HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

sábado, 28 de novembro de 2015

DICA DE SITE: Sindicato dos Radialistas


Minha dica de site é a do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado de São Paulo, reduzindo a tal denominação, é o do Sindicato dos Radialistas de São Paulo.
Para quem gosta de televisão como eu e pensa em seguir carreira nessa área, esse site é de vital importância pois divulga sem segredos o que está acontecendo com a classe radialística. Radialista é o profissional que trabalha em emissoras de rádio e televisão, bem como outras funções do ramo audiovisual.
A organização é autônoma, apartidária e luta pela manutenção dos direitos trabalhistas, tal qual a conquista de outros novos. Foi fundado em 1945, exatamente há 70 anos, sendo reestruturado em 1962 quando foi incluído os publicitários e trabalhadores de emissoras de televisão, quando este veículo estava se popularizando no Brasil.
No meu canal no G+, tenho o costume de compartilhar diversas notícias que surgem no site que interessam a classe dos radialistas. Durante o ano de 2015 surgiram notícias no site oficial do sindicato como a polêmica terceirização de trabalho que levou as emissoras de televisão a demitirem centenas de funcionários e adotarem tal medida para driblarem a crise; a greve dos funcionários da TV Cultura devido a cortes do orçamento, desmanches na programação, risco de privatização e demissão de funcionários (e a Justiça proibiu a emissora de executar mais demissões); o teto salarial de um radialista está atualmente na casa de R$ 2.500,00; a promessa do Ministério Público Federal em tirar concessões públicas de radio-teledifusões pertencentes a parlamentares e congressistas; as polêmicas medidas que a Rede Record vem tomando como fruto de sua mania de poder e ganância: terceirização total de seus setores de produção, precarização de ambientes de trabalho, demissão de funcionário que é um atuante dirigente sindical, inflacionamento do mercado televisivo devido a contratos milionários de "dublês de apresentadores", entre outros (uma demostração do porquê que as mídias audiovisuais, que poderia ser o setor de trabalho mais próspero do Brasil, são muito mal-aproveitadas).
Enfim, recomendo a todos que amam a televisão e que são fascinados pelo veículo a acessarem todos os dias o site do Sindicato dos Radialistas, pois é um importante instrumento de defesa dos direitos trabalhistas de uma classe que se esforça para se comprometerem em levar a inúmeras emissoras de rádio e televisão a informação e o entretenimento de qualidade para o público, mas por causa dos proprietários dessas empresas, tão obcecados por dinheiro e pelo IBOPE, o objetivo quase nunca é atingido.
Portanto, não deixem de acessar o site do Sindicato dos Radialistas: http://www.radialistasp.org.br/