HISTÓRIA: Cidade Contra Cidade - 56 Anos

Eu fiquei emocionado Naquele domingo à tarde Quando assisti ao programa Cidade Contra Cidade (...) Carlos Cezar, José Fortuna e Valentino Gu...

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

TOP 10 ESPECIAL: 5 Anos do Blog ÊHMB De Olho Na TV


Hoje é um dia muito especial para este humilde blog. Estamos completando 5 anos de atividades! Para quem me segue desde aquela época, meu muito obrigado. Demoramos 1 ano e dois meses para encontrar nossa especialidade, a publicação de grades de programação de acordo com a data do momento. Dessa forma este blog deixaria de fazer publicações bissextas de opiniões deste blogueiro ou abrir espaço para opiniões de amigos e etc. Como este é um post de comemoração, vou fazer um top 10 das melhores postagens, segundo minha modesta opinião, deste blog. Até porque, nesses tempos de pandemia e semi-isolamento (apesar do risco real de ocorrer uma 2ª onda aqui no Brasil), VALE A PENA LER DE NOVO!


Dou empate técnico para esses dois Top 10, pois são dois posts que tem tudo a ver com história da TV. Aqui, coloco em prática meus conhecimentos acerca do veículo. Uma, eu falo das novelas que foram engavetadas, por mais que seus enredos fossem bons e dariam uma bela de uma audiência. O outro, fiz às vésperas da Copa do Mundo de 2018 e ressaltei as qualidades e a importância histórica, sempre com uma visão crítica, das grandes estrelas da TV nessa época do ano supracitada: os narradores esportivos.


No final do ano passado, quando iniciaram a temporada em que portais da internet iniciaram suas enquetes e pesquisas para apontar quem sobressaiu na TV durante todo o ano, reproduzi uma série de reportagens publicadas pelo jornal Diário da Noite em 1962 em que comprova a eterna polêmica em se fazer esse tipo de coisa. Quem sabe agora com essa pandemia, novas ideias possam surgir e minha voz seja ouvida em se fazer um prêmio sem ligação com nenhum canal de TV e que não se valha da predileção pessoal imposta pela guerra de fã-clubes (ainda mais nas redes sociais).


Esse post de opinião posso considerar o melhor de todos pois comprova que este que vos escreve vem atingindo a maturidade no debate de ideias e até sugerindo soluções para a classe televisiva. Apesar dessa pandemia, ninguém aprendeu a lição, descontam na mídia como a grande culpada por "inventar essa gripezinha de merda" e a televisão cada vez mais sendo atingida devido a sua relutância em entrar no mundo digital, sua má-administração e sua eterna ganância pelo dinheiro de igreja e pelo IBOPE. Sinto que aquelas palavras ainda não perderam a atualidade dois meses depois.


Uma das minhas primeiras postagens, talvez me usufruindo do entusiasmo de ter me tornado um blogueiro. Publiquei exatamente no dia em que eu completava 30 anos de idade e quis de alguma forma expor quais são os meus artistas e programas preferidos de todos os tempos que ganharam minha predileção pessoal, se valendo daqueles que eu os vi em vida estando eu aqui vivo. Traço suas qualidades e o motivo da minha admiração por cada um dos citados (e citadas).


Quando comecei a publicar programações antigas neste blog, publiquei esta minha análise sobre os pré-indicados ao Troféu Imprensa dos melhores de 2016, sem deixar de alfinetá-la, é claro, por ser uma auto-promoção SBTista. Mas o que eu gosto neste post é uma lista de sugestões para promover sua neutralidade que prestigie verdadeiramente os melhores trabalhos e seus envolvidos. Propus a criação de um grupo neutro que responsabilizaria 100% pela organização do prêmio, seja no acolhimento dos votos e no evento de premiação. Quem sabe nessa pandemia, pinta essa chance.


Um post de opinião que expus todos os meus sentimentos, seja de neutralidade, sobriedade, tristeza, revolta, quis disfarçar ao máximo minhas emoções. Começo meio acéfalo, mas conforme o texto vai se desenrolando, deixo escapar meu lado de admirador pessoal do apresentador. Confesso que naquele final de semana mais triste da TV brasileira, quando estive sozinho em casa em pleno domingo, rolou uma lágrima. Ainda mais quando recebi mensagens de amigos meus do YT que se lembraram de mim quando foram informados do falecimento ESTÚPIDO de Gugu Liberato. Rolou outra lágrima.


Fugindo do assunto proposto no blog, tive que fazer uma prestação de serviços aos seguidores do blog no final de 2017. No último trimestre daquele ano, eu estava enfrentando problemas pessoas, não estava bem, e até descarregava meu nervosismo nos comentários tanto no YT quanto no blog. Senti que precisava de ajuda, recorri a minha tia e ela me indicou uma psicoterapeuta que diagnosticou o que minha mãe suspeitava: Síndrome de Asperger, uma espécie de Autismo de Auto-Funcionalidade. Mais detalhes, confiram no post.


Meu aniversário de 34 anos foi o mais isolacionista que eu presenciei em toda a minha vida, foi em pleno pico da pandemia (o primeiro, se tiver o segundo mais pra frente), e quis comemorar de uma maneira diferente, publicando uma série de 34 fotos minhas (olha a coincidência) com uma porção de artistas e personalidades da TV, alguns deles já não estão mais entre nós, o resto está aí com a gente produzindo muita coisa boa, apesar dessa pandemia, e os "convidei" para minha festinha virtual. Ganhou a medalha de bronze.


Quando atingi a idade de Cristo em 2019, senti que era hora de compartilhar a minha história para vocês. É um cartão de visitas para que muitas pessoas pudessem me conhecer melhor e entendessem essa minha paixão pela televisão, o que gosto e o que eu não gosto. Expus todas as minhas fases da vida, meus sentimentos, o que penso da vida, meu déficit de auto-confiança, enfim. Faturou a medalha de prata por se tratar de um registro permanente da minha vida.

1) Programação de TV de 30 de Abril de 1986

Uma programação de TV merece, lógico, minha taça de campeão, nos 10 melhores posts nesses 5 anos de blog. Nada melhor pra você desfrutar e ter a curiosidade de saber o que estava passando na televisão no dia em que você nasceu. Este é o meu caso, sempre tive essa curiosidade e fiz questão de publicar logo de cara em 2017 a grade do dia em que eu nasci. Naquela quarta-feira, véspera de feriado prolongado, quatro novelas estavam indo ao ar, apenas dois longas-metragens foram exibidos e um jogo amistoso preparatório da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo daquele ano era o destaque da noite.

Que mais cinco vezes cinco anos o blog continue no ar até essa moda de blog e blogueiros terminar. É isso, continuem seguindo meu blog que muita coisa boa vem aí pela frente. Mil surpresas vos esperam! Mas nunca deixem de DIVULGAR e COMPARTILHAR o nosso ÊHMB De Olho Na TV.

🎂 🎉 🍾 🎆 🎈