HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

POR UMA TV MELHOR: Como o SBT Dar a "Volta Por Cima"? (ATUALIZADO)

PS: Cinco anos depois em que subi originalmente este post, precisei submetê-lo a uma pertinente ATUALIZAÇÃO porque de lá para cá muita coisa mudou.

Não tem jeito, a emissora brasileira de televisão mais venerada, mais falada e mais comentada pelos internautas é o SBT. Por vários motivos. O principal deles: a busca pela grade de programação dos sonhos. Entra ano e sai ano, pelo menos nesses últimos tempos, a emissora mostrou-se incapaz de demonstrar alguma força estratégica para voltar a ser a "líder absoluta do segundo lugar", isso se levarmos em conta a grandeza que ela tem à disposição do Complexo Anhangüera, onde gera, grava, produz e transmite seus programas. Com o risco considerável do CDT virar mato, tomo a liberdade de usar minha experiência como telespectador, pesquisador assíduo da TV brasileira e formado em Rádio e TV para expor minhas ideias respondendo a pergunta lançada no título desta postagem: Como o SBT dar a "volta por cima"?

Os três grandes pecados do SBT são estes: comodismo, vaidade e idolatria. O primeiro por relutar em mudar, até porque se analisarmos a história do SBT, a programação sofreu mudanças gritantes (sou de um tempo que o SBT trocava os horários como se uma pessoa trocasse de roupa). O segundo por causa do cast de apresentadores, por tanto bater na tecla da linha de shows e sendo até responsável pela saturação e desgaste dos programas de auditório, que deixaram o sucesso subir a cabeça e fazer parte do time do "não me toque, não me rele", ou seja, se mexer no horário e no programa de um deles, é ataque de estrelismo na certa. E terceiro, obviamente, ligado a seu dono, fundador, patriarca, empresário e, segundo as palavras do dito cujo, animador de auditório, Silvio Santos, que inventa cada coisa apenas para satisfazer a si mesmo e esquecendo que existem milhões de telespectadores desejosos em ver coisas melhores na TV.

Os "SBTistas das redes sociais" acreditam no argumento que para ser bem-sucedido na televisão é preciso fazer Curso de Administração, engano, pra trabalhar em televisão, conhecer seus segredos por trás das câmeras e ser bem-sucedido na área é preciso fazer mesmo é Curso de Rádio e TV (ou Jornalismo ou Publicidade). Só que a veneração absurda dessas pessoas na internet pelo apresentador me leva a citar outra grande praga bíblica da emissora: por causa de uma única pessoa, todo mundo sofre. De fato, a superexposição de um proprietário superstar de televisão e com um comportamento babão perante as redes concorrentes está sendo capaz de fazer algumas concorrentes romperem relações com o SBT, o que chega ao cúmulo de tornar um "reduto de vaidades" e isso é preocupante, muito preocupante!

Talvez eu seja a única pessoa no mundo a pensar num SBT sem Silvio Santos na programação, já preparando sua iminente ausência, algo que os "SBTistas" relutam por estarem cegos de paixão pelo "Patrão". Como diria Chapolin Colorado: "Já diz o velho e conhecido ditado: Pouco ajuda quem muito estorva". Confira abaixo minha proposta de melhorias e reformulação total ao SBT em forma de tópicos (quem sabe pode ser aproveitado num futuro pitching). Se algum "SBTista" exaltado discordar gritantemente das minhas ideias, segue meu conselho: peçam emprego pros Abravanel na porta da mansão deles.

