HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

quarta-feira, 10 de maio de 2017

OPINIÃO: Troféu Imprensa Podre


Quero publicamente pedir desculpas por envolver o nome de uma associação que preserva a memória da TV brasileira, do qual sou membro, nestas minhas opiniões à respeito do Troféu Imprensa. Fui advertido e sentindo o risco de sofrer desligamento, prometo nunca mais envolver o nome dessa associação para que minha opinião não possa contaminá-la, só vou mencioná-la APENAS na divulgação de eventos. Tive que excluir a primeira parte desta postagem de opinião e excluir uma das primeiras postagens que fiz na história deste blog, em novembro de 2015, para não causar grandes problemas. Mas não me acovardei, minha bronca permanece, terei de lutar sozinho por esta causa (qualquer ajuda voluntária será bem-vinda). Quem se sentir agredido nos próximos parágrafos desta postagem, aconselho não ler as linhas abaixo, agora, quem tiver nervos de aço e concorda com o que eu penso, siga adiante. Vai ser nitroglicerina pura.

(...) Vi, todo o meu orgulho em sua mão
Deslizar, se espatifar no chão
Vi o meu amor tratado assim
Mas, basta agora o que você me fez
Acabe com essa droga de uma vez
Não volte nunca mais pra mim
Mais um vez, aqui
Olhando as cicatrizes desse amor
Eu vou ficar, aqui
E sei que vou chorar a mesma dor (...)
Do Fundo do Meu Coração - Roberto Carlos

O desprestígio do Troféu Imprensa é refletido até nos índices de audiência, pois teve um desempenho vexatório digno de sua "cerimônia": média de 8 pontos. A ausência do sinal do SBT nas principais operadoras pagas corroborou ainda mais com a baixa audiência publicada em 11 de abril no site do IBOPE a ponto da emissora não conseguir na média semanal dois dígitos em nenhuma de suas atrações listadas no top 10 dos "15 mercados", assim como são chamadas as cidades em que o IBOPE faz a medição dos números. E o Silvio Santos perdeu a chance de comentar sobre o assunto das TVs pagas, preferindo que seus jurados o adorassem feito santo imaculado de carne e osso. Para se ter uma dimensão da queda dos números, no mesmo horário em que o Troféu Imprensa foi ao ar, num domingo normal, a média nacional ibopística do Programa Silvio Santos fica em torno de 10 pontos e entre os índices individuais das 15 cidades, apenas Rio de Janeiro e Manaus (este registrando a maior média individual de pontuação entre as "praças") registraram o "Oscar brasileiro" na vice-liderança. A impressão que fica é que o telespectador abriu o olho, graças a inclusão digital, vide repercussão das comunidades sociais. O resultado final da audiência média nacional nos 15 mercados do IBOPE no "tete-a-tete" de 9 de abril, das 21h00 às 23h30, período em que os três programas estiveram no ar ao mesmo tempo, foi esta:

Fantástico (Globo) - 25,6
Domingo Espetacular (Record) - 10,6
Troféu Imprensa (SBT) - 8,0


Tivemos sete categorias muitos desnecessárias somente com o pretexto de fazer auto-promoção do SBT: humorístico, jornalístico, auditório, infantil, entrevistas, "animador" e "animadora". Como sempre, houve muitas injustiças com as não-indicações dos seguintes pré-indicados dos internautas: Paula Fernandes (cantora), Lucy Alvez ("o artista que mais se destacou em 2016"), D.P.A. - Detetives do Prédio Azul (programa infantil), Tá no Ar: A TV na TV, Encrenca (programa humorístico), Globo Repórter (programa jornalístico), Domingão do Faustão, Hora do Faro (ambos, programa de auditório), Cúmplices de um Resgate, Êta Mundo Bom, Velho Chico (esses três em melhor novela), Camila Pitanga (atriz), Marco Nanini (ator), Celso Portiolli ("animador de auditório") e Gusttavo Lima (cantor). Ainda bem que o Felipe Simas ficou de fora do G3 na categoria de ator, toda hora ele é indicado numa enquete dessas e ninguém mais aguenta, vide Caio Castro que nem sequer foi pré-selecionado. Mas o Domingos Montagner merecia uma digna homenagem póstuma do que ser meramente indicado. Confiram abaixo a lista final dos indicados nas 14 das 20 categorias aproveitadas para a votação dos jurados do Troféu Imprensa:

