HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

sábado, 19 de março de 2016

FICÇÃO: A Tortura de Êgon Bonfim

Eu estava em casa numa boa quando de repente toca o telefone. Fui atender e era o pessoal da Pró-TV pedindo para que eu fosse urgente até o local pois estava sendo convocada uma reunião extraordinária. Meu arrumei, sai de casa e peguei o ônibus rumo à associação.
Quando cheguei na porta do local, colocaram minha cabeça numa sacola preta para que eu não saiba para onde iam me levar. Me agarravam pelos braços e pelas pernas até me colocarem numa cadeira onde amarraram minhas pernas e meus braços. Tiraram a sacola preta de minha cabeça e vi que eu estava numa sala escura e quando acenderam a luz, vi Silvio Santos na minha frente dizendo:

SS: Olha só quem está aí. É aquele rapazinho daquele blog que vive falando mal de mim, nunca me deu um elogio. Recebi essa queixa de minhas filhas que, segundo elas, ouviram reclamações daqueles que são chamados de "SBTistas", ou seja, o meu público. Sei que você formado em Rádio e TV, mas ficou esse tempo todo sem falar comigo pra eu te contratar. Soube que você adorava assistir os meus programas e a minha emissora, mas pelo visto você é mais um que entrou pro time dos traidores. E ainda por cima quer tomar de mim o Troféu Imprensa mesmo sem um tostão no bolso.

Silvio dirige-se a mim lentamente e continua passando seu sermão:

SS: Bem, como você é a única pessoa interessada em ter os direitos desse que é o maior prêmio do Brasil vamos negociar, até porque sou bom nisso. Eu passo pra você os direitos do Troféu Imprensa sem nenhum custo adicional desde que você trabalhe para mim no SBT, deleta do seu blog e das suas comunidades na internet tudo que você andou falando de mim e diga em alto e bom som que sou o maior artista do mundo. Você topa ou não topa?

Inconformado com o argumento, eu imediatamente disse:

Êgon: Olha Silvio, você passou dos limites. Não quero ser o novo Capachão da TV Colosso versão SBT. Você não precisa provar pra mais ninguém sua comprovadíssima importância na TV brasileira. Deixem os outros continuarem seu legado, você tá tirando chance dos outros brilharem na telinha! Você é hors-concours, entendeu, hors-concours!
SS: Mas que palavra é essa? O meu público não sabe o que significa, meu público é analfabeto, mal consegue ler um livro inteiro e nunca frequentou aulas de geometria. Enquanto eu estiver vivo, quero continuar ganhando todos os prêmios do mundo!
Êgon: Já não aguento mais sua falta de seriedade, Silvio, foi por isso que parei de assistir sua emissora que não passa de um reduto de vaidades. Você não passa de um dublê de empresário e outra, você tá querendo convencer o Brasil inteiro a tomar o lugar de Deus na Terra, assim como o Maradona conseguiu lá na Argentina?
SS: Mas que é esse que não conheço? Ele é dono de uma porção de empresas e de um canal de televisão? Por acaso ele anima programas de auditório todo domingo? Tem uma filha que é querida das redes sociais e apresenta programas no horário nobre? Tem uma esposa que escreve novelas para crianças? Ele vai se candidatar a prefeito de Buenos Aires? Ou a presidente da Argentina? Não posso ser comparado com mais ninguém, portanto deixa eu fazer o que eu quiser! Roqueee, bota fita crepe na boca dele!

Roque imediatamente coloca uma enorme fita crepe prateada na minha boca para eu não falar uma palavra sequer e assim permaneci, apenas emitia grunhidos e me retorcia na cadeira. A chacota de Silvio prosseguia:

SS: Muito bem, agora como você não pode falar, vamos dar início a sua tortura. Mas não vamos fazer você um saco de pancadas não, até porque o saco de pancadas é o Ivo Holanda. Mas, ih, ih, a nossa tortura é bem diferente, vou mostrar pra você quem sabe e quem entende de verdade a televisão. Como você não assiste mais os meus programas e a minha emissora, então você não sabe nada, nadinha de televisão, mesmo formado e nunca sequer pediu emprego pra mim que eu te contratava. Você ainda acredita que essa APCA é um prêmio importante? Você está enganado, veja agora qual prêmio é mais importante do Brasil. Você ainda tem tempo de voltar atrás e me venerar, não se esqueça. Pois perguntamos aos nossos internautas, de quem você mais gosta na televisão, e os três indicados são esses.

Silvio aponta para três grandes monitores de TV onde aparecem em cada um deles os "indicados" a "categoria":

1 - Gugu Liberato (ouvem-se vaias)
2 - Mel Lisboa (ouvem-se mais vaias)
3 - Silvio Santos (ovação geral e os brados de "Já ganhou! Já ganhou!")

Eu, não suportando tal pressão psicológica, me retorcia na cadeira, completamente amarrado e com a boca tapada. Silvio dava continuidade a seu show:

SS: Vamos ouvir a opinião de nossos jurados, eles que são os mais entendidos de televisão neste país. Eles que também após o programa, serão convidados para jantar comigo num restaurante cinco estrelas e sairão de lá contratados pelo SBT. Agora, a opinião de Nelson Rubens, sua vez Nelson!
Nelson: Ok, ok, Silvio, vou detonarrrrr! Acho muito injusto esses dois primeiros nomes que apareceram nessa lista concorrer com uma pessoa que é indiscutivelmente sinônimo de televisão e que merece ser clonado e distribuído para cada país do mundo aprender o que é fazer televisão de verdade porque sem ele não existe televisão. Voto em Silvio Santos!

