HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

sexta-feira, 18 de março de 2016

FICÇÃO: O Que Aconteceria se Silvio Santos Participasse do Prêmio APCA?


Teatro Paulo Autran. Categoria de Televisão do Prêmio APCA. Estavam no palco Leonardo Miggiorin e Mel Lisboa anunciando aquele que seria o momento mais aguardado daquela noite:

Leonardo: E agora é chegado o grande momento, vamos anunciar o vencedor do Grande Prêmio da Crítica de Televisão da APCA de 2015!
Mel: Vamos receber no palco ele que é uma lenda viva da TV brasileira, com vocês Silvio Santos!

Silvio é ovacionado, passeia pela platéia sob flashes dos fotógrafos e chega ao palco do teatro ao som de "Silvio Santos vem aí", acompanhado das palmas da platéia:

SS: Muito obrigado, muito grato!

A platéia grita "Silvio! Silvio!" e o animador transforma a entrega de prêmios num programa do SBT:

SS: Meus colegas e minhas colegas de trabalho, agradeço muito! Claro que eu não mereço esse troféu, não mereço mesmo. Daqui a pouco eu falo porque não mereço esse troféu.

Então, deparando com vários artistas na platéia, Silvio tira um talão de cheques do bolso e muda o curso do evento:

SS: Mas eu tô vendo aqui do palco muitos artistas no auditório. E eu gostaria de saber quanto é a multa do Alexandre Nero? Quanto é a multa da Grazi Massafera? Quanto é a multa da Mônica Iozzi? E quanto é a multa da Paola Carosella? Tô perguntando isso porque já tenho o contrato pronto para eles assinarem ainda hoje com o SBT. E trabalharão para mim para o resto de suas vidas com todas as exigências, as luvas, a garantia de serem pagos rigorosamente em dia um salário três vezes maior de acordo com os índices mensais de audiência e em barras de ouro que valem mais do que dinheiro, oi!
Leonardo: Tá podendo hein, Silvio, o que o dinheiro não faz com uma pessoa.
SS: Aliás, Leonardo, eu também quero saber o valor da sua multa, porque minha esposa, que não veio conosco, não pára de escrever novelas. Ela já tá preparando a próxima novela do SBT e eu gostaria que você fizesse nessa nova novela um par romântico com a Maísa, sabe a Maísa?
Leonardo: Eu fazer par romântico com ela... - Diz segurando o riso - Você tá brincando, queria fazer par romântico com Mel, nós já estamos acostumados com isso, você não poderia também contratá-la?
SS: Não, não, não, ela não. Ela é uma traidora! Vou explicar por que.

E Silvio conta uma história (real) em que a Mel Lisboa deixou o SBT em 2004 quando interromperam a pré-produção de uma novela chamada "A Outra":

SS: Eu a havia contratado para ser a estrela de uma novela do SBT, mas o dinheiro acabou não dando e mandei parar tudo que estavam produzindo. Pedi pro elenco esperar mais um pouco até eu arranjar uma outra novela que fosse mais em conta com o nosso orçamento, nós estávamos com problemas de dinheiro. Mas ela abandonou o barco, discutiu com a gente e se mandou. E tive que gastar mais dinheiro pra contratar uma substituta para essa outra novela (referindo-se a "Seus Olhos") e o caixa ficou zerado. E essa novela não fez sucesso por sua culpa "Fel Lisboa", você é uma traidora, você é da mesma laia do Gugu! Vai "gagar" você também!
Mel: Ai, Silvio, não fala isso de mim não, aquilo lá já passou!
SS: Ma, ma, ma, mas posso falaaaaar? O Silvio Santos fala ou não fala? - Disse o animador à platéia retrucando o choramingo da atriz - Aliás, a minha produção, sabendo que você ia apresentar este prêmio ridículo, me pediu pra mostrar isso aqui (Silvio mostra para a platéia a capa da revista Playboy de agosto de 2004 com a Mel Lisboa na capa). Você se lembra? Duvido que alguém de mais idade não ficou excitado em folear as páginas desta revista, porque vou mostrar para o auditório o que a Globo não mostrou em "Presença de Anita" porque o Roberto Marinho não deixou! Olhem isso!

Silvio abre a revista e mostra o pôster para a estarrecida platéia, Mel fica vermelha de vergonha e Leonardo intervém:

Leonardo: Pô, Silvio, não fala assim do Doutor Roberto. Pelo jeito o caixão dele tá balançando.
SS: E desde quando morto balança? Por baixo da cueca? Ah, ah, ah, aih, ih, ih, ih!