Cantora: Anitta, Ivete Sangalo e Joelma
Programa Infantil: Bom Dia e Cia., Mundo Disney e Parque Patati-Patatá
Programa Humorístico: Nova Escolinha do Professor Raimundo, Pânico na Band e A Praça é Nossa
Programa de Auditório: Eliana, Legendários e Programa Silvio Santos
Novela: Carinha de Anjo, A Terra Prometida e Totalmente Demais
Programa de Entrevistas: Programa do Jô, Programa do Porchat e The Noite com Danilo Gentilli
"Ator de Novela": Bruno Gagliasso, Malvino Salvador e Sérgio Guizé
Programa Jornalístico: Conexão Repórter, Domingo Espetacular e Fantástico
Revelação do Ano: Lorena Queiroz, Maiara & Maraísa e Marília Mendonça
"Animador de Auditório": Marcos Mion, Rodrigo Faro e Silvio Santos
"Atriz de Novela": Grazi Massafera, Larissa Manoela e Marina Ruy Barbosa
"Jornal de Televisão": Jornal da Record, Jornal Nacional e SBT Brasil
"Animadora de Auditório": Eliana, Patrícia Abravanel e Sabrina Sato
Cantor: Luan Santana, Tiago Iorc e Wesley Safadão

Se irmos APENAS pela opinião dos INTERNAUTAS, cerca de 170 mil votos computados em quase dois meses de enquete, que elegeram o que eles próprios indicaram, minha opinião é esta: Justíssimas as escolhas de Eliana (melhor "animadora de auditório", que foi um alívio), Sérgio Guizé (melhor ator) e Jornal Nacional (melhor "jornal de televisão"). Justas também foram, por causa da "qualidade" dos indicados, as vitórias de Grazi Massafera (melhor atriz), Totalmente Demais (melhor novela) e A Praça é Nossa (programa humorístico, porque a Nova Escolinha é só uma "homenagem sem compromisso", como disse uma vez o ator Bruno Mazzeo). A escolha de Marília Mendonça como a revelação do ano também foi justa porque ela é a que, dentre as indicadas, tem uma carreira bem promissora e continua arrebentando nas paradas musicais. Merecido também foi o The Noite com Danilo Gentilli se tornar o melhor programa de entrevistas porque, no momento, é o melhor produto que o SBT tem a oferecer para o público. O Fantástico, da Rede Globo, também mereceu levar o prêmio dos internautas como melhor programa jornalístico pois está, apesar das críticas negativas, se esforçando para melhorar e reconquistar ainda mais a confiança e o prestígio perdido do seu público. Prefiro não comentar as vitórias "consagradoras" de Silvio Santos (melhor programa de auditório e "animador de auditório") e do Bom Dia e Cia. (programa infantil) pois me deixa ardendo de muita raiva o fato do SBT instaurar esse "clima" de fazer com que seu proprietário e seus familiares tirem a chance dos demais concorrentes pra ganhar sua própria premiação todo dia, toda hora e todo ano. O troféu dos internautas de melhor cantor a Wesley Safadão já era bastante esperado até porque ele é o "artista da moda", mas a grande "zebra" foi a Joelma (ex-Calipso) ser a mais votada da internet como a melhor cantora, comprovando que o "SBTismo virtual" é também um reduto "anti-Anitta". Até agora não entendo essa inveja e repulsa desnecessária das redes sociais pela "cantora poderosa" (aí vem aquele Ratazana retrucando: Poderosa é a Globo!) desde quando ela apareceu em 2013, ela tem muito talento ainda para oferecer a vocês do que defender uma "personagem". Escondido, mas tem. Se vocês a odeiam, aconselho a mesma coisa que eu disse àqueles que adoram falar mal do Renato Aragão nos comentários do YouTube: MATEM ELA ora essa. E no placar da eleição dos internautas, vitória do SBT sobre a Globo por 6 a 5, para aquele Ratazana poder rebolar sua bunda feia e peluda no alto do pódio ao som da musiquinha do Jornal Nacional.

