HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DICA DE SITE: História do Troféu Imprensa

Além de compartilhar com vocês histórias, curiosidades e opiniões construtivas sobre a televisão, esqueci de falar que posso também passar dicas de sites bem interessantes à respeito do assunto.
E a minha primeira dica é um site que conta a história da maior premiação da TV brasileira, o Troféu Imprensa.
O site foi produzido pelo meu amigo Hugo Meneses e está no ar desde 2005. Lá tem a lista completa dos vencedores de todas as edições do "Oscar Brasileiro". Além de uma página que eu escrevi (sou colaborador do site) com a história completa e as curiosidades acerca da premiação. A maior delas é que o prêmio começou a ser entregue em 1960 e não em 1958 como é divulgado no site do SBT. Naquela época, o prêmio era promovido pela revista São Paulo na TV e coordenado pelo jovem jornalista Plácido Manaia Nunes, então com 26 anos, onde reuniu os principais cronistas paulistas de televisão para a escolha anual dos melhores da TV.
Em 1971, quando a revista São Paulo na TV deixou de circular, Plácido entregou "de mão beijada" os direitos de produção, realização e organização do prêmio ao animador de televisão Silvio Santos, o qual detém até hoje (por enquanto). Ele instituiu uma pesquisa no eixo Rio-São Paulo consultando a imprensa especializada, os profissionais da área e, principalmente, o público telespectador, que passou a ter um "peso maior" na tal pesquisa. Os mais votados de um certo número de categorias eram disponibilizados por um júri composto por jornalistas especializados em TV e espetáculos onde são chamados um por um para dar seu voto diante das câmeras e do auditório do "Programa Silvio Santos", procedimento "persuasivo" este que continua até hoje.
Desde a escolha dos melhores de 2013, talvez querendo mais dinamismo e praticidade, os indicados são escolhidos através de uma votação pela internet, o Troféu Internet, que é a enquete sobre televisão mais bem organizada da internet, só que a opinião dos internautas, devido a mobilização de fãs-clubes, é totalmente diferente da imprensa segmentada.
Outra curiosidade é que em meio a tantas categorias criadas, extintas, que saem e entram ao longo dos anos da premiação, as quatro únicas categorias que permanecem firmes desde a primeira edição do prêmio são estas: Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Cantora e Melhor Cantor.
Estas e outras curiosidades você vai encontrar no site sobre a história do Troféu Imprensa do meu amigo Hugo Meneses,