HISTÓRIA: Cidade Contra Cidade - 56 Anos

Eu fiquei emocionado Naquele domingo à tarde Quando assisti ao programa Cidade Contra Cidade (...) Carlos Cezar, José Fortuna e Valentino Gu...

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO: Amigão Fake de 10/08/2001

2001 - Uma Odisseia na Telinha

Amigos queridos! Hoje, 8 de novembro, é uma data muito especial. O blog ÊHMB De Olho Na TV comemora 6 anos e para festejar mais este aniversário, presenteio vocês com uma edição fake do Amigão, um famoso suplemento semanal publicado nos anos 70, 80 e 90 com o resumo completo da programação de TV que saía junto com a extinta revista Amiga. Aqui, a época em que se passa ocorre na semana de 13 a 19 de agosto de 2001.

Tenho o dever de agradecer ao blogueiro Césio Gaudereto, mineiro de Rio Pomba, por este belíssimo trabalho de diagramação com os textos que eu mesmo redigi e as fotos que colhi nos acervos online de jornais, revistas e do próprio Google também. Ele é dono de dois blogs que eu faço questão de recomendá-los: Tudo Isso é TV e Amiga e Novelas, em que ele publica dia sim dia não revistas antigas que enfocam o mundo da televisão (principalmente as novelas). Tem até fotonovela!

Esta revista fake é uma forma de homenagear a Bloch Editores S/A, que estava parcialmente sem publicar nada em 2001, apenas edições especiais e esporádicas providas através da massa falida do grupo. Outra homenagem é para aqueles profissionais e artistas que fizeram a televisão brasileira acontecer há exatos 20 anos. Quanto aos anúncios, não tenho intensão alguma em divulgar de graça certas marcas, quis apenas reproduzi-los e abordá-los de acordo com a época deste Amigão fake.

Tudo nesta revista é real, reproduzido os costumes, a linguagem e o comportamento da época em que é abordada, fruto de muita pesquisa nos acervos online de jornais e revistas que mencionei parágrafos acima, mas devo alertá-los que apenas três fatos são puramente falsos:

1) A festa de aniversário dos 20 anos do SBT: Realmente isso não aconteceu, passou em branco, apenas uma vinheta comemorativa e uma homenagem monótona no Congresso Nacional. Mas resolvi apelar para a criatividade imaginando como seriam as festividades da emissora em sua programação.

2) A transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol na Rede TV!: A emissora tinha anunciado no início do ano que transmitiria a competição, mas não honrou as parcelas de um empréstimo que contraiu do Banco Rural e ficou de fora. A Globo riu por último e ficou com a exclusividade.

3) O anúncio do game International Superstar Soccer - Ultimate Level: Resolvi juntar todas as versões da trilogia ISS, em inglês e em japonês, tanto para Super Nintendo quanto para Nintendo-64, num só videogame. Me inspirei na versão Deluxe para Playstation 1, nunca lançada no Brasil.

São 56 páginas para vocês poderem curtir a valer no tablet ou até mesmo para imprimir e sentir o gostinho de viajar no tempo de verdade. De resto, divirtam-se, tenham um bom proveito!

























































E atenção! A partir de dezembro, as programações antigas estarão de volta no blog. Elas já estão prontas para serem publicadas, só estão esperando a data certa para o upload. E fazendo as contas, a postagem nº 3.000 está próxima de acontecer. Se tudo der certo, o meu tradicional Balanço da TV Brasileira para 2021 terá a honra de fazer com que o blog atinja esta importante marca já nos primeiros dias de 2022. Portanto, fiquem atentos e sejam pacientes. Afinal, 6 anos é apenas o começo de tudo.