Agora, se irmos pela sempre controversa e vergonhosa votação do corpo julgador: Eli Corrêa (Rádio Capital), Flávio Ricco (Diário de São Paulo, O Dia e Portal UOL), Hugo Gloss (blogueiro), Jorge Brasil (Revista Minha Novela), Lígia Mesquita (Folha de São Paulo), Marcelo Bartolomei (Revistas Caras e Contigo), Márcia Piovesan (Revista Tititi), Nélson Rubens (Rede TV!), Ricardo Feltrin (Portal UOL) e Sônia Abrão (Rede TV!); minha opinião é totalmente diferente. Como nem todos eles tem o direito ao voto nas 14 categorias, apenas metade decidem a "parada", os jurados são MAL-SELECIONADOS pelo anfitrião, que segue ainda sua "intuição" para que seus artistas e programas ganhem TODOS os troféus de sua própria premiação ano após ano. E mais, se tem gente (invejosos de plantão e cordeirinhos enrustidos do Macedão) que critica o Troféu Domingão do Faustão, essas pessoas não sabem e não entendem que o prêmio da Globo é acima de tudo CORPORATIVO, ou seja, prestigia seus próprios talentos, enquanto que o Troféu Imprensa faz algo muito errado e que deve ser tratado como "caso de polícia": o uso da imagem de artistas e programas concorrentes sob pretexto de auto-afirmação da emissora organizadora, coisa que a Globo nunca faria em toda a sua vida, pois sabe que, mesmo com a condição de líder que ela mantém há cerca de 50 anos, essa atitude é extremamente ANTI-ÉTICA, apenas com o intuito de "chamar atenção do seu público" na marra e ganhar mais audiência às custas das outras TVs. A Justiça não pode ficar tolerante, seduzida e derretida com a lábia de um dono de TV e "animador de auditório" desejoso em ver o povo brasileiro comendo em sua mão, tem que agir rápido antes que atos ilícitos mensaleiros sejam legalizados moralmente neste "débil mental" país.


Foram 3 horas e 47 minutos de "cerimônia", relutantemente gravada dias antes demonstrando a avareza de se fazer uma transmissão ao vivo (ainda mais com a digitalização total da nossa TV que facilitaria e baratearia tal procedimento), e pelo menos todo o tempo do Programa Silvio Santos, descontando os quatro intervalos comerciais, foi aproveitado. O comportamento de Silvio Santos foi novamente previsível e decepcionante como em todos os anos: ficou de braços cruzados o tempo todo, se atrapalhou na contagem dos votos, disse que o Marcelo de Carvalho é um bom apresentador e disse que a Rede TV! vai "melhorar", não sabe o que é blog (acha que é "bloco de carnaval"), ficou implicando com alguns votos dos seus jurados, quis inventar Collor e Dilma pra apresentar o SBT Brasil (eu indicaria o "Dr. Paulo" pra convidá-lo a afiliá-lo ao partido dele para se candidatar a presidente), puxou conversas fúteis e inúteis com o júri sobre relacionamentos dos artistas e fofocas paralelas, quis fazer o Jorge Brasil seu novo galã de novelas e revelou que ofereceu proposta a Nelson Rubens pra tirá-lo da Rede TV! e apresentar o Fofocalizando (mão-de-vaca, não quis cobrir o salário de R$ 120 mil e 10% de merchandisings que recebe na atual emissora), diz "não conhecer", nunca ter ouvido falar de alguns indicados e diz não assistir novela, implicou que seus familiares viraram artistas e por isso "não trabalham", se mostrou indiferente com as vitórias de seus artistas, programas, suas filhas e parece não dar bola pela adoração a sua volta que lhe rendeu duas absurdas e desnecessárias vitórias no voto secreto e finalmente chamou a categoria de revelação do ano, que tanto chamava de "o artista que mais se destacou" de simplesmente "revelação" (!).

A assistente de palco Larissa, trajando um belo vestido azul, distribuiu as urnas de voto secreto em que o anfitrião concorria (programa de auditório e "animador de auditório"), para apenas a metade dos jurados, o que não acho justo, devia ser para TODOS OS JURADOS em TODAS AS CATEGORIAS. E pra complementar, a TONTA da "Patricinha", a "nova Hebe" dos SBTistas das redes sociais, deu-se o luxo em ajudar na contagem dos votos da categoria de "animador de auditório" vibrando descaradamente na vitória de seu pai, só faltou o FDP do Ratazana, o pódio e a musiquinha do Jornal Nacional pra todo mundo comemorar e dizer que passaram da "Poderosa", que o SBT estava em primeiro lugar de audiência e mandar a Globo, no auge do tele-bullying, tomar no olho do c* e ir pra PQP, emendando com a maldosa tirada "Roberto Marinho tá no colo do capeta, rááá!". Outro bom motivo para semelhante bizarrice é justamente a vitória do SBT sobre a Globo no placar dos jurados da imprensa podre, 6 a 5, o mesmo obtido pelos internautas.

