O ano de 2016 ainda está usando fraldas, dando seus primeiros passos, mas nem por isso deixaremos de continuar a fazer um balanço do ano que passou, ainda mais quando o assunto é televisão. Pois bem, chegou a hora de a gente descobrir quais foram os programas de TV de maior audiência das cinco principais redes de televisão do Brasil em escala nacional. Como consegui chegar a essa façanha? Bem, revelarei um segredo: toda semana, durante o ano que passou, o site oficial do IBOPE publicou toda quinta-feira a lista dos cinco programas mais assistidos de cada emissora em São Paulo e Rio de Janeiro e em cada Top 5 fiz o seguinte sistema de pontuação de acordo com a posição de cada programa nos mini-rankings semanais:
- Primeiro colocado: 5 pontos
- Segundo colocado: 4 pontos
- Terceiro colocado: 3 pontos
- Quarto colocado: 2 pontos
- Quinto colocado: 1 ponto
Então, somei as pontuações acumuladas dos programas das duas metrópoles brasileiras, dividi por 2 e tive assim a pontuação média pela qual montei o Top 10 dos programas mais assistidos das cinco emissoras brasileiras de televisão. Apesar de abranger apenas o eixo Rio-São Paulo, dá uma ideia do que a nação em geral assistiu em cada emissora. O que levo em conta, repito, é a POSIÇÃO, a colocação dos programas de acordo com os boletins semanais do instituto, nunca as pontuações, isto é, os números. Programas locais que é exibido em apenas uma das cidades citadas são descartados, caso um programa nacional apareça rankeado em uma das duas cidades, a pontuação total de uma única cidade é dividida por dois mesmo assim, pois o que vale é a verticalização dos programas aqui relacionados (um exemplo disso é o telejornal local da Globo, o Praça TV, que dependendo da localidade é batizado de SPTV, RJTV, etc.). Então, lá vai os Top 10 das cinco redes:
Top 10 Globo:
1) Jornal Nacional
2) Babilônia*
3) A Regra do Jogo
4) Praça TV Segunda Edição
5) I Love Paraisópolis
6) Império (Últimos Capítulos)
7) Alto Astral
8) Futebol de Quarta-Feira (Libertadores e Copa do Brasil)
9) Big Brother Brasil
10) Tela Quente
* OBS: Mesmo considerado um dos grandes fracassos televisivos do ano, a novela "Babilônia" se encontra nesse ranking devido a sua regularidade de presença entre os primeiros colocados no Top 5 do IBOPE Global, não implicando portanto as decepcionantes pontuações de audiência obtidas durante o ano. Por causa disso, faltou um pouquinho para que "A Regra do Jogo" pudesse chegar a uma "posição melhor" neste Top 10.
Top 10 SBT:
1) Programa Silvio Santos
2) Carrossel (Reprise)
3) Chiquititas
4) A Praça é Nossa
5) Roda a Roda Jequiti
6) Cúmplices de um Resgate
7) Eliana
8) Sorteio da Tele Sena
9) Coração Indomável
10) Esmeralda (Reprise) e Programa do Ratinho (empate)
Top 10 Record:
1) Os Dez Mandamentos
2) Domingo Espetacular
3) Jornal da Record
4) Hora do Faro
5) O Rei Davi (Reprise)
6) Programa do Gugu
7) Batalha dos Confeiteiros Brasil
8) Cidade Alerta
9) The Love School - Escola do Amor
10) Repórter em Ação
Top 10 Band:
1) Pânico na Band
2) Jornal da Band
3) Brasil Urgente
4) Masterchef Brasil
5) Futebol de Domingo (Estaduais e Brasileirão Série A)
6) Futebol Europeu (Liga dos Campeões e Supercopa)
7) Júnior Masterchef Brasil
8) Terceiro Tempo
9) Futebol de Quarta-Feira (Copa do Brasil e Brasileirão Série A)
10) Top Cine
Top 10 Rede TV!:
1) Encrenca
2) Te Peguei na TV
3) Operação de Risco
4) Mega Senha
5) Teste de Fidelidade
6) A Tarde é Sua
7) MMA
8) Futebol de Sábado (Brasileirão Série B)
9) Superpop
10) Momento da Sorte
Em cima dessas listas podemos traçar as tendências do telespectador de São Paulo e do telespectador do Rio com notáveis diferenças: o telespectador paulista é bem informado, gosta de ver tudo quanto é programa de jornalismo, e o telespectador carioca é descontraído, se diverte com a linha de shows. Outra diferença: enquanto que o paulista prefere um jogo de futebol, reforçando aquele gênio competitivo de não gostar de perder pra ninguém, o carioca é noveleiro e vidrado na ficção, gosta de uma boa história.
