HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

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terça-feira, 1 de novembro de 2016

DICA DE SITE: O Hot 100 Brasil Está de Volta!!!

Alguém se lembra de um site chamado Hot 100 Brasil e que tinha um monte de listas das 100 músicas que tocavam em diversos anos? Pois é, esse site está de volta, porém com outro domínio.
O site surgiu em 29 de maio de 1998 por Arthur Menezes, um paulistano apaixonado por música cuja coleção acumula mais de 141 mil títulos. Essa paixão fonográfica o levou a criar o site, sendo inicialmente chamado de "Hot Songs Brasil", disponibilizando na web uma parada de sucessos personalizada composta por diversos Top 10 dos mais variados gêneros musicais, nacionais e internacionais, que variavam nesses primeiros meses de existência, e sempre sendo atualizado aos sábados (mantendo assim até hoje). Em 1º de maio de 1999, resolveu compilar todos os gêneros sem discriminação, o que é bem interessante, e rebatizou o portal de "Brasil Hot 75" com os 75 singles mais tocados em todo o Brasil durante a semana, porém quase dois meses depois, em 26 de junho, o ranking foi expandido para 100 músicas e a denomiação passou a ser "Brasil Hot 100".
Nos dois primeiros anos online, o site era abrigado pelo domínio Geocities (hoje Yahoo), sendo que a partir de 1º de julho do ano 2000, quando atingiu a marca de 2 mil acessos por dia, o site da parada tornou a mudar de nome para "Hot 100 Brasil", mantendo assim até hoje, além de ganhar endereço próprio (www.hot100brasil.com). Atualmente, o site possui cerca de 5 mil acessos diários e acumula milhões de visitas vindas de mais de 140 países! Aos poucos, junto com a parada habitual, acrescentou também o ranking com os 100 álbuns mais vendidos e os 50 DVDs musicais mais vendidos, mas recentemente foi descontinuado com a mudança de domínio.
O grande atrativo desse site é uma página especial criada em agosto de 2002, comemorando na época os 100 anos do disco brasileiro. A página é um prato cheio e eu recomendo como uma base para fonte de pesquisa do gênero. Conta toda a saga fonográfica brasileira dividida em quatro fases com seus artistas, intérpretes, compositores, formatos e gravadoras. E o mais legal, como contei no início, é justamente os rankings com as 100 músicas mais executadas de 1902 até hoje, toda ampliada, revista e corrigida, com cerca de 30 mil títulos examinados e listados. Na verdade, a página intitulada Time Machine já existia e já chamava atenção, mas depois que foi incrementada com a ocasião, o interesse parece que só aumentou de lá pra cá, sendo posteriormente utilizado pelo livro Almanaque dos Anos 80 e pela extinta revista Flashback da Editora Abril. O dono do site esclarece que até a década de 50 não existia uma propriamente dita parada de sucessos de âmbito nacional e pra isso, teve que confrontar uma série de informações como boletins de execução das emissoras de rádio de várias capitais brasileiras (a maioria delas do eixo Rio-São Paulo) e relatórios de vendas das gravadoras. Para que o projeto fosse possível, foram quase 17 anos de muita pesquisa, jornais, revistas, livros, discos e até lojas de discos foram esmiuçadas pelo nosso aventureiro musical e o resultado pode ser visto neste link: http://asdfg-menezes.org/timemachinemain.html
O nosso amigo Arthur não se restringe apenas a manutenção semanal da sua parada de sucessos, no qual usa uma metodologia bem diferenciada e inspirada nos modelos adotados pelo instituto de pesquisas Nielsen e Billboard (no qual não irei revelar por motivos éticos, mas se é complicado de entender, isso é). Ele compra, vende, troca música de todos os gêneros e de qualquer formato. Quem quiser entrar em contato com ele e está interessado, acessem o link a seguir e lá está o e-mail dele: http://asdfg-menezes.org/biopics.html
Portanto, para quem quiser ficar por dentro das paradas de ontem e de hoje, mesmo que você não goste do tipo de música que as rádios de maior audiência estão acostumadas a martelar em nossos ouvidos ou que você não as ouça também, recomendo este site como uma base informativa da atualidade artística, até porque, como eu sou formado em Rádio e TV, preciso saber, mesmo que eu não ouça essas rádios comerciais de grande apelo do "Hit Parade", quais as tendências mercadológicas fonográficas  do Brasil e o que o público está ouvindo e consumindo.