HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

domingo, 27 de março de 2016

OPINIÃO: Os "Melhores" (nem tanto) de 2014 do Troféu Imprensa


Este "texto-desabafo" foi escrito num e-mail e compartilhado no G+ em 13 de abril de 2015:

É chegado o grande momento: minha crítica sobre o Troféu Imprensa de ontem.
Uma palavra resume esse que é tido como o "maior espetáculo da televisão": DECEPÇÃO, ainda mais entrando no ar com 23 minutos de atraso e destilando 3 horas e 10 minutos de decepções ao público em geral e frustrações aos SBTistas de plantão.
Tudo está errado e cedo ou tarde todo mundo vai dar razão pra mim. Desde a votação pela internet, onde os fã-clubes se mobilizaram para defender seus artistas favoritos, mesmo sem ter se destacado durante o ano que passou, a cavarem uma vaga na eleição do júri, até o "programa" conduzido por esse FDP chamado Silvio Santos. Muitos nomes destacáveis em 2014 ficaram de fora das 14 categorias disponíveis: Fátima Bernardes, Fernanda Lima, Giovanna Grigio, Lucas Lucco, Ivete Sangalo, Gabriel Santana, Marjorie Estiano, Drica Moraes, Carlos Nascimento, Ratinho, Eduardo Costa e Thiaguinho; além de programas como Agora é Tarde com Rafinha Bastos, Tá no Ar - A TV na TV, Jornal da Band, Altas Horas, a novela Boogie Oogie e o comercial do Bom Negócio.com.
O SBTismo das redes sociais caiu em frustração pois perdeu vários troféus tidos como certos como Melhor Novela, Melhor Apresentador ou Apresentadora de Telejornal, Melhor Telejornal e Melhor Animador ou Apresentador de TV. O próprio Silvio Santos demonstrou esse aborrecimento quando alguém conseguia 3 ou 4 votos e encerrava a votação como se estivesse de saco cheio com a definição do vencedor. Isso aconteceu nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Telejornal, Melhor Programa de Auditório, Melhor Novela, Melhor Animador ou Apresentador e Melhor Cantor. Seria um tipo de manipulação?
Justiça seja feita com as estatuetas de Eliana, Paula Fernandes, a novela Império, Alexandre Nero, Lília Cabral e A Praça é Nossa. A vitória do De Frente com Gabi foi uma surpresa pois muito se esperava pela vitória do The Noite com Danilo Gentili no júri, o da Vivo poderia ser merecido se tivesse sido exibido o comercial do "Time After Time" onde uma menina cresce brincando de balança e não a que o Rubens Barrichello tira onda de si mesmo, o Jornal Nacional do William Bonner fazer barba e cabelo em dose dupla deve ter rendido muitas discordâncias nas redes sociais porque o telejornal é muito mal-visto ainda mais em ano de eleição presidencial, não posso opinar sobre a Isabella Santoni porque desconheço o trabalho dela e o Programa Silvio Santos não precisa provar pra mais ninguém porque é um programa-ícone da história da TV e seu anúncio tirou a chance dos outros indicados (como se ainda desse um "IBOPE de novela" até hoje) já prenunciando o "óbvio ululante" da noite.
Agora as duas últimas categorias da noite, me trouxe um sentimento de raiva e ódio pelo "Patrão" sendo ele o responsável pelo "circo" em troca de pontos de audiência. Se eu fosse diretor da Record, eu o processaria por ter feito o Rodrigo Faro presenciar a votação de Melhor Animador ou Apresentador de TV só pra ele ganhar na marra, pior foi a categoria de Melhor Cantor, essa eu não quero nem comentar, pois me passa pela cabeça agora a vontade de matar semelhante dublê de empresário. Vou parar aqui antes que eu escreva o que não devo. Veja meus comentários sobre o conjunto de categorias antes de ver o evento (que gravei do NET HD):

APRESENTADORA OU ANIMADORA DE TV
Diante de nomes fracos e as ausências de Fátima Bernardes e Fernanda Lima, o favoritismo é da Eliana, cujo programa é o único do SBT a brigar de verdade por pontos de audiência e colocar a emissora em segundo lugar de audiência no IBOPE de São Paulo aos domingos, dia da semana sagrado para os SBTistas que atualmente se vêem "fregueses" da astuta e agressiva Rede Record.
Meu voto: Eliana

REVELAÇÃO DO ANO
Causou estranheza a lista de indicados ser anunciada com nomes que talvez jamais figurariam entre os destacáveis da última temporada. A força dos fã-clubes de artistas e programas de TV nas redes sociais podem justificar tais indicações e tornou a categoria de Revelação do Ano a mais fraca de todas. Os nomes de Giovanna Grigio e Lucas Lucco fizeram falta.
Meu voto: Abstenção

