HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

OPINIÃO: Troféu Domingão do Faustão ou "Os Melhores de A Força do Querer"?

O ano está acabando e mais uma vez emergem enquetes e premiações de todos os tipos para prestigiarmos os "Melhores do Ano", ou melhor, "da Temporada", para dar uma variada. Entra ano e sai ano e ninguém aprende, parece que retrocedemos mais de meio século. Eu falo, gasto saliva e gasto cada letra deste meu blog dando dicas e sugestões para que uma premiação, tanto a votação quanto o evento de entrega dos troféus, possa melhorar cada vez mais, mas noto que nada adianta, a acomodação é geral. Para mim, protecionismo é crime e a crítica tá de olho! E outra, por mais que o Troféu Domingão do Faustão tenha o apoio deste humilde blogueiro, é preciso mais do que nunca toda a equipe que é responsável por esta premiação CORPORATIVA se tocar e repensar a FORMA DE VOTAÇÃO, uma vez que os indicados são até bem selecionados pelos mais de 15.000 funcionários da Rede Globo de Televisão em todo o Brasil e até fora do Brasil. Só que este ano, o absurdo aconteceu a ponto de alardear, enaltecer e ostentar aquele que foi sem dúvida o "maior sucesso de 2017": a novela A Força do Querer. Nem sempre, o produto de maior sucesso, de maior audiência ou o que mais se ouviu falar é considerado o "melhor do ano" e o resto que se foda, é como todo ano um prêmio de TV cair sempre no que se chama de "óbvio ululante" (obrigado Nelson Rodrigues) escolher aquele programa ou novela que todo mundo comentou e assistiu. Como são 15 categorias e 45 indicados, a trama de Glória Perez obteve 18 indicações, tomando conta de 40% da premiação. Em seis categorias, aparecem dois indicados seus, mas em duas categorias dá-se o cúmulo de dominar o chamado G3 ou Top 3, se você preferir (Atriz Coadjuvante e Personagem do Ano, a categoria mais boba do prêmio). Sem contar as "superséries" Sob Pressão e Os Dias Eram Assim, Novo Mundo e Rock Story contam com apenas duas indicações cada, o que é uma injustiça, pois ambas as novelas foram sucesso absoluto de crítica e público em 2017.
Já é alguma coisa permitir votos apenas de quem se cadastrar através do portal Gshow, mas ainda muita coisa precisa ser melhorada. O Domingão do Faustão, ao divulgar os indicados de sua premiação, ainda continua com essa mania de anunciar as categorias de três em três cada semana, de 5 de novembro a 4 de dezembro, o que eu não recomendo. Uma premiação de verdade tem que divulgar TODOS os indicados de TODAS as categorias e mais uma vez teremos 15 categorias: Ator de Novela, Atriz de Novela, Ator de Série, Atriz de Série, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Ator Revelação, Atriz Revelação, Ator ou Atriz Mirim, Comediante, Jornalista, Cantor, Cantora, Música do Ano e Personagem do Ano. O mais propício seria anunciar tudinho de uma vez em 19 de novembro, entre um segmento e outro do Domingão na voz de Dirceu Rabello, para que todos os internautas tivessem tempo o suficiente (um mês aproximado) para selecionar seus "Melhores" e fazerem os bolões virtuais apostando em seus favoritos. A organização da láurea ainda insiste no erro gritante de permitir que um hacker da vida, mesmo cadastrado, vote num único artista numa única categoria 1 milhão de vezes e isso é bastante perigoso no universo virtual (que acabou virando "terra sem lei"), mesmo que o votante tenha conta no Facebook ou G+ e abrem suspeitas de fraudes (quantas vezes vou ter que repetir, ninguém aprende). É só prestar atenção nos seguintes parágrafos: "Você pode votar quantas vezes quiser indicando os artistas que, na sua opinião, mais se destacaram no ano de 2017(...)" e "Uma vez logado, o usuário poderá votar quantas vezes quiser! Não há limite de votos por usuário". Bastava o internauta se cadastrar com todas os indicados disponíveis para voto, não seria obrigado em votar em todas categorias, apenas os de sua preferência e especialidade e se votou numa determinada categoria, o site daria baixa automaticamente. Votou uma vez, acabou. Outro erro foi justamente na data de entrega dos prêmios, 10 de dezembro, só por causa da final da Dança dos Famosos? Tenha dó, como os dois últimos domingos serão as vésperas de Natal e Ano Novo e o programa de Fausto Silva (o maior sobrevivente da guerra de audiência da história da TV brasileira) vai ser gravado para ir ao ar nesses dias, o ideal seria que a premiação fosse levada ao ar em 17 de dezembro (coincidentemente no aniversário da minha irmã) e aí seria uma bonita festa de final de ano entre os artistas. E pior, a votação decorre durante a entrega dos prêmios até segunda ordem, do que encerrar a meia-noite do domingo, pelo Horário de Brasília, o que é certo. Confiram os indicados abaixo:

Atriz de Novela
- Juliana Paes (Bibi - A Força do Querer)
- Letícia Colin (Leopoldina - Novo Mundo)
- Paolla Oliveira (Jeiza - A Força do Querer)

Ator de Novela
- Marco Pigossi (Zeca - A Força do Querer)
- Rodrigo Lombardi (Caio - A Força do Querer)
- Vladimir Brichta (Gui Santiago - Rock Story)

Cantor
- Luan Santana
- Nego do Boréu
- Wesley Safadão

Comediante
- Lucas Veloso (Os Novos Trapalhões)
- Marcelo Adnet (Tá no Ar, a TV na TV)
- Welder Rodrigues (Tá no Ar, a TV na TV)

Ator Coadjuvante
- Dan Stulbach (Eugênio - A Força do Querer)
- Emilio Dantas (Rubinho - A Força do Querer)
- Guilherme Piva (Licurgo - Novo Mundo)

Ator ou Atriz Mirim
- Drico Alves (Yuri - A Força do Querer)
- João Bravo (Dedé - A Força do Querer)
- Mel Maia (Duda - A Cara do Pai)

Personagem do Ano
- Abel (Tonico Pereira - A Força do Querer)
- Eurico (Humberto Martins - A Força do Querer)
- Silvana (Lília Cabral - A Força do Querer)

Atriz Coadjuvante
- Débora Falabella (Irene - A Força do Querer)
- Elizângela (Aurora - A Força do Querer)
- Zezé Polessa (Edinalva - A Força do Querer)

Música do Ano
- K.O. (Pabllo Vittar)
- Paradinha (Anitta)
- Trem-Bala (Ana Vilela)

Atriz de Série
- Julia Dalavia (Nanda - Os Dias Eram Assim)
- Marjorie Estiano (Carolina - Sob Pressão)
- Sophie Charlotte (Alice - Os Dias Eram Assim)

Jornalista
- Renata Vasconcellos (Jornal Nacional)
- Sandra Annenberg (Jornal Hoje)
- William Bonner (Jornal Nacional)

Ator Revelação
- João Vicente de Castro (Lázaro - Rock Story)
- Jonathan Azevedo (Sabiá - A Força do Querer)
- Silvero Pereira (Nonato - A Força do Querer)

Atriz Revelação
- Carol Duarte (Ivana - A Força do Querer)
- Karla Karenina (Dita - A Força do Querer)
- Vitória Strada (Maria Vitória - Tempo de Amar)

Ator de Série
- Julio Andrade (Evandro - Sob Pressão)
- Lázaro Ramos (Mister Brau - Mister Brau)
- Renato Góes (Renato - Os Dias Eram Assim)