Quanto a análise geral, podemos ver que a teledramaturgia (adulta ou infanto-juvenil) permanece ainda mais firme e consolidada do que nunca na TV aberta; o jornalismo (seja telejornal ou programa policial, independentemente do teor de desgraça) continua dando audiência em qualquer emissora; os realities-shows estão determinando a segmentação do público formando plateias específicas para quem se interessa por tal tema que sirva de pano de fundo ao gênero (que acabou "sofisticando" o que era chamado anteriormente de game-show ou competição); os programas de variedades ou shows de auditório, mesmo desgastados, mantém seu público cativo por mais que as emissoras insistam em forçar a barra de torná-los ainda mais seus "instrumentos de guerra" ideais na briga por audiência; e o esporte é outro gênero que têm lá o seu público (principalmente futebol), outro produto indispensável às emissoras não só pra conseguir audiência, mas principalmente faturamento, o que a motiva a cobrar valores cada vez mais altos aos anunciantes por uma singela cota de patrocínio.
Outro gênero meio sumido nos rankings são os filmes de longa-metragem, as redes abertas estão quase que se desinteressando por esse núcleo devido ao crescente número de assinantes de TV paga e sua variedade de canais, mas é uma linha que dá prestígio à emissora e tem um público bem definido. Existe uma porção de fitas boas que não apenas a TV aberta não as exibe, mas também as TVs por assinatura deixaram de emiti-las e estão aí embolorando nas companhias distribuidoras ou em fase de remasterização para preservar ao menos a dublagem original. Não só os filmes inéditos e modernos é que dão audiência, as chamadas "velharias", dependendo de um bom enredo, de um bom elenco de estrelas e de uma boa divulgação promocional em anúncios de jornais, também podem despertar interesse do público acostumado a duras-penas com a TV aberta, é só uma questão de "trabalho de formiguinha" aos diretores das emissoras que realmente se interessem em comprar um bom lote de filmes antigos (desconheço a atual política de compra de filmes de longa-metragem por parte das emissoras, inédito ou reprisado, se alguém puder me explicar como funciona, ficarei agradecido).
O filme "Depois da Terra" exibido em 28 de dezembro na sessão "Tela Quente" da Globo é o de maior audiência do ano na TV brasileira. Em São Paulo registrou 26 pontos e no Rio, obteve 27 pontos. Os outros, por emissora, são estes: no feriado de 21 de abril, o primeiro filme da saga "A Era do Gelo" emitido pelo "Cine Record Especial" rendeu a emissora dos bispos megalomaníacos audiência de 10 pontos em São Paulo, enquanto que no Rio, seu longa de maior de audiência foi "Roubo nas Alturas" apresentado no "Super Tela" em 13 de fevereiro, rendendo prosaicos 6 pontos. Já o SBT, que tem duas sessões cinematográficas bem solidificadas na sua "problemática" grade nobre, conseguiu 9 pontos em São Paulo com o filme "Winter, o Golfinho" na "Tela de Sucessos" de 18 de dezembro e 7 pontos na Cidade-Maravilhosa com "Olhos de Dragão" no "Cine Espetacular" de 20 de janeiro. A Band, outra rede que também lança mão de boas fitas preenchendo sua programação do horário nobre, vem obtendo boa audiência nessa linha de longas. A "Sessão Especial", um digno tapa-furo em dias em que não pode transmitir futebol, diga-se de passagem, fez a emissora paulista marcar 4 pontos no Rio na exibição do filme brasileiro "Cidade de Deus" em 18 de fevereiro e com "True Lies", atingiu 5 pontos de audiência na capital paulista em 4 de novembro.
E quando a bola rola no gramado, não há audiência que segure o interesse do público pela modalidade esportiva mais popular do mundo: o futebol. Mesmo com uma transmissão incômoda que mostra o jogo mais do ponto de vista do torcedor e enxergando os jogadores e treinadores exageradamente como os "semideuses da vez", durante o ano de 2015, a Globo registrou 24 jogos de futebol tanto no IBOPE de São Paulo, quanto no IBOPE do Rio; a Band que mantém uma longa tradição esportiva desde sua inauguração teve 56 transmissões de futebol listados no seu Top 5 paulista e 29 no Top 5 carioca. Quebrando a polaridade das duas emissoras neste setor, a Rede TV!, dona da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, aparece com três jogos entre os mais assistidos em São Paulo e 16 no Rio de Janeiro por causa da presença do Botafogo na maldosamente chamada "Segundona".
A Copa do Brasil foi a competição que rendeu a TV brasileira os jogos de maior audiência em 2015. Em São Paulo, o recorde ficou com o segundo jogo da final entre Palmeiras e Santos na Arena Palestra Itália (o primeiro da história do torneio a ser decidido nos pênaltis) registrando 37 pontos de audiência, isto é, somando os 31 da Globo com os 6 da Band. No Rio de Janeiro, a partida mais assistida foi o jogo-da-volta das oitavas-de-final da mesma Copa do Brasil entre Vasco e Flamengo no Maracanã, outro clássico estadual por sinal e outra goleada "ibopística" com 39 pontos de audiência, sendo os 36 computados pela Globo e outros 3 atribuídos pela Band.