Eu continuava me retorcendo na cadeira tentando reagir a semelhante espetáculo de puxa-saquismo:

SS: Silvio Santos, um voto! Vamos ouvir a opinião de Sônia Abrão, sua vez Sônia!
Sônia: Pois é, Silvio! No panorama atual da TV, vejo que o Gugu não tem fidelidade nenhuma com emissora de TV e jamais terá um canal só dele, deveria ter ficado na geladeira para sempre pra nunca mais apresentar programas depois do Caso PCC. A Mel nunca apresentou programa de auditório como também não é filha de nenhum dono de televisão, ela prefere tirar a roupa no cinema e nas novelas para transar com homens de meia-idade, absurdo. Mas você é o contrario de todos eles, porque mesmo calado, mesmo xingando, mesmo paquerando a mocinha da platéia, mesmo falando palavrão, mesmo mentindo, mesmo tirando a roupa, mesmo roubando, mesmo chifrando a esposa, mesmo depravado, mesmo fazendo coisa errada, mesmo racista, mesmo homofóbico e mesmo causando escândalo, você dá um show, é o maior artista do mundo para todo o sempre, amém! Meu voto é para Silvio Santos!

A cada voto e acada argumento bajulador para o animador, eu, amarrado à cadeira, reajo com grunhidos:

SS: Silvio Santos, dois votos! Décio Picinini, sua vez Décio!
Décio: Silvio, se o Brasil acordasse amanhã como monarquia, teríamos três reis: o Rei Pelé, o Rei Roberto Carlos e o Rei Silvio Santos. Só que tem que ter apenas um rei, então vão ter que fazer uma eleição pro povo escolher qual dos três seria o rei do Brasil. E ninguém precisa ter bola de cristal pra adivinhar quem seria eleito esse rei do Brasil, pois ele é capaz até de ganhar por unanimidade. É Silvio Santos na cabeça!
SS: Três votos para Silvio Santos! Gugu e Mel Lisboa ainda não apareceram. Quero saber agora a opinião da Revista Caras, Valença Sotero, à propósito Valença, quando é que vai ser liberada a Ilha de Caras para todo o elenco do SBT passar um final de semana?
Valença: Isso é com o diretor da revista e ele mandou avisar que o Castelo de Caras está à sua inteira disposição!
SS: Quando vou pra lá, faz muito frio, não quero voltar mais pra lá, da última vez que fui quase saí doente. Mas Valença pra quem é o seu voto?
Valença: As palavras dos nossos companheiros de júri são também minhas palavras Silvio! Esse é o teu momento, não preciso dizer mais nada que você é merecedor de tudo, é pra você o meu voto.
SS: Silvio Santos tem quatro votos! Falta só mais um voto, Leão Lobo, sua vez Leão Lobo!
Leão Lobo: Aí, Silvio, dignidade já! Dignidade deve ser a palavra de ordem na televisão brasileira. Dignidade para pôr a cara pra bater e dizer o que é bom para o público. Dignidade para manter fidelidade para sempre a um canal de televisão. Dignidade esta que me faz escolher Silvio Santos o artista mais querido da TV. E dignidade também pra dizer que você, Silvio, é o presidente que o Brasil merecia ter nesses tempos de crise política, você é a única saída para representar a esperança de um povo sofrido que precisa ter seus problemas resolvidos o mais rápido possível. Voto em você.
SS: Obrigado pelas palavras Leão Lobo. Só preciso de um partido para ser presidente, mas com uma condição: se o Tiririca resolver concorrer a presidência, eu também vou concorrer. E a minha primeira meta como presidente vai ser a seguinte: dar ao povo brasileiro uma recompensa de 1 milhão de reais em barras de ouro que valem mais do que dinheiro para quem matar cada um dos nossos traidores que estão espalhados por aí. Vou dar 1 milhão para quem matar o Gugu, vou dar um 1 milhão para quem matar o Jô Soares, vou dar 1 milhão para quem matar o Bóris Casoy, vou dar 1 milhão para quem matar o Serginho Groismann, vou dar 1 milhão para quem matar a Ana Paula Padrão, vou dar 1 milhão para quem matar o meu xará Silvio Luiz, vou dar 1 milhão para que matar a...
Êgon: Nããããããããããããããããããããããão!!! - Grito desesperado da cama e minha mãe corre preocupada em direção ao meu quarto:
Mãe: Filho, o que foi, filho?
Êgon: Mãe, tive um pesadelo. Fui tentado pelo diabo. E o diabo estava em forma de artista de TV.
Mãe: Meu Deus, isso é levante. O diabo é tão sujo que sabe que a vitória tá chegando e cria essas barreiras pra impedir sua benção. Dá um abraço.

Minha mãe me dá um forte e consolador abraço e me leva para descer pra tomar café com ela:

Mãe: Vamos descer, filho, vou fazer o café pra você, mas me conta como foi esse sonho.
Êgon: Foi uma longa história, mãe.

Conclusão: Por mais que sejam enormes as barreiras e obstáculos da vida, NUNCA DESISTAM DOS SEUS SONHOS! Logo, vocês serão ouvidos e compreendidos. Digo isso por experiência própria e meus sonhos estão aqui no meu blog, é só conferir os posts anteriores. Escrevo com lágrimas nos olhos, mas a mensagem que deixo é esta: NÃO DESISTAM JAMAIS DE SEUS SONHOS! SOMOS CAPAZES DE MUDAR O MUNDO COM AQUILO QUE A GENTE MAIS GOSTA E MAIS AMA NA VIDA! SÓ PRECISAMOS SER OUVIDOS DE VERDADE!