ESPECIAL: Minha Visita na Set Expo 2025

O Centro de Convenções do Anhembi em São Paulo, realizou entre os dias 19 e 21 de agosto, uma das maiores feiras de mídia da América Latina:...

sexta-feira, 13 de maio de 2016

OPINIÃO: Comparativo do Troféu Imprensa (Fase Atual e Minha Proposta)


Como o Troféu Imprensa está chegando e até agora não tive nenhuma resposta da organização da premiação e dos detentores do prêmio, apesar de eu ter pedido a amigos meus uma mobilização virtual ou cruzada virtual para tal, mas pelo visto não deu em nada, apresento aqui um quadro comparativo com 12 itens, analisando a maneira que é feita o "Oscar brasileiro" na fase atual, repleto de erros, e qual seria a minha proposta, mostrando como seria a maneira certa e ideal de promover um prêmio tão importante como este. Quem sabe dessa maneira, conseguirei realizar meu sonho pela autonomia e independência do Troféu Imprensa. Confiram!


 FASE ATUAL
 MINHA PROPOSTA
Primeira Votação
Através de um site na internet, é imposto aos internautas a responder por completo, em seus computadores, um questionário de 20 perguntas previamente selecionadas a dedo pela organização do prêmio
Os críticos e colunistas de televisão e espetáculos de todo o país teriam o direito de escolher as categorias que, segundo eles, são mais apropriadas de serem indicados (e depois elegerem) os melhores artistas e programas do ano
Segunda Votação
É oferecida uma lista com 10 nomes em cada pergunta para os internautas escolherem "de quem você gostou mais" no ano que passou e a partir dessa enquete que é feita a lista dos indicados para a votação final dos jornalistas
Seria tabulada a lista dos três indicados mais votados nas categorias e caberiam aos mesmos jornalistas da votação anterior escolherem aqueles que seriam de fato os melhores em cada categoria, esta seria a votação final
Período de Votação
As duas votações juntas duram 40 dias, a primeira num período de 20 dias do mês de dezembro e a segunda num período de 20 dias entre dezembro e janeiro, independentemente dos feriados e dos dias da semana
A primeira seria num período de 15 dias antes das festas de Natal e Ano Novo, cuja tabulação ocorreria nesse intervalo, e a segunda ocorreria também em 15 dias, após a primeira segunda-feira do mês de janeiro
Anúncio dos Indicados
É feito na hora, exatamente no dia da votação final, gravado com antecedência, cuja data de exibição fica à critério da emissora
Seria ao vivo, dois meses antes da cerimônia oficial, assim como a data do próprio evento para os artistas se programarem
Evento de Premiação
É transmitido por um único canal de televisão, cujo dono faz o papel de mestre-de-cerimônias da votação final diante de seu auditório
Exibido em cadeia de emissoras, cujo comando seria de alguém não-indicado, com a participação de vários artistas
Dia, Hora e Local
É gravado e exibido na noite de domingos, dentro do programa comandado pelo dono da emissora direto dos próprios estúdios
Seria realizado ao vivo e de preferência num sábado à noite, dia de pouca concorrência, direto de uma casa de espetáculos
Anúncio dos Vencedores
Um júri visto com simpatia pela organização do prêmio escolhe um por um em voto aberto os melhores sob critérios de predileção, reputação, repercussão e de proteger a emissora do apresentador, buscando agradar o "povão"
Como ocorre no Oscar, seria feito através dos envelopes, mas além disso, a categoria seria anunciada, os indicados seriam chamados ao palco e o apresentador receberia o envelope das mãos de uma assistente de palco com o nome do vencedor
Convidados Especiais
A maioria deles pertencentes à emissora promotora do evento, que por sua vez enfrenta problemas em pedir a liberação de artistas das concorrentes em receber os troféus anteriores
Todos os indicados das categorias disponíveis marcariam presença no evento, mediante a devida autorização e liberação do uso de imagens de suas respectivas emissoras
Atrações Musicais
Nenhuma, apenas recebem seus prêmios dos anos anteriores
Entre uma categoria e outra com os cantores indicados ao prêmio
Denominação das Categorias
As de apresentador(a) de TV são chamadas de "animador(a) de auditório", o de telejornal é intitulado "jornal de TV", os de ator/atriz são restritos apenas às novelas e o de revelação do ano é confundido até hoje pelo termo "destaque do ano" pelo próprio apresentador
As de ator/atriz seriam chamadas de "ator/atriz de TV" abrindo espaço a outros segmentos da teledramaturgia, o de apresentador(a) de telejornal seria rebatizado de "âncora de telejornal", telejornal e apresentador(a) de TV teriam seus nomes mantidos
Entrega de Troféus
O convidado vem para receber os prêmios, no mínimo, do ano retrasado, além de serem longamente entrevistados pelo apresentador e por algum jurado
O artista vencedor recebe o prêmio da temporada anterior na hora em que seu nome é anunciado, faz seus agradecimentos de praxe e posa para os fotógrafos nos bastidores
Outras Observações
Certos convidados, bem como o próprio apresentador, chegam ao cúmulo de presenciar sua própria votação e isso chega a influenciar na decisão dos jurados para agradar o público e os organizadores
Os votos são feitos pelos jornalistas segmentados em seus próprios ambientes de trabalho, sem serem influenciados, e os envelopes com os vencedores seriam guardados dentro de um cofre até o dia do evento

Quem sabe assim desta maneira, eu seja ouvido e compreendido, minhas propostas sejam conhecidas e que todos possam abrir os olhos, parar pra analisar e notar que dá pra reformular um prêmio à beira da decadência cujo nome vêm perdendo seu sentido. O momento agora não é de ridicularizar (isso não admito), é de cair na consciência o que é justo e agradável à crítica especializada e às emissoras brasileiras de televisão, que no fundo estão cansadas de serem usadas sob pretexto de auto-afirmação de um canal de TV que até hoje, de acordo com os caprichos e vontades de seu dono, promove o prêmio. Que este post seja compartilhado e encaminhado o mais RÁPIDO e URGENTE possível para a organização atual da premiação, essas são as minhas boas intensões. Senão, ameaço postar um desabafo mal-criado sobre Silvio Santos. Então, ME AJUDEM POR MISERICÓRDIA!!!