Tem muita gente agora curiosa em saber qual foi o jogo internacional, ou seja, envolvendo times estrangeiros, que rendeu mais audiência na TV aberta em 2015. Não é difícil descobrir que foi uma partida válida pela Liga dos Campeões da Europa, só que valia pela Fase de Grupos, isto é, foi jogado no segundo semestre do ano. Foi o jogo entre Real Madrid e Paris Saint-German, disputado no Estádio Santiago Bernabeu, e que foi transmitido com exclusividade pela Band numa tarde de terça-feira. Em São Paulo, o encontro rendeu 8 pontos de audiência em São Paulo e 5 pontos no Rio (conseqüentemente foi o jogo de maior audiência da emissora nas duas cidades). Falando em exclusividade, o jogo de maior audiência em São Paulo "exclusivo da Globo" foi o jogo de abertura da Fase de Grupos da Copa Libertadores da América (não sei porque a emissora ainda insiste em usar o ultrapassado e arcaico termo "Taça") entre Corinthians e São Paulo disputada no Itaquerão em plena noite de quarta-feira de cinzas (porque não empurraram o jogo pra quinta-feira à tarde?). No Rio, o jogo de maior audiência foi o que eu acabei de citar entre Vasco e Flamengo pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, mesmo dividindo a transmissão com a Band, mas exclusivo de fato foi um jogo do Brasil pela Copa América, mas isso é assunto pra daqui a pouco.
Quais os clubes que mais apareceram nos boletins do IBOPE do eixo Rio-São Paulo entre os jogos de maior audiência da TV aberta? Para satisfazer a curiosidade dos tele-torcedores fiz até um Top 10 dos times de futebol que mais estiveram presentes nos Top 5 das emissoras que transmitiram futebol em 2015. Neste ranking abaixo, uma surpresa, três times europeus invadiram um reduto quase que exclusivamente de brasileiros e pra variar, o eterno "time da mídia" (com todo o respeito a seus adeptos) encabeça a lista abaixo:
Top 10 dos Times Mais Presentes nos Jogos de Maior Audiência da TV em 2015 (juntando Rio de Janeiro e São Paulo):
1) Corinthians: 29 jogos
2) Barcelona (ESP): 20 jogos
3) São Paulo e Flamengo: 19 jogos (empate)
4) Palmeiras: 17 jogos
5) Vasco: 13 jogos
6) Santos e Botafogo (RJ): 12 jogos (empate)
7) Real Madrid (ESP): 10 jogos
8) Paris Saint-German (FRA) e Vitória: 6 jogos (empate)
9) Internacional, Cruzeiro, Náutico, América-MG e Bahia: 4 jogos (empate quíntuplo)
10) Coritiba e Santa Cruz: 3 jogos (empate)
E a Seleção Brasileira? Embora seu time principal seja atualmente de total exclusividade Global e tratada como "mercadoria" pela carcomida CBF para protagonizar amistosos caça-niqueis atuando em campos-neutros pelo mundo, teve 10 jogos listados tanto no IBOPE paulista quanto no IBOPE carioca. Seu jogo de maior audiência em São Paulo foi pelas Eliminatórias da Copa de 2018, contra a Venezuela disputada em Fortaleza, marcando 30 pontos, enquanto que no Rio, sua partida mais assistida foi válida pela Copa América, jogando contra a Colômbia em Santiago, no Chile, atingindo 31 pontos de audiência. Quanto às outras categorias do nosso escrete canarinho, isso ficou a cargo da Band que registrou nas duas maiores capitais do país dois jogos da equipe Sub-20 e outros dois da equipe feminina (graças ao Torneio Internacional de Futebol Feminino disputado todo final de ano em Brasília). O jogo de maior audiência foi entre Brasil e Portugal, válido pelas quartas-de-final da Copa do Mundo Sub-20, disputado em Hamilton, Nova Zelândia. Graças ao fuso horário (exibido às 22 horas de um sábado), o interesse pelo jogo foi considerável, ainda mais com uma dramática vitória brasileira nos pênaltis após 120 minutos de um agoniante 0x0, rendendo 4 pontos em São Paulo e 3 pontos no Rio de Janeiro.