CANTORA
A Ivete Sangalo não apareceu entre as indicadas, o que é outra injustiça. Claudia Leitte só se destacou como a jurada mais vistosa do Global The Voice Brasil e nada mais. Anitta mereceu a indicação, apesar de ainda muita gente torcer o nariz por causa dela e é forte candidata ao prêmio, disputando voto a voto com a Paulinha, queridinha da crítica e não menos favorita.
Meu voto: Anitta

NOVELA
Os Globistas das redes sociais agiram discretamente e conseguiram indicar Malhação, uma soap-opera há 20 anos no ar que nada mais é um laboratório de autores e atores cujo nome perdeu o sentido com o tempo. Império pode ser alvo de críticas, pois começou mal e logo se ajeitou, mas o júri pode se derreter com o caminho que o SBT está trilhando na dramaturgia infanto-juvenil.
Meu voto: Chiquititas


PROGRAMA DE ENTREVISTA

O Agora é Tarde com Rafinha Bastos não apareceu entre os indicados, o que comprova que o apresentador é um dos mais odiados da internet. Este e o De Frente Com Gabi saíram do ar no início deste ano e isso pode facilitar uma merecida vitória (por unanimdade) do favoritíssimo The Noite com Danilo Gentili. O "mal-humor" de Jô Soares será novamente explorado pelo júri.
Meu voto: The Noite com Danilo Gentili

COMERCIAL DE TV
Outra injustiça: o comercial do Bom Negócio.com não foi relacionado entre os indicados, pois foi a campanha publicitária do ano. Sobraram as cantadas furadas clichê de Havaianas, os zumbis do "Desapega, OLX" e a singela releitura de "Time After Time" da Vivo. A disputa está em aberto nesta categoria e qualquer um pode ganhar. Ninguém é favorito.
Meu voto: OLX

ATOR
Esta seria uma das categorias em que alguém do elenco de Chiquititas poderia ganhar o prêmio no júri, no caso Gabriel Santana. O tiro saiu pela culatra e os Globistas das redes sociais conseguiram o que queriam. Com nomes fracos, Alexandre Nero vai sobrar nesta categoria pois em 2014 só se falou no Comendador José Alfredo da novela Império.
Meu voto: Alexandre Nero

PROGRAMA HUMORÍSTICO
Um alívio Tapas & Beijos não ter sido indicado numa "categoria errada" e os nomes que aparecem demonstram um pouco de fraqueza no gênero. O Pânico na Band é o disseminador-mor do bullying no Brasil e o Zorra Total não mereceu ser indicado. Exceção feita ao programa de Carlos Alberto de Nóbrega, o que faz o SBT ser forte às quintas-feiras e isso lhe dá status de favorito absoluto (sem contar a homenagem a Jorge Loredo, o Zé Bonitinho que fazia parte do programa).
Meu voto: A Praça é Nossa

JORNAL DE TV
Não dá pra entender porque o Cidade Alerta mais uma vez foi indicado inutilmente para melhor telejornal. Os SBTistas estão intrigados por não conseguir fazer o Jornal do SBT ser indicado e reclamam com razão. Assim como o Jornal da Band que merecia uma vaga, mas o consolo poderá vir com a iminente vitória do SBT Brasil, já que o Jornal Nacional é sempre questionável.
Meu voto: Abstenção

ATRIZ
A exemplo da categoria de melhor ator, esta categoria revive os áureos tempos do rádio onde eram eleitas as famosas "Rainhas do Rádio" para saber qual artista tem mais fãs. Nesse panorama, Lília Cabral pode ganhar com sobras por causa do nome do que seu desempenho em Império. Mais injustiças, as não-indicações de nomes como Drica Moraes e Marjorie Estiano.
Meu voto: Lília Cabral

PROGRAMA DE AUDITÓRIO
Enfim, uma grata surpresa. Após 20 anos, Silvio Santos volta a concorrer ao "Oscar brasileiro" e sua indicação representa uma vitória antecipada, pois ele automaticamente tira a chance dos concorrentes e a bajulação será óbvia. O clima de "já ganhou" e sua importância histórica na TV, vai levá-lo a uma redundante e consagradíssima vitória por unanimidade.
Meu voto: Eliana

APRESENTADOR OU APRESENTADORA DE TELEJORNAL
Outra injustiça que deixou os SBTistas das redes sociais intrigados: Carlos Nascimento merecia ser indicado, pois sua força de vontade de não se abalar com o câncer para cobrir as eleições foi uma atitude louvável. A indicação de Marcelo Rezende é uma piada, William Bonner é mais artista e a "coragem" de Rachel Sheherazade vai ser levado em conta na hora do voto do júri.
Meu voto: Abstenção