Cantora
- Anitta
- Ivete Sangalo
- Marília Mendonça

Ao julgar a lista dos indicados, além do privilégio descarado de A Força do Querer e de certas "músicas de novela", bem como cantores exclusivos (procedimento muito caduco e ultrapassado que a Globo ainda mantém de pé quando se trata de Roberto Carlos e "artistas da moda"), nota-se indicações esdrúxulas como a experiente atriz Karla Karenina concorrendo ao prêmio de Atriz Revelação (ela que já atuou na versão original da Escolinha do Professor Raimundo) e Vitória Strada na mesma categoria concorrendo pela sua atuação numa novela que estreou faz pouco tempo, há mais de dois meses, Tempo de Amar, e que ainda não se firmou perante público e crítica.
Mas como eu havia escrito parágrafos atrás, nem sempre o produto de maior sucesso, de maior audiência ou o que mais se ouviu falar durante o ano é considerado o melhor. Na minha opinião, a melhor novela de 2017 é Novo Mundo, porque? Teve boa produção, entrosamento entre texto e enredo, ótimo elenco dando um show de interpretação e sucesso de público e crítica. Essa é uma boa razão para que os eleitores que indicam nas prévias de qualquer premiação ou enquete existente do tipo "saiam do óbvio". E você deve estar aí bufando: Porque o Êgon defende tanto o Troféu Domingão do Faustão que só premia os atores da Globo? Vou colocar tudo em pratos limpos e pôr os pingos nos 'is'. A Rede Globo de Televisão é a segunda maior rede de televisão DO MUNDO, portanto ela merece todo o nosso respeito (menos a falsa-esquerda comunista que quer estatizar a Record) e o seu forte é a teledramaturgia, ela é imbatível nesse setor e nesse ponto foi bastante propício o sucesso de A Força do Querer neste ano para essa retomada da liderança absoluta e disparada na faixa das 21 horas, o que reforça essa posição. Assim como outras emissoras tem também uma linha de programação específica que é o seu forte: o SBT tem a linha de shows (que ainda insiste em chamá-los de "programas de auditório"), a Band tem os realities-show e as mesas-redondas de futebol, a Record tem o jornalismo marrom e policialesco (e ainda o chama de "comunitário"), a Cultura tem os programas infanto-juvenis, a Rede TV! tem os programas de fofocas dos artistas e por aí vai. Então, a Globo, sabendo da sua importância no setor de dramaturgia e da sua grandiosidade no ramo das comunicações no Brasil, prestigia de verdade seus próprios talentos que conquistaram a preferência e a confiança dos telespectadores, nada mais justo.
E como é a número 1 da TV brasileira, seria muito injusto e embaraçoso usar a imagem e o nome de artistas e programas das emissoras concorrentes só pra dizer que "permite a entrada de todas as emissoras" sob pretexto de auto-promoção de sua grade campeã de audiência, ela jamais faria isso (coisa que o SBT ainda insiste em fazer, ela não perdeu essa mania de usar a imagem e o nome de artistas e programas dos canais "dos outros" para servir de auto-afirmação mesmo sem ter se destacado em nada, tampouco em categorias estrategicamente criadas para reforçar cada vez essa suposta auto-afirmação, bem como os jurados escolhidos à dedo (aqueles mais conhecidos que integram o fã-clube do Silvio Santos e que estão no bolso do "Patrão") para participar de um julgamento no estilo "programa de calouros", mimando seu vaidoso cast como se eles fossem mais importantes que todo o elenco Global de novelas) e até pode dar "encrenca judicial". Mas AINDA DÁ TEMPO do SBT converter seu Troféu Internet de TV num Troféu Internet de Música, seguindo o exemplo de um prêmio todo dedicado a música que a emissora promovera em 1995, como salientei anteriormente aqui no blog, e vou dizer porque: vai ser a maior mancha da história da TV brasileira um canal de TV assumidamente mimoso forçar a barra para eleger na marra Dudu "Haroldo" Camargo ao invés de Carol Duarte como Revelação do Ano (categoria erroneamente denominada "o artista que mais se destacou no ano"), se isso acontecer, o SBT vai perder credibilidade, está perdendo aos poucos por causa da incurável adoração à Silvio Santos (o único que pode derrotar o Lula na corrida presidencial, isso se ele resolver se candidatar) e seu duvidoso "padrão de gestão" televisivo. É preciso um choque de realidade na equipe responsável pela premiação SBTista.
Espero que todos entendam, NINGUÉM SABE FAZER PREMIAÇÃO DE TV DIREITO NESTE PAÍS, TODO MUNDO DESAPRENDEU. Mas se não levarem a mal essas críticas e implementarem algumas sugestões minhas, muita coisa pode melhorar e dá pra melhorar, é preciso VONTADE. Segue abaixo o link da opinião do site TV História sobre o Troféu Domingão do Faustão escrito por Thallys Bruno e o link do portal Gshow pra quem quiser votar (ninguém é obrigado):

Crítica do TV História à respeito do prêmio promovido pelo programa de Fausto Silva

Votação do Troféu Domingão do Faustão 2017

PS: E fiquem ligados no meu blog e no meu canal no YouTube! Vem aí, OS MELHORES DE VERDADE® BY ÊGON BONFIM!!! BREVE.