira, Mariane superou a Xuxa na casa decimal, porém devidamente arredondados nas pontuações abaixo.

Resultado:
Mariane 9x8 Xou da Xuxa

Às 13 horas, os telespectadores mal tinham terminado de almoçar quando novamente a edição paulista do Globo Esporte foi vítima de mais uma série de Roberto Gómez Bolaños. Dessa vez, sem querer querendo, um menino órfão, esfomeado e atrapalhado, capaz de colocar a mais famosa vizinhança do mundo de pernas para o ar, desviou a atenção do público das notas esportivas recitadas por Cléber Machado. Afinal, tinha que ser o Chaves mesmo.

Resultado:
Chaves 11x10 Globo Esporte

22h45, tanto Pantanal quanto Araponga tinham encerrado seus respectivos capítulos (empatando em 27 a 27 naquela noite) para levarem Globo e Manchete a travarem mais uma disputa ibopística por meios das sessões de cinema. No Festival Primavera, a Globo resolveu lançar mão daquelas comédias eróticas com aquele enredo repetitivo do jovem que queria se dar bem na vida a pretexto de perder a virgindade. Já no Cinema Nacional, a aposta da Manchete era pelas fitas verde-amarelas carregadas de erotismo, disfarçadas de dramas, o que era de praxe no cinema brasileiro dos anos 70 e 80, ainda sob vigilância da censura.

Resultado em SP:
Cinema Nacional - Anjos do Arrabalde 18x13 Festival Primavera - O Grande Gozador
Resultado no RJ:
Cinema Nacional - Anjos do Arrabalde 22x14 Festival Primavera - O Grande Gozador

Quinta-Feira - 08/11/1990
Naquela noite, algo surrealista acontece: o Pantanal é derrotado. Acredite se quiser, como diria Jack Palance naquele famoso programa de curiosidades supracitado da Manchete, e por justa causa. Uma bola rolando no gramado foi capaz de neutralizar a revoada dos tuiuiús, mas se arrependimento matasse... O frustrante 0x0 entre Brasil e Chile no Mangueirão rendeu audiência acumulada de 34 pontos segundo o IBOPE de São Paulo, sendo 27 da Globo e 7 da Band, enquanto que a Manchete marcava 24 pontos com Pantanal e 12 com a comédia gaúcha O Mentiroso, cartaz do Cinema Nacional. A "Seleção do Falcão" deixou o torcedor puto da cara, ainda mais numa ressaca futebolística que a Globo estava vivendo, primeiro, pela eliminação prematura na Copa do Mundo para a rival Argentina e, segundo, por ter que engolir a exclusividade da Band na transmissão de dois Brasileirões seguidos, já que o Clube dos 13 recusou pechinchar com a líder o valor da cota de transmissão. Assim que o juiz apitou fim de jogo, bora bora mudar de canal e o Jornal da Globo, que começou mais cedo naquela quinta, passou vexame tal qual nossa Seleção, o que levou a sequência do filme da Manchete a não passar em branco e pra piorar, teve até o Jô nessa história.

Resultado:
Cinema Nacional - O Mentiroso 8x4 Jornal da Globo e Jô Soares Onze e Meia (empatados)

Sexta-Feira - 09/11/1990
O dia começa mais uma vez com o Chaves aprontando pra cima do Globo Esporte. Depois, no horário nobre, o Pantanal retoma a dianteira perante o detetive Araponga, que poderia ter como nobre missão "Por quê será que a Globo anda perdendo audiência pra Manchete?". E às 22h45, eis o petardo que a emissora-líder levou, não de um filme, mas de um jornalístico que vinha fazendo enorme sucesso muito antes da estreia da novela supracitada. O Documento Especial e suas reportagens emblemáticas apresentadas por Roberto Maya se eternizaram tanto quanto as cenas de nudez aquática in natura de Juma, Muda e Guta (e Nani Venâncio). Naquela noite, a Vida de Gordo, despertou mais interesse que as Confissões de um Adolescente no Festival Primavera, uma outra comédia juvenil pra variar.