Para o júri, as categorias mais difíceis foram as de melhor atriz, melhor cantor e "animadora de auditório" e consideraram Ivete Sangalo e A Praça é Nossa como hors-concours (o que é isso? vai ser burro no inferno). Na minha modesta opinião, foram merecidíssimas as vitórias de Anitta (cantora, já tava na hora, um cala-boca pros invejosos de plantão), Sérgio Guize (ator), Marília Mendonça (revelação) e Jornal Nacional ("jornal de televisão", outro cala-boca para aqueles que adoram xingá-lo, mas assistem mesmo assim); o empate "democrático" de Luan Santana e Wesley Safadão achei de bom tamanho porque um está se mantendo no topo das paradas e outro é o fenômeno do momento; Totalmente Demais (novela) e Marina Ruy Barbosa (atriz) mereceram apesar do conjunto de indicados imposto pelos internautas e jogados por um júri com opiniões DIFERENTES do povão e, principalmente, da PRODUÇÃO LAMBE-BOTAS do SBT; as vitórias de A Praça é Nossa (programa humorístico) e Conexão Repórter (programa jornalístico), embora com méritos relativos, transpareceram a intensão do SBT em usar "seu" troféu como pretexto de auto-promoção que sempre é levado em conta mediante ao "clima" da premiação; o Jô Soares só ganhou a categoria de programa de entrevistas como forma de homenagem e o júri parece que aborreceu o "fã-clube" do Silvio Santos em não eleger o The Noite na categoria apenas para reforçar a suposta auto-afirmação do SBT; agora, quanto as "consagradoras" vitórias de Bom Dia e Cia. (programa infantil), Patrícia Abravanel ("animadora de auditório") e do próprio Silvio Santos (programa de auditório e "animador de auditório"), me recuso a comentar. O júri puxa-saco não elogiou o Bom Dia e Cia., elogiou mesmo a filhotinha do Abravanel e a outra "mais prodigiosa" filhotinha (a "sucessora" da Hebe) na categoria de "animadora de auditório". A TV brasileira de hoje não precisa mais de Silvio Santos, a nossa televisão é muitíssimo grata pela sua contribuição e por tudo que ele fez para, de um certo modo, revolucionar o veículo na segunda metade do Século XX. Agora, ele precisa deixar os mais novos brilharem do que ficar se comparando com eles e competir a todo instante sob pretexto de, com a cumplicidade de "seu" público e de semelhante imprensa podre que compôs o júri e que sempre estará a seu favor até no inferno se preciso for, pôr um degrau acima de Jesus Cristo e assim ser endeusado para todo o sempre, Amém.

Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos, mas estes que se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.
II Coríntios 10:12

Paralelo a votação dos "melhores do SBT", tivemos a presença das equipes de fotógrafos das revistas Contigo e Caras no estúdio da emissora, dentre os convidados, Jô Soares disse palavras bonitas sobre a "intuição de fera" de Silvio Santos e visivelmente super-emocionado, tal como o elegantérrimo Celso Portiolli. A equipe do The Noite com Danilo Gentilli fez palhaçada PAGANDO PAU pro anfitrião se fantasiando com o novo desenho da estatueta (do guerreiro dourado segurando uma coroa-de-louro junto ao peito) e a Eliana (a "dama-de-vermelho" que vai ser demitida na maternidade quando der a luz a seu bebê, sendo assim derrotada pelo nepotismo SBTista, uma tremenda injustiça) e Rachel Shererazade (a "heroína da notícia" do Solano de Itapeva) estavam lindíssimas.

