HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

© Grupo Folhas - Todos os Direitos Reservados Quem viveu o ano de 1990 , seja criança ou adulto, sabe que a grande atração televisiva daquel...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

OPINIÃO: Troféu Domingão do Faustão 2015 (Sugestões e Análises)


O ano de 2015 mal vai terminar e teremos uma digna premiação de televisão, embora seja interna, mas nem por isso deixa de ser um importante laureamento aos melhores da música e da televisão desta temporada, o Troféu Domingão do Faustão, galera. Êita!
Divino e maravilhoso? Não. Existem alguns poréns nesta glamourosa premiação Global liderada por Fausto Silva, cuja produção é impecável e até um pouco melhor que o "rival acomodado" Troféu Imprensa: o período de votação é de 16 de novembro à 12 de dezembro e os indicados são apresentados e disponíveis para voto popular de três em três categorias, mas o sistema de votação interativa é totalmente errado e vulnerável a fraudes, embora a lista de indicados tenha sido feita pelos funcionários das 122 emissoras da Rede Globo em todo o Brasil e de outros mais que compõem a Globo Internacional, pelo menos há um pouco de sensatez na hora de seleção dos concorrentes das 14 categorias (se o SBT pudesse copiar a ideia para seu prêmio, quem sabe mudando o nome para Troféu Silvio Santos...). Sugiro que todos os indicados de todas as categorias fossem anunciadas num único programa em VTs pré-editados com a locução do "glorioso" Dirceu Rabello (a voz-padrão das chamadas da Globo), assim pouparia o trabalho embaraçoso do Faustão em procurar aquelas tirinhas de papel enroladas em seu microfone nas quais ele faz um rascunho ilegível dos indicados anunciados por ele mesmo e que o período de votação acontecesse durante 15 dias onde o público pudesse votar (via torpedo, internet e telefone) em todas as categorias de uma só vez, sendo que o voto seria válido uma vez para cada um dos meios citados acima para evitar fraudes (que sempre acontecem quando surgem essas enquetes na internet), pois há o risco de uma única pessoa votar numa única categoria um milhão de vezes, ou um fã-clube virtual de determinado artista votar um milhão de vezes cada um no artista em questão.
Sugiro também que o nome da premiação seja alterada para TROFÉU ROBERTO MARINHO, em homenagem ao patriarca do Grupo Globo e devido a importância que a Rede Globo representa na televisão brasileira e nas comunicações audiovisuais deste país, e que fosse entregue no primeiro domingo do ano seguinte no horário do "Domingão do Faustão". Detentora de um dos maiores volume de produção em todo o mundo, ela é atualmente a segunda maior emissora de TV do mundo e merece todo o nosso RESPEITO, mesmo se a gente não concordar com certas coisas da estação "platinada" e também para que a premiação não ficasse indelevelmente ligado a um programa de auditório porque a Globo é muito mais que uma simplória programação de dramaturgia, jornalismo, futebol ou programa de auditório.
Outra sugestão: relançar o Troféu Cassiano Gabus Mendes, um premio simbólico que era oferecido todos os sábados no "Vídeo Show", isso já na década de 90, para alguém que se destacou na programação Global durante a semana e tem muito mais a ver quando o assunto é televisão já que o nome em questão, por mais que seja mais lembrado pela Globo como apenas um "novelista de sucesso", foi o primeiro diretor da história da TV brasileira. Esse poderia ser o prêmio principal de Destaque do Ano e escolhido numa única etapa de votação pelos próprios funcionários da Rede Globo, sem a necessidade da votação popular. Quanto ao Prêmio Mário Lago, caso o "Domingão do Faustão" insistir em manter o troféu, seria oferecido exclusivamente pelo programa no último domingo do ano (como vai acontecer em 27 de dezembro), até porque o sentido do prêmio quase não tem nada a ver 100% com televisão. Nada contra (ganhou tal nome em 2002 devido ao falecimento do artista dias depois de ser homenageado pelo próprio Faustão), mas se analisarmos a carreira do Mário Lago, ele só entrou pra televisão como "fonte de sobrevivência" para atuar em novelas, já que ele era comunista de carteirinha (foi muito perseguido) e as gerações mais jovens só conhecem ele como ator de novelas e não como poeta e compositor, dá a entender que o tal prêmio é o maior "fazedor de média" da TV brasileira, contando com a cumplicidade do anfitrião do "Domingão", é mole, bicho?
A seguir, minha análise apurada à respeito do conjunto de categorias e seus indicados, levando em conta o critério interativo de votação e apontando os favoritos, os fortes candidatos e os azarões:

Cantor:
Luan Santana
Lucas Lucco
Thiaguinho

Bem que os funcionários da Globo podiam ter homenageado o Cristiano Araújo, morto no meio do ano, com uma indicação póstuma, pois seria justíssima uma homenagem em forma de prêmio nesta categoria. Na ausência dele, aponto Luan Santana como favorito, já que ele se destacou e muito em mais um ano mostrando que tem talento e não um "cantor da moda" e Lucas Lucco como forte candidato, se firmou, não sumiu da mídia em relação a 2014 e emplacou vários sucessos.