1) Sair do comodismo e valorizar seu patrimônio, seu conteúdo e a informação jornalística
2) Programas de auditório não podem ter duração superior a 3 horas aproximadas
3) Reformar a redação de jornalismo e transformá-la num "News Room" para a realização dos principais telejornais da rede, exceto o matinal que será gerado em Brasília
4) Oferecer as afiliadas uma grade flexível de divisão de rede, desde que fossem proibidos os programas policiais e as mesas-redondas esportivas
5) Melhor distribuição dos intervalos e da programação semanal do horário nobre, proporcional ao seu tempo de duração: 3 minutos de breaks comerciais a cada bloco de 15 minutos (em programas acima de 30 minutos) e/ou 4 minutos de breaks comerciais a cada bloco de 20 minutos (filmes e shows)
6) Meta de exibir exatamente 18 filmes de longa-metragem por semana para toda a rede
7) Volta da vinheta interprograma com anúncio da classificação indicativa e, se possível, disponibilizar cotas comerciais de próxima atração e top de 5 segundos
8) Antes de filmes, séries e programas de época, um comunicado deve ser exibido como forma de prestação de contas ao público mimizento/lacrador: "Esta produção retrata a forma, os costumes e o comportamento da época em que foi realizada"
9) A vinheta de oferecimento só deve ser exibida antes e depois da exibição do programa
10) Os apresentadores da linha de shows, além do salário normal, terão direito a merchandising, de 8 a 10 espaços semanais, e a um percentual no faturamento líquido mensal do núcleo
11) Acabar com a mensagem subliminar que mais atrapalha e traumatiza quem assiste do que ajuda a memorizar, porque já disse uma vez o dramaturgo Walter George Durst: "A TV causa claustrofobia"
12) Reformulação do SBT Vídeos para ser rebatizado de SBTube, um portal digital de vídeos on-demand para assinantes de TV por assinatura com todo o conteúdo da programação, inclusive o acervo histórico. Aos não-assinantes, seria oferecido uma espécie de "carnê virtual", semelhante ao carnê do Baú da Felicidade. De acordo com a situação sócio-econômica, o telespectador paga as mensalidades, ganha vantagens em um programa de fidelidade e torna-se "acionista" da "emissora do coração" (à exemplo dos times de futebol americano em que torcedores tem uma pequena participação nas ações)
13) Criação de um mini-telejornal de 5 minutos exibido entre os programas e de hora em hora nos intervalos da programação, para a atualização e reciclagem dos fatos do dia com a equipe da plataforma digital (ou portal) SBT News, assim melhoraria a audiência e o locutor anunciaria nas chamadas "você assiste seus programas preferidos e ainda fica bem informado"
14) Fazer contatos com o Grupo Chespirito para serem mantidos os direitos de exibição dos programas do Chaves, do Chapolin e de outros personagens de Roberto Gómez Bolaños. Caso haja retaliação por parte do Grupo Televisa em sermos proibidos de exibir as novelas da rede mexicana, tudo bem, faremos parcerias com outras emissoras da América Latina caso a faixa das Novelas da Tarde seja mantida na grade.
15) Oferecemos as seguintes opções para a programação vespertina na faixa das 15h30 às 17h30: um programa ao vivo de duas horas que mostre os bastidores da programação do SBT e o dia-a-dia dos artistas ou uma novela da tarde latino-americana + um game-show que juntasse "What Price is Right?" e "Supermarket Sweep".
16) Na faixa dedicada as novelas adultas, das 20h30 às 21h20, deverão ter no máximo 95 capítulos para que as tramas fiquem mais dinâmicas e menos arrastadas. Entre uma novela e outra, sugiro a produção de Tele-Romances de 35 capítulos inspirados em grandes contos da literatura brasileira. Dessa forma, cria-se um mercado de fluxo na teledramaturgia brasileira.
17) A volta das transmissões esportivas foi a decisão mais adulta que poderia acontecer. Precisamos reforçar os contratos com a Conmebol e a UEFA na transmissão em TV aberta das principais competições interclubes e de seleções dessas confederações continentais (que vai de ligas às eliminatórias). Para fixar o futebol nas tardes de sábado, seria indispensável a transmissão da Série B para a exibição de dois jogos: um para toda a rede e outro regionalizado. Isso sem contar a volta de uma modalidade esquecida na atualidade: o boxe (nas noites de sábado).

Vejam minha ideia de programação ideal para o SBT (resolvi não colocar os nomes dos programas a exceção da programação dominical):

Segunda à Sexta
05h00 - Televendas
06h00 - Doc Educativo
06h30 - Jornal Rural
07h00 - Jornal de Rede
07h45 - Jornal Local
08h15 - Programa Infantil
09h15 - Boletim de Rede
09h20 - Sequência Infantil
10h20 - Boletim Local
10h25 - Sequência Infantil
11h25 - Boletim de Rede
11h30 - Divisão de Rede*
13h30 - Longa-Metragem (Boletim de Rede no 3º intervalo)
15h25 - Boletim Local
15h30 - Programa Ao Vivo (Boletim de Rede no 3º intervalo) ou Novela da Tarde + Boletim de Rede + Game-Show
17h25 - Boletim Local
17h30 - Chapolin
18h00 - Chaves
18h30 - Jornal Local
19h00 - Novela Infantil
19h45 - Jornal de Rede
20h30 - Novela Adulta
21h20 - Jornal Esportivo 1
21h35 - Faixa Especial (Boletim Local no 3º intervalo)**
23h45 - Jornal Local
24h00 - Série (seg/qua/sex) / Entrevista Política (terça) / Reportagens (quinta)
01h00 - Jornal Esportivo 2
01h15 - Talk Show (seg/qua/sex) / Revista Social (ter/qui)
02h15 - Jornal de Rede
03h00 - Longa-Metragem

