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sábado, 13 de maio de 2017

OPINIÃO: O Sumiço de Redes Abertas no Dial das Operadoras Pagas - 2ª Parte


Hoje, por conta da data, poderia fazer uma postagem comemorativa aos 50 anos da Rede Bandeirantes de Televisão com uma cronologia bem legal, mas não encontro condições psicológicas para tal. Nesta sexta, dia 12, a novela da saída das três emissoras abertas no dial das operadoras de TV por assinatura, foi sacudida por uma verdadeira BOMBA: a Vivo-TV, a única que mantinha o sinal das três redes em meio a semelhante "rebelião" de operadoras concorrentes, anunciou que irá retirar o sinal das 3 emissoras abertas integrantes da firma Simba a partir de junho, acabando de vez com a esperança de um acordo. Conforme relatou o site TV História na véspera, a demora em se fechar negócio com o tal "valor justo" vem causando um sentimento de frustração entre os profissionais de SBT, Rede TV! e R... (tenho NOJO em citar o nome dessa PREPOTÊNCIA TELEVISIVA). A impressão que fica é que a Vivo uniu forças com a Sky para, definitivamente, virar as costas no caso e correm o sério risco de perderem assinantes. A Net, a Claro e a Oi ainda seguem "firmes" na medida do possível com as enroladas negociações, que por sua vez estão longe de um happy end. Confiram a nota neste link: http://tvhistoria.com.br/NoticiasTexto.aspx?idNoticia=3610

Na verdade, a grande culpada nessa história toda é essa firma que vem respondendo pelo "interesse" das redes, a Simba. Ou ela é GANANCIOSA e tá exigindo cobrança abusiva das cinco operadoras existentes pelas três emissoras ou os representantes dessas redes são INTRANSIGENTES e ACOMODADOS, preferindo, do alto de suas vaidades, continuar com essa inútil guerra de audiência cujo objetivo é sempre o mesmo: acabar para todo o sempre, Amém, com as Organizações Globo. Não entendo essa urticária e ojeriza dessas três redes de merda pela Rede Globo de Televisão. Isso não passa de INVEJA IDIOTA e CONCORRÊNCIA DESLEAL. Essas três emissoras NÃO SABEM ou DESAPRENDERAM fazer uma concorrência correta e mantém errada a maneira em que competem visando o mais rápido possível o topo da montanha, desmoralizando a emissora-líder.

Por mais que essas três emissoras não ofereçam conteúdo de qualidade e destilam uma programação vergonhosa, é DIREITO DO ASSINANTE-CONSUMIDOR-TELESPECTADOR ter à disposição TODOS os canais abertos, independentemente se vão cobrar um centavo a mais por elas. Se dependesse apenas da minha opinião, da humilde opinião de um blogueiro em ascensão, propunha a cobrança de APENAS 3 REAIS pelo trio de emissoras, R$ 1,25 por SBT e "Recópia" cada uma e R$ 0,50 pela Rede TV! e fim de papo (além do programa de desconto que propus na primeira parte deste post de opinião, segue o link: http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2017/03/opiniao-urgente-o-sumico-de-redes.html). Elas, mesmo assim, faturariam alto no fim do ano e não pesaria no bolso dos assinantes. Não há sentido pra essa guerrinha de vaidades, TODOS SAIRIAM GANHANDO. Não será surpresa se dentro de alguns dias a Oi-TV aderir ao boicote e a dupla Net/Claro pegar carona nesse barco.

Essas três emissoras só pensam nelas mesmas e não investem na criação de novas plataformas digitais para disponibilizar seus programas a serem visualizados no celular, no tablet e no computador. A Globo é a única que investe de verdade na manutenção dos próprios serviços de televisão e até criou a plataforma Globo Play, na qual disponibiliza seus programas ao público sem a preocupação da política de direitos autorais do YouTube (recentemente colocou a disposição a minissérie Anos Rebeldes de 1992). E nesse ponto, as operadoras tem razão em reclamar das emissoras, mas ninguém das emissoras TOMOU A FRENTE DE VERDADE, deixaram a responsabilidade para uma firma que age com ganância pelas costas dessas redes e seus profissionais estão sentindo a frustração com as infrutíferas negociações e quem perde é o telespectador. Vejam esse link publicado na véspera da devastadora notícia: http://tvhistoria.com.br/NoticiasTexto.aspx?idNoticia=3601

