HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

terça-feira, 30 de julho de 2019

OPINIÃO: Denunciando os Falsos-YouTubers


Hoje, novamente, não teremos programação antiga. Antes que alguém possa me cobrar, já vou logo avisando que em agosto vai ter programação antiga todo dia. Mas quero aproveitar a oportunidade para falar de um assunto SÉRIO e que vem aborrecendo uma classe de YouTubers que mexem com material de resgate de imagens antigas da TV brasileira.

Há dois anos e meio, o extinto blog do meu bom amigo Juliano Trindade foi o pioneiro nesse tipo de denúncia e agora é a minha vez de botar a boca no trombone. A digitalização da nossa sociedade apresenta um lado bom e um lado ruim. O lado bom é o fácil acesso e a disponibilidade de tudo aquilo que a gente deseja curtir, relembrar e consultar a qualquer hora sem o menor compromisso diante da tela. O lado ruim é a invasão de pessoas à flor da idade que adoram desvalorizar qualquer conteúdo na finalidade de zoar sem limites, pedir como se nós morássemos no reino encantado dos CEDOCs da vida (e ainda por cima não se satisfazem com o pedido) e a obsessão por detalhes fazem ter a mania de redundância, isto é, falar de coisas que todo mundo sabe sobre a história da TV, por mais que tudo esteja esclarecido na descrição.


Ultimamente, a visualização de vídeos na internet através de smart-phones cresceu a ponto de ultrapassar os acessos via tablet e computador. E talvez esse seja o motivo desse comodismo juvenil de passar desapercebido as descrições dos vídeos postados ser até estimulada pelo próprio YouTube. Isso é um problema crônico e tem nome na internet: os Falsos-YouTubers.

Os Falsos-YouTubers são aquelas "contas-fantasmas" sem conteúdo próprio (no máximo Playlists de vídeos favoritos, lista de inscrições e de "joinhas") de gente que, por ter a vantagem de ter Gmail, Blogger e outros produtos oferecidos gratuitamente pelo Google, tem a mania de ficar comentando asneiras sem o menor sentido em vídeos cujo público-alvo são os saudosistas da TV, os que seguem um estilo de vida retrô (como eu por exemplo), os que curtem o assunto como um "hobby" e também estudantes de comunicação para terem uma "aula prática" de como se organiza uma televisão. Os Falsos-YouTubers (salvo algumas e raríssimas exceções) são aquilo que costumo chamar de "turma da zoeira", pois nunca levam nada a sério, nem mesmo a própria família que os colocaram no mundo: desrespeitam a nostalgia alheia desenfreadamente, são paranoicos e apegados exageradamente com suas preferências pessoais (seja de artista, programa, emissora ou algo do tipo "meu time é melhor que o seu"), são viciados em "fake news", trollam mais por esporte do que por diversão, são programados para não ter sensibilidade e personalidade própria, praticam cyber-bullying impunemente, se metem a ser prepotentes com os outros, fogem do assunto proposto no vídeo e, contraditoriamente, acham um máximo esse papo de "politicamente correto", que para mim não passa de uma maneira encontrada pelo comunismo internacional de dominar o mundo nem que seja na marra.

Eis aqui abaixo alguns exemplos:
"Incidente em Antares, e porque não Acidente em Antares" 
"Fulano hoje na Record"
"#GuguTraidor"
"Fique Por Dentro ou Fique Por Fora?" 
"O Dirceu Rabello falou Isadora, faltou o Ribeiro no sobrenome" 
"O Domingo legal estreou em 17 de janeiro de 1993"
"Assistindo em 2019. Alguém vendo em 2019?"
"Primeiro a comentar" 
"aaaaaaaahhhh!!! globo RJ!!! queria globo SP!!!" 
"HUASHUASHUASHUAS" 
"me responde que dia e que hora você sobe os vídeos" 
"Posta aquele vídeo de encerramento de 30 de fevereiro de 1899?"
"Fora Bolsonaro! Lula Livre!"
"VAI CORINTHIAS!!!"
"Globo golpista e manipuladora"
"Faltavam 8 meses e 17 dias pra eu completar 5 anos"
"1:23 😝"
"Qual o nome da música que toca durante a chamada"
"a copa 2002 foi mostrada pela globo em tv aberta e sportv em tv fechada"
"Esse povinho deve ter mais de 70 anos hoje ou já morreram kkkkkk"
"Essa moça desse comercial se chama Fulana de Tal antes da fama, hoje faz a novela das nove"
"Hj fz ext 16 anos q esse programa foi exibido"
"Comerciais exibidos: 1-tal, 2-tal, 3-tal..."
"Você acha que o bolsonaro vai colocar o bispo macedo contra a parede?"
"os programas obteram 25% de audiência. Correção: os programas obtiveram 25% de audiência"
"Silvio santos: maior artista do mundo e foda-se o resto"
"isso dá medo até hoje, tinha mó medo dessa vinheta"
"O Criança Esperança é feito no Ibirapuera?"
"Quem gostou dê um like e se inscreva no meu canal! Uhu!"