E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

ACESSEM! COMENTEM! DIVULGUEM! COMPARTILHEM! MESMO SOZINHO E SEM APOIO FORMAL DE NINGUÉM, NÃO DESISTIREI DESTA LUTA! NUNCA TOMEM ESSAS CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL! É HORA DE ABRIR O OLHO E MOSTRAR O QUE É MELHOR PARA O TROFÉU IMPRENSA E QUE O LEGADO DE PLÁCIDO MANAIA NUNES NÃO MORRA JUNTO COM SILVIO SANTOS!
#PorUmaTVMelhor

sábado, 30 de abril de 2016

ESPECIAL: Os Meus Melhores de Todos os Tempos

30 de Abril. Este é um dia muito especial na minha vida. Na data em que eu publiquei este post, eu soprei as velas e completei três décadas. Tô ficando "velho", mas acima de tudo experiente e mais sábio com as coisas. É um momento único de muita felicidade e satisfação que compartilho esta emoção a todos os seguidores do blog ÊHMB De Olho Na TV. Peço permissão e licença para mostrar a vocês quais os artistas e programas BRASILEIROS que conseguiram conquistar minha preferência pessoal que NUNCA chegam ao ponto de torná-los armas de defesa na internet. Se discordarem de um ou outro nome, aceitem minhas desculpas porque ninguém é doce para todo mundo gostar. Nunca tomem minhas opiniões como "ofensa pessoal", o que infelizmente sempre acontece, fruto do individualismo virtual. Vamos a eles:

OBS: Roberto Carlos e Silvio Santos foram dispensados dessa minha escolha até porque seria clichê demais incluí-los nesta lista. Por isso eu os coloco na condição de hors-concours, ou seja, fora de concurso. O Silvio é um figura importante da TV, mas que sempre tirou vantagem de sua super-exposição da mídia e o Roberto, herdei do meu falecido pai o gosto por ele, embora eu reconheça a "fase fossa" que o aclamado "Rei" tá vivendo atualmente.

Cantora: Cláudia (ou seria Claudya?)
Não sei se vocês a conhecem, ela é uma grande intérprete: participou do show de inauguração da TV Bandeirantes em 1967, cantou muitas vezes no Programa Silvio Santos nos anos 70 (sendo taxada de "rival" de Elis Regina) e dos poucos sucessos que emplacou destaca-se Jesus Cristo de Roberto Carlos, fez o musical Evita nos anos 80, representou o Brasil em vários festivais pelo mundo, gravou o tema de abertura da novela mexicana A Estranha Dama do SBT em 1992 e fui colega de classe da filha dela na antiga 1ª série do 1º grau em 93 chamada Graziela Medori, também cantora.

Humorista: Renato Aragão
Mesmo sendo uma das personalidades mais odiadas da internet, gosto do líder de Os Trapalhões porque conquistou despretensiosamente o público infantil, seja no cinema ou na televisão, com aquele jeito do tipo humilde esperto que não se deixa ser vencido pela situação, mas que tira onda dela, seja como o Didi Mocó, o Bonga, a Severina, o Aparício, a Dircinéia, o Véio ou simplesmente "Psit". Na minha opinião, o momento mais inesquecível do eterno trapalhão foi quando gravou o emblemático forró A Velha Debaixo de Cama.

Locutor Esportivo: Luiz Alfredo
Filho do locutor do tri de 70, Geraldo José de Almeida ("Olhá lá! Olha lá! Olhá lá! Jairzinho Furacão!"), narrou o tetra de 94 pelo SBT, tem um estilo que me agrada muito além de ser dono de uma voz simpática de ser ouvida, já trabalhou em diversas emissoras e atualmente está afastado. Cobriu de tudo: Copas, Olimpíadas, Pans, Fórmula 1 e São Silvestre. Ele é dono das frases "Corre pra alegria!" e "Repete que o gol é seu!". Uma curiosidade: ele é formado em engenharia elétrica!

Conjunto Musical: Titãs
O documentário A Vida Até Parece uma Festa de 2008 foi decisivo para escolhê-los e também por traduzir as consequências de uma pessoa alucinada em TV sem senso crítico em Televisão. Outras músicas legais dos caras na minha opinião são Aa! Uu!, Sonífera Ilha, Marvin, Go Back, Bichos Escrotos, Lugar Nenhum, Comida, Insensível, Pra Dizer Adeus, Polícia e O Pulso. Eles não são apenas músicos, mas grandes e talentosos artistas em várias áreas. Acreditam que eles, com a cumplicidade da Paula Toller do Kid Abelha, inventaram a melô do Pipi-Popô?

Apresentadora de TV: Angélica
Ela foi como uma irmã mais velha para mim desde os tempos em que apresentava o Clube da Criança e o Milk Shake na Manchete. Acompanhei quase toda a carreira dela, inclusive sua passagem pelo SBT apresentando Casa da Angélica, Passa ou Repassa e TV Animal. Ela é inesquecível, só de ver vídeos antigos dela cantando Vou de Táxi, passa um filme na minha mente de quando eu tinha apenas 3 anos.

Telejornal: Jornal da Manchete
Pelos 60 minutos bem aproveitados para imprimir um estilo analítico e contextualizado dos fatos do Brasil e do mundo num clima aconchegante. Sem contar aquele cenário repleto de monitores, luzes neon, bancada metálica e a switcher de fundo. Os apresentadores mais marcantes foram Carlos Bianchini, Leila Richers, Ronaldo Rosas, Márcia Peltier, Carlos Chagas e o casal 20 Eliakim Araújo e Leila Cordeiro (estes dois representaram o auge do jornal). Minha homenagem a saudosa Rede Manchete.

Programa de TV: Castelo Rá-Tim-Bum e Viva a Noite
Tive que empatar para não cometer uma injustiça. O infantil da TV Cultura foi o melhor infantil dos últimos anos tanto pela produção quanto pelo conteúdo pedagógico, sem falar nos personagens inesquecíveis com Nino e cia. E o do SBT foi o programa de auditório adulto das classes baixas que conquistou em cheio o público infanto-juvenil das classes médias. Inesquecível foram as gincanas no palco, o Sonho Maluco e a Dança do Passarinho que encerrava o programa.

Novela: Mulheres de Areia
Seja na Globo ou na Tupi, essa é também uma homenagem a grande e saudosa novelista Ivani Ribeiro, a história das gêmeas Ruth e Raquel disputando o amor de um rapaz rico, Marcos, mas a grande atração é o Tonho da Lua que acompanhava de camarote o desenrolar dos acontecimentos e vivia dizendo pela Prainha de Pontal: "A Rutinha éééé boazinha e aaaa Raquel é malvada! Ela é muuuuito má! Ela é ruim! ÉÉÉ mentirosa! Ela eeeeengana a gente! A Rutinha nuuuum faria isso comigo não!".

Atriz de TV: Mel Lisboa
Ai, ai, sou apaixonado por ela desde quando apareceu em Presença de Anita, eu tinha 15 anos na época. Desde então, toda vez que eu ouço a falar dela, meu coração pula. Ela é um dos motivos por eu gostar de morenas e de "magras mignon". Tive a satisfação de conhecê-la pessoalmente e ela é um doce de pessoa (e muito linda também). É a maior paixão platônica que tive por uma artista, nenhuma outra conseguiu desbancá-la, e acabou conquistando um lugar especial no meu coração. Para os desavisados, ela é casada e mãe de dois filhos.