Saímos do futebol, é hora de descobrirmos quais foram os programas de maior audiência em números absolutos de cada emissora nas duas metrópoles. Na Globo, o troféu vai para a novela "Império", cujos últimos capítulos renderam 40 pontos de audiência em São Paulo e 43 pontos no Rio de Janeiro. Na Record, seu fenômeno duvidoso "Os Dez Mandamentos" registrou "supostos" 24 pontos em São Paulo e 27 no Rio (digo "supostos" porque a "Recorja de bispos" botou a sacolinha pra correr mais do que nunca nesse período). Na Band, a segunda temporada do bem-sucedido "Masterchef Brasil" atingiu 10 pontos na capital paulista e 6 pontos na Cidade-Maravilhosa. E na Rede TV! que presenteou os telespectadores com a novidade do ano chamado "Encrenca", conseguiu através desse programa, que se assemelha ao Pânico e um pouquinho de CQC (fiel ao recurso do "cineminha" em programa dessa espécie), audiência de 6 pontos em São Paulo e 4 no Rio de Janeiro. Já o SBT transparece os diferentes modos e os costumes dos telespectadores paulistas e cariocas e sua atração de maior audiência em São Paulo foi a novela "Cúmplices de um Resgate" com 14 pontos, enquanto que no Rio, registrando os mesmos 14 pontos de audiência, o mais assistido foi o cultuado "Programa Silvio Santos".
E as outras TVs, ficaram de fora dessa análise? Claro que não, segmentadas, comunitárias, educativas ou deficitárias, conseguiram alguma audiência durante o ano que passou. A maior audiência da TV Cultura de São Paulo em 2015 foi o sempre presente "Planeta Terra" conquistando honrosos 3 pontos, na sua co-irmã carioca TV Brasil o mais visto foi o "Festival Mazzaropi" com apenas 1 pontinho de audiência, na TV Gazeta de São Paulo o tradicional "Mulheres" (Menção Honrosa do Prêmio APCA pelos seus 35 anos no ar) conseguiu satisfatórios 2 pontos de audiência e a pobre CNT que não tem sinal aberto VHF analógico em São Paulo (mas que é sintonizado em cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Campo Grande, Londrina e até em Campinas, interior paulista) conseguiu só 1 pontinho com o musical "Samba de Primeira" exibido pelo seu canal 9 carioca.
Para terminar, um bônus: presenteio a todos com o playlist musical brasileiro de 2015. Assim como fiz (e faço) toda semana visitando o site oficial do IBOPE, o mesmo fiz com o site da Billboard Brasil que é o mais importante instituto que aponta os sucessos musicais em um ranking que é atualizado todo final de semana, sempre levando em conta vendagem e execução. Como é listado um Top 100 semanalmente, eu apenas pego os 10 primeiros colocados e faço aquela pontuação de acordo com a posição da lista (primeiro colocado 10 pontos, segundo colocado 9 pontos, terceiro colocado 8 pontos e assim por diante). Durante todo o ano, listei no Top 10 da Billboard sete cantores, 22 duplas sertanejas e uma única cantora, totalizando 30 artistas. Vocês podem não gostar do playlist (sei que vai ter gente jogando pedra nesse final), mas o sertanejo universitário foi o estilo musical do ano (por mais que eu não seja um grande apreciador desse tipo de música), gravações ao vivo e importantes duetos (ou encontros musicais, se você preferir) marcaram a indústria fonográfica no ano que passou, é aquele estilo de música ideal para ser assistido em programas de auditório de TV do que pra ser escutado em emissoras populares de rádio AM e FM que as tocam toda hora. Selecionei aqui a coletânea de 2015 com os 13 grandes sucessos do ano (e que poderiam cair bem num CD), levando em conta as gravações individuais e também os duetos de cantores e duplas que figuraram na lista dos 10 primeiros da Billboard Brasil, é o que eu chamo de "Super Paradão de Ouro 2015":
Playlist 2015 Billboard Brasil:
1) Escreve Aí - Luan Santana
2) Suíte 14 - Henrique & Diego e MC Guimê
3) Aquele 1% - Marcos & Belutti e Wesley Safadão
4) Dez Minutos Longe de Você - Victor & Léo e Henrique & Juliano
5) Agora (Ahora) - Bruno & Marrone
6) Mudando de Assunto - Henrique & Juliano
7) Sapequinha - Eduardo Costa
8) Tempo de Amor - Victor & Léo
9) Poeira da Lua - Marcus & Belutti
10) Um Degrau Na Escada - Leonardo e Eduardo Costa
11) Quando Deus Quer - Lucas Lucco
12) Ritmo Perfeito - Anitta
13) Hoje Eu Tô Terrível - Cristiano Araújo (in memoriam)
Depois desse balanço de 2015, nos resta agora é esperar pra viver de verdade o ano de 2016, digo esperar porque como o carnaval vai cair no primeiro final de semana de fevereiro, muita gente vai emendar as férias de verão do mês de janeiro. O que chego a conclusão é de que passaremos a viver pra valer o ano de 2016 a partir do dia 15 de fevereiro, o primeiro dia útil de fato do ano.