APRESENTADOR OU ANIMADOR DE TV
A "Guguzação" dos programas dominicais de auditório é um assunto a ser tratado nesta categoria, pois dois dos três indicados tiveram que se submeter a suspeitosa regra em troca de pontos de audiência. Luciano Huck é um acomodado e seu estilo moleque jamais fará ele ser promovido aos domingos, portanto, os "Guguzados" Faro e Portiolli são os mais cotados.
Meu voto: Abstenção

CANTOR
Silvio Santos parece que parou no tempo e ainda acredita que a categoria seja "a mais importante" da premiação, dá a entender sua intensão de reviver o antigo programa "Os Galãs Cantam e Dançam", pra delírio das "colegas de trabalho". As fotos no site nada duvidam e denunciam a intensão de fazer dois dos indicados presenciarem a votação de corpo presente, aí já é demais!
Meu voto: Luan Santana

Alguns pontos a serem observados no "evento" de ontem: a abstenção de Flávio Ricco (muito mal-escolhido) na eleição de Melhor Apresentadora só porque "a Eliana namora o meu filho"; SS deve ter tomado muito Doril por se esquecer das votações anteriores, ele ainda confunde os termos "Revelação" e "Destaque" como se ele pensasse que estava sendo escolhido o "Maior Artista do Ano" (se fosse, ele ganharia todos os anos), ficou admirando as fotos das artistas no telão lateral, se atrapalhou na escolha da Melhor Cantora concedendo seis votos ao invés de cinco, ficou admirando os vestidos "importados" das mulheres e curioso pra saber o custo de cada um deles (exceção feita a Mariana Ximenes, que estava belíssima, só porque ela é Global, haja discriminação de emissoras) e se derreteu com a Panicat Mariana Baianinha que trajava um vestido transparente e escandaloso; SS ficou exatos 9 minutos e 36 segundos puxando conversa fútil e inútil com sua filhotinha Patrícia Abravanel, que apesar de estar irresistivelmente atraente, não perdi a oportunidade de meter uma vaia nela e xingá-la por direito daqui mesmo de casa e ela disse que "o público do SBT e da internet são diferentes", discordo porque a internet é o reduto número 1 dos SBTistas (que a querem torná-la como a "sucessora" de Hebe Camargo); Marília Gabriela em seu último ato no SBT fez questão de dar as caras para receber seus prêmios; Rachel Sheherazade estava elegantíssima, o mesmo não posso dizer da Paula Fernandes, ela é muito linda, mas o vestido que ela usou não a deixou atraente.
Quanto ao desempenho dos jornalistas, a Cristina Padiglione, além de estar elegante e ser muito simpática (tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente do Prêmio APCA), foi a que teve o melhor desempenho pois mesmo tendo votado apenas 5 vezes, algumas opiniões dela estiveram de acordo com as minhas: sobre os telejornais que são resumos que aparecem na internet e estão carentes de surpresas e de um olhar diferente às notícias e sobre a Anitta que mesmo ela sendo uma cantora de apelo popular, ela demonstra também que é verdadeira, sincera e não é uma cantora de um sucesso só. Só não concordo com ela da ausência do Jornal da Record na categoria de Melhor Telejornal, esse noticiário marrom nem merecia ser indicado pois explora as tragédias urbanas em forma de manchete do dia e faz autopromoção da Record fazendo matérias longas quando anuncia a contratação de alguém (só concordei com ela da ausência do Jornal da Band). O Ricardo Feltrin foi quem mais citou os ausentes da lista de indicados como Tá no Ar, Carlos Nascimento e Celso Freitas. O Décio Picinini fez um comentário pertinente sobre os Programa Humorísticos e isso foi batata pra vitória de A Praça é Nossa: "O Zorra Total não devia estar entre os indicados e no Pânico, não há unidade no elenco", explorou o "bom humor irritante" da Claudia Leitte e salientou que os atores de Malhação indicados a Revelação do Ano "salvaram o horário da Globo". José Armando Vanucci salientou que Chiquititas e Malhação formam platéia no gênero Novela, Keila Jimenez sentiu falta do jornalismo matinal, falou que a Sabrina Sato merece um programa melhor num horário melhor apesar de mostrar versatilidade e disse que a Anitta é um "fenômeno de maketing, mas não canta nada", Paulo Cabral explicou que o Cidade Alerta tem muito sensacionalismo pra pouca notícia e que na prática virou programa de humor disfarçado de jornalístico e o Leão Lobo, como sempre, atacou uma novela Global. Segundo ele, Império foi uma novela ruim porque o Aguinaldo Silva faz más novelas com caricaturas em forma de personagens. Flávio Ricco pelo visto vestiu a carapuça do