Hábito lamentável, vergonhoso, revoltante e inaceitável. Uma doença contagiosa longe de ser exterminada. É como eu comentei uma vez: a Aids poder cura, o Vírus Ebola também, mas os Falsos You-Tubers jamais terão cura. Pode ser um pré-adolescente, gente na casa dos 20 anos que tem preguiça de fuçar as coisas na internet (quer tudo de mão beijada), marmanjos mimados, cagões trintões, pessoas com crise de personalidade que incorporam um "alter-ego" diante do teclado ou até mesmo alguém portador de um transtorno mental não-diagnosticado, que não sabe o que faz com "metidez" e que, obcecado pelo assunto, tem mania de ensinar os outros o que todo mundo sabe como "o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 por Pedro Álvares Cabral" ou "a Independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1822 por D. Pedro I nas margens do rio Ipiranga". Ora, cria logo um blog para expor seus conhecimentos sobre a TV como o Kléber Nunes fez e muito bom por sinal sobre a história da TV em Brasília, terra dele. Eu até recomendo!


Com o fim do Google+, não dá mais para bloquear essas contas-fantasmas no próprio canal porque vez e outra aparecem de novo comentando em vídeos de outros canais co-irmãos. São pessoas que não conseguem mudar seu jeito depois de receberem uma patada verbal e ainda por cima são viciados em "anestesia mental" (também conhecido com déficit de atenção). Minha vontade é contratar um capanga para eliminar esses parasitas do YouTube nem que seja numa emboscada, sem um pingo de remorso, pra aprenderem a não zoar com coisa séria e parar de bancar os pidões. Ninguém é dono de nada por aqui, mesmo que a internet seja uma "terra sem lei", pois os direitos autorais das imagens publicadas no YouTube são das emissoras de TV, gravadoras musicais, federações esportivas internacionais e de agências publicitárias também. Cabe aqui a nobre tarefa de resgatar tesouros considerados "perdidos" num VHS jogado num canto por aí.

Para todos os Falsos-YouTubers do Brasil, aqui vai três conselhos:

1) Aprendam a ler a descrição dos vídeos antes de assisti-los, recomendo pausar o vídeo e ler a descrição enquanto ele carrega (dependendo da velocidade da internet aí da sua região).

2) Se ainda não se satisfazem com as imagens antigas de TV publicadas no YouTube, entrem em contato com algum colecionador pela internet (existem vários por aí, é só fuçar) ou marquem uma visita nas emissoras de TV de sua cidade para conhecerem o arquivo e perguntem sobre aquele programa, aquela reportagem, aquele jornal, naquela data, etc, etc, etc...

3) E se ainda não se contentam com o que meu blog tem a disposição de vocês, procurem uma hemeroteca pública ou o acervo dos jornais de sua região e perguntem sobre os guias antigos de programação daquela data, daquela cidade, daquele fato, daquela emissora, etc, etc, etc...

E como eu sempre escrevo nas descrições das minhas postagens do YouTube: Respeite a nostalgia dos outros e por favor, leia a descrição antes que eu surte e você toma um block por burrice!
Pois se essas coisas tendem a piorar no futuro, sinceramente eu não sei mais nada o que fazer para combatê-los. Ou mato alguém ou me suicido.