HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

terça-feira, 17 de novembro de 2015

DICA DE SITE: Teledramaturgia.com.br


Minha dica de site desta semana é o Teledramaturgia.com.br.
O site foi criado em 1999 por Nilson Xavier (esse que aparece a minha esquerda na foto acima), um apaixonado por televisão desde os 10 anos de idade, cujo passatempo era catalogar tudo o que assistia na telinha, principalmente novelas desde elencos, sinopses e curiosidades de bastidores.
Com um grande acúmulo de informações à respeito e tendo como principal reforço um livro chamado "Memória da Telenovela Brasileira" de Ismael Fernandes, Nilson resolveu disponibilizar suas informações através da internet (projeto pioneiro!) e o site foi inicialmente chamado de "Telenovela" então pertencente ao extinto portal HPG, sendo lançado oficialmente no ano 2000.
Seus registros acerca da teledramaturgia brasileira foram aumentando e incrementados com mais informações sobre outros formatos, trilhas-sonoras e outras emissoras até que em 2003 o nome do site registrou seu atual domínio "Teledramaturgia". Logo, passou a chamar a atenção dos fãs de televisão num meio de comunicação que começava a ganhar força e popularidade, a internet.
Muitos internautas, dentre os quais eu me incluo nesse grupo, passaram a dar sugestões e também colaborar com o site com mais informações e outras curiosidades sobre as novelas em geral.
O site tem tudo mesmo, desde a primeira novela diária "2-5499 Ocupado" lançada pela extinta TV Excelsior em 1963 até as mais atuais. O layout do site se modificou em virtude do seu 15º aniversário e sua visualização está mais clean e mais bonito. O sucesso é tanto que quando ganhou notoriedade, Nilson Xavier passou a escrever uma coluna no site oficial do Canal Viva, além de assinar um blog no Portal UOL, cujo reconhecimento lhe rendeu uma vaga no corpo julgador do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) no segmento Televisão. Em 2007, devido ao enorme sucesso, Nilson lançou o livro "Almanaque da Teledramaturgia Brasileira" pela editora Panda Books, considerado por ele um filho do site "Teledramaturgia".
Embora eu não seja um apreciador assíduo da teledramaturgia brasileira, apesar de reconhecer sua importância, recomendo este site que é uma ótima fonte de pesquisa para os fãs de televisão e também para os nostálgicos de plantão, que adoram matar as saudades de alguma coisa através do computador.
Portanto, não deixem de conferir esse belíssimo site do Nilson Xavier que é uma verdadeira máquina do tempo através das novelas, minisséries, seriados e outros formatos do gênero televisivo que fez o Brasil conquistar o mundo: www.teledramaturgia.com.br