Vocês notaram que essas três redes não sabem concorrer corretamente com a Globo? Não podem ficar 1 minuto sequer liderando a audiência e botam a música do Jornal Nacional pra mandar todo mundo rebolar pra comemorar lançando palavras amaldiçoadoras à família Marinho. É só analisar a história recente de todas elas. A Rede TV! entrou no ar em 15 de novembro de 1999 em meio à pressa de seus proprietários com mania de grandeza em entrar no mercado da televisão e tiveram apenas 4 meses de preparo, o ideal seriam 6 meses. Prometeram qualidade feito político em época de campanha eleitoral, mas caiu na maldição das emissoras abertas e desde então parou no tempo insistindo ainda na fórmula de entupir sua grade com programas de fofocas de celebridades, shows de transformismo, testes de fidelidade, debates sobre religiosidade, homossexualismo e outras baixarias pra conseguir audiência fácil.

Aquela emissora de placa de igreja, cujo nome tenho NOJO em citá-la, jogou na lata do lixo sua rica história construída por Paulo Machado de Carvalho, para escrever uma história a seu modo desde 16 de julho de 1990, deixando-se em ser administrada por uma autêntica corja de bispos comandada pelo Macedão. Precisou esperar 17 anos para executar seu plano mais diabólico e pôde revelar sua verdadeira face: o desejo de PODER ABSOLUTO que passou a apregoar em seu pseudo-jornalismo com seus infalíveis caminhões de dinheiro de dízimo (os quais conseguiram subornar o instituto do Montenegro, o IBOPE, a seu favor), para que se perpetuem no poder para todo o sempre, Amém, atiça o ódio a seu público com um pensamento anti-Globo acusando a emissora-líder de motivos extremamente mesquinhos e idiotas, defender a terceirização geral da TV brasileira e a extinção absoluta da publicidade na TV graças a seu discurso falso-moralista e politicamente correta.

Já o SBT, é um autêntico exemplo de como um canal de TV é capaz de mimar seus telespectadores através da super-exposição de seu proprietário superstar. Esses telespectadores se converteram em verdadeiros "SBTistas das redes sociais" revelando sua adoração pela "TV que tem torcida" em tudo quanto é comunidade social, cuja religião é o "Silvio-santismo", o que fazem acreditar que a vida é um eterno programa de auditório. Todas as ideias e tomadas de atitude de semelhante "animador de auditório" são o "máximo", como por exemplo, o desaproveitamento do jornalismo, o nepotismo de fazer sua filhotinha na "nova Hebe Camargo" e na nova dona do domingos, a cobiça por artistas da concorrência perguntando sobre o valor da multa a ser paga (e com desconto), a mudança brusca de horários da programação com o único intuito de "vencer a Globo" na marra e condenar seus ex-funcionários de "traição", como se eles fossem indignos de viverem e como forma de "demonstração eterna de gratidão" para não mudarem de canal, convencendo-se de que a emissora é a consagração definitiva do artista brasileiro.

É por essas e outras que as três emissoras componentes da firma cujo nome é o filho do Rei Leão, só pensam em si próprias. Nem mesmo Silvio Santos tem disposição de tomar a frente dessa polêmica toda, já que a bajulação que tem a sua volta é praticamente unânime, de donos de televisão e até de chefes da nação. Até porque o país inteiro o obedece quando lança uma determinação e essa questão das TVs pagas é a principal delas. O Marcelo de Carvalho, por mais que demonstre ser "crânio" em televisão, só fica no blá-blá-blá e não perdeu essa mania de grandeza pra fazer da sua Rede TV! uma emissora "maior que a Globo". E o Macedão só pensa "naquilo": ajudar a dupla sertaneja Lula & Dilma de se safarem da Justiça, criando a imagem de "indobráveis", e instaurarem um novo regime comparado ao do Estado Novo nos anos 30 neste retardado país. Se isso acontecer, a corrupção será legalizada no Brasil.

Escrevi tudo isso para sintetizar o seguinte: as três redes nunca irão investir em novas plataformas para TV e permanecerão paradas no tempo à mercê dos caprichos de seus diretores vaidosos e proprietários idem. Elas não podem jogar a responsabilidade numa firma que age com ganância às costas delas próprias e nem sequer estimulá-las a investirem em novas tecnologias onde o grande vencedor não é a Globo, é o público-telespectador, que pode ter a liberdade em escolher o horário de assistir ao programa que quiser em qualquer aparelho móvel. Se por um lado, as operadoras estão certas com a "rebelião", por outro, a atitude dessa firma e suas componentes estão erradíssimas.

DESCONTO JÁ!!! ACORDO JÁ!!!