OPINIÃO: Desabafo de Descontentamento Eleitoral

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes...

sábado, 23 de dezembro de 2017

TOP 10: As Maiores Tradições Natalinas da TV Brasileira

No blog ÊHMB De Olho Na TV, mais um Top 10 agora em clima de festa de fim de ano. Enquanto você espera chegar o Papai Noel, contempla o presépio, o pinheirinho enfeitado e sentir o aroma delicioso da ceia natalina, confiram agora quais são as 10 maiores tradições de Natal da televisão brasileira no melhor feriado que existe, a que celebramos o nascimento de Cristo Jesus. Confiram:

10) Filmes Natalinos
Virou tarimba, é a coisa mais fácil que uma emissora de TV pode fazer para montar uma grade especial de fim de ano, sessões temáticas de Natal. Três clássicos se destacam: Esqueceram de Mim com Macaulay Culkin, Um Herói de Brinquedo com Arnold Schwarzenegger e A Noviça Rebelde com Julie Andrews. Porém recomendo outros filmes muito bons como Uma Noite Mágica, Titio Noel, O Grinch, Os Fantasmas de Scrooge, O Expresso Polar, O Estranho Mundo de Jack, a trilogia de Meu Papai é Noel, Um Natal Muito, Muito Louco e por aí vai.

9) Gugu Noel
O apresentador, nos tempos em que era o orgulho do SBT e pedra no sapato da Globo, era o único do Brasil que mantinha a tradição anual de encarnar o bom velhinho no Domingo Legal Especial para presentear as pessoas mais carentes em favelas, orfanatos e asilos e ainda assim conseguia liderar a audiência, algo que lembra o quadro Sentindo na Pele. Numa dessas, o loiro chegou a vencer o no IBOPE o imbatível Roberto Carlos, mas com um detalhe: o cantor se apresentava no Domingão do Faustão.

8) Concertos de Natal
Sempre na madrugada de Natal, era comum algumas emissoras exibirem uma apresentação especial de grandes maestros e orquestras sinfônicas, acompanhados de tenores, sopranos e corais, executando uma belíssima e tradicional coletânea de canções natalinas. É só lembrar dos Concertos Internacionais da Globo, os especiais desse tipo nas emissoras educativas (TV Cultura e TVE), independentes, UHF e os concertos produzidos pela TransTel e emitidos pela saudosa TV Guaíba de Porto Alegre.

7) Turma da Mônica
Outra tradição bastante regular na televisão desde 1976, diversas animações natalinas dos personagens de Mauricio de Sousa são exibidas nesta época. É uma sensação a gente poder ver uma animação genuinamente brasileira e isso a gente não vê toda hora. E foi no ano supracitado que a "turminha do Limoeiro" ganhou sua primeira animação exclusiva para TV, em oferta da Cica, onde constroem uma chaminé para receber o Papai Noel.

6) Jesus de Nazaré
Dentre os tantos filmes bíblicos exibidos nessa época do ano, esta super-produção ítalo-britânica de Franco Zefirelli é a mais destacada de todas. O longa estrelado por Robert Powell é exibido pela Record desde 1997 seja na Sexta-Feira da Paixão ou no dia de Natal. Graças ao Macedão e sua "Recorja de bispos", o filme de impressionantes 6 horas e 22 minutos de duração é exibido duas vezes por ano e toma conta de toda a programação da tarde.

5) Amigo Secreto/Oculto
Tradição em ambientes de trabalho, reuniões em família e escolas, foi transposto para a TV através do Fantástico, onde reúne celebridades, personalidades e anônimos que estiveram na crista da onda no ano que passou nesta tradicional troca de presentes. Tal coisa virou um programa anual na concorrência, porém apenas entre os contratados da firma, o fajuto Família Record.

4) Xuxa Especial de Natal
Ainda nos tempos da Globo, a eternizada "Rainha dos Baixinhos" marcava presença sempre naquela noite especial em que preparava os "baixinhos" horas antes da chegada do Papai Noel e de ganhar presentes com suas histórias, seus sucessos, suas Paquitas e seus convidados. O momento mais memorável foi o dueto que ela fez com Roberto Carlos em 1990 cantando Estrela-Guia de Michael Sullivan & Paulo Massadas.

3) Missa do Galo
Seja ao vivo em catedrais brasileiras ou direto do Vaticano, seja ao vivo ou em VT completo, é levada ao ar em diversas emissoras. Recentemente, as emissoras católicas Rede Vida e TV Aparecida vêm se destacando pela cobertura de um dos acontecimentos mais importantes da Igreja Católica no mundo. Mas sua exibição mais destacável é a da Globo, em vídeo-tape emitido religiosamente à meia-noite em ponto, com a tradicional narração sussurrada de Fábbio Perez.

2) O Natal de Chaves, Mr. Bean e Simpsons
Três seriados conhecidíssimos tem seus famosos episódios especiais natalinos reprisados à exaustão. Começando pelo Chaves com a trilogia de quatro episódios Os Hóspedes do Sr. Barriga em que toda a vizinhança passa um Natal diferente na casa do dono da vila e cobrador de aluguel. O melhor momento é quando o garoto do barril contempla o presépio enquanto canta Queria Ter Sido um Pastor. Tem também O Natal de Mr. Bean em que o famoso personagem criado pelo comediante inglês Rowan Atkinson faz as compras de Natal e se atrapalha todo na hora de fazer a ceia. E quanto a Os Simpsons, a série animada que vem quebrando recordes de permanência no ar, seu primeiro episódio Uma Noite Encantada é constantemente reprisado no período, por mostrar Homer e sua família vivendo uma noite de Natal.

1) Roberto Carlos Especial
Logicamente, não podia faltar o tão aclamado "Rei". É o programa natalino mais tradicional da TV brasileira. Assim podemos definir a atração na qual RC recebe convidados, interpretando seus sucessos clássicos e os novos sucessos, se é que tem. Desde sua estreia, em 1974, o especial só não foi ao ar em 1999, devido ao falecimento de sua "Amada Amante", Maria Rita Braga. Desde então, o show virou o encontro anual de noveleiros. Os críticos consideram o programa de 1982 o melhor de todos os que Roberto já fez até agora em toda sua carreira e com direito ao clipe de Meus Amores da Televisão.