Ator de TV: Antônio Fagundes e Lima Duarte
Tive que empatar essa também porque ambos interpretaram personagens inesquecíveis. O Fagundão foi o Felipe Barreto, o Cacá, o caminhoneiro Pedro, o Edu Homem, o Rogério Silva e Silva (meu preferido), o Bruno Mezenga, o Juvenal Antena, o Félix Guerreiro, o José Inocêncio, entre outros. Lima Duarte, pioneiro da TV, fez Zeca Diabo, Dom Lázaro Venturini, Sassá Mutema (outro preferido meu), Zé Bigorna no Caso Especial, Murilo Pontes, Salviano Lisboa, Sinhozinho Malta, o Murat de Belíssima, um conde italiano em Os Ossos do Barão, entre outros.

Apresentador de TV: Gugu Liberato
Eu me identifico muito com ele. Viveu o céu e o inferno na TV brasileira, sempre com seu estilo comportado, foi o apresentador adulto que conquistou as crianças e em retribuição, lançou uma linha de brinquedos com seu nome. Quando eu era pequeno, pegava os ternos do meu pai e saía imitando ele pela casa, além de ter um monte de brinquedos dele e assistia a todos os programas que ele apresentava. Sonhava um dia ser igual a ele e tem também um lugar privilegiado no meu coração. Bem que merece um canal de TV só pra ele, não acham?


Cantor: Fagner
O sangue cearense correndo em minhas veias, já que minha família paterna é toda do Ceará, me levaram a escolhê-lo. Quando ouço uma música dele, sinto vontade de cantar junto, é como se ele cantasse dentro de mim e isso comprovei quando ouvi pela primeira a antológica canção Borbulhas de Amor quando eu tinha 5 anos. Mas gosto mesmo é de Deslizes do álbum Romance no Deserto de 1987, o melhor disco que já ouvi na minha vida.

Menção Honrosa: Silvio Luiz
Eternizado pelas gerações atuais por ser o narrador esportivo de estilo arrojado, ele fez muita coisa na TV que ninguém imagina: ator, produtor, diretor, coordenador de corte, repórter de campo, apresentador, locutor de cabine, jurado de programa de calouros e até juiz de futebol. Sempre de olho no lance e mesmo na faixa dos 80 anos, sobrevivendo inclusive os problemas que teve nas cordas vocais no final dos anos 90, o velho continua inteiro, talvez despreocupado com a difícil hora de "pendurar o microfone".

Prêmio Especial Honorário: Vida Alves
Eternizada por dar o primeiro beijo na TV brasileira, ela vai muito além disso. Presenciou a primeira transmissão de TV no Brasil dos bastidores (não participou por estar grávida), participou do primeiro programa em cores da nossa TV, foi rádio-atriz, apresentadora, professora, redatora e pioneira também na preservação da história do maior veículo de comunicação do Brasil. Se todos fossem como ela, atualmente presidente da nossa estimada Pró-TV, nosso país deixaria de ser uma nação sem memória.

Personalidade das Comunicações: Osmar Santos
O "Pai da Matéria", o "Garoto Bom de Bola", o moço de Marília foi o grande craque do radialismo esportivo e também como apresentador de TV comandando o Osmar Santos Show na Manchete, assistia com meus pais e recordo disso muito bem. Não fosse aquele terrível acidente, ele ainda estaria fazendo muita coisa legal. E outra: ele devia ter sido clonado pois nesses tempos de crise política, um cara politizado capaz de unir as massas e as torcidas como só ele conseguia faz muita falta hoje em dia neste país, vide as Diretas. Dá-lhe garoto!!!

Rei e Rainha da Televisão de Todos os Tempos: Lima Duarte e Lolita Rodrigues
Dois autênticos pioneiros da TV brasileira e isso levou em conta eu escolhê-los para tal. Pra quem imaginou que seriam Gugu e Mel Lisboa, vão ter que esperar até o ano que vem. Os dois citados acima estiveram presentes na inauguração da TV brasileira diante das câmeras e conhecem como poucos como era lidar com o veículo na primeira década quando tudo era ao vivo e feito na base da raça e no amadorismo ingênuo de gente que ainda tinha muito o que aprender para se acostumar com a televisão.

Outro grande sonho meu é poder homenagear pessoalmente essa constelação de astros e estrelas (ainda estando eles em vida) pela contribuição que deixaram a nossa televisão brasileira com um troféu especial para cada um. E sugiro algo mais: caso consiga os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", pretendo montar um evento para distribuir as estatuetas do "Oscar brasileiro" para aqueles outros artistas que ainda não puderam recebê-las ao longo dos anos. A todos eles, a minha sincera homenagem neste dia tão especial para mim. Eu faço aniversário, mas quem ganha o presente... são eles.

