HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

domingo, 19 de fevereiro de 2017

OPINIÃO: Esclarecimento aos YouTubers (Com Dicas de Sites)


Queridos amigos YouTube-maníacos! Foi com essa frase que tudo começou. Meu canal no YT, especializado na memória da televisão brasileira como muitos outros, é um grande sucesso e até o momento em que este post foi publicado alcançamos mais de 4,8 milhões de visualizações e mais de 5 mil inscritos. A todos eles, meu muito obrigado pela audiência e pelo prestígio.

Por outro lado, com a crescente inclusão digital e o consequente sucesso e repercussão, sempre existem aquelas pessoas que por falta de sabedoria usam o YT para "orkutizá-lo" (obrigado Everaldo Júnior de Olinda, Pernambuco), isto é, ao invés de postar conteúdo audiovisual, ficam comentando asneiras e nada com nada, típico comportamento de um troller. Tem outros que, com inteligência inflamada, ficam comentando informações que todo mundo sabe na maior redundância possível, não possuem sentimento de lembrança afetiva, não tem curiosidades inéditas para compartilhar conosco e o que é pior, agem feito "informantes robotizados" que comentam a mesma coisa e repercutem uma série de fatos descartáveis que só lhe interessam (e que perdem a atualidade com o passar dos tempos). Mas no meio disso tudo, tem um povinho que cresceu sem o hábito da LEITURA, é folgado, tem preguiça de ler a descrição e muitos posts meus tem a seguinte frase "E POR FAVOR, LEIAM A DESCRIÇÃO ANTES DE ASSISTIREM AO VÍDEO". Poxa vida, basta eu não colocar essa frase que essa gente ignorante fica dando nome aos bois que aparecem nos comerciais dos intervalos antigos que eu posto. Ah, mas é spoiler! Spoiler é o teu passado! E pior, tem um bando de puxa-sacos do meu canal que com um smartphone nas mãos mal recebem uma notificação de um vídeo postado por mim e ficam dando "joinha" sem assistir o vídeo e sem ler a descrição (e nem o título do vídeo!). Já fui vítima de gente assim que na maior cara-de-pau perguntou qual o nome do programa, onde foi exibido, em que ano foi, do que se tratava, etc, etc, etc, sendo que tudo estava sendo explicado detalhadamente. Tive que dar patada e com razão.

Essa raça de víboras são compostas por marmanjos mimados, cagões trintões, criados a leite com pera, que integravam a "turma do fundão" nas salas de aula, não gostavam de estudar e que adoravam matar aula de propósito na maior tiração de onda possível. Meu colega de YT e de blog, o gaúcho Juliano Trindade, descreveu essa "gentalha" (sim mamãe!) como "essa criançada que vive jogando Minecraft". E vou mais além: é uma molecada que vive fumando baseado na frente do PC, não prestam atenção nos vídeos e prefere mesmo aguardar as aulas de bullying que o "Deus" deles em forma de boneco-de-cera. E o resultado é isso: uma raça de víboras que não cresceu mentalmente e que vive comentando merda nos vídeos que eu posto. Para exemplificar, eles gostam de brincar com a própria burrice que eles próprios não admitem, mas jogam na nossa cara com coisas tão óbvias que estão na descrição, mas eles não leem por pura preguiça: "Foi Cabral que descobriu o Brasil?", "Foi D. Pedro que deu o grito do Ipiranga?", "Foi a Princesa Isabel que libertou os escravos?", "Foi Marechal Deodoro o primeiro presidente?", "O Vargas não foi o presidente que se matou?", "O Jânio Quadros não foi aquele que renunciou?", "O Tancredo morreu antes de assumir?", "O Collor sofreu aquele mesmo golpe que a Dilma?", etc, etc, etc. Ou que só sabem dizer isso: "Fulano de tal no comercial tal", "Isso foi ao ar em mil novecentos e cacetada no horário nobre", "Esse programa foi sucesso por causa de uma frase que ficou na boca do povo", "Foi na época em que a emissora de minha cidade trocou de filiação", "Esse aí recentemente criou escândalo na internet", "O candidato tal era da coligação tal cujo vice era fulano de tal, mas perdeu pra beltrano do partido tal", etc, etc, etc. Ou gente que fica me cobrando o que eu não tenho pra postar, ora essa: "Posta aquele vídeo que há muito tempo eu não vejo", "Porque você não postou aquilo que eu pedi? Faltou o final por acaso?".