Cantora:
Anitta
Claudia Leitte
Ivete Sangalo

É a mais equilibrada categoria de todas na premiação. A grande ausência de Paula Fernandes significa que a eleição está em aberto entre as três indicadas e fica difícil prever que leva o troféu: Claudia Leitte foi indicada de novo por causa de sua performance como jurada do "The Voice Brazil", Ivete Sangalo pela popularidade megalomaníaca e Anitta por ser a única mulher que figurou no top 10 da Billboard Brasil durante o ano que passou, mas que, apesar do talento, ainda divide opiniões dos "marmanjos boçais" das redes sociais.

Ator de Série, Minissérie ou Seriado:
Enrique Diaz (Cláudio de "Felizes Para Sempre?")
Lázaro Ramos (Mister Brau de "Mister Brau")
Vladimir Brichta (Armane de "Tapas & Beijos")

Não sou um expert em teledramaturgia, mas se levarmos em conta a votação interativa, aponto dois nomes "mais conhecidos" para a disputa: Lázaro Ramos, já consagrado e por interpretar o personagem título de "Mister Brau", e Vladimir Brichta, por participar do também consagrado sucesso das terças-feiras "Tapas & Beijos". Quanto a Enrique Diaz, eu o considero um "azarão".

Música do Ano:
A Noite (Tiê)
Escreve Aí (Luan Santana)
Hoje (Ludmilla)

A voz de "taquara rachada" da Ludmilla ecoando pelas rádios de todo o país fez com que o hit "Hoje" permanecesse como chiclete nos nossos ouvidos em 2015 ao ponto de muito gente não querer mais ouvir a tal música. "Escreve Aí" do Luan Santana foi a número 1 da parada brasileira da Billboard e é favorita absoluta ao prêmio, mas não podemos subestimar um tema de novela que ajudou a projetar a carreira da cantora-revelação Tiê, "A Noite", que faz parte da trilha de "I Love Paraisópolis".

Atriz Revelação:
Agatha Moreira (Giovanna de "Verdades Secretas")
Camila Queiroz (Angel de "Verdades Secretas")
Isabella Santoni (Karina de "Malhação - Seu Lugar no Mundo")

Recentemente, a "novelinha" Malhação, cujo título perdeu sentido, ganhou o oportuno sub-título de "Seu Lugar no Mundo" e talvez por isso voltou a atrair o público jovem no horário, aliás, um novo público jovem e dentre os telespectadores mais ilustres está a minha irmã pré-adolescente. Isso é fator decisivo para apontar o favoritismo a Isabella Santoni (que foi Troféu Imprensa de Revelação de 2014), mas Camila Queiroz se destacou e muito por sua performance na elogiada "Verdades Secretas".

Jornalismo (devia ser "Melhor Jornalista"):
Maria Júlia Coutinho (Jornal Nacional)
Renata Vasconcellos (Jornal Nacional)
Sandra Annenberg (Jornal Hoje)

Três mulheres disputando o "caneco" pra alegria de um "SBTista" deprimidão de Itapeva, no qual o aturei por um ano, que sonha em ver o telejornalismo brasileiro se tornar num "Clube da Luluzinha". Das três, aponto favoritismo pra simpática Sandra Annenberg, que merece e muito dividir a bancada do "Jornal Nacional" com o William Bonner, e pra "queridinha da vez" Maju Coutinho, que foi vítima de racismo na internet por algum "devoto de Silvio Santos" que devia ter achado o "máximo" aquela brincadeira de mal-gosto que o animador fez pra atriz-mirim Júlia Oliver (a Pata de "Chiquititas") comentando sobre o cabelo dela no Teleton de 2014.

Ator Coadjuvante:
Juliano Cazarré (Merlô de "A Regra do Jogo")
Rainer Cadete (Visky de "Verdades Secretas")
Tonico Pereira (Ascânio de "A Regra do Jogo")

Disputa difícil, embora o indicado que tenha mais "nome" seja o Tonico Pereira, afinal é um veterano da dramaturgia brasileira e que integrou até o ano passado o elenco de "A Grande Família". Um favorito por possuir mais fãs na internet é o Juliano Cazarré, enquanto que Rainer Cadete corre por fora. "A Regra do Jogo" pode não ser lá um "grande sucesso", mas pra quem tá assistindo deve ser um novelão e tanto.

Atriz de Série, Minissérie ou Seriado:
Fernanda Torres (Fátima de "Tapas & Beijos")
Paolla Oliveira (Danny Bond de "Felizes Para Sempre?")
Taís Araújo (Michele de "Mister Brau")

Outra vítima de racismo virtual, por algum "devoto de Silvio Santos" (pelos motivos já descritos na categoria de Jornalismo) concorre ao prêmio, que é a Taís Araújo, a "Madame Lázaro Ramos", favorita na categoria. Outra favorita é a tarimbada Fernanda Torres, grande responsável pelo sucesso de "Tapas & Beijos". Já a Paolla Oliveira corre por fora, a considero a "musa da TV" do momento e também a "garota-propaganda do ano" por protagonizar campanhas para Elseve, Nesfit e Fiat.