* 11h30 - Divisão de Rede:
Opção 1 - Programação Regional de Variedades (11h30) e Programação Regional Jornalística (12h30)
Opção 2 - Desenhos (11h30), Jornalismo Regional com Noticiário Esportivo (12h30) e Local (13h)

** 21h35 - Faixa Especial do SBT:
Segunda - Realities por Temporada (sendo três por ano)
Terça - Longa-Metragem (opção 1) ou Futebol (opção 2)
Quarta - Futebol
Quinta - Musical (opção 1) ou Futebol (opção 2)
Sexta - Longa-Metragem (opção 1) ou Musical (opção 2)

Sábado
05h00 - Televendas
06h00 - Doc Educativo
07h00 - Desenhos Animados
07h49 - Boletim de Rede
07h54 - Sequência dos Desenhos Animados
08h43 - Boletim Local
08h48 - Sequência dos Desenhos Animados
09h37 - Boletim de Rede
09h42 - Sequência dos Desenhos Animados
10h31 - Boletim Local
10h36 - Sequência dos Desenhos Animados
11h25 - Boletim de Rede
11h30 - Divisão de Rede*
13h30 - Longa-Metragem (Boletim de Rede no 3º intervalo)
15h25 - Boletim Local
15h30 - Esportivo Pré-Jogo
16h15 - Boletim de Rede
16h20 - Futebol
18h45 - Jornal Local
19h15 - Chaves
19h45 - Jornal de Rede
20h30 - Novela Adulta
21h20 - Jornal Esportivo
21h35 - Faixa Especial - Competição Entre Cidades
23h30 - Boletim Local
23h35 - Boxe (ao vivo ou em VT)
24h25 - Boletim de Rede
24h30 - Longa-Metragem 1
02h15 - Boletim Especial
02h20 - Longa-Metragem 2
04h05 - Boletim Especial
04h10 - Longa-Metragem 3
05h55 - Boletim Especial

* 11h30 - Divisão de Rede:
Opção 1 - Programação Regional Variada (sem ser noticiário)
Opção 2 - Continuação dos Desenhos com um Longa-Metragem Animado

Domingo
06h00 - Televendas
07h00 - Turismo
07h30 - Esportes
08h00 - Deficientes
08h30 - Caminhoneiro
09h00 - Programa de Pesca
10h00 - Divisão de Rede
11h30 - Domingo Premiado: Jogo das Fichas
11h55 - Domingo Premiado: Variedades 1
14h55 - Domingo Premiado: Pra Ganhar é Só Rodar
15h20 - Domingo Premiado: Variedades 2
18h20 - Domingo Premiado: Roda a Roda
18h45 - Domingo Premiado: Variedades 3
21h45 - Domingo Premiado: Sorteio da Tele Sena
22h00 - Longa-Metragem
24h45 - Jornal Esportivo - Gols da Rodada
01h30 - Longa-Metragem
04h00 - Televendas

OBS: Sorteios do Cupom Digital Premiado durante a faixa do Domingo Premiado

Para concluir, expresso aqui minha homenagem a este que foi o maior estrategista da TV brasileira e que por quase 40 anos foi o grande braço-direito de Silvio Santos no SBT, sem contar outros tantos quando ainda era produtor independente: Luciano Callegari. Espero que minhas ideias sejam bem receptivas ao menos aos "SBTistas das redes sociais", mesmo que contrariem um ou outro ponto dessas propostas. Estejam psicologicamente preparados para a despedida (e aposentadoria) de Silvio Santos da televisão para pensarmos no novo e sairmos da irritante "zona de conforto". Mas é exatamente isso que o blog ÊHMB De Olho Na TV vem pregando e defendendo em seus posts: #PorUmaTVMelhor.