ESPECIAL: O Dia em Que Fui Ver de Perto um Programa de TV Pela 1ª Vez

ATENÇÃO: ESTA É UMA HISTÓRIA REAL
Era domingo, 21 de maio de 1995 e eu tinha 9 anos de idade então recém-completados. Um antigo cônjuge da minha mãe percebia o quanto eu gostava de assistir ao Domingo Legal, então comandado por Gugu Liberato, e decidiu levar minha mãe e eu até o teatro da Avenida Ataliba Leonel nº 1.772, pra lá do Carandiru (hoje rebatizado de Parada Inglesa), zona norte de São Paulo. Ele nos deixou lá na porta do teatro bem cedo, às 7 da manhã, onde lá estavam três garotas com quem logo eu fiz amizade naquele dia. Uma dessas garotas tinha uns 11 anos e se chamava Renate (era assim que ela se chamava), ela percebeu o meu entusiasmo de poder ver pela primeira vez um programa de auditório no local, levou até um cartaz (o que é de costume para qualquer pessoa que vai assistir a um programa de auditório) e prometeu que se ela fosse chamada pelo apresentador a vir para o palco para alguma brincadeira durante um merchandising qualquer, me levaria junto (aliás, um beijo para essa Renate, caso esteja lendo este post).
Minha mãe estava impaciente com o passar do tempo e aproveitou para comprar uns biscoitos numa padaria que era bem próxima ao teatro chamada Sol (quem trabalhou naquele teatro deve se lembrar dessa Padaria Sol que estou mencionando) para a gente não ficar com fome. A fila começou a se formar e a aumentar e por volta das 10 da manhã já estava enorme, os administradores do teatro trataram de organizar as filas. As caravanas tinham prioridade e eram as primeiras a adentrarem no teatro para que depois permitissem a entrada dos que vinham sozinhos. E aí então pudemos entrar no teatro. Até o programa começar, ao meio-dia em ponto ao vivo, o público foi se ajeitando e escolhendo os melhores lugares para assistir o programa e nesse meio tempo, foram distribuídos brindes dos patrocinadores para a platéia, como por exemplo o chiclete Bolin Frutas. Enquanto isso, eu ficava observado o trabalho da equipe técnica, checando os equipamentos e se preparando para pôr o programa no ar, além de eu não tirar os olhos de dois monitores posicionados na mesma altura dos refletores. Minha mãe teve que ficar sentada na última fileira e eu, que não era bobo nem nada, resolvi sentar junto com essa amiga da porta do teatro, a Renate, ao lado da taça do lado esquerdo onde ficava uma dançarina, perto da câmera da grua, para ter boa visibilidade do palco.
Faltavam uns 10 minutos para começar e o coordenador de palco Liminha, que já tinha preparado as cartolinas (chamadas dálias) que iam ser utilizadas durante todo o programa, começou a esquentar a platéia pedindo para que todos gritassem quando o apresentador entrasse no palco "É o Gugu, oba! É o Gugu, oba!", além de ensaiar a coreografia do "Vem Dançar Comigo" assim que o programa começasse. Naquela hora, estava sendo exibida a abertura do Programa Silvio Santos, gravado evidentemente, quando o "Patrão" anunciava a Tele Sena e entregava os cheques em dinheiro aos premiados. Os artistas convidados começaram a entrar no palco e tomaram seus lugares para aquela gincana de "homens x mulheres", sendo ovacionados pela platéia: só me lembro que naquele dia participaram a atriz Alexia Deschamps e o cantor Daniel (na época em que o João Paulo era vivo, com quem fazia dupla). Meio-dia em ponto, começava mais um Domingo Legal e fiquei muito emocionado ao ver o Gugu e os artistas de perto, mesmo sendo dali a alguns metros de distância. Nos intervalos, rolaram algumas curiosidades: várias moças querendo um autógrafo do Daniel em cima de uma câmera que ficava no meio do auditório, haviam algumas crianças mais ou menos da minha idade sentadas perto do palco ao lado de um enorme monitor que ficava no lado esquerdo (uma delas conseguiu um autógrafo de um dos artistas no palco!) e fui sentar com elas a pedidos da Renate só pra tentar conseguir dar um abraço no Gugu, minha mãe saía quase toda hora do seu lugar para ver se eu estava bem tamanha preocupação que tinha comigo e isso teve uma conseqüência: uma inspetora de palco a colocou no canto da platéia na parte final do programa para evitar uma desorganização qualquer, pois o programa estava no ar e ao vivo. Minha mãe até arriscou um diálogo com essa inspetora, perguntando se eu poderia dar um abraço no Gugu, e a resposta foi a seguinte: "Saiba que todo mundo também quer dar um abraço no Gugu". Minha mãe deve ter interpretado mal a resposta e ficou magoada com a mulher naquele dia. Não me lembro de ter visto o Roque nesse dia, se sim deve ter sido a distância, mas se ele tivesse notado a tal súplica da minha mãe por mim, ele daria um jeito e a história seria bem diferente.
Apesar de tudo isso, foi muito divertido eu ter assistido de perto o Domingo Legal daquela época (quando o programa fazia jus ao nome), naquele inesquecível 21 de maio de 1995. Me lembro que no final do programa, quando o Gugu disse "ganharam os homeeeeeens!!!" (o time dos homens ganhou a gincana naquele dia), levantei os braços para a minha mãe que estava no canto do palco assistindo ao programa e abriu um sorriso pra mim. O programa terminou às 16 horas, me arrependo de não ter ficado uns minutinhos a mais no teatro pois queria ir embora logo, quem sabe poderia ganhar um abraço de algum artista ou até um beijo da assistente de palco Alessandra Scatena, e minha mãe quase ficou louca de tanto barulho que teve que ouvir naquele teatro quando voltamos pra casa (de carona do mesmo cônjuge dela). Ainda bem que nesse dia não teve Fórmula Indy porque ficava triste quando o Domingo Legal terminava antes das 16 horas para a transmissão de alguma corrida.
Para mim, seria uma satisfação enorme poder rever esse programa e ter uma cópia em DVD pra que, um dia, eu possa relembrar esse dia inesquecível e memorável que marcou para sempre a minha vida.

segunda-feira, 28 de março de 2016

TOP 10: As Maiores Injustiças da História do Troféu Imprensa

Na história de uma premiação, o que não dá pra evitar são injustiças, seja de quem não foi premiado e seja de quem não foi indicado. O mesmo seja dito quando se trata de Troféu Imprensa, mas certas injustiças chegam ao patamar da controvérsia: erros na forma de pesquisa, denominação das categorias e a influência do ano corrente, bem como de um dono de televisão presenciando de corpo presente as votações, contribuíram para que o "Oscar brasileiro" só recebesse críticas dos mais sérios analistas segmentados em televisão do país e o lado negativo então é de dar dó. De acordo com um levantamento que fiz através do site do meu amigo Hugo Meneses que conta a história do maior prêmio da TV brasileira e descartando injustiças menores, fiz aqui um Top 10 das maiores mancadas da história do Troféu Imprensa. Em ordem decrescente, vamos a elas:

10º Lugar: O sumiço de Wilson Simonal em 1970
Simona foi o cantor oficial da delegação do Brasil na Copa de 70 e ainda era sucesso graças ao hit País Tropical, portanto anos antes de ser vitima de "conspiração" que derrubaria a carreira dele para sempre. Caso fosse indicado a Melhor Cantor, seria o único capaz de derrubar o favoritismo absoluto de Roberto Carlos, que acabou sendo o vencedor na categoria. Até porque a "pilantragem" era o único estilo musical que podia enfrentar o "iê-iê-iê" com pé de igualdade na época.

9º Lugar: Cabaré do Barata desaparece em 1989 e 1990
Um programa humorístico de grande notoriedade na TV e que satirizou como ninguém a corrida eleitoral foi o Cabaré do Barata da Rede Manchete e seria o único a fazer frente a um dos protegidos da premiação, A Praça é Nossa do SBT na categoria de Melhor Programa Humorístico. Injustiça dupla porque seu anfitrião, Agildo Ribeiro, merecia também ser indicado a Melhor Humorista nos anos citados acima e poderia ser páreo para Chico Anysio e Renato Aragão.

8º Lugar: Minisséries não citadas - Anos Dourados e Anos Rebeldes
Duas minisséries Globais foram emblemáticas na história da teledramaturgia brasileira: Anos Dourados, de 1986, que reconstituía os anos 50, e Anos Rebeldes, de 1992, que retratava a ditadura militar. O que dá mostras da despreocupação da premiação em prestigiar uma produção bem apurada e qualificada e ao invés disso prefere proteger os sucessos impactantes dos índices de audiência da emissora que traduz, segundo seus organizadores e jurados puxa-sacos, a consagração definitiva do artista brasileiro, isto é, o SBT.

7º Lugar: Dona Beija não concorre em 1986
Uma das novelas de destaque em 1986, o ano em que eu nasci, foi Dona Beija da Rede Manchete e foi simplesmente esquecida na elaboração dos indicados, sendo absurdamente trocada por Roque Santeiro, premiada como melhor novela em 1985. Do contrário, não só concorreria a melhor novela, mas também por melhor atriz com Maitê Proença, por melhor ator com Gracindo Júnior e até pela revelação do ano com a novata Bia Seidl!