A sonoplastia executa aquela forçada claque de risos das colegas de trabalho de Silvio e na tentativa de cortar as gracinhas do animador no palco do teatro, Mel tenta interrompê-lo:

Mel: Silvio, temos ainda muitos prêmios pra entregar esta noite, agradecemos muito a sua presença.
SS: Cala a sua boca! Quando entro no palco, não divido minha glória com ninguém!
Leonardo: Você tá plagiando Jesus Cristo! Hein?
SS: Cala a boca você também! Roqueee! Liminhaaa! Botem esses dois crápulas pra fora do palco que estão me atrapalhando.

Roque e Liminha aparecem concordando com a decisão do "Patrão" e tiram a dupla de apresentadores do palco do teatro, assim Silvio estava livre para fazer o que bem quisesse:

SS: Bem senhores telespectadores, minhas colegas de programa, eu estava dizendo que não mereço esse troféu, aliás esse troféu é ridículo porque essa tal de APCA não é a cara do meu público, não agrada meu público. É um prêmio de gente metida a besta, de intelectuais que não entendem do assunto e que nunca assistiram televisão na vida. E ainda por cima eles ficam puxando o saco dessa TV Cultura que nunca tem o mesmo IBOPE que os meus programas.

Silvio começa a comparar a emissora educativa com a emissora dele, o SBT:

SS: Por acaso o dono da Cultura anima um programa de auditório todos os domingos? Por acaso o dono da Cultura tem uma filha que é querida nas redes sociais e comanda uma série de programas de sucesso no horário nobre? Por acaso o dono da Cultura tem uma esposa que escreve novelas infantis de grande audiência todos os dias?

Depois das indagações, ele vai além e estende a comparação com outros donos de TVs:

SS: Pois é, nem ele, nem o Roberto Marinho e nem o Edir Macedo chegaram onde cheguei, sou o homem mais rico do Brasil, nem o Abílio Diniz tem a fortuna que eu tenho. E falando no Edir Macedo, enquanto ele demite funcionários, eu os contrato para as minhas empresas, enquanto ele paga salário com vale, pago em barras de ouro e enquanto ele põe a sacolinha pra correr mendigando pontos de audiência pra manipular o IBOPE em favor da emissora dele xingando a Globo, eu faturo muito mais e sou o único neste país que pode brigar direto com a Globo em audiência. Então concluindo o assunto, o troféu da APCA não é a cara do SBT porque o prêmio que é a cara do público brasileiro é o meu Troféu Imprensa, que é disparado o maior prêmio do Brasil, oi!

E o circo começa a ser armado quando chama sua filha Patrícia Abravanel ao palco do teatro:

SS: E falando no Troféu Imprensa, Patrícia vem pra cá Patrícia! - Ela aparece sob aplausos da platéia e sob os flashes dos fotógrafos presentes ao local - Nós perguntamos aos nossos internautas qual a melhor "animadora de auditório" e as três mais votadas foram essas.

Silvio aponta para o telão onde aparecem os nomes das três "indicadas" à "categoria":

1 - Eliana
2 - Mônica Iozzi
3 - Patrícia Abravanel

Silvio dialoga com os críticos de TV, que ainda estavam no palco do teatro, tentando negociar e garantir a vitória de sua filhota:

SS: Bem, senhores jurados a questão é a seguinte: se vocês votarem na Eliana ou na Mônica, vocês cometerão um grave pecado ao ponto de se sentirem culpados e não serem mais perdoados por ninguém pelo resto de suas vidas, vocês forçarão um dono de televisão demitir a própria filha de suas empresas. Mas se vocês votarem na Patrícia, ela vai se tornar na próxima semana a mais nova dona dos domingos do SBT e já vou preparar o bilhete azul pra Eliana e pro Celso Portiolli mandando os dois pro olho da rua a partir de amanhã. Então, em quem vocês votam?

Sentindo-se pressionados, os críticos de TV gaguejam, ficam indecisos e não conseguem votar com medo de trair sua classe. Silvio diante desse cenário, age rapidamente:

SS: Eles não sabem! Eles não sabem! Auditório, eu pergunto para o auditório, quem é a melhor animadora? A Eliana, a Mônica ou a Patrícia?

E a platéia, contagiada pela lábia convincente de Silvio e também querendo agradá-lo, foi unânime dizendo "Patrícia! Patrícia! Patrícia!"

SS: É, parece que a voz do povo é a voz de Deus e eu sempre acreditei nessa frase em toda a minha carreira de animador, mas eu queria saber a opinião de jornalistas que entendem de televisão de verdade, não esses intelectuais no palco que não sabem responder pergunta nenhuma. Roqueee! Liminhaaa! Botem esses desinformados pra fora do palco.