Resultado - 13h00:
Chaves 13x12 Globo Esporte
Resultado - 21h45:
Pantanal 29x26 Araponga
Resultado em SP - 22h45:
Documento Especial - Vida de Gordo 21x18 Festival Primavera - Confissões de um Adolescente
Resultado no RJ - 22h45:
Documento Especial - Vida de Gordo 26x10 Festival Primavera - Confissões de um Adolescente

Sábado - 10/11/1990
Seis e meia da manhã. O galo mal cacarejou e a Globo inicia a grade de sábado com a tradicional recapitulação das aulas da semana do Telecurso 2º Grau, coproduzido com a TV Cultura de São Paulo. Só que naquele instante havia outro programa "educativo" mais interessante rolando no SBT, o Stadium. Produzido pela TVE do Rio de Janeiro, trata-se de um esportivo que abordava todas as modalidades praticadas no Brasil, inclusive as mais obscuras, a ponto de produzir matérias explicando as regras do jogo, por isso que durante um tempo o programa chegou a ser denominado Stadium Didático. Entre os apresentadores que passaram por lá (que atualmente faz uma tremenda falta na nossa TV), estava o lendário narrador esportivo Januário de Oliveira, dono de épicos bordões como "Cruel, muito cruel", "Tá lá o corpo estendido no chão", "Taí o que você queria" e "É disso que o povo gosta".

Resultado:
Stadium 2x1 Telecurso 2º Grau

Duas da tarde. Horário ideal para as pessoas aproveitarem o sábado para sair de casa e passear, ora no parque, ora fazer compras, ora visitar os amigos, ora visitar os parentes. Os que ficavam em casa de bobeira podiam optar em ver uma sitcom norte-americana abrasileirada e visivelmente ultrapassada por causa da piada de uma moeda que já não mais valia por aqui ou uma série animada de Walt Disney que marcou uma geração de telespectadores, tanto pelos personagens clássicos quanto pelo seu tema de abertura. Os sobrinhos do Tio Patinhas e a patota de Patópolis convenceram o público em tirar de circulação o Primo Cruzado, se bem que àquela altura poderia ser rebatizado para "Primo Cruzeiro".

Resultado:
Ducktales, os Caçadores de Aventuras 11x10 Primo Cruzado

Meia-noite e meia. Nessa maldição toda que a Globo tava vivendo, até um empate preocupava. Quem diria que as reportagens "lado B" de Goulart de Andrade enfrentariam em pé de igualdade um filme da Sessão de Gala, cujo forte eram os clássicos do cinema. Porém, naquele fim de noite, um longa de suspense contemporâneo foi a aposta da vez, Pesadelo Cruel, título sugestivo para aquela Semana Maldita. E que empate cruel, o páreo se equilibrou.

Resultado:
Comando da Madrugada 7x7 Sessão de Gala - Pesadelo Cruel

Domingo - 11/11/1990
Historicamente, o domingo sempre foi um problema para a Globo. Se por um lado a temporada de Fórmula 1 tinha se encerrado na semana anterior, por outro estava aliviada porque a Band não tinha programado transmissões esportivas de peso, capazes de impactar nos números do IBOPE. Mas o SBT tinha uma tradição a zelar e enquanto o Programa Silvio Santos não começava, séries e desenhos esquentavam a audiência para enfrentar pau-a-pau as sitcons bissextas que a Globo tapava o buraco quando o Ayrton Senna não botava sua McLaren pra correr. O relógio marcava 10h30 e o Chaves de novo, com a ajuda do "Ursinho Puff", largou o então vice na frente.

Resultado - 10h30:
Ursinho Pooh 10x6 Tal Pai, Tal Filho
Resultado - 11h00:
Chaves 12x7 Herói Por Acaso

Às 11h30 surge mais uma dor-de-cabeça para a Globo, o prefixo "Silvio Santos vem aí". O quadro Qual é a Música?, ainda com o formato clássico, abria a maratona dominical do SBT, mas eu desconheço quem se enfrentaram naquele dia. E a parte inicial do Programa Silvio Santos sabia muito bem o significado da expressão "matar dois coelhos com uma cajadada só", nesse caso eram três, um deles vindo do planeta Melmac. O tempo ia avançando e a desvantagem humilhante da Globo começava a diminuir graças as gambiarras de MacGyver.

Resultado - 11h30:
Qual é a Música? 20x9 Anjos da Lei
Resultado - 12h20:
Qual é a Música? 15x10 Alf, o Éteimoso
Resultado - 12h50:
Qual é a Música? 17x16 Profissão Perigo

Passava das 13h30 e tanto uma quanto a outra trataram de reservar suas grades dominicais para conquistar o público jovem. O SBT tinha Gugu Liberato comandando a gincana Passa ou Repassa entre duplas de alunos de duas escolas que estava no ar fazia três anos, cuja disputa não era tão lambuzada como acabou se tornando com o tempo. Enquanto que a Globo, não importando o horário, tornou a colocar na sessão Temperatura Máxima (que à princípio seria só de filmes de ação e aventura) uma comédia juvenil de um grupo de amigos indo trabalhar em um local repleto de belas garotas a troco de sexo e confusão na tentativa de equilibrar a balança ibopística. Depois, o Domingão do Faustão teve de disputar o público dominical com os "fregueses" do Baú da Felicidade usando como "arma" um caminhão de prêmios, tanto um quanto o outro. E conseguiu um duplo e honroso empate.