6º Lugar: Viva a Noite vira freguês de Silvio Santos
Não havia necessidade do Programa Silvio Santos ser tão bajulado pelo júri, o Viva a Noite, programa ícone dos anos 80 de Gugu Liberato merecia sim ter ganho nem que seja um trofeuzinho de Melhor Programa de Auditório (concorreu em 84, 86, 88, 89 e 90). Pior que proteger o SBT é proteger o próprio "Patrão" e tudo que lhe interessa. E mais: como o júri mal-selecionado adora fazer média com o auditório exalando aquela centelha de demagogia.

5º Lugar: Radialista vence os "tele-narradores" em 1974
Muita gente criticou a vitória de um profissional de rádio numa premiação exclusiva para profissionais de televisão, nesse caso para o "indivíduo competente" Valdir Amaral, da Rádio Globo do Rio de Janeiro, eleito Melhor Locutor Esportivo em 1974. O vencedor ideal seria Walter Abrahão, que permaneceu na TV Tupi após a Copa de 74, o contrário de Geraldo José de Almeida que foi demitido da Globo após criticar indevidamente o desempenho da Seleção Brasileira naquele Mundial.

4º Lugar: Derrota injusta do Jornal da Manchete em 1984
No retorno da categoria de Melhor Telejornal após 24 longos anos, o Jornal Nacional ganhou o troféu, mas foi exatamente no ano em que foi supostamente pressionada em não cobrir o comício das Diretas na Praça da Sé (SP). O Jornal da Manchete já esbanjava bom gosto e chamava atenção do público pela boa produção e conteúdo das notícias, além de dar um show de cobertura no comício das Diretas na Candelária (RJ).

3º Lugar: Em 1981, Planeta Água perde de novo
A categoria de Melhor Música de 1981 era a chance da belíssima canção de Guilherme Arantes, Planeta Água, se redimir da derrota "injusta" no MPB Shell da Globo com a conquista do "Oscar brasileiro". Só que perdeu novamente, mas desta vez para o enfadonho Homem com H, de Ney Matogrosso, que ganhou fama graças às imitações feitas pelo trapalhão Renato Aragão, e na época muita gente considerou a escolha uma piada.

2º Lugar: Família Trapo é "favorito" em 1967
Um dos programas mais citados da história da TV brasileira nos anos 60 é Família Trapo, que por sua vez contava com elenco composto por Ronald Golias, Jô Soares, Otelo Zeloni, Renata Fronzi e cia. Só que o júri que elegeu os melhores de 1967, quando o prêmio ainda era organizado pela extinta revista São Paulo na TV, cometeu uma mancada de dar inveja a "fase Silvio Santos" em dar o troféu de Melhor Programa de TV ao lacrimejante Esta é a Sua Vida da TV Tupi. E pior: uma chamada exibida na época anunciava o divertido humorístico da TV Record como "o melhor programa da TV brasileira". Lastimável.

1º Lugar: As Revelações Reveladas - Lima Duarte, Paulo Ricardo e Supla
A categoria de Revelação do Ano é a mais controversa e mais polêmica da história da premiação. Em 1973, Silvio Santos disse que Lima Duarte, que se destacou naquele ano como Zeca Diabo em O Bem Amado, era "pouco conhecido" no resto do Brasil mesmo tendo trabalhado por muito tempo na TV Tupi de São Paulo, mas a atriz Sandra Bréa, que também atuou na novela, declarou à imprensa que a vitória do ator na categoria "é a mesma coisa que ensinar o Papa rezar o pai-nosso". Lima concorreu com duas dignas revelações musicais: Luís Américo e Raul Seixas. Quanto a Paulo Ricardo, não havia necessidade do vocalista do RPM concorrer sozinho a categoria em 1986. Ele disputou com a banda no ano anterior a categoria de Melhor Conjunto Musical, portanto, não era uma "revelação" propriamente dita (acabou empatando com uma digna revelação, o ator Felipe Camargo de Roda de Fogo). E o Supla, na metade dos anos 80, era vocalista da esquecida banda Tókio, era chamado de "Billy Idol brasileiro" devido ao seu visual e se apresentava em vários programas de auditório da época. Ele até chegou a fazer o filme Uma Escola Atrapalhada em 1990 (o primeiro que eu vi quando fui pela primeira vez ao cinema, quando eu tinha 4 anos), formando par romântico com a Angélica(!). Se fosse indicado como melhor cantor em 2001, aí tudo bem (poderia ter ganho inclusive de Roberto Carlos no júri), só que o público que responde os tais questionários, seja em papel ou na internet, ainda não sabe o que significa o termo "Revelação", cujo termo é até hoje confundido como "Destaque", e isso bastou para ser reconhecido pela sua performance carismática na Casa dos Artistas naquele mesmo ano, apesar de ter sido vice-campeão, perdendo o reality-show para outra (e justíssima) indicada a Revelação do Ano, Bárbara Paz. Os jurados baba-ovo julgaram mal e suplantaram de vez as chances de uma "vencedora ideal" na categoria, no caso a atriz (ai, ai) Mel Lisboa, de Presença de Anita.

E aí, quero saber também a sua opinião de quais foram as maiores injustiças e mancadas da história do Troféu Imprensa que você se lembra em ter presenciado. Dessa forma, vamos juntos lutar pela independência e autonomia desse que é o maior prêmio da televisão brasileira, o "Oscar brasileiro". E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

ACESSEM! COMENTEM! DIVULGUEM! COMPARTILHEM! MESMO SOZINHO E SEM APOIO FORMAL DE NINGUÉM, NÃO DESISTIREI DESTA LUTA! NUNCA TOMEM ESSAS CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL! É HORA DE ABRIR O OLHO E MOSTRAR O QUE É MELHOR PARA O TROFÉU IMPRENSA E QUE O LEGADO DE PLÁCIDO MANAIA NUNES NÃO MORRA JUNTO COM SILVIO SANTOS!
#PorUmaTVMelhor

domingo, 27 de março de 2016

POR UMA TV MELHOR: Os Meus Indicados a Melhores de 2015


Esta é a lista que elaborei no começo do ano, e que somente no finalzinho de março pude finalizar, das categorias e indicados que na minha sincera opinião dignificam ser os destaques do ano de 2015 na televisão. Caso consiga os direitos do Troféu Imprensa, eis aqui os concorrentes que selecionei de acordo com um levantamento que fiz de premiações existentes, rankings de parada de sucessos, boletins de audiência e enquetes confiáveis sobre TV, isso porque não daria tempo para que toda a imprensa segmentada do país indicasse os nomes dos melhores artistas e programas da TV brasileira no ano que passou. Só preciso de um grupo de 15 críticos e colunistas de TV e espetáculos para a escolha final (podem ser aqueles que votaram pela APCA e alguns "habituès" do "Oscar brasileiro") além de uma equipe de produção, um estúdio de TV com telão LED e vários monitores, bancada julgadora com três botões de escolha em cada assento, um computador central para totalizar os votos, a venda de cinco cotas de patrocínio em forma de apoio e a necessidade de uma cadeia nacional de emissoras abertas e pagas para transmitir a ocasião num sábado á noite depois da novela (22h30), pois o roteiro já está pronto.
OBS: A Rede Record está fora da disputa devido ao mal exemplo de conduta, comportamento zero e péssima postura que deixou na televisão durante o ano de 2015, isso explica a não aparição de nomes como Rodrigo Faro e Os Dez Mandamentos. Preciso ser rigoroso para analisar o comportamento das emissoras durante a temporada do que ficar de braços cruzados concordando com tudo que as redes sociais andam comentando (e defendendo).