Analiso também o desempenho de cada jurado da imprensa podre: Eli Corrêa votou oito vezes, radialista carismático sempre procurando agradar o anfitrião e, oportunamente, comparou o ator Sérgio Guizé com o Mazzaropi pelo personagem Candinho em Êta Mundo Bom. Flávio Ricco votou seis vezes, esse vestiu a carapuça pra valer, queria mudar de sobrenome para "Flávio Abravanel", acha que os Talk-Shows de hoje são mais Show do que Talk, salientou que o Fantástico abriu o leque pro entretenimento e deixou de ser apenas jornalístico, o Domingo Espetacular peca, de fato, por ter tantas reportagens de mais de meia-hora com assuntos não tão importantes sendo abordados e disse que os telejornais noturnos possuem o mesmo editorial, raramente se diferenciam e as notícias correm o dia inteiro, nunca na hora certa como antigamente. Outro que entrou pro time dos bajuladores. Hugo Gloss votou oito vezes, o primeiro blogueiro no júri da premiação e aparentemente "SBTista de carteirinha" e puxa-saco dos Abravanel, foi indagado por Silvio Santos sobre como o ex-redator do Caldeirão do Huck se sustentava financeiramente e, principalmente e discretamente, sobre sua sexualidade. Aí já é exagero, faltou dizer que ele era "rapaz alegre". Jorge Brasil, que votou menos, só cinco vezes, e Marcelo Bartolomei, que votou seis vezes, tiveram desempenhos discretos e burocráticos, seguindo a regra do "para bom entendedor, meia-palavra basta". Lígia Mesquita votou oito vezes, a mais fashion do júri foi também a que teve o mais fraco desempenho, lembrando a Lúcia Costa no Troféu Imprensa de 1987, pedindo até emprego pro Silvio Santos pelo fato de sua coluna não ser publicada diariamente na Folha, somente às quartas e aos domingos. Outra que tá no time dos bajuladores. Márcia Piovesan foi quem votou mais vezes, nove ao todo, ressaltou o "feminejo", o poder feminino na música sertaneja e frisou a humanização do Jornal Nacional, aproximando-se do público, deixando de ser um telejornal "de cima pra baixo". Essa também está no time dos bajuladores pelos comentários simpáticos e favoráveis aos indicados do SBT. Ricardo Feltrin, o anti-jurado que também vestiu a carapuça pra valer e que entrou também no "time dos bajuladores", votou seis vezes e divulgou sua comunidade no Twitter, sendo implicado pelo anfitrião com o nome "crime oficial", vai ser burro no inferno. Sônia Abrão, a presidente-moral do júri e a "dominadora" de opiniões, votou "apenas" oito vezes, diz ter mais de 20 anos de júri do Troféu Imprensa e não perdeu essa mania de deixar pro final o comentário do artista ou programa a quem vai dirigir seu voto. Nélson Rubens, o bajulador-mor, votou seis vezes, porém foi quem mais gastou saliva no júri: disse que Flávio Ricco tava com mania de riqueza quando ele pulverizou a cantora Joelma; ficou questionando os nomes de duas novelas indicadas Totalmente Demais e A Terra Prometida (prometeu o quê?), não perdeu essa mania de "comunicadores" na política, na televisão e na música; mas comentou que o Fantástico deixou de abordar o "assunto da semana" como dependia antigamente, se não, botava no ar imagens dos "cachorrinhos do circo de Mônaco", citando um depoimento de Manoel Carlos, um dos criadores do programa; trocou uma ideia legal com Roberto Cabrini e Celso Portiolli e destaco aqui três frases de alguém que, mesmo venerando Silvio Santos, demonstrou um certo "comportamento exemplar", abandonando o personagem que ele defende, aumenta e não inventa, todo dia no TV Fama da Rede TV!:

A internet e as redes sociais não são concorrentes da TV, são parceiras.
Sobre a votação dos internautas

Não é problema de horário, é problema de credibilidade.
Sobre o telejornalismo brasileiro

Essas pessoas são seguidoras do Silvio Santos, é a igreja da televisão brasileira.
Oportunamente sobre a veneração absurda sobre o apresentador