Ator ou Atriz Mirim:
João Gabriel (Chico de "Além do Tempo")
Mel Maia (Felícia de "Além do Tempo")
Sabrina Nonata (Júlia de "Babilônia")

Os talentos mirins são cada vez mais crescentes na teledramaturgia brasileira e é um dever para as premiações incluírem a categoria para privá-los de disputarem o troféu com atores adultos. Como Babilônia foi a "fracassada" novela das 21 horas, chega ser impossível o grau de favoritismo de Sabrina Nonata e a disputa ficaria mesmo entre João Gabriel e Mel Maia, essa última considero favorita absoluta.

Ator Revelação:
Gabriel Leone (Guilherme de "Verdades Secretas")
Maurício Destri (Benjamin de "I Love Paraisópolis")
Rafael Vitti (Pedro de "Malhação - Seu Lugar no Mundo")

Se levarmos em conta o sucesso da fase atual de "Malhação - Seu Lugar no Mundo", já relatado na categoria de Atriz Revelação, o Rafael Vitti leva o favoritismo, mas a atuação de Maurício Destri em "I Love Paraisópolis" teve grande destaque e agradou em cheio o público e a crítica. Considero o Gabriel Leone a "zebra" da categoria.

Atriz Coadjuvante:
Bruna Linzmeyer (Belisa de "A Regra do Jogo")
Cassia Kis (Djanira de "A Regra do Jogo")
Grazi Massafera (Larissa de "Verdades Secretas")

Os comentários positivos que a Cássia Kis teve logo no início de "A Regra do Jogo" pode ajudá-la a conseguir o prêmio na categoria, mas outra forte candidata, que tem os internautas a seu favor, pode ser apontada como favorita, que é a Grazi Massafera. O Prêmio APCA de Melhor Atriz de Televisão é um generoso cartão de visita nesta categoria.

Comédia (devia ser "Melhor Comediante"):
Leandro Hassum (Genésio de "Chapa Quente")
Marcelo Adnet (Tá no Ar: A TV na TV)
Rodrigo Sant'anna (Zorra)

Três grandes nomes da atualidade no gênero disputando a categoria. Menção honrosa à Bruno Mazzeo, pela realização da "Nova Escolinha do Professor Raimundo" no Canal Viva. Dois indicados participaram do projeto e o Marcelo Adnet é favorito absoluto por suas caras e bocas que conquistaram definitivamente o público. O visual atual de Leandro Hassum pode ter "assustado" os telespectadores, mas isso não tira sua condição de "forte candidato".

Atriz de Novela:
Alline Moraes (Lívia de "A Regra do Jogo")
Drica Moraes (Carolina de "Verdades Secretas")
Giovanna Antonelli (Athena de "A Regra do Jogo")

As indicadas tem muitíssimos fãs virtuais espalhados pela internet e é outra categoria que promete ser equilibrada. Como "Verdades Secretas" foi sucesso de público e crítica, mesmo exibido às 23 horas e que teve como telespectadora ilustre a minha mãe, Drica Moares leva a condição de favorita a categoria, mas se levarmos em conta os suspeitosos critérios de votação, a vantagem ficaria com Giovanna Antonelli.

Ator de Novela:
Alexandre Nero (Romero de "A Regra do Jogo")
Rafael Cardoso (Felipe de "Além do Tempo")
Rodrigo Lombardi (Alexandre de "Verdades Secretas")

Esse Alexandre Nero está se firmando como o "carregador de piano" das 21 horas. A novela pode não ser um "grande sucesso", mas seus personagens logo se tornam o centro das atenções, foi assim com o  Comendador José Alfredo em "Império" e agora com o Romero do novelão "A Regra do Jogo". Sua popularidade pode ofuscar um pouco outro favorito na categoria, Rodrigo Lombardi com atuação destacável em "Verdades Secretas".

Acho fundamental em qualquer premiação de televisão que uma lista de indicados seja de conhecimento total do público e divulgado com antecedência, permitindo assim uma análise como vocês acabaram de ver acima, categoria por categoria, e, porque não, abrindo bolões de apostas pela internet, se é que isso realmente existe, e também para quem estiver assistindo pela TV para adivinhar quem serão os vencedores das 14 categorias do Troféu Domingão do Faustão (que, repito, merecia e muito ser rebatizada de Troféu Roberto Marinho) em 13 de dezembro, evitando surpresas "desagradáveis" e de serem jogadas de supetão ao público e aos votantes como acontece com o troféu do Silvio Santos. Por isso, não podemos ignorar as premiações internas, promovidas pelas emissoras de TV, pois elas servem de termômetro para uma premiação autônoma que eu proponho e defendo onde APENAS a crítica segmentada indicaria e elegeria os melhores artistas e programas do ano. Só preciso ser ouvido e compreendido para que meu sonho seja realizado. É momento de refletir, ponderar e sonhar!