Humorista ou Comediante:
* Fábio Porchat (Fox)
* Marcelo Adnet (Globo)
* Rodrigo Sant'Anna (Globo)

Comercial de TV:
* Havaianas (Almap-BBDO)
* OLX (Ogilvy)
* O Boticário (Almap-BBDO)

Reality-Show da TV:
* Hell's Kitchen - Cozinha Sob Pressão (SBT)
* Masterchef Brasil (Band)
* The Voice Brasil (Globo)

Telejornal (sem ser policial):
* Jornal da Band
* Jornal do SBT
* Jornal Nacional

Apresentador ou Apresentadora de TV:
* Eliana (SBT)
* Luciano Huck (Globo)
* Mônica Iozzi (Globo)

Programa de TV (sem ser dramaturgia, jornalismo ou reality-show):
* Altas Horas (Globo)
* Encontro com Fátima Bernardes (Globo)
* The Noite com Danilo Gentilli (SBT)

Cantora:
* Anitta
* Ivete Sangalo
* Paula Fernandes

Dupla Sertaneja:
* Henrique & Juliano
* Marcos & Belutti
* Victor & Léo

Cantor:
* Eduardo Costa
* Luan Santana
* Lucas Lucco

Revelação do Ano (atores, cantores ou apresentadores em início de carreira que mais se destacaram):
* Camila Queiróz (Angel de Verdades Secretas)
* Maurício Destri (Benjamin de I Love Paraisópolis)
* Tiê (Cantora)

Ator ou Atriz Mirim:
* João Gabriel (Chico de Além do Tempo)
* Larissa Manoela (Manuela/Isabela de Cúmplices de um Resgate)
* Mel Maia (Felícia de Além do Tempo)

Série, Minissérie ou Seriado Nacional:
* Felizes Para Sempre? (Globo)
* Mister Brau (Globo)
* Tapas & Beijos (Globo)

Atriz de TV:
* Cláudia Raia (Samanta de Alto Astral)
* Drica Moraes (Carolina de Verdades Secretas)
* Grazi Massafera (Larissa de Verdades Secretas)

Ator de TV:
* Alexandre Nero (Romero de A Regra do Jogo)
* Rodrigo Lombardi (Alexandre de Verdades Secretas)
* Tony Ramos (Zé Maria de A Regra do Jogo)

Novela:
* Alto Astral (Globo)
* I Love Paraisópolis (Globo)
* Verdades Secretas (Globo)

E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

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OPINIÃO: Os "Melhores" (nem tanto) de 2014 do Troféu Imprensa


Este "texto-desabafo" foi escrito num e-mail e compartilhado no G+ em 13 de abril de 2015:

É chegado o grande momento: minha crítica sobre o Troféu Imprensa de ontem.
Uma palavra resume esse que é tido como o "maior espetáculo da televisão": DECEPÇÃO, ainda mais entrando no ar com 23 minutos de atraso e destilando 3 horas e 10 minutos de decepções ao público em geral e frustrações aos SBTistas de plantão.
Tudo está errado e cedo ou tarde todo mundo vai dar razão pra mim. Desde a votação pela internet, onde os fã-clubes se mobilizaram para defender seus artistas favoritos, mesmo sem ter se destacado durante o ano que passou, a cavarem uma vaga na eleição do júri, até o "programa" conduzido por esse FDP chamado Silvio Santos. Muitos nomes destacáveis em 2014 ficaram de fora das 14 categorias disponíveis: Fátima Bernardes, Fernanda Lima, Giovanna Grigio, Lucas Lucco, Ivete Sangalo, Gabriel Santana, Marjorie Estiano, Drica Moraes, Carlos Nascimento, Ratinho, Eduardo Costa e Thiaguinho; além de programas como Agora é Tarde com Rafinha Bastos, Tá no Ar - A TV na TV, Jornal da Band, Altas Horas, a novela Boogie Oogie e o comercial do Bom Negócio.com.
O SBTismo das redes sociais caiu em frustração pois perdeu vários troféus tidos como certos como Melhor Novela, Melhor Apresentador ou Apresentadora de Telejornal, Melhor Telejornal e Melhor Animador ou Apresentador de TV. O próprio Silvio Santos demonstrou esse aborrecimento quando alguém conseguia 3 ou 4 votos e encerrava a votação como se estivesse de saco cheio com a definição do vencedor. Isso aconteceu nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Telejornal, Melhor Programa de Auditório, Melhor Novela, Melhor Animador ou Apresentador e Melhor Cantor. Seria um tipo de manipulação?
Justiça seja feita com as estatuetas de Eliana, Paula Fernandes, a novela Império, Alexandre Nero, Lília Cabral e A Praça é Nossa. A vitória do De Frente com Gabi foi uma surpresa pois muito se esperava pela vitória do The Noite com Danilo Gentili no júri, o da Vivo poderia ser merecido se tivesse sido exibido o comercial do "Time After Time" onde uma menina cresce brincando de balança e não a que o Rubens Barrichello tira onda de si mesmo, o Jornal Nacional do William Bonner fazer barba e cabelo em dose dupla deve ter rendido muitas discordâncias nas redes sociais porque o telejornal é muito mal-visto ainda mais em ano de eleição presidencial, não posso opinar sobre a Isabella Santoni porque desconheço o trabalho dela e o Programa Silvio Santos não precisa provar pra mais ninguém porque é um programa-ícone da história da TV e seu anúncio tirou a chance dos outros indicados (como se ainda desse um "IBOPE de novela" até hoje) já prenunciando o "óbvio ululante" da noite.
Agora as duas últimas categorias da noite, me trouxe um sentimento de raiva e ódio pelo "Patrão" sendo ele o responsável pelo "circo" em troca de pontos de audiência. Se eu fosse diretor da Record, eu o processaria por ter feito o Rodrigo Faro presenciar a votação de Melhor Animador ou Apresentador de TV só pra ele ganhar na marra, pior foi a categoria de Melhor Cantor, essa eu não quero nem comentar, pois me passa pela cabeça agora a vontade de matar semelhante dublê de empresário. Vou parar aqui antes que eu escreva o que não devo. Veja meus comentários sobre o conjunto de categorias antes de ver o evento (que gravei do NET HD):