prêmio de verdade e demostrou estar de saco cheio das vitórias da Lília Cabral, Nélson Rubens teve uma atuação discretíssima sendo o jurado que votou somente três vezes, enquanto que Sônia Abrão e Valença Sotero demonstraram que o jornalista não é carrasco (como foi dito por SS num trecho de um livro que ganhou do Ricardo Feltrin), é um instrumento manipulável para eleger alguém na marra num "programa" como esse em troca de pontos de audiência, tudo culpa do Sr. Senor Abravanel (o que o Gusttavo Lima foi fazer lá se não recebeu troféu algum?). Agora, se alguém dizer que a votação aberta dos jurados de corpo presente faz parte do "charme" da premiação, merece levar um murro na cara.
Vanucci, Keila e Valença votaram mais vezes, 7 ao todo. Leão Lobo foi quem mais entregou estatuetas, três vezes. Vou ter ficar do lado dos SBTistas porque eles, de fato, ficaram frustrados, e com razão, com o que viram ontem a noite, a categoria de Programa Infantil não foi votada quando esperavam uma homenagem ao Chaves e também pelo fato do SBT ter ganho apenas 4 troféus contra 6 da Globo, além de um da arqui-rival Record, quando eles esperavam a emissora ganhar quase tudo. Faltou o SS sacar do bolso o talão de cheques e oferecer um contrato pronto para o elenco do Pânico e ao Rodrigo Faro para sequestrá-los de suas respectivas emissoras e estarem a sua mercê materialista que só (pelo que vi, ambos interessam a ele).
Resumindo, tudo está errado, um comentário suspeitoso, seja crítica ou elogio, nunca vai cair bem. O momento pra abrir um debate sobre o futuro do Troféu Imprensa nas redes sociais é agora, não podemos ficar acomodados e perder essa oportunidade já que o assunto está fresco. Já lancei uma semente na Pró-TV para que eles contatem o SBT e oferecerem a proposta de serem patronos da associação e passarem pra nós o direito de organizar e produzir este que sempre será o maior prêmio da televisão, mas que precisa mudar de verdade, da água pro vinho, e deixar de ser um evento anual para massagear o ego dos SBTistas das redes sociais à custas da concorrência e deixar o SS fazer o que bem entende (o bicho tá com 84 anos e percebi que ele não tem mais condições de continuar conduzindo o prêmio).
Pra terminar, se o Boni não fosse covarde nos anos 80, ele poderia muito bem reunir todos diretores das emissoras na época (demonstrando a força da Globo e das outras TVs na época) e tentar impedir na Justiça a continuidade do Troféu Imprensa sob a batuta de SS, sob pretexto de que a votação nada mais é um programa de autopromoção do SBT às custas das concorrentes e exigindo a transmissão dos direitos da premiação a um órgão neutro especializado para tal (vide um evento que organizaram numa casa noturna pra entrega dos Troféus Imprensa e o Boni proibiu a presença do cast Global, Jô Soares foi o único que desobedeceu e marcou presença). E se o Roberto Marinho soubesse que a televisão era mais importante do que defender ideais políticos, ele perdoaria o Brizola e faria de Silvio Santos seu principal inimigo público número 1, cansado de ver sua emissora sendo ridicularizada e comparada por ele pra mostrar que é que manda. Mas vejo algo muito pior, se este ano não autopromoveu o SBT, retrocedeu-se aos tempos do rádio onde os fã-clubes se mobilizavam para a eleição das "Rainhas do Rádio" para saber quem tinha mais fãs para massagear seus egos na divulgação do resultado final. Os integrantes das redes sociais carecem de algo que é indispensável aos membros da imprensa: OLHO MECÂNICO.

Confiram neste link, a lista de categorias, indicados e vencedores do Troféu Imprensa de 2014, publicado no site do meu amigo Hugo Meneses: http://chancedegol.uol.com.br/hugo/2014.htm

E para compreenderem melhor este meu sonho de conseguir os direitos sobre a marca "Troféu Imprensa", acessem esses seguintes posts do meu blog:
OPINIÃO: Troféu Internet 2015 (Com Direito a Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2015/12/opiniao-trofeu-internet-2015-com.html
OPINIÃO: Segunda Votação do Troféu Internet (Com Mais Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/01/opiniao-segunda-votacao-do-trofeu.html

ACESSEM! COMENTEM! DIVULGUEM! COMPARTILHEM! MESMO SOZINHO E SEM APOIO FORMAL DE NINGUÉM, NÃO DESISTIREI DESTA LUTA! NUNCA TOMEM ESSAS CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL! É HORA DE ABRIR O OLHO E MOSTRAR O QUE É MELHOR PARA O TROFÉU IMPRENSA E QUE O LEGADO DE PLÁCIDO MANAIA NUNES NÃO MORRA JUNTO COM SILVIO SANTOS!
#PorUmaTVMelhor