E aí aparecem aqueles metidos a justiceiros que aplaudem a burrice alheia só pra me ferrar, a ponto de ameaçar boicote contra meu canal com a frase "perdeu um inscrito". A esses que ficam vigiando meu "mau-comportamento" e que bloqueiam meu acesso em seus canais, nem tô pouco me linchando, eu também bloqueio como também, dependendo da situação, eles perdem uma ilustre inscrição. Minha política é essa: Pergunta idiota, resposta cretina, perguntar não ofende, mas burrice me deixa muito ofendido. Pra quê existe a internet, afinal? Pra essa raça de víboras fuçar o que procuram e não chatearem mais aqueles que são tachados de "Dr. Sabe Tudo" nas redes sociais. A toda essa raça de víboras, que se divertem com a desgraça alheia e se põem acima da razão, merecem mesmo um strike de minha parte, ou seja, bloqueio o acesso desses moleques nos comentários dos vídeos que eu posto. Não quero prejudicar a minha imagem como também não quero baixar o nível, não é do meu direito. Recomendo a essas pessoas a fuçarem mais a internet (nem que seja do smartphone, mas recomendo que tenham em casa um notebook) do que compartilharem asneiras nos comentários só pra tirar onda de qualquer canal que postou. Existem os acervos digitais online do Jornal do Brasil e da Folha de São Paulo, ambos são gratuitos, como também o acervo digital da Revista Veja e da Revista Placar, também no Google. Quem tem assinatura do Estadão e de O Globo, são outras duas opções de fontes de pesquisa. Segue os links:

Acervo Online de O Estado de São Paulo: http://acervo.estadao.com.br/
Acervo Online da Folha de São Paulo: http://acervo.folha.uol.com.br/

Aqui está um link com outras muitas diversas fontes de pesquisa na internet como forma de atividade espontânea e ocupar a mente dessa gente que não cresceu mentalmente: http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/newspapers.htm
Como citei o blog do Juliano Trindade, aqui vai o link dele como dica: http://julianotrindadeyt.blogspot.com.br/
Uma última dica é o Almanaque da Folha de São Paulo na página Arquivos da Folha, cujo acesso é gratuito: http://www1.folha.uol.com.br/folha/arquivos/

E se quiserem ter a disposição imagens de programas antigos de televisão que vocês tanto sonham em possuí-los (pra parar de cobrar da gente), recomendo que entrem em contato com os seguintes colecionadores e consultem seus catálogos (no site de cada um deles tem todos os contatos):

José Carlos Neves, o Magobardo: https://memoriatvcinema.wordpress.com/
José Maria Gobbo: http://www.portalantigos.com.br/
Ted Sartori, dono do canal Arquivos1000: https://arquivos1000.wordpress.com/ (o e-mail dele é tedsartori@hotmail.com)
Rodrigo Alonso, dono do site Futebol Digital: www.futeboldigital.com
Rômulo Monroe, dono do site Futebol em DVD: www.futebolemdvd.com.br
Naldo DVDs Raros: https://www.youtube.com/user/naldodvds (o e-mail dele é naldodvdsraros@hotmail.com)
Messias Junior, dono do blog Arquivo Musical:
http://dvdsraros09.blogspot.com.br/2012/04/programas-de-tv-e-shows-raros.html
E o mais popular de todos, Danilo Rodrigues, dono do canal "Pedro Janov" no YT: https://www.youtube.com/channel/UCsZR2VWq0XCyHR8mwCLt4OA (o e-mail dele é danilous2@gmail.com)

OBS: O Naldo e o Danilo oferecem catálogos via e-mail e alguns outros chegam a atualizar no próprio e-mail de maneira esporádica. Não saiam pedindo logo de cara aos dois, só peçam o catálogo.

Finalizo com um decisivo conselho aos YouTubers de plantão: se querem mudar de comportamento, crescerem mentalmente e se divertirem com os vídeos que posto da maneira mais correta possível, vocês serão meus amigos, mas nunca sejam canais de uma nota só, fan-bases que ficam obcecados e bitolados num único assunto, seja emissora, artista, programa, esporte ou até de horário político (tem gente que bate uma "bronha danada" por vídeos políticos antigos no YT!). Agora, se vier comentando merda pra tirar onda da minha cara, perguntar o que já tá descrito detalhadamente na descrição, me desmoralizar, agirem feito "justiceiros" ou "falso-moralistas" pra cima de mim e me ameaçarem com procuração na Justiça, merecem bloqueio e a perca de um inscrito.
Sem mais, gratos pela atenção dispensada.