APRESENTADORA OU ANIMADORA DE TV
Diante de nomes fracos e as ausências de Fátima Bernardes e Fernanda Lima, o favoritismo é da Eliana, cujo programa é o único do SBT a brigar de verdade por pontos de audiência e colocar a emissora em segundo lugar de audiência no IBOPE de São Paulo aos domingos, dia da semana sagrado para os SBTistas que atualmente se vêem "fregueses" da astuta e agressiva Rede Record.
Meu voto: Eliana

REVELAÇÃO DO ANO
Causou estranheza a lista de indicados ser anunciada com nomes que talvez jamais figurariam entre os destacáveis da última temporada. A força dos fã-clubes de artistas e programas de TV nas redes sociais podem justificar tais indicações e tornou a categoria de Revelação do Ano a mais fraca de todas. Os nomes de Giovanna Grigio e Lucas Lucco fizeram falta.
Meu voto: Abstenção

CANTORA
A Ivete Sangalo não apareceu entre as indicadas, o que é outra injustiça. Claudia Leitte só se destacou como a jurada mais vistosa do Global The Voice Brasil e nada mais. Anitta mereceu a indicação, apesar de ainda muita gente torcer o nariz por causa dela e é forte candidata ao prêmio, disputando voto a voto com a Paulinha, queridinha da crítica e não menos favorita.
Meu voto: Anitta

NOVELA
Os Globistas das redes sociais agiram discretamente e conseguiram indicar Malhação, uma soap-opera há 20 anos no ar que nada mais é um laboratório de autores e atores cujo nome perdeu o sentido com o tempo. Império pode ser alvo de críticas, pois começou mal e logo se ajeitou, mas o júri pode se derreter com o caminho que o SBT está trilhando na dramaturgia infanto-juvenil.
Meu voto: Chiquititas


PROGRAMA DE ENTREVISTA

O Agora é Tarde com Rafinha Bastos não apareceu entre os indicados, o que comprova que o apresentador é um dos mais odiados da internet. Este e o De Frente Com Gabi saíram do ar no início deste ano e isso pode facilitar uma merecida vitória (por unanimdade) do favoritíssimo The Noite com Danilo Gentili. O "mal-humor" de Jô Soares será novamente explorado pelo júri.
Meu voto: The Noite com Danilo Gentili

COMERCIAL DE TV
Outra injustiça: o comercial do Bom Negócio.com não foi relacionado entre os indicados, pois foi a campanha publicitária do ano. Sobraram as cantadas furadas clichê de Havaianas, os zumbis do "Desapega, OLX" e a singela releitura de "Time After Time" da Vivo. A disputa está em aberto nesta categoria e qualquer um pode ganhar. Ninguém é favorito.
Meu voto: OLX

ATOR
Esta seria uma das categorias em que alguém do elenco de Chiquititas poderia ganhar o prêmio no júri, no caso Gabriel Santana. O tiro saiu pela culatra e os Globistas das redes sociais conseguiram o que queriam. Com nomes fracos, Alexandre Nero vai sobrar nesta categoria pois em 2014 só se falou no Comendador José Alfredo da novela Império.
Meu voto: Alexandre Nero

PROGRAMA HUMORÍSTICO
Um alívio Tapas & Beijos não ter sido indicado numa "categoria errada" e os nomes que aparecem demonstram um pouco de fraqueza no gênero. O Pânico na Band é o disseminador-mor do bullying no Brasil e o Zorra Total não mereceu ser indicado. Exceção feita ao programa de Carlos Alberto de Nóbrega, o que faz o SBT ser forte às quintas-feiras e isso lhe dá status de favorito absoluto (sem contar a homenagem a Jorge Loredo, o Zé Bonitinho que fazia parte do programa).
Meu voto: A Praça é Nossa

JORNAL DE TV
Não dá pra entender porque o Cidade Alerta mais uma vez foi indicado inutilmente para melhor telejornal. Os SBTistas estão intrigados por não conseguir fazer o Jornal do SBT ser indicado e reclamam com razão. Assim como o Jornal da Band que merecia uma vaga, mas o consolo poderá vir com a iminente vitória do SBT Brasil, já que o Jornal Nacional é sempre questionável.
Meu voto: Abstenção

ATRIZ
A exemplo da categoria de melhor ator, esta categoria revive os áureos tempos do rádio onde eram eleitas as famosas "Rainhas do Rádio" para saber qual artista tem mais fãs. Nesse panorama, Lília Cabral pode ganhar com sobras por causa do nome do que seu desempenho em Império. Mais injustiças, as não-indicações de nomes como Drica Moraes e Marjorie Estiano.
Meu voto: Lília Cabral

PROGRAMA DE AUDITÓRIO
Enfim, uma grata surpresa. Após 20 anos, Silvio Santos volta a concorrer ao "Oscar brasileiro" e sua indicação representa uma vitória antecipada, pois ele automaticamente tira a chance dos concorrentes e a bajulação será óbvia. O clima de "já ganhou" e sua importância histórica na TV, vai levá-lo a uma redundante e consagradíssima vitória por unanimidade.
Meu voto: Eliana

APRESENTADOR OU APRESENTADORA DE TELEJORNAL
Outra injustiça que deixou os SBTistas das redes sociais intrigados: Carlos Nascimento merecia ser indicado, pois sua força de vontade de não se abalar com o câncer para cobrir as eleições foi uma atitude louvável. A indicação de Marcelo Rezende é uma piada, William Bonner é mais artista e a "coragem" de Rachel Sheherazade vai ser levado em conta na hora do voto do júri.
Meu voto: Abstenção

APRESENTADOR OU ANIMADOR DE TV
A "Guguzação" dos programas dominicais de auditório é um assunto a ser tratado nesta categoria, pois dois dos três indicados tiveram que se submeter a suspeitosa regra em troca de pontos de audiência. Luciano Huck é um acomodado e seu estilo moleque jamais fará ele ser promovido aos domingos, portanto, os "Guguzados" Faro e Portiolli são os mais cotados.
Meu voto: Abstenção

CANTOR
Silvio Santos parece que parou no tempo e ainda acredita que a categoria seja "a mais importante" da premiação, dá a entender sua intensão de reviver o antigo programa "Os Galãs Cantam e Dançam", pra delírio das "colegas de trabalho". As fotos no site nada duvidam e denunciam a intensão de fazer dois dos indicados presenciarem a votação de corpo presente, aí já é demais!
Meu voto: Luan Santana