Meu amigo do grupo de conversas do Google Hugo Meneses comentou que não imagina o Portiolli, a Eliana ou a TONTA da "Patricinha" comandando o prêmio. Há uma ala de "SBTistas das redes sociais" que defendem a tese de que o Luiz Ricardo apresente o Troféu Imprensa no futuro, já que ele comanda os programas da Tele Sena e Jequiti. Mas serei contundente, a imagem de "Deus" que o SBT criou em torno de Silvio Santos é tão forte que o impede automaticamente de se aposentar, achando que ele seja "imortal" ou "de outro planeta", já que ele declaradamente tem "medo de morrer". E também o SBT esta cada vez mais parado no tempo tamanha adoração a seu dono (vide as constantes mudanças na grade causadas pelo programa Primeiro Impacto e a ausência de investimentos nas plataformas de TV por assinatura) e só se interessa pelos "agradáveis" comentários melosos de um pequeno nicho de "SBTistas das redes sociais" (por isso que sua alardeada linha de shows, seu filé-mignon, jamais voltará a registrar dois dígitos de audiência).

Não duvido que esse "fã-clube disfarçado", composto por sete produtores, sete pós-produtores e uma diretora (cujos nomes foram mencionados nos créditos iniciais), deu conselhos suspeitosos a esses 10 jurados, o pior conjunto de julgadores já "selecionado" na história dessa descarada auto-promoção do SBT, em sua maioria colunistas sociais e radialistas "mal-caráteres" que adoram exaltar os feitos do "Patrão" em suas publicações, seguindo a política do "quanto mais puxa-saco, melhor", e prepara todo o clima para que o anfitrião não se magoe com a perca de um prêmio a ele, a um artista ou um programa da emissora dele, reforçando ainda mais a teoria de auto-afirmação do SBT às custas da concorrência. As outras emissoras, principalmente a Globo, deveriam entrar na Justiça e processar o SBT por danos morais e uso indevido de imagem, haja covardia. Dentre os jurados, fizeram falta os dois melhores críticos de televisão segundo minha modesta opinião: José Armando Vanucci e Cristina Padiglione (sinto que foi sabotagem por parte dessa PRODUÇÃO LAMBE-BOTAS em não chamar os jornalistas que tiraram foto comigo e "acham" que eu fiz a caveira do troféu pra eles ou que ambos não são "puxa-sacos" o suficiente para integrarem o júri, é muita perseguição pro meu gosto). As ausências de Décio Picinini e Leão Lobo foram até compreensíveis porque ambos apresentam o programa Fofocalizando e um voto a qualquer artista ou programa do SBT de ambos sairiam muito suspeitas, só que os dois (velhos conhecidos de Silvio Santos e do público do SBT) tem opiniões bem concisas e conseguiram até o meu respaldo. Os convidados (prefiro não abordar essa parte em seus detalhes) que vão lá para receberem as estatuetas de anos anteriores, na verdade vão lá só pra tirar selfie ("o que é selfie"? vai ser burro no inferno) e PAGAR PAU pra esse que acha que vai ser o "futuro presidente", além de mendigarem aumento de salário, renovação de contrato e transferência de emissora, ainda mais contando com a cumplicidade dessa autêntica "IMPRENSA PODRE" que compõe o juri e que devem ter concordado numa coisa "O Brasil seria mais feliz se Silvio Santos fosse dono da Globo e presidente do Brasil", ora, se ele fosse dono da Globo, a vida televisiva seria um eterno programa de auditório, tiraria do ar o Jornal Nacional, enxugaria a quantidade de novelas e impediria o Brasil de assistir uma Copa do Mundo. Muita insanidade virtual pro meu gosto. E outra, os "jurados" são doidos por um furo do tipo "fulano de tal é o mais novo contratado do SBT, assinou contrato durante gravação de programa com Silvio Santos e o ato irá para o ar neste domingo", mostrando que o "Oscar brasileiro" é também pretexto para se armar um balcão de negócios. Bem que os indicados poderiam ser anunciados com pelo menos um mês de antecedência no site do SBT e nos anúncios publicados em jornais e revistas, coisa que a emissora não faz para privar "seu" público de fazer apostas, anuncia os indicados e os joga imediatamente pros jurados já descaradamente envolvidos com o "clima SBTista" da votação sem poder raciocinar calmamente para quem irão dirigir seus votos, persuadidos simplesmente com a presença do dono da emissora. ISSO É COISA DO PASSADO, É UMA DOENÇA CRÔNICA QUE SE ESTENDE DESDE 1971!!! E na época, não era feita auto-promoção da Globo, como muita gente imaginava, como era produção independente, o Troféu Imprensa fazia know-how direto do próprio apresentador que chegava ao cúmulo de ser indicado em umas quatro categorias (programa de TV, animador, artista mais simpático e artista mais querido) e ganhava todas elas com um pé nas costas, contando com a ajuda de um auditório mais passional e hostil do que o auditório de hoje, que fica boiando tamanha burrice das "colegas de trabalhos" que somos obrigados a ver toda semana.