Roque e Liminha aparecem novamente retirando do palco os críticos de TV que entregariam os outros prêmios da associação. Enquanto isso, Silvio chama seus próprios jornalistas para fazer o julgamento:

SS: Agora assim podemos fazer a votação, vou chamar do auditório nossa colega Sônia Abrão, sua vez Sônia!
Sônia: Pois é, Silvio! São três ótimas apresentadoras, mas estamos procurando animadoras conforme a sua pergunta e desde Hebe Camargo não apareceu nenhuma à altura que possa sucedê-la. A Eliana tem muito status, mas o sucesso vêm subindo sua cabeça conforme vai subindo a audiência do programa dela, a Mônica tem muito o que aprender e até agora não enfrentou o desafio de comandar um programa com platéia de verdade, mas a Patrícia é o oposto das duas pois o talento dela vem do sangue, sabe lidar com o público com muita facilidade mesmo fora da telinha nas redes sociais, é um dom natural e posso dizer seguramente que ela é a mais nova Hebe da TV brasileira. Voto na Patrícia!
SS: Patrícia, um voto! Vamos ouvir agora a opinião de Nelson Rubens, sua vez Nelson!
Nelson: Ok, ok, Silvio! Vou destilar o meu veneno! Daqui a pouco, muitos artistas vão sair daqui contratados pelo SBT. Agora, Patrícia, você foi vista! Brigando feio com a Eliana no WhatsApp para ver quem tinha mais fã-clubes nas redes sociais, é a maior rivalidade da televisão brasileira dos últimos tempos desde Gugu e Faustão! Mas o público sabe o que é bom e o público gosta do que é agradável pois o talento passa de pai para filho, nesse caso, de pai para filha. Meu voto é para a Patrícia Abravanel.
SS: Patrícia, dois votos! Se ela receber mais um voto ela receberá o Troféu Imprensa e ganha o domingo inteiro do SBT. Falta saber a opinião de Leão Lobo, é a sua vez!

Um burburinho à beira do palco avisa a Silvio que Leão Lobo não compareceu ao evento:

SS: Mas o quê, ele não veio? Nem o Décio Picinini e nem a Valença Sotero? Ia combinar com ela minha Ilha de Caras! Mas quem mais falta pra votar na Patrícia?

Um estudante de jornalismo levanta o braço na platéia:

SS: Aquele rapazinho de óculos quer votar! Então diga pra quem é o seu voto!
Estudante: Silvio, sou muito seu fã, não perco seu programa por nada deste mundo, mas por acaso a votação é de melhor apresentadora?
SS: Cala a sua boca - retruca Silvio - o programa é meu, a emissora é minha, o troféu é meu e faço tudo o que eu quiser, até as perguntas. Roqueee, põe esse rapazinho pra fora do auditório, ele não é fã de verdade! Vai pra lá, vai pra lá!

Enquanto Roque retira o estudante da platéia, um burburinho avisa Silvio que ele está liderando a audiência:

SS: O quê? Estamos ganhando da Globo? No duro? Então Ratinho, vem pra cá Ratinho! Estamos ganhando da Globo!

Ratinho aparece correndo no palco para comemorar o "feito":

Ratinho: Opa! Passamo (sic) a "Poderosa"! Vou fazer o strip-tease da vitória!

Toca a música do "Jornal Nacional" enquanto Ratinho faz seu strip-tease e no último acorde da música, o bigodudo tira a cueca e faz toda a platéia sair correndo do teatro. Silvio logo nota algo de estranho:

SS: Mas que negócio feio Ratinho, o meu é mais bonito, foi por isso que você mandou o auditório ir embora do teatro.

Silvio ouve mais um burburinho avisando que o evento tinha acabado e que o tempo havia se esgotado:

SS: O quê? Passou da meia-noite? Já acabou o programa? Não podia passar da meia-noite? Todo mundo foi pro coquetel lá em cima? Não foi por causa do strip do Ratinho?

Ratinho fica animado com o coquetel sendo organizado no andar de cima do teatro e sai correndo já se vestindo para tal e o burburinho prossegue:

Ratinho: Opa! Vou traçar uma garrafa de "champanha" francesa inteira! Rááááá!
SS: Ma, ma, mas a votação ainda não acabou, cadê a Patrícia? Ela também subiu? Foi tirar selfie com os fãs? É por isso que eu não gosto dessa APCA, não deixam a gente divertir o auditório que logo avisam que estourou o tempo, só pra liberar o teatro "dos outros". Então fiquem agora com o filme da meia-noite! Tchau pessoal, até domingo se Deus quiser!

E o "programa" termina com Silvio Santos sozinho no palco diante de um teatro vazio.


Daria pra fazer uma charge, não acham? Quem se habilita?