Alguns pontos a serem observados no "evento" de ontem: a abstenção de Flávio Ricco (muito mal-escolhido) na eleição de Melhor Apresentadora só porque "a Eliana namora o meu filho"; SS deve ter tomado muito Doril por se esquecer das votações anteriores, ele ainda confunde os termos "Revelação" e "Destaque" como se ele pensasse que estava sendo escolhido o "Maior Artista do Ano" (se fosse, ele ganharia todos os anos), ficou admirando as fotos das artistas no telão lateral, se atrapalhou na escolha da Melhor Cantora concedendo seis votos ao invés de cinco, ficou admirando os vestidos "importados" das mulheres e curioso pra saber o custo de cada um deles (exceção feita a Mariana Ximenes, que estava belíssima, só porque ela é Global, haja discriminação de emissoras) e se derreteu com a Panicat Mariana Baianinha que trajava um vestido transparente e escandaloso; SS ficou exatos 9 minutos e 36 segundos puxando conversa fútil e inútil com sua filhotinha Patrícia Abravanel, que apesar de estar irresistivelmente atraente, não perdi a oportunidade de meter uma vaia nela e xingá-la por direito daqui mesmo de casa e ela disse que "o público do SBT e da internet são diferentes", discordo porque a internet é o reduto número 1 dos SBTistas (que a querem torná-la como a "sucessora" de Hebe Camargo); Marília Gabriela em seu último ato no SBT fez questão de dar as caras para receber seus prêmios; Rachel Sheherazade estava elegantíssima, o mesmo não posso dizer da Paula Fernandes, ela é muito linda, mas o vestido que ela usou não a deixou atraente.
Quanto ao desempenho dos jornalistas, a Cristina Padiglione, além de estar elegante e ser muito simpática (tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente do Prêmio APCA), foi a que teve o melhor desempenho pois mesmo tendo votado apenas 5 vezes, algumas opiniões dela estiveram de acordo com as minhas: sobre os telejornais que são resumos que aparecem na internet e estão carentes de surpresas e de um olhar diferente às notícias e sobre a Anitta que mesmo ela sendo uma cantora de apelo popular, ela demonstra também que é verdadeira, sincera e não é uma cantora de um sucesso só. Só não concordo com ela da ausência do Jornal da Record na categoria de Melhor Telejornal, esse noticiário marrom nem merecia ser indicado pois explora as tragédias urbanas em forma de manchete do dia e faz autopromoção da Record fazendo matérias longas quando anuncia a contratação de alguém (só concordei com ela da ausência do Jornal da Band). O Ricardo Feltrin foi quem mais citou os ausentes da lista de indicados como Tá no Ar, Carlos Nascimento e Celso Freitas. O Décio Picinini fez um comentário pertinente sobre os Programa Humorísticos e isso foi batata pra vitória de A Praça é Nossa: "O Zorra Total não devia estar entre os indicados e no Pânico, não há unidade no elenco", explorou o "bom humor irritante" da Claudia Leitte e salientou que os atores de Malhação indicados a Revelação do Ano "salvaram o horário da Globo". José Armando Vanucci salientou que Chiquititas e Malhação formam platéia no gênero Novela, Keila Jimenez sentiu falta do jornalismo matinal, falou que a Sabrina Sato merece um programa melhor num horário melhor apesar de mostrar versatilidade e disse que a Anitta é um "fenômeno de maketing, mas não canta nada", Paulo Cabral explicou que o Cidade Alerta tem muito sensacionalismo pra pouca notícia e que na prática virou programa de humor disfarçado de jornalístico e o Leão Lobo, como sempre, atacou uma novela Global. Segundo ele, Império foi uma novela ruim porque o Aguinaldo Silva faz más novelas com caricaturas em forma de personagens. Flávio Ricco pelo visto vestiu a carapuça do prêmio de verdade e demostrou estar de saco cheio das vitórias da Lília Cabral, Nélson Rubens teve uma atuação discretíssima sendo o jurado que votou somente três vezes, enquanto que Sônia Abrão e Valença Sotero demonstraram que o jornalista não é carrasco (como foi dito por SS num trecho de um livro que ganhou do Ricardo Feltrin), é um instrumento manipulável para eleger alguém na marra num "programa" como esse em troca de pontos de audiência, tudo culpa do Sr. Senor Abravanel (o que o Gusttavo Lima foi fazer lá se não recebeu troféu algum?). Agora, se alguém dizer que a votação aberta dos jurados de corpo presente faz parte do "charme" da premiação, merece levar um murro na cara.
Vanucci, Keila e Valença votaram mais vezes, 7 ao todo. Leão Lobo foi quem mais entregou estatuetas, três vezes. Vou ter ficar do lado dos SBTistas porque eles, de fato, ficaram frustrados, e com razão, com o que viram ontem a noite, a categoria de Programa Infantil não foi votada quando esperavam uma homenagem ao Chaves e também pelo fato do SBT ter ganho apenas 4 troféus contra 6 da Globo, além de um da arqui-rival Record, quando eles esperavam a emissora ganhar quase tudo. Faltou o SS sacar do bolso o talão de cheques e oferecer um contrato pronto para o elenco do Pânico e ao Rodrigo Faro para sequestrá-los de suas respectivas emissoras e estarem a sua mercê materialista que só (pelo que vi, ambos interessam a ele).
Resumindo, tudo está errado, um comentário suspeitoso, seja crítica ou elogio, nunca vai cair bem. O momento pra abrir um debate sobre o futuro do Troféu Imprensa nas redes sociais é agora, não podemos ficar acomodados e perder essa oportunidade já que o assunto está fresco. Já lancei uma semente na Pró-TV para que eles contatem o SBT e oferecerem a proposta de serem patronos da associação e passarem pra nós o direito de organizar e produzir este que sempre será o maior prêmio da televisão, mas que precisa mudar de verdade, da água pro vinho, e deixar de ser um evento anual para massagear o ego dos SBTistas das redes sociais à custas da concorrência e deixar o SS fazer o que bem entende (o bicho tá com 84 anos e percebi que ele não tem mais condições de continuar conduzindo o prêmio).
Pra terminar, se o Boni não fosse covarde nos anos 80, ele poderia muito bem reunir todos diretores das emissoras na época (demonstrando a força da Globo e das outras TVs na época) e tentar impedir na Justiça a continuidade do Troféu Imprensa sob a batuta de SS, sob pretexto de que a votação nada mais é um programa de autopromoção do SBT às custas das concorrentes e exigindo a transmissão dos direitos da premiação a um órgão neutro especializado para tal (vide um evento que organizaram numa casa noturna pra entrega dos Troféus Imprensa e o Boni proibiu a presença do cast Global, Jô Soares foi o único que desobedeceu e marcou presença). E se o Roberto Marinho soubesse que a televisão era mais importante do que defender ideais políticos, ele perdoaria o Brizola e faria de Silvio Santos seu principal inimigo público número 1, cansado de ver sua emissora sendo ridicularizada e comparada por ele pra mostrar que é que manda. Mas vejo algo muito pior, se este ano não autopromoveu o SBT, retrocedeu-se aos tempos do rádio onde os fã-clubes se mobilizavam para a eleição das "Rainhas do Rádio" para saber quem tinha mais fãs para massagear seus egos na divulgação do resultado final. Os integrantes das redes sociais carecem de algo que é indispensável aos membros da imprensa: OLHO MECÂNICO.

Confiram neste link, a lista de categorias, indicados e vencedores do Troféu Imprensa de 2014, publicado no site do meu amigo Hugo Meneses: http://chancedegol.uol.com.br/hugo/2014.htm

E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

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