Se é pro público internauta indicar os melhores, APENAS O PÚBLICO INTERNAUTA é que tem direito de eleger quem foi o melhor (até com relativa justiça, como vimos acima) e não um júri complacente da produção "fã-clube" do Programa Silvio Santos (porque eles não perguntaram aos "julgadores" nos bastidores antes da gravação quais foram os melhores das 14 categorias e assim entregar pro "Patrão" uma lista pronta de 5 jurados em cada "pergunta" com votos que lhe interessariam, automaticamente dirigidos a artistas e programas do SBT? era só ele chamar alguém que o voto seria confirmado verbalmente) que acha que tudo que Silvio Santos faz seja o "máximo" para TV brasileira e não elogiam o artista e a equipe dos programas do SBT e sim elogiam rasgadamente o anfitrião por contratar esses profissionais que integram o cast dele. No meu post anterior, relato que a culpa dessa deplorável situação do "Oscar brasileiro" é da PRODUÇÃO LAMBE-BOTAS do Silvio Santos que armam o circo e fazem o diabo para que o "público SBTista" negue a Deus para venerar semelhante "boneco de cera" como se ele fosse o "homem mais rico do Brasil" e que um dia suba o Planalto para ser Presidente da República.

O Silvio Santos não precisa provar pra mais ninguém porque é comprovadamente uma lenda viva da TV, o programa dele vai completar agora em 2017 55 anos no ar e ele poderia levantar as mãos para o céu e agradecer por tudo que conquistou com seu trabalho, disso eu reconheço (até um livro será lançado sobre a vida dele, de autoria de Fernando Morgado). Agora, a impressão que está deixando é de um homem extremamente avarento e mal-agradecido: quer tirar vantagem de qualquer situação pra mostrar que, do alto dos seus 86 anos de idade, continua insatisfeito com a vida achando que não tem tudo o que quer e deseja, como ser Presidente da República, pagar multas com desconto para contratar os artistas que bem quiser, fazer com que o SBT ganhe da Globo no IBOPE todos os dias depois da novela, acusar seus ex-empregados de "traição" oferecendo R$ 1 milhão em ouro de recompensa pela cabeça de cada um deles e ganhar todos os anos todos os troféus de sua própria premiação e seus súditos concordando com ele que o Troféu Imprensa ainda seja o "maior prêmio do mundo", a melhor láurea que existe na TV e o resto é esterco. ISSO ME REVOLTA! A LATA-VAZIA É A QUE FAZ MAIS BARULHO! Sinceramente, nunca vou perdoar o dia em que NENHUM REPRESENTANTE do Sr. Abravanel veio receber o Grande Prêmio da Crítica de TV da APCA ano passado, dando a entender que ele prefira seu próprio troféu. Ele é só um SER HUMANO, apesar da "virtude da vaidade" que ele tanto defende e que está deixando como "legado" para suas filhotinhas, mas tá caindo nessa cilada diabólica de que ele é mito, que ele é Deus, que pode tudo, etc, etc, etc. Ele tá numa idade em que ele acredita em TUDO que falam à seu respeito. Se é assim, então porque que ele não transforma pedras em pão e água em vinho todo domingo no programa dele?

O Troféu Imprensa, ainda sob direção de Silvio Santos e SBT, ficou PREVISÍVEL demais, os jurados sempre elegerão o óbvio, ou seja, aquele que mais se ouviu falar durante o ano nas comunidades sociais, causando boa repercussão, sairá vitorioso, assim como os artistas e programas do SBT para não aborrecerem o apresentador e dono da emissora (e, por tabela, sua "produção"), mesmo sem merecer. É como um programa de calouros, faltou o Paulo Barboza, o Wagner Montes, a Sônia Lima e o Sérgio Mallandro para comprovar minha tese. Este último poderia repetir o que fez uma vez há exatos 30 anos: ligar pro Roberto Carlos do seu celular e conversar com ele durante a votação.