Resultado - 13h40:
Passa ou Repassa 20x20 Temperatura Máxima - Picardias Estudantis
Resultado - 15h30:
Show de Prêmios 17x17 Domingão do Faustão

O domingo estava acabando e o SBT tinha como carta na manga a Sessão das Dez, que não começava pontualmente às 22 horas, haja visto os sensíveis atrasos na grade SBTista. O próprio Silvio Santos anunciava o filme dentro do Show de Calouros que encerraria a programação dominical e em alguns casos abusava da sinceridade comentando que o filme da semana anterior não era de seu gosto pessoal, mas havia conquistado uma audiência enorme, provando que nem sempre o que agrada o "Patrão" também agrada o público, até porque o próprio Silvio assistia todos os filmes que seriam exibidos na emissora dele e fazia questão de recomendar no ar se o filme era realmente "muito bom". Nesse caso, o cartaz da vez era o modesto policial francês Olhos de Tigre com o galã Alain Delon e o convite pessoal do próprio apresentador foi o bastante para o telespectador ignorar o "Alô Você" de Fernando Vanucci e seus elogios rasgados ao longa que vinha a seguir no Domingo Maior, nesse caso o suspense Vestida Para Matar (outro sucesso comercial de Brian de Palma), que mesmo ele não tendo assistido uma vez sequer na vida as fitas que a Globo colocava para fechar o domingo com chave de ouro, fazia questão de vender o peixe a seu estilo: "Esse filme é demais, vale a pena assistir!". A experiência comercial do Abravanel fez a diferença porque uma vez o próprio Vanucci declarou à revista Placar: "Não vi mas gostei, até porque disseram que era um bom filme".

Resultado - 22h30:
Sessão das Dez - Olhos de Tigre 21x13 Esporte Espetacular
Resultado - 23h15:
Sessão das Dez - Olhos de Tigre 24x5 Domingo Maior - Vestida Para Matar

Pois é, naquele início de década, lançou-se a esperança de que se alguém ousasse a desafiar a lealdade do telespectador em relação à programação Global, poderia provocar surpresas de tal forma que levaria as agências de publicidade a investirem em programas fora da "zona de conforto" do mercado comercial. O fenômeno Pantanal fez o público a fuçar mais pelos programas de outras emissoras, mas infelizmente o fato não teve o legado que se esperaria ter nos anos seguintes, por mais que as outras TVs investissem naquele instante em novos conteúdos na busca justamente pelo público que estava começando a aprender a mudar de canal em horários improváveis. Mas por causa da volta a fidelidade à Globo a curto prazo, tudo foi mal correspondido, Globo e SBT polarizaram a preferência do espectador sendo que o vice tinha que minar a líder nas faixas mais manjadas, depois das 21h30 e o domingo todo. O fim da década foi marcado por programas de baixíssimo custo de certos "azarões" tendo como pano de fundo algo que acabou sendo o futuro (nada) promissor da TV brasileira: o sensacionalismo. As sequelas são sentidas até hoje.

E termino este post com as palavras de um comentário interessante que recebi recentemente num de meus posts no YouTube, por parte do seguidor Werleson Deusdete sobre um dos motivos que levou a TV aberta brasileira a permanecer relutante por duas décadas e meia e se estagnar nessa "crise de identidade": Muito se dá por conta da falta de cultura de TV no Brasil (...). Com essa falta de referência, tanto quem trabalha na TV, como quem a assiste, bem como a falta de informação dos pais, estão perdidos e confusos (...). As emissoras erraram em não valorizar as tradições e o que deu certo, ao abandonarem a busca pelo prestigio, apenas para obter mais dinheiro e audiência (...). Agora a TV e a sociedade sofrem juntas pela falta de opções (...). Nossos conteúdos tem baixa qualidade, quase não temos programas interessantes para o grande público, pois parecem a mesma coisa enlatada e repetida (...). É triste ver que o fim das emissoras abertas se dará principalmente porque os donos de emissoras perderam a mão por não saber administrar direito seus negócios com eficiência e qualidade (...).