Meu sonho é justamente este: os direitos autônomos, independentes e neutros da marca Troféu Imprensa, que é a premiação anual onde os jornalistas segmentados em televisão, artes e espetáculos se reúnem para escolher quais foram os artistas e programas que fizeram de verdade os melhores trabalhos, segundo o entendimento desse grupo de críticos, durante o ano. Era mais ou menos assim nos anos 60 quando foi criado, mas com o passar dos anos, deixou que o público decidisse pelos jornalistas quais seriam os indicados que entrariam em julgamento. Mas a opinião dos jornalistas difere da opinião do público, ainda mais agora com o boom das comunidades sociais na internet onde se vê uma guerra de predileções fora do comum e que dissemina todos os tipos de discriminação que se possa imaginar. E quando surge uma enquete sobre televisão na internet, lança as portas para essa absurda competição entre fã-clubes e isso nos faz remeter as eleições das Rainhas do Rádio dos anos 40 (Emilinha Borba x Marlene) e dos Reis do Iê-Iê-Iê dos anos 60 (Wanderley Cardoso x Jerry Adriani, que nos deixou recentemente) para ver quem tinha mais fãs. Retrocesso total. E a palavra "imprensa" significa grupo de escritores de jornais, os JORNALISTAS, e infelizmente o termo Troféu Imprensa perdeu o sentido, dando vazão a uma opinião que vem dos fã-clubes virtuais do que dos próprios jornalistas, que se vêem forçados a serem expostos em rede nacional e endossarem o gosto duvidoso do telespectador ao depararem a lista dos indicados com nomes que são da simpatia do "povão" e dos organizadores do prêmio e que não mereciam figurar na disputa final, segundo o entendimento do júri. O que dita os indicados a essa premiação dos jornalistas é essa pesquisa anual chamada Troféu Internet e por mais que ela seja a mais bem organizada da internet, leva mais em conta o critério da predileção pessoal do que pelos méritos atribuídos pela classe da imprensa especializada durante a temporada. Isso não é justo, chega a me dar raiva e tristeza e isso tem que acabar logo!

Eu postei no meu canal no YouTube dois vídeos intitulados "Carta Aberta Sobre o Troféu Imprensa". O primeiro, feito em abril de 2013, faço um desabafo sobre a maneira que o chamado "Oscar brasileiro" vem sendo tratado.
1ª Carta Aberta Sobre o Troféu Imprensa: http://www.youtube.com/watch?v=jv5aN0ZI0YA
E o segundo, feito em julho de 2014, considero melhor que o primeiro pois exponho abertamente da melhor maneira possível minhas ideias e falo sobre o futuro do Troféu Internet. Pra não perder seu verdadeiro sentido, gostaria muito que o Troféu Imprensa se separasse do Troféu Internet, para que o Troféu Imprensa seja exclusivamente dos jornalistas, organizado de forma neutra e sem nenhuma ligação com qualquer emissora de televisão (como vem acontecendo atualmente).
2ª Carta Aberta Sobre o Troféu Imprensa: http://www.youtube.com/watch?v=JvF4TW75Sh0
E olhem o que eu tô escrevendo: não que eu queira me gabar, mas lá na frente muita gente vai dar razão pra mim. Certamente, enquanto assistiam ao "julgamento", muitos de vocês devem ter lembrado daquele post do meu blog e o releram entre um intervalo e outro, já que o texto é longo. O link é este aqui:
CUIDADO!!! Troféu Internet/Imprensa é Auto-Promoção do SBT: http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2017/01/opiniao-cuidado-trofeu-internetimprensa.html)
Acho maldade esperar o Silvio Santos morrer para possibilitar tal direito, esta é justamente uma oportunidade para ele tomar conhecimento deste meu desejo de outorgar a organização de uma premiação mais justa às pessoas certas no momento certo, sem a intromissão de nenhum canal de TV. Perdão pela insistência! Eu só quero ser ouvido! Senão, serei capaz de cometer outra loucura impublicável de ser escrito neste blog.
A Aids pode ter cura, o Vírus Ebola e o Influenza também, mas o SBTismo (e o Silvio-santismo) jamais terão cura.
Perdão para quem se sentiu ofendido.